Page 1

Bibliotecando Notícias da Biblioteca

Agrupamento

Aver-o-Mar

Edição 21 fevereiro 2012

DESTAQUE

AMOR AMIZADE

+

Amor, amizade, paixões… é assim o mês de fevereiro! Este clima de afetos, fervilhando e gravitando em redor da escola, atingiu a BE, como não podia deixar de ser. Por esse facto, o destaque deste mês é, sem dúvida, direcionado para as atividades da BE e com a BE, em torno da AMIZADE. Logo no início de fevereiro, a BE lançou o desafio do mês “Dicionário da amizade”; aconteceram, também, sessões de leitura com obras que veiculam o valor da amizade, depois, realizou-se, nos espaços da BE, a exposição dos tão afamados lenços dos namorados que nunca cansam o nosso olhar. Claro, que outras iniciativas tiveram lugar… ao longo deste biblotecando, referenciá-las-emos. Dicionário da Amizade O desafio do mês de fevereiro, dirigido a todos os níveis de ensino, e solicitando às turmas que definissem sentidos sob a perspetiva da amizade, encontrou forte adesão. Assim os alunos do 2º e 3º ciclo, construíram o seu Dicionário da Amizade que, no Dia dos Namorados, foi afixado no mural da BE da escola sede. O resultado foi um gracioso conjunto de cores e palavras que revelaram o sentido poético e afetivo dos nossos alunos e despertaram a curiosidade de uns e de outros. Também na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo, as turmas construíram o seu Dicionário da Amizade. Alguns dos trabalhos estiveram expostos na BE da escola sede, no entanto, o Dicionário da Amizade pode ser apreciado, integralmente, no blogue Prepri@veromar. Sessões de leitura As turmas do pré-escolar e 1º ano participaram em sessões de leitura cuja temática era a amizade. “O sapo encontra um amigo” de Max Velthuijs e “Um amigo como tu” de Júlia Hubery foram as obras selecionadas para proporcionar momentos de diálogo e reflexão em torno do valor da amizade. E estes alunos pequeninos tinham todos muitos amigos, desde os colegas, passando pelos brinquedos e peluches, até aos animais, e todos gostavam muito de ter amigos.

Dicionário da Amizade

Turma RF1

Turma JIAL1

Koryh

NESTA EDIÇÃO:

Dicionário da Amizade Sessões de Leitura Lenços dos namorados Teddy Bears Oficinas de Escrita Ondjaki na BE Correntes D´Escrita Palestra “Siglas Poveiras”

Lenços dos namorados Os tão afamados lenços dos namorados também marcaram presença na BE: trabalho artesanal elaborado pelos alunos de Educação tecnológica que relembraram uma tradição de ontem nos dias de hoje. Teddy Bears A completar esta onda de amor na BE, realizou-se ainda uma exposição de Teddy Bears: qual a sua origem, Teddies com história e imensas versões dos tão afamados peluches. Fica o registo.

Newsletter nº21


Bibliotecando “Oficinas de escrita” A BE organizou oficinas de escrita para as turmas de 3º ano de escolaridade. Estas oficinas, dinamizadas pelo professor Edgar Ribeiro, representante da Porto Editora, consistiram na construção de um texto poético, ao jeito de Luisa Ducla Soares, a partir do poema “Da minha janela à tua”. Os professores envolvidos consideraram estas oficinas positivas, porquanto, desenvolveram competências de escrita compositiva e os alunos sentiram-se mais responsabilizados, querendo mostrar os seus saberes. Ondjaki na BE Dia 3 de fevereiro, a BE da escola sede recebeu um convidado muito especial que encantou o público juvenil e adulto presente, ONDJAKI, de seu pseudónimo. Contou-nos sabores de Angola, desvendou mistérios da sua escrita mas, acima de tudo, fez-nos sonhar com a bicicleta bem colorida, os da minha rua brincavam […] o Camarada Mudo [que] ria muito, a Avó Dezanove [que] dizia para termos cuidado para não sermos atropelados por nenhum carro e para não atropelarmos mais nenhum bicho, a bicicleta do meu sonho era bem grande e zunia muito, amarela nas rodas, o quadro e o volante eram vermelhos e os para-lamas assim pretos, só que à frente, um pouco abaixo da zona do volante, ninguém ainda tinha visto: a bicicleta tinha uns bigodes iguais aos do tio Rui… (adaptado de A bicicleta que tinha bigodes). Os seus livros são estórias ficcionadas, sendo também parte da [sua] história… [fixam] em livro, um mundo que [lhe] aconteceu e que, hoje, é um sonho saboroso de lembrar. E… de ler! Aqui ficam duas sugestões de leitura do autor e imagens do encontro Correntes D´Escrita Mais uma vez, este Encontro Nacional na Póvoa de Varzim despoleta conversas e livros. Nesta 13ª edição, a BE da escola sede recebeu dois escritores que muito têm contribuído para a literatura infanto-juvenil: João Pedro Mésseder e João Manuel Ribeiro. O encontro com alunos do 2 e 3º ciclos durou cerca de uma hora, na qual a conversa fluiu, as perguntas curiosas dos alunos provocaram respostas mais sérias e outras mais divertidas sobre o processo de escrita, sobre a leitura e o que é ser autor. Foram momentos agradáveis que decerto ficarão registados na memória dos participantes. Palestra “Siglas Poveiras” Aconteceu dia 29 de fevereiro uma palestra sobre as Siglas Poveiras proferida pelo Dr. Flores do Museu Etnográfico da Póvoa de Varzim, e da responsabilidade do Clube de História. Durante cerca de uma hora, os alunos puderam aprender mais um pouco das suas origens e da vida, quem sabe, de alguns dos seus antepassados. Proteção Civil Está a decorrer na BE, até ao dia 8 de março, uma exposição de trabalhos dos alunos sobre proteção civil — catástrofes, riscos e segurança são o mote — com visualização de filmes didáticos e simulação de situações de perigo e prevenção através de jogos interativos, uma iniciativa do Clube de Proteção Civil.

RF3A

Até ao próximo mês!!!

BA34

+ AL3A

Newsletter nº21

newsletter nº21  

newsletter da BE

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you