Page 1

Termina no dia 31 de julho o prazo para parcelamento do IPTU em Pirapora Para negociar as dívidas os interessados deverão procurar o setor de ISS e Cadastro da Prefeitura, na Praça dos Poderes Municipais, 57, Centro.

Teatro chega ao Parque da Cidade das Flores em Osasco O Parque Ecológico Clovis Assaf, na Cidade das Flores, recebe no domingo, 28 de julho, mais uma edição do Teatro nos Parques.

12 DE JULHO 2013 - EDIÇÃO I - ANO I - WWW.AVOZDOSMUNICIPIOS.COM.BR

prefeitura de barueri implanta educação financeirA

Entrevista com Gil Arantes

Dinamizamos a administração de Barueri e estamos reescrevendo a história da cidade

Pg. 2

CARAPICUÍBA

capacita novos profissionais da saúde

PG 4 A cidade de Barueri se tornou a pioneira na implantação de Educação Financeira em sua rede municipal, para isso a cidade fechou parceria com a DSOP Educação Financeira, que disponibiliza material completo para implantar o tema na sala de aula, bem como também auxiliar no preparo de professores, pais e escola sobre o assunto.

BARUERI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS NAS FÉRIAS

Bibliotecas de Barueri oferecem atividades para crianças de todas as idades Pg. 4

Prefeito de Itapevi avalia 1º semestre

O Prefeito Jaci Tadeu, concedeu uma entrevist a coletiv a para apresentar os resultados obtidos no 1º semestre de 2013

Pg. 7

jandira apresenta resultado da conferência municipal de educação

A Prefeitura de Carapicuíba realiza capacitação dos novos servidores da saúde.

Pg. 3

COTIA APRESENTA NOVO SECRETARIADO

PG 5 PG 7 No dia 5, no teatro Municipal, a prefeitura de Jandira, por meio da secretaria de Educação, apresentou o resultado da Conferência Municipal de Educação que irá fazer parte das resoluções municipais que irão nortear o encontro intermunicipal que faz parte da CONAE.

prefeito na comunidade é sucesso em santana e reúne mais de 5 mil pessoas

PG 6 Prefeitura de Santana de Parnaíba realizou no último sábado (06), a primeira edição do prefeito na comunidade. O evento que recebeu mais de 5 mil pessoas foi realizado no bairro Cidade São Pedro. O evento é um plano de ação social que visa disponibilizar no bairro serviços gratuitos por meio das secretarias municipais.

O prefeito Carlão Camargo anunciou no dia 7 de julho, os novos secretários e algumas ações a serem realizadas na cidade de Cotia nos próximos meses.

OSASCO SOLICITA AUXÍLIO PARA REALIZAR OBRAS NO jd. ARCO ÍRIS

PG 3 A Prefeitura de Osasco, encaminhou recentemente ao Ministério da Integração Nacional, um documento que tem como objetivo esclarecer a situação da área de risco em que encontram-se 183 imóveis no Jardim Arco Íris. As residências apresentam rachaduras e problemas estruturais


2 12 DE JULHO 2013

Entrevista

Artigo MAIS UM SONHO REALIZADO Caro amigo leitor. É com grande alegria que uso este espaço para falar de algo que nos acompanha desde nossos primeiros até os últimos dias de vida, eu estou falando de sonhos. Para que o sonho realize primeiro temos que focar o que queremos para alcançar os nossos objetivos, o homem não vive sem sonho, pois se ele parar de sonhar a vida fica sem sentido. Na minha vida estabeleci alguns sonhos e desde então venho lutando diariamente para realiza-los. Hoje eu dou graças a Deus por mais um sonho realizado, que é a criação (lançamento) deste jornal “A VOZ DOS MUNICIPIOS”. Com a realização deste sonho quero levar a mensagem dos Prefeitos, Vereadores ou Deputados e mostrar o que eles estão fazendo de bom para o seu Munícipe e pela sua Cidade, pois tenho certeza que o representante político que tiver fazen o um

EDITORI L

bom trabalho merece ter visibilidade para que o povo possa ter orgulho de seus representantes. Neste mesmo jornal reservei um espaço para você caro leitor, anunciar as festas, noticias e eventos de seu bairro, sua comunidade e sua associação de amigos de bairro, entidade e etc. Que Deus possa abençoar a todos que com muita luz e paz tenham forças para concretizar cada sonho.

“Dinamizamos a administração de Barueri e estamos reescrevendo a história da cidade” O prefeito de Barueri, Gil Arantes faz um resumo de seu mandato. Na entrevista Gil trata de assuntos ligados a saúde, funcionários públicos e transporte. Confira. A Voz dos Municipíos – Qual foi o maior desafio, até aqui encontrado a frente da prefeitura de Barueri?

Gil Arantes: Ao assumir a cidade percebemos que após as eleições o município parou, não havia manutenção, por três meses o governo anterior não fez nada, encontramos escolas em péssimas condições sem manutenção, não tinha licitação para o kit escolar, não tinham apostilas, enfim encontramos a educação precária, o que nos deixou preocupados. A saúde é sempre um ponto delicado da administração, quais foram as condições encontradas na saúde de Barueri?

Gil Arantes: Para procurar prejudicar, o governo anterior liberou as férias de quase 50% dos médicos no mês de Janeiro, sem contar que na saúde encontramos um cadastro de quase um milhão de usuários, e a cidade de Barueri tem apenas 250 mil habitantes, tudo isso impacta diretamente nas ações de prevenção e nos atendimentos das especialidades. Encontramos as prateleiras vazias na farmácia popular, tivemos que repor os remédios para colocar a farmácia em funcionamento o quanto antes. Chico Soares, natural de Cedro – Ceará, Casado com Kalina Soares tem uma filha Kamilly Soares, Contador e Educador Financeiro - Fundador da Confira Assessoria Contábil, Há 20 anos atendendo toda região Oeste.

