Page 1

Dicionário Da Amizade

Ilustração: Montse Llop

Biblioteca Escolar Fevereiro 2012


Fantástico Extraordinário, inacreditável.

Um dia, o Kaian viu o Bruno e achou-o muito simpático. Quando entraram para a escola, no 1º ano, sentaram-se um ao lado do outro. Foi a partir desse dia que se tornaram grandes amigos. Brincam juntos, partilham as coisas e gostam de conversar. São amigos fantásticos.

AG 2º


H Honestidade Honestidade ĂŠ ser capaz de ser bom e amigo, leal e verdadeiro, sincero e Ă­ntegro para com os outros.

Um dia, a professora mandou trabalhos para casa. Dois alunos, chamados a apresentarem os seus trabalhos, disseram que se esqueceram deles em casa. No dia seguinte, a professora pediu, a esses mesmos alunos, os trabalhos e verificou que estavam por fazer. Conclui-se que esses alunos nĂŁo foram honestos com a professora. Turma FI2A


Fantástico, perfeito, exemplar, melhor… Um amigo ideal é… Quem nos ajuda quando estamos tristes ou sós… Quem está sempre connosco e não tem pressas… Alguém em quem podemos acreditar… Quem nos ouve… Alguém bondoso e cooperativo… Uma pessoa verdadeira… Alguém que se preocupa comigo… Um amigo atento, divertido, leal, carinhoso que nos acompanha sempre… Alguém que nos respeita e que respeitamos, que nos dá o ombro para chorar… Alguém que está ao nosso lado nos momentos bons e maus… Alguém em quem podemos confiar um segredo… Alguém que não mente… Quem pensa em nós e nos trata bem… Alguém que gosta muito de ti… Alguém que nos apoia nos momentos mais tristes… Uma doçura, uma alma que tem dentro de si bom coração, é alguém especial. AG4B


 gualdade





A A iigguuaallddaaddee ssiiggnniiffiiccaa aam miizzaaddee PPoorr ddeennttrroo ssoom mooss iigguuaaiiss PPoorr ffoorraa ssoom mooss ddiiffeerreenntteess M Maass sseerreem mooss aam miiggooss ppaarraa sseem mpprree..

N Na an no ossssa at tu ur rm ma ah há ám meen niin no oss m ma aiiss c ca ar reec ciid da ass m ma ass iig gu ua aiiss a at to od do oss n nó óss!! TURMA FI3A


Namorar Procurar inspirar amor em…; cativar, atrair, seduzir.

Namorar é quando duas pessoas gostam uma da outra e querem estar sempre juntas. Os namorados são amigos especiais. Turma NA1 (1.ºe 4.º anos)


Solidário Solidário – pessoa que partilha com os outros, direitos e obrigações. Aquele que dá, não só os bens materiais, mas também o seu tempo, o seu pensamento, o seu ouvido apenas para escutar… É aquele que está feliz pelos outros e sofre com a dor do próximo, mesmo que seja um desconhecido.

(As brincadeiras preferidas de cada um)

Aceitar e respeitar as preferências do próximo.

BA3ºA


JAL2 – Aldeia - Aguçadoura


Ternura É com Ternura que conseguimos conquistar e manter os nossos Amigos. Ter Amigos é mesmo muito bom.

Quando um amigo está Triste, fazemos muitas coisas para o animar. Se é Tímido, fica envergonhado e não tem confiança em si próprio, temos de o ajudar a ficar confiante, dando-lhe muito carinho. Quando temos amigos Teimosos, devemos ser Tolerantes e ajudálos a tomar a atitude certa. Mas quando temos Amigos, que são mesmo muito Amigos, gostamos deles mesmo com todos os defeitos que lhes consigamos encontrar. JAL2 – Aldeia - Aguçadoura


União União significa a associação ou combinação de coisas diferentes ou não, para formar um todo. União é o ato ou efeito de se unir. União pode ser a ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum. Casamento e matrimónio, significa a união entre duas pessoas.

“A união faz a força”

“A amizade só é possivel com a união das pessoas” “Da união das pessoas nasce a amizade” “A amizade só sobrevive com a união das opiniões”

Turma: AN1


Turma AL1


Turma AL2


“Xi-coração” Abraço amistoso e muito apertado.

Quando queremos demonstrar que gostamos muito de alguém, damos um abraço bem apertaaaaaaaaaaaaaado.

Turma: AL3A

dicionário  

dicionári da amizade