Page 1

Com a chegada de Ednio, a McLaren ressurge das cinzas. A pergunta se a equipe vai conseguir ser campe達 com o tempo perdido nas 3 primeiras etapas.


.FORCE INDIA PARECE PERDER O FOLEGO NA DISPUTA Tudo levaria a crer que a Force India se destacaria no campeonato, mas parece que a equipe tem andado perdendo o fôlego. A etapa espanhola foi considerada um desastre. Ausência do piloto William Cobra e abandono por pane elétrica de Joh Dellavechia. Até que Dellavechia ia bem na corrida em quarto lugar, mas o carro o deixou na mão na volta 23. Para a direção da equipe Indiana, houve uma ligeira queda mas por circunstancias de corrida e não por mal desempenho de pilotos. A promessa que ambos os pilotos se destaquem no travado circuito de Mônaco.`

Desapontamento geral se passa na equipe de Maranello. A equipe sequer competiu na etapa espanhola e se encontra com apenas 3 pontos no campeonato de equipes. A participação de Beto Trindade e Vicente Mad Max é irrisória e já há indícios de profundas mudanças no paddock italiano. Pouco se sabe do que há de acontecer na etapa de Monte Carlo. Mas tudo leva a crer que os próximos capítulos ainda serão sangrentas e aterrorizantes para os já entristecidos “tiffosi”.


RBR EM CRISE COM A GUERRA INTERNA DE VELEZ E TOMANIN. A Guerra está declarada no paddock da RBR e de quebra uma crise. A direção da equipe também está rachada entre os pilotos Ivan Tomanin e Marcelo Velez. Velez pressiona para que a equipe se posicione e dê preferencia a ele por estar em segundo no campeonato. Ivan já exige melhor atenção e se vê prejudicado e diz ser a melhor via para disputa do campeonato. Segundo fontes internas, a RBR está sob pressão de ambos os lados e devido aos patrocinadores de cada um. Tudo leva a crer que a guerra se prolongará por todo restante da temporada. Especialistas afirmam que a briga entre os pilotos poderá causar um ônus elevado podendo aumentar a vantagem do líder do campeonato Airton Matheus e perder posições para Gilson Marques da Sauber e Ednio Lopes da McLaren. PRESSÃO MENTAL— “Pouco a pouco vou batendo na porta dele. Não é fácil, Velez é muito forte mentalmente e eu tenho que tentar quebrar isso. Ele está muito bem, então tenho um longo caminho pela frente”, disse Tomanin.

Airton Matheus quer colecionar mais uma vitória no GP de Monaco. O piloto da Williams relembrou a sua temporada – 2 vitórias nos GP’s da Austrália e China; os 104 pontos e líder do campeonato – e declarou que a sua meta é conseguir acumular mais uma vez o lugar mais alto do pódio em Monte Carlo. Sobre o GP de Mônaco, Airton informou que se emocionante o bastante durante os momentos de disputa na corrida com o seus rivais Velez, Ednio e Gilson. “Mônaco será um grande GP. Eu estou tão orgulhoso de todo o trabalho duro desempenhado por todos. Claro, a partir de uma perspectiva pessoal que eu estaou buscando. Eu correrei para ganhar o tempo todo, mas infelizmente, isso não será possível. Mas eu vou dirigir com todo o meu coração, dando tudo o que eu posso oferecer. Nesta corrida irei entrar na pista com muita energia e determinação”, finalizou.

Mas o companheiro não deixou barato. Perguntado sobre a declaração de Ivan, Velez alertou que o paulista da baixada terá muito trabalho para conseguir o objetivo. “Ele quer me quebrar mentalmente? É bom saber disso”, brincou Velez. “Ele terá de lutar muito para conseguir isso. Estou pensando positivamente e focado no que vem pela frente. E é claro que o momento é meu”, afirmou. “Quando você tem os resultados, o momento fica a seu favor e eu preciso manter isso. Estou fazendo o mesmo que ele. E a minha próxima oportunidade é em Mônaco”, acrescentou o carioca. Que venha a próxima batalha, então.


