Page 1

Bibliotecando Notícias da Biblioteca

Agrupamento

Aver-o-Mar

Edição 16 Maio 2011 DESTAQUE

+

Este ano, o mês de Maio foi bastante preenchido com questões relativas à gestão da colecção, à organização do acervo nas bibliotecas escolares do 1º ciclo, à actualização de dados para a RBE, à avaliação das bibliotecas tendo em conta o domínio D, “Gestão da BE”, integrado no modelo de avaliação das Bibliotecas Escolares, modelo esse a que todas as BE´s estão sujeitas. Claro que outras actividades foram acontecendo com a BE e nos espaços da BE. Delas, daremos conta nesta newsletter. Organização da informação e informatização da colecção. Todos os documentos que pertencem ao espólio da BE estão organizados de acordo com linguagens normalizadas (na catalogação, classificação e indexação) garantindo, desse modo, uma eficaz recuperação da informação. Ora, este ano a BE adquiriu diversas obras com as verbas do PNL, da verba atribuída à BE de Aldeia para actualização do acervo e ainda com a verba recebida da Câmara Municipal, no âmbito do PNL. Como facilmente se depreende, os serviços relativos à gestão da colecção, no âmbito da organização da informação e informatização da colecção, acentuaram-se significativamente, particularmente, neste mês de Maio. Algumas das tarefas executadas: introdução de dados de cada obra, on-line, no sistema de gestão bibliográfico, relativos à catalogação, classificação e indexação, construção, impressão e colocação de cotas, plastificação de livros, distribuição por cada BE, colocação nas respectivas estantes. Por outro lado, e ainda que existam inventários do espólio das BE´s do 1º ciclo, é necessário organizar os dados de acordo com a CDU e informatizar essa informação, bem como, colocar as cotas em centenas de livros. Só assim, com uma “casa arrumada”, podemos garantir melhores serviços e maior eficiência na utilização da colecção. Por este facto, este mês, a BE da escola do Teso viu o seu espólio completamente reorganizado.

Obras de referência EB Teso

Literatura Infantil EB Teso

Packs de PNL EB Teso

Multimédia EB Teso

EB Teso

EB Teso

Ensino / pedagogia EB Teso

Poesia EB Teso

AVALIAÇÃO DAS BE´s

NESTA EDIÇÃO:

Organização e informatização da colecção Avaliação das BE ´s Oficina de Escrita História em viagem Palestra com Nuno Higino Exposições na BE Última hora.

Em cada ano lectivo a BE da escola sede e uma das BE´s do 1º ciclo (este ano a BE do Teso) procedem à avaliação tendo em conta o modelo de avaliação das Bibliotecas escolares. Neste modelo constam quatro domínios — Apoio ao desenvolvimento curricular, Leitura e Literacia, Parcerias e projectos de abertura à comunidade e Gestão da BE— e ainda que todos estejam sujeitos a avaliação, esta é mais incidente no domínio que a BE de cada Agrupamento selecciona, no início do ano lectivo. No nosso caso, o domínio em avaliação é o da “Gestão da BE”, com os seguintes indicadores: articulação da BE com as escolas/Agrupamento, acesso e serviços prestados, Condições humanas e materiais para a prestação dos serviços, Gestão da colecção / informação. Ao longo do ano, as PB´s foram recolhendo informação diversa para esta avaliação, no entanto, é necessário, ainda, recolher dados através de inquéritos por questionário disponibilizados no próprio modelo de avaliação da RBE. Assim, as PB´s, este mês, enviaram questionários aos docentes, aos alunos e ao Director do Agrupamento. No caso do 1º ciclo, a PB construiu 39 contas de email para os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade. Como grande parte dos alunos não dispõe de internet em casa, os alunos deslocaram-se à BE para preencherem o questionário on-line.

Respondendo ao inquérito

EB TESO

Extracto do inquérito aos alunos

Newsletter nº16


Bibliotecando

+

Oficina de Escrita

Os alunos do 2º ano da EB Teso participaram numa Oficina de Escrita dinamizada pela PB. Visualizaram um filme, “Um dia na Praia”, sem texto, cujas ilustrações são de Bernardo Carvalho; depois, sob a orientação da PB escreveram a história para esse filme. No final, projectou-se o filme para a turma do 1º ano e alguns dos alunos do 2º ano fizeram a leitura do texto que tinham acabado de construir, acompanhando, deste modo, as imagens que iam passando.

Um dia na praia

História em Viagem Com o projecto “Criar para Comunicar” e em articulação com a biblioteca escolar, as turmas do pré-escolar construíram, durante o ano lectivo, uma história colectiva. A história teve início na sala dos cinco anos, na EB Agro Velho, com o João, personagem principal das aventuras retratadas, e que estava doente, acabando por contagiar todos os colegas da turma. Depois, a história, passando de sala em sala, foi crescendo recheada de aventuras e peripécias e projectando as vivências destes meninos ainda muito pequenos, mas já cheios de sonhos, de imaginação e criatividade. Cada momento da história foi acompanhado com ilustrações e ainda retratado num pedaço de tecido, com as mais variadas técnicas e os mais diversos materiais. No final, os retalhos serão unidos e costurados e como resultado surgirá uma manta narrativa com as aventuras do João. Apreciem ao lado, algumas imagens destes retalhos.

Palestra com Nuno Higino Decorreu no dia 6 de Maio, pelas 21h, na Biblioteca Escolar, uma palestra subordinada ao tema "A Pedagogia e a Estética" proferida pelo Dr. Nuno Higino. Com esta proposta pretendeu-se dinamizar um espaço de partilha de informação que relevasse para a importância da arte no contexto pedagógico: educação pela arte ou a arte de educar? É possível educar a sensibilidade? O nosso sistema escolar (edíficios, programas, manuais, formação de professores, políticas educativas...) favorece a questão estética? Foi com conhecimento e muita sensibilidade que o nosso convidado aflorou a temática e convidou os participantes a reflectir sobre questões que trespassam o desempenho profissional e pessoal muito discreta e sub-repticiamente. A equipa da BE deixa aqui um agradecimento especial à professora Rosa Macieira pelo empenho que dedicou a esta sessão.

Exposições na BE A Biblioteca acolheu com muito agrado as exposições alusivas ao “Dia da Europa” e “Da célula ao Universo”, respectivamente da responsabilidade do grupo de Geografia e dos alunos EFA. Estas iniciativas continuam a demonstrar as boas práticas que os nossos alunos e professores desenvolvem, sobressaindo a riqueza de conteúdos bem como o cuidado visual da sua apresentação.

Última hora A turma do 3º ano da EB Teso ganhou o primeiro prémio no Concurso, de âmbito nacional, “O Cartaz da minha escola”. Este concurso foi promovido pelo PNL, durante a Semana da Leitura tendo presente a relação “Leitura / Energia / Floresta” . Da reflexão em torno das leituras “Verdes” efectuadas durante esta semana da leitura, sensibilizando os alunos para a protecção das florestas, surgiu o cartaz, ao lado.

Até ao próximo mês!!!

Newsletter nº16

BIBLIOTECANDO  

NEWSLETTER

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you