Page 1

Bibliotecando Notícias da Biblioteca

Agrupamento

Aver-o-Mar

No mês de Janeiro, duas temáticas se destacaram na BE: a poesia e o holocausto. Ambas despoletaram fortes emoções. De um lado, os sonhos, a magia, o brincar com as palavras, do outro, a parte sombria do Homem, o horror, o terror e a morte. A vertente mais alegre da poesia predominou nas escolas do 1º ciclo e nos Jardins de Infância; a vertente mais dolorosa e relacionada com o Holocausto, esteve presente entre os alunos do 2º e 3º ciclos. No entanto, outras actividades foram decorrendo ao longo do mês, na e com a BE, desde os projectos ―Aler+-os-Livros‖, ―Já sei ler‖, ―Leitura em vai e vem‖, passando pelas leituras domiciliárias, o Concurso Nacional de Leitura, as candidaturas à RBE., entre outras actividades.

Poesia na escola ―Poesia na escola‖, assim se designou o desafio que a BE lançou este mês de Janeiro. Em torno de imagens que a BE disponibilizou, educadoras e professores conversaram com os alunos despertando o interesse pela escrita, pelo jogo poético da linguagem, pelo ritmo e sonoridade da língua. Os alunos do 4º ano participaram ainda no concurso ―Faça lá um poema‖ do PNL. Assim, o júri, constituído pelos professores do 4º ano, e professoras bibliotecárias, seleccionou um poema para o concurso. Esta actividade mereceu uma forte adesão por parte de professores e educadoras. Muitos parabéns a todos os participantes! As poesias vencedoras serão divulgadas no próximo bibliotecando. Para já apreciem alguns dos trabalhos!

Amigos para sempre Todos juntos a sonhar Formam um lindo cenário Para todos encantar Miau, miau, piu, piu, piu, quáquá, oinc, oinc!!! (Extracto JI AL)

Eu sou o Pimpão E como Sopa de melão!

Edição 12 1º ano

Janeiro 2011

AGB

DESTAQUE Pássaro Vermelho Pássaro vermelho, Aqui não há carinho. -Procuras no céu O teu urso fofinho? Pássaro vermelho, Aqui não há felicidade. -Procuras no céu Amor e amizade?

HOLOCAUSTO NESTA EDIÇÃO:

“Poesia na Escola” Holocausto Destaques de “Aler+-osLivros” “Já sei ler” “Leitura em vai e vem” Concurso Nacional de Leitura Candidaturas “Passagem de Testemunho Gestão da BE Curiosidades

+

Pássaro vermelho, Aqui não há sol -Procuras no céu Um lindo girassol? Pássaro vermelho, Estou tão apaixonado Também eu, também, Às voltas no céu Num castelo encantado?

Eu sou o Nelito E como pepino Com um palito!

Eu E c sou o Mir Bac omo ito alh au f rito

Parados num tronco Árvores castanhas, vazias e sem folhas São os pássaros São os pássaros numa árvore Acordados num tronco Ramos parados e nus Os pássaros são lindos São pássaros com bico preto 2º ano AGA

FI 3

HOLOCAUSTO Está a decorrer na biblioteca da escola sede uma exposição de imagens, objectos, depoimentos, audição de poemas lidos por alunos e apresentação do livro ―Clara, a menina que sobreviveu ao Holocausto‖, alusivos ao tema ―A mulher judia e o Holocausto‖. Esta iniciativa decorre no seguimento da declaração pela ONU, do dia 27 de Janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O calendário das visitas confirma o sucesso da iniciativa que tem envolvido a totalidade das turmas de 2º e 3º ciclos em regime de voluntariado. O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto serve como um forte aviso sobre o que pode acontecer quando o preconceito, o ódio e o racismo tem espaço e são usados deliberadamente como ferramenta política. Um enfoque permanente sobre o Holocausto ajuda a manter o alerta para os perigos apresentados pelas formas contemporâneas de anti-semitismo, calúnia e discriminação sobre grupos raciais, étnicos e sociais. O site da BE contem informação complementar sobre este assunto. Fica o convite para visitar: http://www.eb23-averomar.edu.pt/biblioteca/

(…) chegará o dia é certo, em que satisfeita a sede, Estaremos além da memória, A morte terá concluído a tarefa do ódio Eu serei um ramo de urtigas sob os vossos pés, Então saibam que eu tinha um rosto Como vocês (…) Benjamim Fondane Dialoguemos e respeitemos todas as culturas, religiões e raças!

Newsletter nº12


Bibliotecando

+

Destaques de “Aler+-os-Livros” Muitos são os trabalhos que surgem a partir das obras trabalhadas em contexto de sala de aula e que circulam nos baús itinerantes. Este mês o destaque vai para a turma do pré-escolar de Agro Velho com a obra ―Não abanem o barco‖ de Sally Grindley e com a construção de um barquinho que ao jeito de móbil está pendurado no tecto da sala de aula e, ainda, para a turma de Navais, também do Pré-escolar, com a obra ―Vem aí um lobo‖ de Nick Ward, com os trabalhos de plasticina.

“Já sei ler” e “Leitura em vai e vem” Continuam as requisições domiciliárias. Os alunos gostam muito de ir à biblioteca requisitar obras. Há sempre novidades - uma palavra nova, uma personagem que encanta — para partilhar na escola com a turma ou com os professores.

JAG3 JNA Trabalhos em plasticina a partir da obra

Um barco

Concurso Nacional de Leitura Dia 12 de Janeiro decorreu a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, com a participação de 18 concorrentes, tendo sido aprovados dois alunos para representar a escola: Luís Guardado do 8ºC e Paula Santos do 8ºD. A prova decorreu em duas etapas e o questionário foi realizado em formato digital. Os livros lidos foram ―A ilha na rua dos pássaros‖ de Uri Orlev e ―O romance de Rita R‖ de Ana Saldanha – que visitará o nosso agrupamento em Março.

Candidaturas Está a decorrer a candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares até 11 de Fevereiro. As escolas básicas de Fieiro e Refojos apresentarão uma proposta de candidatura, disponibilizando espaços para que na escola funcione uma biblioteca, devidamente apetrechada com equipamentos e, claro, um acervo documental diversificado e actualizado. Planta da BE Fieiro

A BE de Refojos

“Passagem do testemunho” Esta actividade, organizada pela Biblioteca Municipal, consta da construção de uma história com as turmas de 3º e 4º anos das escolas do 1º ciclo do concelho. Este ano, são quatro as turmas de 4º ano do nosso Agrupamento que se disponibilizaram para participar na actividade: 4º ano de Refojos, (RF4) 4º ano de Aldeia Nova (AN4), 3º ano de Agro Velho (AG3B) e 3º ano de Aldeia (AL3). A professora bibliotecária colabora com os professores na construção da história. No dia 31 de Março, no Auditório Municipal, cada uma das turmas participante apresenta o capítulo que construiu e finalmente, conhece a história na integra.. Oportunamente daremos mais informação sobre a actividade.

Gestão da BE Listar, catalogar, plastificar, colocar cotas, arrumar na estante, velar pela organização e estado do espólio, são tarefas muito presentes nas BE´s. As recentes aquisições que a BE fez têm acentuado estas tarefas de gestão, por vezes, silenciosas e invisíveis aos olhos de quem passa mais distraído.

Até ao próximo mês!!!

Newsletter nº12

EDIÇÃO 12  

NEWLETTER DA BE

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you