Page 1

Bibliotecando Notícias da Biblioteca

Agrupamento

Aver-o-Mar

Edição 14 Março 2011

DESTAQUE

Março foi o mês da leitura neste Agrupamento. Efectivamente, e contrariamente aos anos transactos, este ano festejamos os livros e a leitura durante todo o mês. As actividades foram organizadas em torno da relação “leitura — energia — floresta”, dando origem às leituras verdes, às leituras com florestas, às leituras luminosas, às árvores dos livros, aos poemas e acrósticos sobre árvores e florestas. Todavia, outras actividades aconteceram de acordo com as especificidades de cada realidade escolar na operacionalização dos objectivos do PE do Agrupamento, tais como: encontros com escritores, recital de poesia, leituras digitais, concursos de leitura...

Leituras verdes Como forma de consciencializarmos os nossos alunos para as grandes problemáticas ambientais, designadamente, a destruição da floresta, os professores trabalharam as seguintes obras, existentes na Biblioteca Escolar: “Beatriz e o plátano” de Ilse Losa, “No dia em que a mata ardeu” de José Fanha, “As fadas verdes” de Matilde Rosa Araújo, “Há fogo na floresta” de Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada, “Valéria e a vida” de Sidónio Muralha. Das leituras e reflexões resultaram variados trabalhos: resumos, recontos, caracterização de personagens, comentários… Na EB Teso, após a leitura destas obras, os encarregados de educação foram desafiados a representar, conjuntamente com os filhos, retratos da floresta. As leituras verdes deram ainda origem às árvores de livros. Um dos cartazes (da EB Teso) foi objecto de candidatura no concurso do PNL “O Cartaz da minha Escola”. Na EB 23, a biblioteca cooperou com o Clube da Floresta e com o da Protecção Civil nas suas Exposição na EB 23 exposições durante o mês de Março. Os alunos visitaram o espaço e apreenderam regras de comportamento muito importantes para a conservação do Planeta e a sobrevivência humana.

Exposição EB Teso

Leituras verdes Leituras Luminosas Passagem do Testemunho Encontros com Escritores Recital de poesia Teatro na BE

A descoberta dos sentidos implícitos que há nos textos foi o objectivo das Leituras Luminosas, ou seja, o “fazer-se luz”, ampliando-se saberes e conhecimentos. Desta forma, intervindo no conhecimento do mundo, a literatura vai, certamente, interferir nos comportamentos sociais, na busca e construção de um mundo melhor. Foram seleccionadas obras sobre a floresta, a mata, o bosque... Neste âmbito, foram trabalhadas as seguintes obras pelos docentes e PB: “A lagarta que rugia” de Michael Lawrence para os alunos do pré-escolar; “O Grufalão” de Júlia Donaldson para os alunos do 1º ano; “As lágrimas do Justino” de Mireille Saver para o 2º ano; “O gigante que não queria ser gigante” de Luc Van Laere para o 3º ano e “Contos da Mata dos Medos” de Álvaro Magalhães para o 4º ano.

Caracterização de Beatriz

Reconto e comentários EB Teso

EB Teso

Exposição EB Fieiro

Beatriz e oPlátano EB Fieiro

Há fogo na floresta

Trabalho dos E Educação

Trabalho dos E Educação

Árvore Sonhos EB Aldeia

Leituras Luminosas

NESTA EDIÇÃO:

+

Trabalho dos E Educação

Trabalho dos E Educação

Árvore Livros EB Navais

Árvore Livros EB Barros

Árvore Livros EB Teso

EB Aldeia Nova EB Barros

EB Aldeia JI Barros

J I Outeiro

EB Agro Velho

EB Fieiro

EB Refojos

EB Navais

Passagem do Testemunho No dia 31 de Março, as turmas AL3, AG3B, RF4, AN4 apresentaram no Auditório Municipal a história que construíram colectivamente, numa actividade organizada pela BM e com a participação das turmas de 3º e 4º anos de escolaridade do concelho. Alunos e professores estão de parabéns pela imagem que passaram de empenho, responsabilidade e gosto.

EB Teso

RF4 AG3B AN4

AL3

Concurso N. Leitura Exposição na BE Uma Nova BE...