Expediente Jornalista Responsável: Joel Miranda de Freitas – MTB: 47.325 | Redação e Design Gráfico: Metro Comunicação – (11) 4183.1918 | Departamento Jurídico: Dr. Alfredo Roberto Seri – OAB 2052/MT | avozdosmunicipios@ggg3.com.br | Tiragem: 10 mil exemplares | Circulação: Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus | Site: www. ggg3.com.br | Administração: Av. Benedito Alves Turibio, 31 sala 07 – Jd. Veloso – Osasco – CeP: 06160-002 | Diretor Comercial: Wilamy Teixeira | Diretor Executivo: Chico Soares Uma empresa do Grupo Gestor GGNP - CNPJ: 18.209.337/0001-79

Alphaville encontra-se saturada, como fazer Barueri crescer ainda mais sem sofrer tanto?

R: O nosso compromisso é fazer Barueri crescer ainda mais, porém é um crescimento com responsabilidade. Os empreendimentos que estão chegando na cidade, podem continuar investindo em Barueri, porém vamos solicitar auxilio e exigir uma contrapartida para a cidade como, investimento na malha viária da cidade, entre outros benefícios para a população.

Como tem sido a dinâmica de fazer um governo participativo?

R: Estamos visitando os bairros aos finais de semana junto com os secretários para ouvir

a população e também voltei com a ação do “Prefeito no seu bairro”, ação criada por mim há 8 anos e retomada agora. Quero que a população participe do nosso governo porque o objetivo é governar para a comunidade.

Barueri tem uma ótima estrutura esportiva, como fazer um melhor aproveitamento dessa estrutura? R: Temos vários projetos na área de esporte, teremos os jogos regionais, e estamos atraindo

muitas ações esportivas, temos a arena esportiva, porém está nos dando prejuízos, por isso, estamos analisando como podemos transformar em lucro, já que os prejuízos são de 300 mil ao mês para os cofres públicos. Em breve teremos uma solução para o problema, mas o que eu não posso permitir é aceitar um estádio dando prejuízos para os cofres públicos.


3

C R PICUIB E OS SCO

Osasco solicita auxílio ao Ministério da Integração Nacional para realizar obras no Jd. Arco Íris Divulgação

A Prefeitura de Osasco, por meio da Defesa Civil/ Secretaria de Segurança e Controle Urbano, encaminhou recentemente ao Ministério da Integração Nacional o decreto emergencial nº 10.848, sancionado pelo prefeito Jorge Lapas, um documento técnico-científico que tem como objetivo esclarecer a situação da área de risco em que encontram-se 183 imóveis no Jardim Arco Íris, na zona Norte da cidade, e adjacências. As residências apresentam rachaduras e problemas estruturais. A Prefeitura já possui projeto para resolução do problema, entretanto precisa de auxílio financeiro dos órgãos do Governo Federal para resolver a situação. O coordenador e arquiteto da Defesa Civil de Osasco, Delcides Regatieri, e o prefeito Jorge Lapas, engenheiro, estabeleceram diálogos com o Secretário Nacional de

Aproximadamente 183 imóveis encontram-se em situação de risco no Jardim Arco Íris em Osasco.

Defesa Civil, Coronel Humberto Viana, que se colocou à disposição para atender o caso e viabilizar o mais rápido

possível, junto ao Ministério de Integração, a viabilização dos empenhos e recursos financeiros na resolução da

questão. A situação do deslizamento agravou-se considerando as fortes chuvas que atin-

Prefeitura de Carapicuiba acolhe e capacita novos profissionais da Saúde

Carapicuíba lança programa para quitação de débitos

Encontro deu as boas vindas aos novos servidores da saúde de Carapicuiba

atendimento da população, sensibilizar sobre a importância e princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacar a importância da prestação de serviço

humanizado e de qualidade. O acolhimento e a capacitação dos profissionais expressa o cumprimento da legislação em vigor: “Trabalhando na Prefeitura temos

o privilégio de atender nossa própria população. Temos que fazer o que manda a lei para preservar o direito de todos”, afirma o prefeito Sergio Ribeiro.

Prefeito Jorge Lapas recebe medalhistas do atletismo e kung Fu Divulgação

A Prefeitura de Carapicuíba instituiu o REFIS (Programa de Recuperação de Débitos Fiscais) por meio da Lei 3.202/2013, que abre a oportunidade aos contribuintes municipais de aderirem ao pagamento de débitos em atraso, com redução de multas e juros, gerados até 31 de dezembro de 2012. O Programa REFIS passa a valer a partir de 28 de junho. De acordo com a lei, podem ser parcelados débitos de qualquer natureza e a redução de juros e multas varia de acordo com a forma de pagamento. Pagamentos à vista têm desconto de 100%. Já no caso de parcelamento até 72 meses, fica em 30% (ver tabela abaixo). A redução incide sobre pesso-

as físicas e jurídicas. As parcelas devem obedecer ao valor mínimo de R$ 50. No caso de débitos acima de R$ 200 mil, será exigida garantia, conforme prevê a Lei Federal nº 6.830/80, artigo 11. As adesões ao REFIS podem ser feitas até 31 de julho. Para facilitar o atendimento, a Prefeitura abre três postos de atendimento, a partir do dia 28: 1- Secretaria de Receita e Rendas – Rua Célio Meucci, 64, Vila Caldas - Fones: 4164-5490 ou 4164-5697 2- Calçadão - Avenida Rui Barbosa, S/Nº - em frente a loja Calçados Sergio 3- Aldeia – Atacadista SETA Av. Marginal do Ribeirão, 5233