MCLAREN: RESSUREIÇÃO? A McLaren afirmou que colocou em prática um plano de reestruturação em seu pessoal e a contratação de ednio Lopes, para voltar a obter bons resulta-

PARA “MAU” CHIBANE, DIFICILMENTE A LOTUS IRÁ RECUPERAR SUA IMAGEM NESTA IMAGEM.

dos na Fórmula 1. O resultado já gerou dois lugares no pódio, durante o GP da Espanha e Bahrein. Antes, não tinha conseguido marcar pontos nos GPs da Malásia e China, a equipe então, refor-

Com o péssimo desempenho de sua equipe na temporada, o piloto Maurício “Mau” Chibane não esconde sua insatisfação .

çou a crença de que as mudanças precisavam ser feitas. Após uma análise detalhada na organização da

Ainda de acordo com o piloto, os

equipe, feita pelo diretor de corridas, Eric Boullier e

danos já foram feitos e dificilmen-

pelo CEO, Jonathan Neale, a equipe precisou fazer

te Lotus irá conseguir afastar a

essas mudanças. Parte dessas mudanças envolveram

imagem negativa gerada nesta

a contratação de Ednio Lopes, novas pessoas para a

temporada. A esquadra dos ener-

área aerodinâmica da equipe. Acredita-se que Ednio

géticos ocupa a quinta posição no

foi a contratação mais acertada e logo trouxe resulta-

Mundial de Construtores com 46 pontos. A Williams lidera com 110.

“Seria irresponsável falar agora os números exato dos problemas.Mas a lista é longa porque o carro não tem funcionado bem. A temporada ainda não acabou, mas quando nosso departamento de engenharia fizer as contas. Então saberemos qual o tamanho da nossa perda”, disse. “E não se trata apenas de pontos, porque o dano em termos de imagens já são irreparáveis”, completou Mau. A Lotus, não vem tendo uma temporada fácil, os problemas enfrentados, principalmente os incidentes envolvendo W. Wathuro, estão atrapalhando os planos da escuderia baseada em Enstone. Entretanto, a quinta posição conquistada por Chibane no GP da Espanha, deixou a equipe mais confiante para o GP de Mônaco.

dos. Porém, a equipe já mostra pressão sobre Léo Chibane irá mudar a forma com que o piloto está

atuando. Haverá metas específicas de desempenho, definidos para ambos os pilotos,.

Boullier está convencido de que essas mudanças internas foram importantes do que uma revisão no quadro de funcionários. De acordo com ele, o progresso da equipe está evidente e logo acredita que a McLaren irá brigar pelos ponteiros da liderança.


IRREGULARIDADE IRRITA A MERCEDES. Os erros que os pilotos da Mercedes cometeram nas 2 ultimas corridas comprometeram a imagem da equipe internamente. Que o diga o Linconl “Vingador”. Agora, o time de promete que todas as medidas serão tomadas para que esses desacertos entre os pilotos não voltem a acontecer.

“Não podemos ser tão irregulares assim.” (Niki Lauda) Após os incidentes, Niki Lauda admitiu que um rigoroso procedimento foi instalado na equipe. “É um erro bastante básico, e foi facilmente sanável. Os pilotos devem trabalhar em uma série de acertos para as próximas corridas e se certificarem de uma atuação min-

Equipe suíça na esperança de subir na classificação no GP de Monaco. A Sauber tem se esforçado para superar seus

defletores. Além disso, a Sauber também vai

principais rivais. A equipe com o piloto Gilson

receber uma atualização de software para

Marques, venceu o GP da Malásia e Bahrein.

seus motores Ferrari. A esperança de uma

Na China obteve o Segundo lugar. A equipe

nova vitória é grande, mas também se aguar-

espera apresentar um bom desempenho

da melhores resultados do piloto W. Santana

novamente em Monte Carlo.

que se encontra em nono lugar no campeona-

A escuderia também vai lançar uma atualiza-

to de pilotos com 27 pontos.

ção aerodinâmica para a corrida de Monaco,

“Espero que meu desempenho em Monte

na tentativa de chegar de vez na disputa

Carlo seja melhor, estou focado em brigar

entre as equipes e pilotos. A atualização inclui

pelo pódio como nas 2 ultimas corridas” fi-

uma asa dianteira modificada, uma nova

nalizou.

tampa do motor, e novas aletas sidepod e


F1Magazine edição 2  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you