Issuu on Google+

Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Algoritmos de Programação Professor: Rodrigo de Carvalho Aluno: Nº. Acadêmico:

Data:16/06/2010 Período: 1 Avaliação: Parcial G2 Nota:

Avaliação Parcial G2 Esta avaliação terá como referência os temas e procedimentos trabalhados durante este mês do segundo bimestre, período 2010/1. Esta avaliação escrita deverá ser respondida individualmente, com auxílio opcional de material de consulta. A obtenção da nota bimestral, cujo conceito obtido nesta avaliação fará parte, será baseada no atendimento aos seguintes critérios: • Pertinência ao Conteúdo abordado; • Desenvolvimento lógico de idéias;

Demonstrar compreensão da representação algorítmica seqüencial, com estruturas de seleção e com estruturas de repetição.

A pontuação máxima desta avaliação é de 10,5(dez e meio) pontos. O valor por cada questão é de 3,5 (três e meio) pontos. O aluno deverá responder somente 3 das 4 questões abaixo apresentadas, escolha livre. QUESTÕES

1) Escreva um algoritmo que apresente a tabuada de multiplicação de qualquer número informado pelo usuário. (1 a 10). 2) Uma rainha requisitou os serviços de um monge e disse-lhe que pagaria qualquer preço. O monge, necessitando de alimentos, perguntou à rainha se o pagamento poderia ser feito com grãos de trigo dispostos em um tabuleiro de xadrez, de tal forma que o primeiro quadro contivesse apenas um grão e os quadros subseqüentes, o dobro do quadro anterior. A rainha considerou o pagamento barato e pediu que o serviço fosse executado, sem se dar conta de que seria impossível efetuar o pagamento. Faça um algoritmo para calcular o número de grãos que o monge esperava receber. Dica: o tabuleiro de xadrez tem ao todo 64 casas. 3) Num frigorífico existem vários bois. Cada boi traz preso no seu pescoço um cartão contendo um número de identificação e seu peso. Implementar um algoritmo que escreva o o peso do boi mais gordo e do boi mais magro. O algoritmo acaba quando se digita um número menor ou igual a zero para identificação. (não é necessário armazenar os dados de todos os bois). 4) Imagine uma brincadeira entre dois colegas, na qual um pensa um número e o outro deve fazer palpites até acertar o número imaginado. Como dica, a cada tentativa é dito se o chute foi alto ou baixo. Elabore um algoritmo neste contexto, definindo o número teste e lendo os palpites, ao final mostre quantas tentativas foram necessárias para descobrir o número. BOA PROVA!!!


Pg2ap20101