Teatro chega ao Parque da Cidade das Flores em Osasco Prefeito de Osasco recebe atletas campeões do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro Menores de atletismo participaram do Campeonato Paulista da modalidade, realizado em Valinhos no final de semana e foram campeões em suas categorias, além de terem no currículo títulos nacionais e internacionais, como no mun-

dial e os atletas do atletismo que trouxeram medalhas do Campeonato Brasileiro Menores, realizado em Porto Alegre, no final de junho. Foram recebidos pelo Prefeito Jorge Lapas e pelo Secretário

Tinha di Ferreira, Marcos Rogério Siani, Silvia Marta, Leonardo Machioti e Paula Ramazoti, atletas do kung fu, com Mestre Lopes, e do atletismo Daysiellen Atla Dias e Leticia Sumocoscki e o professor Luis Antonio Lino.

Carapicuíba abre terceiro concurso de 2013, com 578 vagas A Prefeitura de Carapicuíba, abriu concurso público para 578 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 678 a R$ 2.917,01. Os cargos de nível superior são para engenheiro ambiental, engenheiro elétrico, engenheiro em segurança do trabalho, médico cardiologista, médico clínico geral, gastroenterologista, geriatra, ginecologista, neuro-

O programa REFIS permite que débitos de qualquer natureza sejam parcelados

Divulgação

A cidade de Osasco tem sido bem representada por seus atletas em competições estaduais e nacionais. As medalhas conquistadas por atletas de Osasco são motivo de orgulho para treinadores, atletas, torcedores e também para o prefeito Jorge Lapas que recebeu na manhã desta terçafeira (2), em seu gabinete, medalhistas do atletismo e do kung fu. “É gratificante ver o fruto do trabalho desenvolvido pelos atletas, parabenizo a todos e aproveito para lembrar que o incentivo não é dado apenas para vôlei, futebol e esportes coletivos, mas todas as modalidades”, declarou o prefeito Jorge Lapas. Sete atletas receberam os cumprimentos do prefeito e do Secretário de Esportes, Tinha di Ferreira, pelas conquistas recentes. Os atletas de Kung fu

Divulgação

Divulgação

Divulgação

A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretária Municipal de Saúde e Medicina Preventiva, realizou a integração e capacitação dos novos servidores da Saúde na semana de 2 a 5 de julho. O evento foi ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do Município e contou com a participação de aproximadamente 90 profissionais, entre enfermeiros e agentes comunitários de saúde, admitidos recentemente através de concurso público. O encontro teve como objetivo dar as boas vindas aos novos servidores, informando sobre as características do município, e apresentando às estruturas desenvolvidas para o

giram Osasco na segundo quinzena de mês de junho. As áreas afetadas englobam as ruas Verde, Azul, Padre

Kassabian, no Jardim Baronesa, e nas vielas Roxo, Anil e 630. O documento é uma comprovação dos riscos e um mecanismo legal da administração municipal que busca auxílio e recursos que viabilizem uma solução rápida e eficiente visando garantir o bem estar, a integridade física e a segurança da população local. Neste momento, a Prefeitura de Osasco aguarda o acolhimento do decreto pelo Ministério da Integração para o início imediato de serviços e obras, que serão contratados em regime de emergência, de drenagem e contenções, orçados em cerca de R$ 20 milhões, para estabilizar e eliminar o risco de deslizamento, evitando a ruína do talude e das construções existentes. O documento já foi cadastrado no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).

logista, ortopedista, pediatra, plantonista, reumatologista, ultrassonografista, urologista e médico do trabalho. As vagas de nível médio são para auxiliar administrativo, agente da defesa civil, agente de apoio educacional, agente de trânsito, fiscal, desenhista cadista, técnico em contabilidade, técnico em edificações, técnico em infraestrutura de rede e telefonia, técnico em meio ambiente,

técnico em telefonia e topógrafo. Os postos de nível fundamental são para ajudante geral, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro/artífice, coletor de lixo, eletricista/artífice, encanador/ artífice, lavador/lubrificador, marceneiro/artífice, pedreiro/ artífice, pintor de parede, roçador/artífice, serralheiro/artífice, mecânico de auto e máquinas, motorista, motorista e vigia. As inscrições devem ser feitas

no período de 29 de junho a 29 de julho pelo site www.institutobrio.org.br. A taxa varia de R$ 18 a R$ 45. As provas objetivas serão aplicadas no dia 1º de setembro. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior, prova prática para algumas áreas e teste de aptidão física para agente de trânsito. A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Parque Ecológico recebe edição do Teatro nos Parques, no domingo 28 de julho O Parque Ecológico Clovis Assaf, na Cidade das Flores, recebe no domingo, 28 de julho, mais uma edição do Teatro nos Parques, uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro, com o apoio da Rede Globo. O espetáculo, O Pavão Misterioso, da Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, gênero infantil, se apresenta às 15h. De manhã, dentro da programação do “Domingo no Parque”, atividades de ginástica, contação de histórias, oficinas de massinha e brilho, poesia, música e artesanato.

A Sema convida músicos, atores, dançarinos, poetas, artesãos, artistas em geral para participarem do Projeto“Domingo no Parque”. Basta entrar em contato pelo telefone 3652-9511, das 8h às 12h, com Isa ou pelo e-mail isaferreira.sema@ gmail.com. O objetivo do projeto Domingo no Parque é propiciar atividades aos moradores próximos aos parques de Osasco e estreitar a relação de todos com o meio ambiente, sempre ressaltando a importância e preservação da natureza.


