Page 1

Bibliotecando Notícias da Biblioteca

+

O mês de abril é importante para qualquer biblioteca que se preze e para todos os agentes que se interessem pelo livro e pelas questões de leitura e de literacia. É que em abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Por este facto, este mês, destacamos as dinâmicas da BE em torno das comemorações do Dia Mundial do Livro. Outra comemoração mereceu uma atenção especial por parte da BE este mês: a dança. Aliou-se esta forma de arte com o livro e o resultado foi magnífico, como veremos mais adiante. Mas a BE desenvolveu outras iniciativas, ainda: o habitual desafio do mês, a participação na 2ª fase do concurso nacional de leitura, uma iniciativa do PNL, continuaram os trabalhos com o projeto de leitura “Construindo Leitores”, prosseguiu a azáfama em torno do circuito que o livro percorre desde que entra na BE até que chega à estante (registo, carimbagem, plastificação, catalogação, indexação, colocação da cota) e, claro, toda a agitação que caracteriza a BE no dia a dia, com as solicitações variadas e as requisições domiciliárias. Revelar um pouco destas vivências é o que pretendemos com este Bibliotecando.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A Unesco instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor, que passou a ser celebrado no dia 23 de abril de cada ano. Esta data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial, uma vez que foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril nasceu e morreu William Shakespeare. A BE não podia deixar de festejar uma data tão significativa para o universo do livro e da leitura. Assim, nas BE´s do 1º ciclo e pré-escolar aconteceram sessões de leitura direcionadas para as turmas de 2º e 3º ano, com a obra “O meu primeiro D. Quixote”, uma tradução e adaptação de Alice Vieira e recomendada pelo PNL. Todas as turmas de 4ºano, de todas as escolas, ouviram ler, na íntegra, a obra “D. Quixote contado às crianças” de Rosa Navarro Duran, uma obra com 200 páginas, também recomendada pelo PNL. Estas sessões de leitura, que contaram com a colaboração dos professores das turmas, decorreram num período de dez dias, 15 minutos diários. D. Quixote de La Mancha é uma saga com mais de quatrocentos anos e que continua a motivar o interesse dos leitores. É que as atitudes de D. Quixote, apesar de alucinantes e de despertarem emoções, são percecionadas como sendo atitudes que defendem valores que transcendem os tempos—paz, justiça, liberdade—e que nos suscitam sempre interrogações, no mundo conturbado em que vivemos. Enfim, foram, sem dúvida, momentos muito interessantes de contacto com um clássico da literatura Também na escola sede, alunos de língua espanhola, em articulação com a professora da disciplina – Cristina Guerra – participaram numa sessão sobre Miguel de Cervantes e o seu famoso D.Quixote de La Mancha, o cavaleiro da triste figura. Após uma breve contextualização da obra no tempo e no espaço, foram lidos excertos mais significativos, visualizados capítulos da série animada pela TV espanhola e realizado um pequeno jogo sobre os personagens principais da obra. Para os interessados aqui ficam os links para dois episódios animados: http://www.youtube.com/watch?v=_WyO7yDvaJk http://www.youtube.com/watch?v=7IykswbcGMI

Dia Mundial da Dança

Algumas obras de D. Quixote

Agrupamento

Aver-o-Mar

Edição 23 abril 2012

DESTAQUE Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

NESTA EDIÇÃO:

Na turma AN2

Na turma AL2

RF3A

TE23

NA3

AL3A

AN2

NA3

TE23

Pesquisas sobre Cervantes RF4A

AL2

FI4A

FI4A

Desafio do Mês—Uma surpresa para a mãe Concurso Nacional de Leitura Construindo Leitores O quotidiano na BE