Newsletter nº14


Bibliotecando

+

Encontros com escritores

Os encontros com escritores estiveram também presentes neste mês da leitura. Alexandre Parafita conversou e interagiu com os alunos na EB Aldeia Nova, na EB Refojos, na EB Aldeia e na EB Fieiro. Manuela Costa Ribeiro e a sua obra “Rosa e os feitiços do mar” proporcionaram momentos de intensa emoção na EB Navais. Ana Saldanha visitou a escola e conversou com os alunos do 3º ciclo sobre a sua obra. Ana Saldanha Esta autora contou-nos como as suas expe- EB 23 riências de vida no estrangeiro e a sua dedicação a um público juvenil e aos seus dilemas a motivam a escrever livros cujo conteúdo lhes é essencialmente dedicado. Na BE da escola sede, Gisela Silva (escritora) e Teresa Lares (ilustradora) dinamizaram uma sessão de escrita criativa através da exploração do seu livro “O segredo da Moura”. Os alunos procuraram contar o que as imagens sugeriam recriando, desta forma, uma nova história. No final, foram confrontados com a verdadeira trama do livro e surpreende- Conversando com Ana ram-se com o poder sugestivo das ima- Saldanha EB 23 gens .

EB Refojos

EB Aldeia

Alexandre Parafita EB Navais

EB Fieiro

Alexandre Parafita

Alexandre Parafita EB Aldeia Nova

EB Navais

Rosa e os feitiços do mar

Manuela Ribeiro Sessão de autógrafos EB 23

Alexandre Parafita Gisela Silva EB 23

Teresa lares EB 23

Leituras digitais Na BE nas escolas de Aldeia Nova e Refojos, foram projectadas histórias digitais. Num exercício de escuta activa, os alunos do 1º e 2ºanos ouviram a história “A surpresa de Handa” de Eileen Brown e, depois, em jeito de concurso, uns colocavam as questões distribuídas pela PB e outros tinham de responder, grupo contra grupo. No final, a história passava de novo para que se encontrassem as respostas às questões não respondidas. Os alunos do 3º e 4º anos ouviram a história “A charada da bicharada” de Alice Vieira. A PB distribuiu os versos constantes na história, uns alunos liam, outros adivinhavam o bicho escondido nos versos; depois, a história passava de novo e os alunos adivinhavam o bicho escondido nas ilustrações de Madalena Matoso.

Recital de poesia Na EB Agro Velho, todas as turmas apresentaram ou declamaram poesia, a começar pelos pequeninos do Pré-escolar e a acabar nos alunos mais crescidos do 4º ano.

AG4 B

Cartaz da Leitura Em articulação com os alunos do 8º ano, na disciplina de EV, foram realizadas propostas para o cartaz do Mês da Leitura. Depois de analisados os trabalhos, optou-se por conjugar vários aspectos de alguns deles e o resultado final foi a montagem que podemos apreciar no destaque da 1ª página desta newsletter.

O concurso

JAG2

“A surpresa de Handa”

JAG3

AG4 A

AG2

JAG1

JAG4

AG1B

AG1A

Teatro na BE A BE proporcionou aos alunos da EB Teso uma peça teatral pelo grupo “OsMusiké”. Tratou-se de uma peça musical construída a partir da intertextualidade com as histórias “A Carochinha e o João ratão”, “O Capuchinho Vermelho”, “Branca de Neve e os sete anões”, “A Cinderela”.

Concurso Nacional de Leitura O nosso Agrupamento será representado, pelos alunos Luís Guardado e Paula Santos, ambos do 8º ano, na 2ª fase deste concurso, Fase Distrital, a decorrer no próximo dia 26 de Abril, na Biblioteca Almeida Garrett no Porto.

Exposição na BE Houve ainda espaço e tempo para apresentar a exposição, na BE da escola sede, “Há procura de 6 em 6 milhões”, um trabalho dos alunos do 12º da escola secundária de Vilela, premiada pelo Instituto Yad Vashem e inserido no projecto N.O.M.E.S. , uma actividade do departamento de História que dignificou a causa e enriqueceu a dinâmica da BE.

Uma Nova BE A BE da escola sede está, finalmente, mais atractiva. O novo mobiliário permitiu ampliar as zonas funcionais e melhorar a organização documental e a qualidade dos serviços prestados. Resta apenas pintar paredes e criar um espaço especial para as exposições. Aguardamos esse momento com expectativa.

Até ao próximo mês!!!

Newsletter nº14

EDIÇÃO 14  

BILIOTECANDO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you