4

Barueri é pioneira na implantação da educação financeira

A cidade de Barueri se tornou a pioneira na implantação de Educação Financeira em sua rede municipal ressaltou a educadora Eliana Ferreira Rosa, secretária-adjunta de Educação da cidade. Para isso, fecharam parceria com a DSOP Educação Financeira, que disponibiliza material completo para implantar o tema na sala de aula, bem como também auxiliar no preparo de professores, pais e escola sobre o assunto. A Secretaria de Educação já capacitou os professores da 2ª fase da Educação Infantil (5 anos), 4º e 5º anos e os professores, de março a maio e já em Junho iniciaram os trabalhos com alunos. O processo de educação financeira não é um modismo, e sim um novo desafio global para governos, pais e escolas. Esse tema vem se desenvolvendo de forma mais intensa em países como Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul e, no Brasil, foi fortalecido no final de 2010 com a criação da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), pelo governo federal. O programa combate de forma eficiente o analfabetismo financeiro ao desenvolver no aluno quatro competências fundamentais para que ele possa lidar com as questões financeiras com segurança e consciência. No momento está sendo aplicado o ensino em um grupo menor, porém tem uma programação para atender mais de 13 mil alunos

Barueri terá programação de férias para as crianças

Para participar do Biblioférias, a criança deverá fazer inscrição na biblioteca mais próxima.

Os alunos da rede municipal de Barueri já teram aulas de educação financeira a partir do mês de junho. da rede pública de ensino que terão aulas, por meio de linguagem e signos adequados a cada faixa etária. O material adquirido da Dsop atende plenamente aos objetivos da ENEF e às diretrizes do Ministério da Educação para inclusão do tema educação financeira no currículo escolar da rede pública e privada. O conteúdo do programa está dividido em 6 eixos, entre eles

diversidade e empreendedorismo, que por sua vez dialogam com as linhas orientadoras da educação mundial no século XXI (aprender a ser, aprender a conviver, a fazer e aprender). Ao se apropriarem do conhecimento integrado na metodologia DSOP e correlaciona-lo as situações e as necessidades impostas pela vida pratica, as crianças e os jovens ampliam seu repertorio

sobre finanças de forma consciente e carregada de sentido prático, assimilando, assim, a importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social. A cidade de Barueri é a primeira na região a implantar a educação financeira em sua grade curricular, porém outras cidades da região, também estão avaliando como irão estender e implantar essa exigência do ENEF.

Chico Vilela faz balanço positivo do primeiro semestre Na última sessão ordinária do primeiro semestre, realizada no dia 25 de junho, o presidente da Câmara, vereador Chico Vilela (PTB), fez um balanço positivo dos seis primeiros meses da atual legislatura, destacando importantes projetos aprovados

B RUERI Divulgação

12 DE JULHO 2013

pela casa no período. “Foi um semestre bastante produtivo. Aprovamos a criação do Aluguel Social e a integração total nas linhas de ônibus”, afirmou Chico Vilela, que também ressaltou conquistas em sua gestão como presidente da Casa.

“Fomos recomendados à recertificação da SA 8000 [norma internacional de avaliação da responsabilidade social], graças ao empenho dos nossos servidores”, concluiu. No total foram apresentadas 2.657 indicações, 52 requerimentos, 25 moções e

110 projetos de lei. Já projetos de lei complementar foram 17, projetos de decreto legislativo 9 e projetos de resolução 5. Agora a Câmara de Barueri entra em recesso até 1º de agosto, quando retorna as atividades.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri prepara um calendário especial para as férias de julho. Nas onze bibliotecas municipais, as atividades voltadas para as crianças de 4 a 8 anos vão de 15 a 19 de julho, sempre das 13 horas às 17 horas. A programação para os pequenos, batizada de Biblioférias, prevê o contato com os alimentos, desde a formação de uma horta até a aula de culinária, que priorizará a alimentação saudável. Todas as experiências vivenciadas serão colocadas em um diário e os relatos darão origem a um livro. Já entre os dias 15 e 26 de julho, das 10 às 16 horas, as crianças com idades entre 10 e 14 anos participarão do Brincando nas Férias. As crianças terão diversão em quatro praças públicas e quatro centros comunitários, simultaneamente, durante uma semana, entre os dias 15 e 19. Serão selecionadas algumas crianças que irão para o espaço da antiga Brinquedoteca. Lá, além de brincadeiras que priorizam o coletivo, as crianças participarão de duas oficinas: do

livro e de produção de vídeo. Outra novidade durante as férias em Barueri será o Skate Bus – ônibus gratuito – que percorrerá todas as pistas de skate da cidade que já foi conhecida como Capital do Skate.

Férias encantadas

Ao longo das férias, a programação do Teatro Municipal será voltada às crianças. Veja a programação a seguir: 7 de julho, às 16 horas Alice no país das maravilhas; 14 de julho, às 16 horas - Luana artilheira; 21 de julho, às 16 horas - Sherek O teatro fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255. Telefone: 4198-0972

Serviço

Para participar do Biblioférias, a criança deverá fazer inscrição na biblioteca mais próxima. As inscrições serão limitadas a cinquenta crianças. Para o Brincando nas Férias, nos centros comunitários, também é preciso se inscrever; já nas praças a participação é livre. Basta chegar e participar. Mais informações: 4199-1600.

BRASA GRILL O carvão ecológico que rende 2 vezes mais e produz pouca fumaça.

