Page 1

Bibliotecando Notícias da Biblioteca

Agrupamento

Aver-o-Mar

Edição 27 dezembro 2012 DESTAQUE

ESPÍRITO NATALÍCIO… COOPERAÇÃO SOLIDARIEDADE DIGNIDADE HUMANA AMIZADE

NESTA EDIÇÃO:

Leituras de Natal na BE Cabaz de Natal Formação Pessoal e Social A BE quebra o silêncio Oficina de escrita “Dormir+ para ler melhor em Aver-o-Mar”

+

E mais uma vez chegou o Natal! Como não podia deixar de ser, o destaque desta newsletter é o espírito natalício. Esse espírito refletiu-se não só nas atividades específicas de Natal, mas também em outras iniciativas onde se espelharam valores de cooperação, de solidariedade, de valorização da dignidade humana… enfim, de construção e ou consolidação de um referencial de valores. “Leituras de Natal na BE” “O melhor Natal de sempre” de Marni McGee foi a obra selecionada para leitura às crianças e alunos do Pré-escolar e 1º ciclo. Nesta história, a ratinha Mili tem tudo o que é necessário para passar um Natal esplêndido mas, alguns dos seus amigos batem à porta aflitos… e a Mili acaba por ficar sem nada! E agora? No final, a ratinha passa o Natal na companhia dos seus amigos que trazem belos presentes muito simples… e foi o melhor Natal de sempre. Sem dúvida, uma mensagem repleta de valores de solidariedade e amizade. Os alunos do 1º e 2º anos leram em voz alta a parte da história da sua preferência. Em contexto de sala de aula, cada docente ampliou a atividade com recontos, ilustrações, pinturas… A BE da escola sede recebeu a visita da agente da BM, Cláudia Ribeiro, que contou a alunos de 5ºano o conto “Hoje é Natal” de José Vaz. Um conto muito bonito em torno do “Espírito de Natal”. Efetivamente, “Depois do avô contar o Natal mais lindo que teve, o Mário sentiu que o Espirito do Natal o tinha visitado naquela noite.”. “Cabaz de Natal ” No âmbito das atividades de Natal e com o intuito de angariar fundos para adquirir livros novos, foi sorteado um cabaz recheado de livros. Esta iniciativa vai permitir enriquecer o acervo da nossa biblioteca bem como a do feliz contemplado. Formação Pessoal e Social No sentido de criar alternativas que auxiliem os DT a dinamizar as temáticas agendadas para FPS no âmbito da Educação para o Consumo e Educação para a Sustentabilidade, a BE propôs a dinamização de pequenos workshops (45min cada), proferidos pela Drª Carla Almeida do CIAC (Câmara Municipal da Póvoa de Varzim), sobre os seguintes temas: Consumo sustentável -Definição de consumo sustentável; comportamentos a adotar no nosso dia a dia para um consumo mais sustentável; reciclagem. Direitos e deveres dos consumidores- definição de consumidores, garantias dos bens, prazo para denunciar a falta de conformidade do bem, livro de reclamações… Gastar com conta e medida– noções de endividamento e sobre endividamento, publicidade fácil e enganosa...

Newsletter nº27


Bibliotecando A BE quebra o silêncio A BE associou-se à iniciativa da biblioteca escolar de Tabuaço e de tantas outras bibliotecas escolares na ação de sensibilização para a defesa dos direitos humanos, no dia 10 de dezembro. A iniciativa teve origem num projeto da UNESCO intitulado “Breaking the silence” direcionado para a problemática do tráfico de seres humanos. Efetivamente, a BE quebrou o silêncio e expôs vidas destroçadas, sonhos perdidos, fome e violência que, infelizmente, proliferam ao nosso lado. A partir de documentários e filmes foram dinamizadas, na escola sede, sessões informativas e momentos de discussão e reflexão sobre a importância de denunciar e de ajudar perante situações de violação de direitos humanos. Destacou-se a Convenção dos Direitos Humanos como sendo um documento chave nesse processo; os nosso alunos falaram mais alto e construíram Murais da Vida com as suas mensagens e apelos. Não à Guerra, não à Escravatura, NÃO à …, NÃO!! No primeiro ciclo, na turma RF4A, e dado tratar-se de alunos muito novos, foram abordados os direitos das crianças. Os alunos mostraram-se muito dinâmicos querendo participar nas leituras e na reflexão, apresentando relatos quer das suas vivências, quer de outras experiências que conheciam ou ouviram falar. Quando foram solicitados para comentar o título do cartaz “A biblioteca escolar quebra o silêncio” entenderam facilmente a mensagem: não nos devemos calar perante as atrocidades que acontecem no mundo e, muitas vezes, bem perto de nós, à nossa volta. Cada um dos alunos apresentou uma palavra-chave para colocar no cartaz. Oficina de escrita A partir da obra “Perdido e Achado” de Oliver Jeffers, a BE dinamizou uma oficina de escrita com os alunos de 4º ano da EB Teso. Tudo começou com a leitura da obra, assim: “Um dia apareceu à minha porta um pinguim… parecia estar perdido!” Depois de muitas peripécias o menino descobriu que o pinguim não estava perdido, ele precisava era de um amigo. Mais uma vez o valor da amizade! Os alunos mostraram-se bastante empenhados, selecionaram um animal e planificaram o trabalho e … puseram mão à obra! No final, quiseram logo ler os textos que construíram aos restantes alunos da turma. “Dormir+ para ler melhor em Aver-o-Mar” No dia 7 de dezembro, em Braga, as PB tiveram reunião com os coordenadores nacionais do projeto. Assim, aconteceram alguns reajustamentos ao nosso projeto, designadamente, no público-alvo, passando este a ser constituído por dois grupos de crianças da educação préescolar, duas turmas do 2º ano e duas turmas do 5º ano. Essa necessidade derivou do facto do tratamento e análise aos dados a recolher, por questionários (a alunos e pais), em todos os projetos implementados a nível nacional, acontecer sob a responsabilidade de uma equipa do Centro de Eletroencefalografia e Neurofisiologia Clínica. Ou seja, com um elevado número de turmas por projeto, a nível nacional, o trabalho tornar-se-ia impraticável.

+

ARTIGO 1º

Oliver Jeffers é atualmente um dos ilustradores de maior sucesso internacional. O dinamismo narrativo sedimentado na ilustração, o movimento desprendendo-se da linha e do traço quase infantil, Oliver Jeffers recorre por vezes, com singular mestria, a técnicas da banda desenhada, nomeadamente na sequência fílmica hilariante em que, ansiosos, aguardamos a queda do pinguim e assistimos ao difícil processo de escolha do melhor suporte para o rapaz o receber em segurança: almofada, cama elástica, rede de caçar borboletas ou braços abertos? (in “Cria”)

Em janeiro aplicam-se os questionários a alunos e pais; em fevereiro há sessões para alunos e pais com a psicóloga do Agrupamento! Depois é a ação direta das PB´s... Na reunião, em Braga

Até ao próximo mês !!!

Newsletter nº27

Edição 27  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you