Page 1

Bibliotecando Notícias da Biblioteca

Agrupamento

Aver-o-Mar

Edição 13 Fevereiro 2011

DESTAQUE

Na BE Correntes d`Escrita

NESTA EDIÇÃO:

“Afectos na BE” Correntes D´ Escrita Luís Represas na BE Passagem do Testemunho Aler+-os-Livros Autor do mês

+

O mês de Fevereiro é o mês dos afectos (por causa do Dia dos Namorados) mas também é o mês das Correntes d`Escrita , evento deveras importante no Concelho, mas também nas escolas. Não admira, portanto, que a BE tenha destacado estas duas temáticas. Mas na BE e com a BE muitas outras actividades aconteceram, neste mês de Fevereiro: um encontro com Luís Represas e a sua obra infantil “A coragem de Tição”, as requisições domiciliárias a que os alunos aderem com entusiasmo, os variados projectos em desenvolvimento, a construção do Dossier “Desenvolvimento Sustentável” que integra o site da BE, a recepção e tratamento de 150 obras e muito mais...

Afectos na BE As sessões de leitura que, de forma sistemática, acontecem na BE, tiveram este mês, como critério de selecção das obras, o tema do amor e da amizade, portanto, dos afectos. Foram lidas e trabalhadas as seguintes obras: “Amigo, amigão” de Armindo Reis, “Adivinha o quanto eu gosto de ti” de Sam McBratney, “Sebastião” de Rosy Gadda Conti, “Amor… que nojo” de Michael Catchpool e “Ciro à procura de amor” de Beatrice Masini. As sessões foram ainda animadas com vídeos, jogos de palavras, em momentos de antecipação, como forma de mobilizar conhecimento prévio e antecipar conteúdo, tornando mais fácil compreender o conteúdo da obra. Em contexto de sala de aula e complementando as sessões de leitura, as turmas fizeram variadas actividades, desde as mensagens de amor ou de amizade até às pesquisas sobre Veneza, a cidade romântica, onde Ciro, o personagem da história, procurava amor. Correntes d`Escrita Como sempre, as correntes de escrita vieram á escola. Este ano, na Escola Básica de Avero-mar, pudemos contar com a presença de Cristina Norton e Aurelino Costa. O encontro destes escritores com os nossos alunos tinha como mote “Procura a palavra” um verso de Luisa Dacosta. Efectivamente, como provaram estes autores “não há palavras exactas” mas há encontros exactos; momentos de partilha e construção de conhecimento que demonstraram como é fácil procurar a palavra. Interagindo com o público, Cristina Norton mostrou-nos como é fácil, a partir de uma palavra, encontrarmos uma trama sem fim, uma história que cresce com a nossa imaginação. Exactamente como acontece com a sua obra infantil “Barco de chocolate”, em que a imaginação orienta o leme do navio cujos passageiros são todos os seres com menos de 1,30m de altura. Aurelino Costa deliciou-nos com as suas declamações, honrado Luisa Dacosta e esta terra de Aver-o-Mar, as suas gentes… e claro, as suas mulheres. Os alunos do 1º ciclo (turma do 4ºB da EB Agro Velho) participaram neste encontro, declamando as poesias que construíram no âmbito de desafio do mês que a BE lançou.

Mensagens de amor EB Aldeia Pré-Escolar

Ouvindo a história

Aurelino Costa

Declamando as poesias

Cristina Norton

Casa cheia nas correntes

Interagindo com os alunos

Declamando

As ofertas da Escola

Outras actividades da BE

Newsletter nº13


Bibliotecando

+

Luís Represas na BE Luís Represas contou e…encantou! No dia 16 de Fevereiro a escola básica teve uma visita especial que dispensa apresentações. Já o seu livro de estreia nestas andanças juvenis “A coragem de Tição” foi-nos apresentado com encanto e mestria, despertando a atenção dos presentes para a sua leitura. “A coragem de Tição” conta uma história marítima recheada de cavalos-marinhos destemidos, barracudas ferozes, peixes -trompete ruidosos, peixes-anjo protectores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos. Mas, acima de tudo, esta história mostra-nos que a amizade e o espírito de entreajuda são o caminho para distribuirmos a felicidade entre os que nos rodeiam. Passagem do Testemunho As turmas do 3º e 4º anos do nosso Agrupamento, participantes nesta actividade já construíram os respectivos capítulos de uma grande história que atravessa as escolas do concelho. A acção tem como pano de fundo as praias da Póvoa E as personagens? Alunos de uma das turmas e a Bruxa Rita Periquita que “nunca anda aflita”. No dia 31 de Março, no Auditório Municipal, cada turma apresenta o capítulo que construiu. Apreciem as ilustrações da turma do 3º ano da EB de Aldeia.

Destaques Aler+-os-Livros Este mês, no âmbito do projecto “Aler+-os-Livros”, destacamos o trabalho da turma de 2º ano da EB de Refojos, com a obra “A princesa da chuva” de Luisa Ducla Soares. Os alunos fizeram leitura orientada, em contexto de sala de aula, responderam ás questões colocadas e ilustraram a parte da história que mais lhes agradou. Apreciem algumas das ilustrações destes meninos de 2º ano. Autor do mês Garrett foi o autor destacado este mês: com Frei Luís de Sousa fez todas as Viagens na Minha Terra, em tempo de Folhas Caídas e de Flores sem Fruto, passagem obrigatória pelo Arco de Sant’Ana e no Toucador doce voz cantou a Barca Bela – escritor e dramaturgo romântico, orador, ministro e secretário de Estado honorário português. Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática. Outras actividades na BE Como sempre, muitas outras actividades aconteceram na BE e Recebendo o prémio do concurso”Poesia na com a BE. O espaço não nos permite alongar muito mais. Apreciem Escola as imagens que aqui Pesquisando... deixamos.

Apresentando...

Até ao próximo mês!!!

Requisitando...

Newsletter nº13

BIBLIOTECANDO  

Newsletter da BE

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you