Tenha em seu comércio! Contato 97094 6311 | 98875 6313 | 96270 6452


5 12 DE JULHO 2013

Jandira apresenta resultado da conferência Municipal de Educação

José Moreau

Habitação de Jandira faz reunião com moradores Gabriel Freitas

Na sexta-feira(05), no teatro Municipal, a prefeitura de Jandira, por meio da secretaria de Educação, apresentou o resultado da conferência Municipal de Educação que irá fazer parte das resoluções municipais que irão nortear o encontro intermunicipal que faz parte da Conferencia Nacional de Educação (CONAE). A conferência serve para apontar melhorias na educação de Jandira e irá mobilizar sociedade civil, Organizações Não Governamentais, consultores educacionais, poder publico e demais interessados. Na Conferencia municipal foram escolhidos também os delegados que irão compor o CONAE (Conferência Nacional de Educação) e apresentar propostas para políticas de Estado na Educação. Na etapa Municipal os participantes se reuniram dia 27 de Junho na ETEC Braz Paschoalim e durante o dia todo debateram todos os eixos elaborados e que estão sendo discutidos em todas as cidades. Em cada

Os representantes municipais de Jandira irão compor a conferência intermunicipal que acontece em Barueri. As casas previstas para abrigar moradores do Figueirão terão imóveis sobrepostos, com dois andares.

eixo foram formulados emendas que foram apresentadas somente na sexta dia 05 no seu encerramento, “Decidimos apresentar somente na sexta-feira no teatro, para que mais pessoas da sociedade pudessem comparecer para tomar conhecimento daquilo que estamos discutindo”, ressaltou Walter Martins, diretor de Educação. Na reunião de abertura dos trabalhos, a secretária de

Educação, Lurdete Kummer, ressaltou a importância da participação de país e educadores na busca de soluções para a educação que gradativamente vem sofrendo devido a má administração de outros gestores. Agora os representantes municipais irão compor a conferência intermunicipal que irá acontecer no dia 26 e 27 de Julho em Barueri, onde as cidades da região irão unificar seus apontamentos para tirar

daí diretrizes que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e posterior conferencia Nacional. Em todas as fases municipais, os encontros contaram com o apoio e participação do Prefeito Geraldo Teôtonio (Gê), secretária de Educação Lurdete Kummer, secretária de administração Marly Lobatto , presidente do FUNDEB, José Henrique, diretor de Educação Walter Martins e demais autoridades da cidade.

Divulgação

Secretaria de educação de Jandira realiza projeto com os alunos das EMEB´s A Secretaria da Educação de Jandira, realizou no dia 12 de Junho, o projeto “Era uma vez...um caminhão de histórias” para uma apresentação teatral com muita música e personagens que encantaram os alunos das EMEB’s Dimas Jordão, Ayrton Senna e Creche Heneyde Storni Ribeiro. Em meio a pelejas de calango e ponteios de viola, com muita música contaram história de amor e de bravura, renovando a tradi-

J NDIR

A apresentação contou com muita música e personagens que encantaram os alunos das EMEB’S

ção e resgatando o encanto dos grandes clássicos da literatura de cordel.

Com a realização desse projeto os alunos foram levados a refletir sobre

valores internos, respeito com o próximo, gratidão, amizade, entre outros sentimentos que desenvolvem e formam o caráter da pessoa. O projeto”Era uma vez...um caminhão de histórias” nasceu da necessidade de utilizarmos uma fo r m a i n ova d o ra ,l úd i c a e envolvente de interação dos alunos,pais e com u n i d a d e n o p ro c e s s o educacional,fortalecendo a dinâmica do aprendizado significativo.

No sábado, 29 de junho, foi dia de encontros da Secretaria de Habitação da Prefeitura de Jandira com comunidades em três pontos da cidade. O encontro com os moradores do Núcleo Habitacional Dolores Paschoalin, que engloba mais de 200 famílias e já existe há mais de vinte anos, ocorreu pela manhã, com a presença de representantes da empresa Diagonal, contratada pela Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo para realizar serviços de topografia. Na ocasião, a Diagonal apresentou os dados do levantamento que apontou as medidas corretas de cada lote.

Figueirão: obras com recursos do Governo Federal As famílias das 16 moradias que estão em construção no Conjunto Habitacional de Interesse Social Figueirão e atualmente são mantidas pelo aluguel social, conversaram sobre a retomada das obras, paralisadas desde 2008. As casas são parte de uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura e os

moradores. As casas do Figueirão terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia e ocupam um terreno na rua do Campo.

Prefeitura fará casas no Ouro Verde A visita ao bairro Ouro Verde teve por finalidade a realização, por parte da Prefeitura, de uma vistoria técnica cujo relatório, posteriormente, será encaminhado ao Departamento Jurídico e ao Ministério Público, órgão que quer informações sobre a atual situação das famílias. O bairro fica ao lado do Polo Industrial II e 30 casas sofreram sinistro (rachaduras, desabamentos) em 2009 devido a movimentações de terra no local. Destas, oito foram vistoriadas. Por conta dos danos, os ocupantes das 30 moradias foram removidas e se encontram em imóveis mantidos por aluguel social, pago em parceria com a empresa Independência Empreendedorismo e a Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Ação Social.


