Page 1

Bibliotecando Notícias da

+

Eis o Bibliotecando de janeiro! Este mês, o destaque centra-se no desafio da BE, que preparando a Semana da Leitura, lançou já atividades em torno da temática do mar, conforme é preconizado pelo PNL. No entanto, muitas outras atividades aconteceram: sessões de leitura, oficina de escrita, iniciativas em memória das vítimas do Holocausto Nazi, o encontro com Isabel Alçada… Leia esta newsletter e inteire-se do trabalho desenvolvido.

“Desafio da BE”

Biblioteca

Agrupamento

Aver-o-Mar

Em janeiro, a BE lançou o desafio “Jogos de linguagem, pergunta e responde” em torno da temática do mar e com algumas personagens e títulos de obras mais conhecidas. Imaginem que as obras caíram ao fundo do mar e que muitas das personagens ganharam vida… o que poderá acontecer? Para além das “poesias”, as turmas / escolas são convidadas a construir um painel com desenhos sobre o mar. Será nesse painel que deverão colocar os trabalhos que resultem da exploração da temática do mar, na Semana da Leitura. Das poesias a apresentar pelas turmas participantes, será selecionada uma para candidatura no concurso “Faça lá um poema” do PNL. No blogue Pre-Pri@veromar poderão ser apreciados alguns dos trabalhos já apresentados.

Encontro com Isabel Alçada

Edição 28 Janeiro 2013 DESTAQUE

Desafio da BE

No dia 7 de janeiro a BE recebeu uma convidada muito especial…a escritora Isabel Alçada. Durante cerca de 1h30m os alunos puderam conhecer “outras” aventuras das gémeas, do Caracol, do Pedro, do Chico, do João e do Faial que só as suas autoras conhecem. A autora de uma das coleções com mais sucesso junto do público juvenil, viajou connosco desde Timor à Torre dos Clérigos no Porto, revisitando a Quinta das Lágrimas e o Castelo dos Ventos. No final assistimos à sessão de autógrafos e oferecemos um lindo quadro para que se recorde de Aver-o-Mar. O nosso muito obrigada! Entusiasmados com as histórias de Isabel Alçada, deu-se início ao concurso Uma Aventura em AverO-Mar: todos os alunos de 5º e 6º anos estão convidados a participar. Para tal, devem inscrever-se na BE, requisitar os livros selecionados da coleção Uma Aventura, cumprir os prazos pré-definidos para a sua leitura e realizar as provas eliminatórias. Em junho será anunciado o grande vencedor.

Sessão de leitura

NESTA EDIÇÃO:

Desafio da BE Encontro com Isabel Alçada Sessão de Leitura Oficina de Escrita Em Memória das Vítimas do Holocausto Nazi. Exposição na BE Domínio da Gestão

“Luisinho, o pintainho” de Antoon Kring foi a obra selecionada para a leitura com os pequeninos da educação pré-escolar. As crianças divertiram-se com as peripécias deste pintainho que resolveu sair da quinta e aventurar-se pela proximidade. Divertiram-se, ainda, com as rimas proporcionadas pelos nomes dos animais: “Juvenal, o pardal; Centelha, a abelha; Botelho, o coelho…”

Oficina de Escrita No 1º ciclo, a BE dinamizou uma oficina de escrita com alunos do 4º ano. Desta vez, foi uma obra de Andrew Breakspeare, “Draco, o dragão das estrelas”, que serviu de estrutura modelo. A cegonha negra e a águia imperial, duas aves em vias de extinção no nosso território, foram as personagens a selecionar pelos alunos. Alguns dos textos produzidos podem ser apreciados no blogue PrePri@veromar.

Newsletter nº28


Bibliotecando

+

Em Memória das Vítimas do Holocausto Nazi”

Mais uma vez, a BE participou ativamente na comemoração do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro . Desta feita, alunos do 8ºF foram os paladinos dos direitos humanos ao representarem figuras beneméritas da época. O Luís encarnou o cônsul Aristides de Sousa Mendes que, desacatando as ordens de Salazar, emitiu milhares de vistos a judeus e não só; a Ana Moreira transformou-se na assistente social Irena Sendler que salvou centenas de crianças do ghetto de Varsóvia; e a Ana Faria vestiu-se de Aracy Guimarães Rosa, administrativa no consulado de Hamburgo que também facilitou a emissão clandestina de vistos aos refugiados. Foi interessante revisitar estas figuras que, sob pena da sua própria morte, tudo fizeram para salvar quem desesperadamente tentava escapar ao massacre alemão. Após a intervenção da professora Margarida Delgado e da sua convidada especial Esther Mucznik, que relatou histórias de vida e enalteceu, entre outros, o desempenho dos justos, a Soumia, a Daniela e a Eduarda, fizeram uma leitura expressiva em francês do poema Liberté de Paul Eluard, 1942. São momentos para preservar na memória e contar aos mais pequenos como foi o que nunca deveria ter sido! Também no 1º ciclo, a BE se associou a estas iniciativas que pretendem consciencializar para a necessidade da coexistência pacífica entre os povos e para a construção de uma melhor sociedade. Assim, a reflexão foi proporcionada a partir da obra “Princípio” de Paula Carballeira, uma obra que transmite uma mensagem de esperança… a força perante um drama humano. Tal como refere o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, “O único caminho para a paz é construir pontes e derrubar muros”. Finalmente, é lido o texto “A estrela de Erika” de Ruth Vander Zej – um breve relato de uma judia (em 1995) sobre a sua história de vida, de como tinha sobrevivido ao holocausto nazi. Os alunos participaram ativamente na atividade e responderam de forma positiva às solicitações e questões colocadas.

Exposição na BE Durante a semana do Dia de Reis esteve patente na BE da escola sede uma exposição com trabalhos realizados pelos alunos na disciplina de Espanhol. Uma tradição celebrada no país vizinho no dia em que recebem os presentes de “Natal”.

O domínio da Gestão Em termos de gestão foram catalogados cerca de 50 livros no catálogo coletivo digital em que continuamos a trabalhar para melhor servir os utilizadores da BE. Na BE da escola sede foi atualizado o acervo de audiovisuais, nomeadamente de DVDs: foram disponibilizadas cerca de 30 novos filmes (animação, históricos, questões políticas, morais e sociais, documentários, fantasia, romance, entre outros) e reorganizado o acervo existente.

Até ao próximo mês !!!

Newsletter nº28

Edição 28  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you