Issuu on Google+

Bibliotecando Notícias da Biblioteca

Agrupamento

Aver-o-Mar

Edição 13 Fevereiro 2011

DESTAQUE

Na BE Correntes d`Escrita

NESTA EDIÇÃO:

“Afectos na BE” Correntes D´ Escrita Luís Represas na BE Passagem do Testemunho Aler+-os-Livros Autor do mês

+

O mês de Fevereiro é o mês dos afectos (por causa do Dia dos Namorados) mas também é o mês das Correntes d`Escrita , evento deveras importante no Concelho, mas também nas escolas. Não admira, portanto, que a BE tenha destacado estas duas temáticas. Mas na BE e com a BE muitas outras actividades aconteceram, neste mês de Fevereiro: um encontro com Luís Represas e a sua obra infantil “A coragem de Tição”, as requisições domiciliárias a que os alunos aderem com entusiasmo, os variados projectos em desenvolvimento, a construção do Dossier “Desenvolvimento Sustentável” que integra o site da BE, a recepção e tratamento de 150 obras e muito mais...

Afectos na BE As sessões de leitura que, de forma sistemática, acontecem na BE, tiveram este mês, como critério de selecção das obras, o tema do amor e da amizade, portanto, dos afectos. Foram lidas e trabalhadas as seguintes obras: “Amigo, amigão” de Armindo Reis, “Adivinha o quanto eu gosto de ti” de Sam McBratney, “Sebastião” de Rosy Gadda Conti, “Amor… que nojo” de Michael Catchpool e “Ciro à procura de amor” de Beatrice Masini. As sessões foram ainda animadas com vídeos, jogos de palavras, em momentos de antecipação, como forma de mobilizar conhecimento prévio e antecipar conteúdo, tornando mais fácil compreender o conteúdo da obra. Em contexto de sala de aula e complementando as sessões de leitura, as turmas fizeram variadas actividades, desde as mensagens de amor ou de amizade até às pesquisas sobre Veneza, a cidade romântica, onde Ciro, o personagem da história, procurava amor. Correntes d`Escrita Como sempre, as correntes de escrita vieram á escola. Este ano, na Escola Básica de Avero-mar, pudemos contar com a presença de Cristina Norton e Aurelino Costa. O encontro destes escritores com os nossos alunos tinha como mote “Procura a palavra” um verso de Luisa Dacosta. Efectivamente, como provaram estes autores “não há palavras exactas” mas há encontros exactos; momentos de partilha e construção de conhecimento que demonstraram como é fácil procurar a palavra. Interagindo com o público, Cristina Norton mostrou-nos como é fácil, a partir de uma palavra, encontrarmos uma trama sem fim, uma história que cresce com a nossa imaginação. Exactamente como acontece com a sua obra infantil “Barco de chocolate”, em que a imaginação orienta o leme do navio cujos passageiros são todos os seres com menos de 1,30m de altura. Aurelino Costa deliciou-nos com as suas declamações, honrado Luisa Dacosta e esta terra de Aver-o-Mar, as suas gentes… e claro, as suas mulheres. Os alunos do 1º ciclo (turma do 4ºB da EB Agro Velho) participaram neste encontro, declamando as poesias que construíram no âmbito de desafio do mês que a BE lançou.

Mensagens de amor EB Aldeia Pré-Escolar

Ouvindo a história

Aurelino Costa

Declamando as poesias

Cristina Norton

Casa cheia nas correntes

Interagindo com os alunos

Declamando

As ofertas da Escola

Outras actividades da BE

Newsletter nº13


Bibliotecando

+

Luís Represas na BE Luís Represas contou e…encantou! No dia 16 de Fevereiro a escola básica teve uma visita especial que dispensa apresentações. Já o seu livro de estreia nestas andanças juvenis “A coragem de Tição” foi-nos apresentado com encanto e mestria, despertando a atenção dos presentes para a sua leitura. “A coragem de Tição” conta uma história marítima recheada de cavalos-marinhos destemidos, barracudas ferozes, peixes -trompete ruidosos, peixes-anjo protectores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos. Mas, acima de tudo, esta história mostra-nos que a amizade e o espírito de entreajuda são o caminho para distribuirmos a felicidade entre os que nos rodeiam. Passagem do Testemunho As turmas do 3º e 4º anos do nosso Agrupamento, participantes nesta actividade já construíram os respectivos capítulos de uma grande história que atravessa as escolas do concelho. A acção tem como pano de fundo as praias da Póvoa E as personagens? Alunos de uma das turmas e a Bruxa Rita Periquita que “nunca anda aflita”. No dia 31 de Março, no Auditório Municipal, cada turma apresenta o capítulo que construiu. Apreciem as ilustrações da turma do 3º ano da EB de Aldeia.

Destaques Aler+-os-Livros Este mês, no âmbito do projecto “Aler+-os-Livros”, destacamos o trabalho da turma de 2º ano da EB de Refojos, com a obra “A princesa da chuva” de Luisa Ducla Soares. Os alunos fizeram leitura orientada, em contexto de sala de aula, responderam ás questões colocadas e ilustraram a parte da história que mais lhes agradou. Apreciem algumas das ilustrações destes meninos de 2º ano. Autor do mês Garrett foi o autor destacado este mês: com Frei Luís de Sousa fez todas as Viagens na Minha Terra, em tempo de Folhas Caídas e de Flores sem Fruto, passagem obrigatória pelo Arco de Sant’Ana e no Toucador doce voz cantou a Barca Bela – escritor e dramaturgo romântico, orador, ministro e secretário de Estado honorário português. Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática. Outras actividades na BE Como sempre, muitas outras actividades aconteceram na BE e Recebendo o prémio do concurso”Poesia na com a BE. O espaço não nos permite alongar muito mais. Apreciem Escola as imagens que aqui Pesquisando... deixamos.

Apresentando...

Até ao próximo mês!!!

Requisitando...

Newsletter nº13


BIBLIOTECANDO