6

S NT N E PIR POR

Para o público infantil houve apresentação do espetáculo “As Aventuras de Pepino” e muitos brinquedos para diversão dos pequenos. prevenção de câncer bucal e aferição de pressão arterial, auriculoterapia, emissão do cartão SUS e coleta de exame Papa Nicolau também foram bem procurados pela população. Os moradores puderam usufruir ainda, dos serviços da

Previdência Social (Caixa de Previdência) informações sobre aposentadoria e regime para previdência; da SEMEDES com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Balcão de Emprego, Projeto Biqueiro, Junta Comercial; Negócios Jurídicos que ofereceu

Divulgação

Termina no dia 31 de julho o prazo para parcelamento do IPTU e outras taxas

Termina no final de julho o prazo para os moradores de Pirapora parcelarem os débitos do IPTU

A prefeitura de Pirapora do Bom Jesus definiu o dia 31 de julho deste ano como prazo final para que os moradores que tenham débitos

de IPTU, ISS e outros possam quitá-los. O programa prevê o parcelamento dos débitos municipais como IPTU e ISS, dentre

outros tributos e taxas, em até 96 meses com descontos nos juros e multas moratórias de acordo com a forma de pagamento adotada. Para aqueles que quitarem suas pendências à vista há 100% de desconto nos juros e multas. Nos pagamentos de dois a 24 meses, o desconto nos juros e multas é de 80%. Para o pagamento parcelado de 25 a 48 meses, o abatimento é de 70%. Nas quitações divididas de 49 a 72 meses, os contribuintes recebem desconto de 60%. Já nos pagamentos de 73 a 96 meses, o desconto é de 50%. O valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00. Para negociar as dívidas os interessados deverão procurar o setor de ISS e Cadastro da Prefeitura, na Praça dos Poderes Municipais, 57, Centro.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Suzana Dias, está com inscrições abertas para novas turmas de quatro cursos oferecidos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. As vagas oferecidas são para os cursos de Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, Libras Básico, Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga. Todos eles têm uma carga total de 160 horas. Para se inscrever, o interessado deve ter no mínimo 16 anos de idade e Ensino Médio Completo. A única exceção é o curso de Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço

Divulgação

SENAI abre inscrições para cursos do Pronatec em S. Parnaíba

Os cursos são oferecidos pelo SENAI Suzana Dias em parceria com o Pronatec Carbono e Aço Baixa Liga, que documentos necessários são: a idade mínima exigida é de cópia do CPF, RG e comprovan18 anos completo e Ensino te de endereço com CEP. Fundamental completo. Mais informações podem As inscrições devem ser ser obtidas na própria Escola realizadas no site: www.prona- SENAI Suzana Dias ou pelo tec.mec.gov.br/inscricao ou na telefone de contato é 4156Escola SENAI Suzana Dias. Os 9350.

Programa de apoio ao desempregado em Pirapora se tornou referência para empresas da região Desdejaneirodesteano,aSecretaria de Desenvolvimento Econômico e Promoção Social estabeleceu como um das metas prioritárias a implementação do Programa de Apoio ao Desempregado. Paratanto, foiiniciadoumtrabalhointensivo de visitas às empresas de Pirapora e região solicitando o estabelecimento de parcerias para contratação de munícipes cadastrados no Programa. A partir de então a empresas que tem vagas disponíveis encaminham estas vagas para a

Secretaria que convoca os cadastrados. “A iniciativa já rendeu frutos. Hoje estamos sendo procurados por empresas que, inclusive, nos pedem indicações e realizam a entrevista de trabalho na própria sede da Secretaria para futuras contratações”, garante a Secretária Adriana Bueno Molina, que cita como exemplo a empresa SUVIDE alimentos Ltda. que realizou a entrevista para contratação de funcionários na Secretaria. “Destaforma,estamospromovendo

o desenvolvimento e emancipação socialdaspessoas,pormeiodesuainserção no mercado de trabalho formal, garantindo o acesso a direitos trabalhistas e minimizando a dependência do Poder Público”, finaliza a Secretária. Só nos meses de abril, maio e junho foram empregados 75 munícipes que somados aos que foram empregados nos meses de fevereiro e março já ultrapassa o número de 200 empregos formais

Assistência Jurídica gratuita aos interessados em obter informações sobre questões da área de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Já para os micros e pequenos empresários, o evento disponibilizou estandes como do Posto de

Atendimento ao Empresário, do Banco do Povo Paulista, PROCON, Associação Comercial e SEBRAE. As crianças não ficaram de fora da programação e tiveram a oportunidade de se divertir com os brinquedos infláveis, como: touro mecânico, pula-pula, pin-

tura facial, jogos de tabuleiros, desenhos, colagens, leitura e conscientização de trânsito na escolinha de trânsito e a apresentação do espetáculo infantil “As aventuras de Pepino”. O público adulto pode conferir no palco apresentação da Banda da Guarda Municipal Comunitária (GMC) que abriu e encerrou o evento tocando um repertório musical variado, a banda “Prince of Night” e apresentação de grupos de danças, além da exibição dos cachorros do Canil da GMC. Presente na ocasião, o prefeito Cezar aos visitar os estandes e salas, conversou com os moradores no local. Para ele, o projeto foi bem aceito. “O São Pedro é uma comunidade muito grande e como ela está longe do Centro, optamos em dar inicio ao projeto aqui. Voltaremos aqui com certeza. Conversando com os moradores, pude ver que eles estão felizes e aceitaram bem a idéia”, explicou o prefeito que aproveitou para ressaltar a data da nova ação. “Daqui quinze dias, nós vamos levar toda essa estrutura aos moradores do bairro 120”, finalizou.

“Bebeteca”vai estimular alunos de 0 a 5 anos de Pirapora a terem contato com livros O prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório e a secretaria de Educação, Maria Célia, entregaram, durante o mês de maio, às creches e escolasmunicipaisumkitcomquatro baús, sendo cada um composto de 220 livros destinados às crianças de 0 a 5anos.