Newsletter nº23


Bibliotecando

+

Dia Mundial da Dança—29 de abril

Este dia celebra-se em homenagem ao criador do ballet moderno, Jean Georges Noverre (1727-1810), e foi criado em 1982, pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO, com objetivo de chamar a atenção do público em geral para a importância da dança e incentivar o apoio por parte das entidades governamentais a esta arte. A BE, consciente da importância de todas as formas de arte na formação dos indivíduos, dinamizou uma aula aberta de dança contemporânea – Eu & o Livro - com a excelente colaboração do professor Ricardo Rios, no pavilhão gimnodesportivo da escola sede. A adesão foi significativa e alunos do 5º ao 9º ano, bem como vários professores, exercitaram o corpo e a mente, numa coreografia concertada com um objeto que nos é muito querido…um livro! Aqui ficam algumas imagens. Paralelamente, no expositor da BE apresentou-se uma pequena exposição com fotos de vários tipos de dança, desde a clássica, às latino-americanas e danças urbanas. Durante todo o dia a Rádio Farol emitiu músicas que marcaram estilos de dança no século XX e XXI, uma recolha muito interessante da autoria da professora Fátima Vasconcelos.

Desafio do mês Este mês a BE solicitou às turmas que escrevessem uma poesia para a mãe, ao “jeito de” Helena Araújo e que construíssem uma tulipa. A tulipa esconderia a poesia e… seria Surpresa para a Mãe! As turmas aderiram a esta iniciativa com muita força e surgiram trabalhos muito JINA interessantes. Na imagem ao lado, pode ser apreciada uma das poesias, no entanto, os variados trabalhos podem ser apreciados no blogue Prepri@veromar.

JITE2

RF2

Concurso Nacional de Leitura Decorreu no dia 24 de abril, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, a 2º fase do Concurso Nacional de Leitura, com a participação das escolas do distrito do Porto. A nossa escola esteve representada pelo Bruno Vilar (7ºF), a Rita Miranda (8ºB) e a Raquel Giesteira (8ºC) que participaram com empenho e entusiasmo neste evento que reúne todos os anos centenas de alunos em torno do livro e da leitura. Foi convidado especial do júri o escritor Gonçalo Cadilhe, autor de vários livros de viagens disponíveis na BE.

Se vires alguém, Com as estrelas nos cabelos… Se vires alguém, com o sol no olhar… Se vires alguém, Com a voz da natureza… Se vires alguém, Com o rosto suave… Se vires alguém, Com os lábios carinhosos…

JITE1

“Construindo Leitores” Reunindo os fragmentos das análises realizadas durante o 2º período, com os inquéritos on-line, com os registos de leitura e com outra informação proveniente das observações efetuadas e conversas informais, e tendo presente os pressupostos do projeto de leitura “Construindo leitores”, designadamente, que a leitura deve acontecer de forma sistemática, planeada, com diferentes funções e finalidades, com vários intervenientes, em diferentes suportes, com atividades diversas, inovadoras e estimulantes, com iniciativas da BE, do PNL e da BM, entre outras, conclui-se que: 1. Lê-se mais, de forma mais diversificada, explorando-se diferentes géneros textuais, com outros intervenientes e outros suportes; 2. Há animação expressiva da leitura com iniciativas da BE, da BM e do PNL e de outros agentes; 3. Criou-se uma imagem de leitura em cada turma possibilitada pelos registos de leitura; 4. Alargou-se o contacto com o livro à quase totalidade das disciplinas, valorizando a leitura em ambientes distintos. Claro que muito há ainda a fazer, os dados assim o revelam também.

Esse alguém é a minha

JIAG1

JIAG3

Mãe!

Ilustração: Neda Azimi

Espreitando o quotidiano na BE... A BE continua a ser um dos espaços da escola que mais é procurado pelos nossos alunos, diariamente. Nesse espaço estuda-se, pesquisa-se, procura-se informação, vê-se um filme, navega-se na internet, joga-se, lê-se um livro, uma revista, requisita-se uma obra depois de se ter percorrido a estante, conversa-se… Nesse espaço, a equipa da BE e seus colaboradores mais próximos supervisionam, mobilizam, observam, atendem às variadas solicitações, acompanham nos trabalhos, registam, advertem, aconselham, buscam, imprimem, cuidam da preservação dos equipamentos e materiais, velam pelo cumprimento das regras… e ainda, carimbam, catalogam, indexam, entre muitas outras atividades… É OBRA!!!

Até ao próximo mês!!!

Newsletter nº23

Edição 23  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you