Page 1

Bibliotecando Notícias da Biblioteca

+

Novo ano! Nova vida! Eis também de novo o bibliotecando com as notícias da BE. Desde logo com as novidades do mês de Outubro que, como não podia deixar de ser, foi dedicado às comemorações da Biblioteca Escolar, de acordo com as orientações da IASL e, este ano, sob o lema: Biblioteca. Saber. Um poder para a vida. Neste contexto muitas atividades aconteceram e foram lançadas pela BE neste Agrupamento de Escolas, a saber: sessões de leitura para todos os alunos do 1º ciclo e Pré-escolar, sessões de apresentação da BE na escola sede, desafios variados, a palestra dirigida aos pais / encarregados de educação, “Motivação para a literacia, como ajudar as nossas crianças a aprender?”, uma exposição “A lancha Poveira do alto”, entrega do prémio do concurso “O Cartaz da minha escola”, entre muitas outras.

Sessões de leitura

Agrupamento

Aver-o-Mar

Edição 17 Outubro 2011

Todos os alunos do pré-escolar e 1ºciclo participaram nas sessões de leitura organizadas e dinamizadas pela BE. Foram selecionadas histórias com lobos. Porquê? Em Outubro comemora-se também o dia Mundial do Animal e, por outro lado, o lobo está em vias de extinção. Assim, foram exploradas as seguintes histórias com lobos e que integram o acervo da BE: “O Capu- EB Teso chinho Vermelho”, “A verdadeira história do Capuchinho”, de António Almodóvar, “Os três porquinhos”, versão adaptada de Mª Isabel Mendonça Soares, “A ovelhinha que veio para jantar” de Steve Smallman. Além das obras, foram projetadas histórias digiEB Barros tais e filmes sobre o lobo, na vida selvagem. Apesar de conhecidas, as histórias motivaram e prenderam a atenção. Em contexto de sala de aula, numa lógica de complementaridade e de articulação, os docentes ampliaram as sessões com atividades diversas.

EB Fieiro

EB Aldeia Nova

EB Agro Velho

EB Navais

EB Aldeia

EB Refojos

Na BE da escola sede...

DESTAQUE

NESTA EDIÇÃO:

Sessões de leitura Na BE na escola sede… Desafios da BE Concurso Nacional de Leitura Exposição “Lancha Poveira do alto” Palestra “Motivação para a Literacia” Haloween na BE Prémio — O cartaz da minha escola Mais vida na BE

Decorreram, de 3 a 7 de Outubro, sessões de apresentação da valência Biblioteca Escolar, na escola sede, para alunos de 5ºano; foram explicadas as regras de funcionamento, entregue um pequeno guia do utilizador sob a forma de marcador de livros, apresentados os serviços disponíveis e visualizado um filme exploratório sobre bibliotecas do mundo. Os alunos mostraram-se interessados, construindo acrósticos a partir da palavra “Biblioteca”. Já os alunos de 6ºano visualizaram o filme animado “Jacob”, um menino que adora ler e vai viver uma fantástica aventura na biblioteca, na disciplina de Formação Cívica, tendo, depois, juntamente com o professor da disciplina, desenvolvido um diálogo sobre o valor do livro e da leitura e dos direitos e deveres do utilizador da BE.

O que posso fazer na BE? Filme “Jacob”

Desafios da BE Inseridos na celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, e sob o lema “Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.”, foram lançados os seguintes desafios: Caça ao Tesouro Online, para os alunos de 3ºciclo, em articulação com as disciplinas de AAE/FC/ TIC, projeto LOBO, em articulação com os professores de CN 8ºano, o concurso de Portfólios, a decorrer ao longo de todo o ano e para todos os alunos e a Receita da turma para o Dia da Alimentação para os alunos do 1º ciclo e Pré-escolar.

Newsletter nº17


Bibliotecando

+

Concurso Nacional de Leitura

Durante este mês começou a ser dinamizada a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, tendo sido selecionados os livros “A ilha na rua dos pássaros” de Uri Orlev e “Contos” de Oscar Wilde como leituras obrigatórias, estando prevista a prova eliminatória durante a 1ª semana de Janeiro.

Pesquisando Mafalda Moutinho A fim de receber a visita da escritora Mafalda Moutinho, a 28 de Novembro, inserido na Feira do Livro, está a ser dinamizado um desafio para alunos de 3º ciclo sobre a autora, a sua obra e o site oficial da coleção “Os Primos” – os trabalhos produzidos servirão de mote ao diálogo com a mesma no referido encontro. A BE irá dispor brevemente de exemplares dos livros da autora, com desconto, para aquisição e utilização na sessão de autógrafos que esta irá realizar. Aguardamos ansiosamente esse momento.

Exposição “Lancha Poveira do alto” De 17 a 31 de Outubro esteve patente na BE da escola sede a exposição itinerante sobre a Lancha Poveira do Alto – uma iniciativa articulada com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e as restantes BE do concelho. Toda a informação sobre este assunto pode ser encontrada em http://web.cm-pvarzim.pt/lanchapoveira/ index.php e em http:// w w w. p o vo a d e va r z i m. c o m. p t / lanchapoveira.php encontras moldes para construíres a tua própria lancha.

Palestra “Motivação para a literacia” A BE organizou a palestra “Motivação para a Literacia – como ajudar as nossas crianças a aprender?”, dinamizada pelas docentes da Educação Especial, professoras Parisete Costa e Alexandra Gayol. A palestra foi dirigida aos pais / encarregados de educação e apresentou algumas orientações relativamente à estimulação precoce do desenvolvimento cognitivo nas nossas crianças, podendo estes agentes contribuir, a par da Educação Préescolar, para um maior sucesso educativo.

Haloween na BE 31 de Outubro…It’s Halloween!! A BE vestiu-se de negro e laranja para receber a exposição de trabalhos realizada pelos alunos de Inglês. Parabéns a todos pela vossa imaginação e criatividade: gatos assustadores, casas do terror, vassouras e bruxas, monstros e fantasmas, todos assombraram a BE neste dia.

Prémio —”O Cartaz da minha escola” Os alunos da turma do 4º ano da EB Teso receberam , este mês, o prémio relativamente ao 1º lugar do concurso “O Cartaz da minha escola”, lançado pelo PNL durante a semana da leitura, no ano transato: um livro para cada aluno, um diploma de participação, bem como, marcadores de livros e canetas com o símbolo “Aler+”. Também a BE dessa escola recebeu 300€ para aquisição de obras.

Mais vida na BE Mas na BE há todo um trabalho “oculto” de gestão do espólio, muitas vezes ignorado, mas essencial ao bom funcionamento dos espaços e à sua utilização pelos nossos alunos. Felizmente os livros ainda vão chegando…e as professoras bibliotecárias esforçam-se por carimbá-los, registá-los e catalogá-los tornando, então, possível que estes possam ser consultados pelos utilizadores. Aos poucos o catálogo concelhio digital está a ser construído e é com orgulho e satisfação que estas PB se envolvem na sua consecução, conscientes de participarem num processo de organização e difusão da informação e conhecimento que enriquecerá, a médio prazo, o concelho da Póvoa de Varzim.

Até ao próximo mês!!!

Newsletter nº17

EDIÇÃO 17  

BIBLIOTECANDO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you