O projeto tem o nome de“Bebeteca” e visa despertar o interesse e o gosto pela leitura antes mesmo do início do processo de alfabetização destas crianças. São livros de panos, borrachascomluzesesons,bichinhos de pelúcia, forma, cores e texturas. Recebeu a “bebeteca” as Creche

Benedita Aparecida dos Santos, Padre Agostinho Damen, Amigo Real; as EMEIs Mestra Chiquinha, Casa da Esperança, Horácio da Rocha, Paulina Kockx; a Escola Especial Professora Marina Domingues Branco e as escolas rurais Adão Sabino de Brito e Vereador Thomaz Palazzolli.

Câmara de Pirapora aprova isenção de IPTU para aposentados Divulgação

A Prefeitura de Santana de Parnaíba realizou no último sábado (06), a primeira edição do prefeito na comunidade. O evento que recebeu mais de 5 mil pessoas foi realizado no bairro Cidade São Pedro. O evento é um plano de ação social que visa disponibilizar no bairro serviços gratuitos por meio das secretarias municipais. A ação proporcionou mais de cinco mil atendimentos ao longo do dia para quem passou pelo Colégio Municipal “Profª Ana Aparecida Sant’Anna” e na Praça Benedita Vieira como bolsa família, conselho tutelar, auriculoterapia, aferição de pressão arterial e Dextro, inscrição para o casamento comunitário, inscrição para vagas de emprego, emissão de RG, coleta de exame de Papa Nicolau, emissão do Cartão do SUS e muitos outros. Os serviços mais procurados pelos foram os de emissão da 1ª via do Registro Geral, além do serviço de fotografia do tipo 3x4 e a entrega de mudas de plantas frutíferas. Os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, como exame dextro (glicemia),

Divulgação

Prefeito na Comunidade é sucesso em Santana de Parnaíba e recebe mais de 5 mil pessoas

O projeto aprovado pela Câmara segue para o executivo e deve começar a valer apenas no próximo ano Em sessão extraordinária nessa quarta-feira(10), os vereadores aprovaram o projeto de lei de número 14/2013 que concede isenção de IPTU para aposentados, pensionistas e portadores de necessidades especiais. Para ter direito a isenção, o proprietário deve ter somente um imóvel em seu nome, com metragem que não ultrapasse 100 metros quadrados de área construída em terreno de até 300 metros quadrados. Outro requisito é que o cidadão deve residir na cidade há pelo menos cinco anos, e deve comprovar mediante declaração. “Tenho certeza que com a criação dessa lei, estaremos ajudando muitos aposentados

que hoje residem em nossa cidade que tem como única renda uma aposentadoria que quase desaparece ao fim do mês” ressaltou Rodrigo Alemão, presidente da Câmara. Para ser isento a lei esclarece que a renda familiar de até 5 VRM (Valor de Referência Municipal), cada VRM vale aproximadamente R$ 140,02 – ou seja, a renda familiar deve ser de no máximo R$ 700,10. Para o prefeito Gregório Maglio, o objetivo dessa lei é auxiliar os aposentados e deficientes carentes, e com essa isenção o município não será prejudicado em sua receita, porém demonstrará o respeito por aqueles que não tem condições financeiras, afirmou

o prefeito em sua justificativa enviada junto com o projeto. “A modesta ajuda que este projeto de lei tenta trazer aos que se pretende beneficiar, que gastam grande parte de seus recursos com remédios, e o dinheiro usado para pagar o imposto poderá ser usado para outros fins” concluiu o prefeito em mensagem enviada a câmara. O projeto agora segue para o executivo que irá publicar, porém a lei só valerá para o ano de 2014 e para o munícipe ter direito deverá requerer anualmente junto a prefeitura a isenção que deverá ser preenchido em formulário próprio a ser retirado na prefeitura.


7 12 DE JULHO 2013

COTI

E IT PEVI

O prefeito Carlão Camargo anunciou no dia 7 de julho, os novos secretários e algumas ações a serem realizadas na cidade. A Secretaria do Meio Ambiente será ocupada por Márcio Camargo. Ele deixa a Secretaria Geral do Gabinete, que, a partir de agora é comandada por Sérgio Folha. Entre as novidades, Carlão Camargo anunciou a criação da Subsecretaria de Fomento ao Empreendedorismo, cujo secretário será Sidnei Martins. Para dar andamento à implantação da Ouvidoria da Prefeitura de Cotia, Márcio José Gomes, ou Marcio Dola como é conhecido, foi convidado para o posto de Diretor. Ainda com foco na melhoria no atendimento direcionado ao público e aos servidores, Marcos

Divulgação

Prefeito de Cotia apresenta novo secretariado

Os jovens selecionados para as vagas compareceram acompanhados pelos responsáveis para assinar o contrato.

Mendes (Marcos da Works) tomou posse na função de Diretor de Recursos

Humanos. Carlão Camargo parabenizou os secretários

tário tem a incumbência de servir a cidade, de dar continuidade ao trabalho,

Lei que regulamenta a destinação de entulhos é sancionada em Cotia Divulgação

Divulgação

Jovens de Itapevi têm acesso ao primeiro emprego com apoio da Prefeitura

empossados e ressaltou o compromisso assumido com a cidade. Cada secre-

de ampliar e consolidar o crescimento por meio da implantação de novos projetos, busca de recursos e parcerias juntos ao governo estadual e federal, assim como, na iniciativa privada. “Estes são os valores que devem nortear as ações de todos os funcionários que trabalham nesta administração e que tem o compromisso de servir nossa cidade”. Durante a ocasião, o prefeito anunciou uma doação de recursos realizada pela Fundação Rotary para a criação de um projeto ambiental a ser desenvolvido no Parque Teresa Maia. A cerimônia foi realizada no auditório do Paço Municipal, contou com a presença de representantes da sociedade civil e autoridades.

A partir de decreto da Câmara de Cotia, lei que regulamenta a destinação de entulhos é sancionada pela Prefeitura

A Prefeitura de Itapevi vem dando respaldo aos adolescentes da cidade por meio do Conexão Jovem. O programa auxilia meninos e meninas a chegarem ao primeiro emprego, através da oportunidade de realizar estágios em escolas municipais e outros departamentos da Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, os participantes têm o primeiro contato com o ambiente profissional, além de aprender mais sobre uma profissão e trilhar seu futuro. Os jovens também pas-

sam por cursos de capacitação e recebem uma bolsa-auxílio no valor de um salário-mínimo mensal. Na terça-feira (02), mais 15 jovens compareceram ao auditório da Secretaria de Educação para assinar o contrato de adesão ao programa. Acompanhados dos responsáveis legais, os jovens receberam orientações sobre como funciona o projeto e também o encaminhamento para o departamento no qual farão o estágio. Para participar do Programa Conexão Jovem, os adolescen-

tes passaram por um processo seletivo classificatório realizado em março, que envolveu questões sobre língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico. Entre as atribuições do programa estão analisar, conferir e arquivar documentos, atualizar e alimentar informações em banco de dados, auxiliar no registro e documentação de eventos, atender ao público pessoalmente ou por telefone, auxiliar nas atividades em classe junto aos professores, coordenadores e diretores, além de elaborar relatório mensal.

Divulgação

Prefeito Jaci Tadeu avalia seis primeiros meses de governo em Itapevi

Termina no final de julho o prazo para os moradores de Pirapora parcelarem os débitos do IPTU

O prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, concedeu uma entrevista coletiva a imprensa regional para apresentar resultados obtidos em seu primeiro semestre à frente da administração municipal. Entre os principais dados apontados pelo prefeito, na terça-feira (02), na Secretaria de Educação e Cultura, destaca-se os investimentos em educação, saúde e mobilidade urbana. Com a presença dos se-

cretários municipais, do vice-prefeito Fláudio Azevedo, do presidente da Câmara, Paulo Rogiério de Almeida, e de alguns vereadores, Jaci reforçou que o trabalho integrado é reflexo do resultado que vem sendo apresentado. “Os projetos que elaboramos para Itapevi são de médio e longo prazo. Por isso foi de extrema importância fazer um balanço semestral dos resultados. E é importante destacar que o trabalho re-

alizado entre a Prefeitura e a Câmara Municipal foi primordial”, comentou o prefeito. Jaci reforçou que a palavra-chave de seu estilo de governo é a legalidade. Um exemplo disso foi a vitória, por 6 votos a 0, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, que negou recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) de Itapevi, que pedia a cassação de sua candidatura nas eleições. O prefeito antecipou que em 18 meses a cidade ganhará 20 novas creches, superando as expectativas do plano de governo, que projetavam a conclusão até 2016. Quando questionado sobre a construção da escola técnica estadual na cidade, Jaci explicou o andamento das tratativas junto ao Governo do Estado. “A futura Etec será do nível três, com 10 mil m² de área. O projeto de lei passará pela Câmara Municipal e após aprovação, serão dadas as condições para que o Estado comece as obras. Teremos em breve a implantação de um cursinho popular na cidade”, relatou.

A Câmara decretou e o prefeito Carlão sancionou em Cotia a Lei que ordena a coleta, o transporte e o destino final dos resíduos da construção civil, os incômodos entulhos. Cada infração vai pesar até R$ 5.000 a quem cometer crime contra o meio ambiente no município. Ainda antes da coleta, as empresas responsáveis deverão informar à

S ecretar ia M unicipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente acerca dos procedimentos, sobretudo o local para o destino final, que deverá estar criteriosamente licenciado para a recepção de entulhos. O veículo que for flagrado descartando entulhos em qualquer lugar não licenciado vai ser ime diatamente recolhido ao pátio de apreensões, de

onde será liberado só após pagamento de multa, já o condutor será levado ao órgão policial competente, onde será autuado por crime ambiental. A Lei nº 1765 entrou em vigor no dia 25 de junho. Não apenas os Fiscais de Posturas Municipais estarão de olho, também os Agentes de Trânsito, Guarda Civil Municipal e Guarda Civil Municipal Ambiental.

Itapevi receberá R$ 300 mil do Estado para reforma e ampliação do Velório Municipal A cidade de Itapevi receberá uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para reforma e ampliação do Velório Municipal. A emenda, de autoria do deputado estadual Adilson Rossi, é fruto de solicitações do prefeito Jaci Tadeu e do vereador Julio César Portela. Na última semana, o parlamentar foi recebido por Adilson Rossi na Assembleia Legislativa e ressaltou a necessidade do investimento no espaço. Durante a audiência, o vereador entregou em nome do prefeito Jaci Tadeu, um ofício de agradecimento pelos recursos destinados à Itapevi por meio da emenda criada pelo parlamentar. O deputado Adilson Rossi, que desenvolve importantes trabalhos sociais e é vinculado a igrejas evangélicas, havia vi-

Divulgação

Os jovens selecionados para as vagas compareceram acompanhados pelos responsáveis para assinar o contrato.

A emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil é destinado a reforma do velório municipal

sitado o prefeito Jaci Tadeu em março deste ano e, desde então, vem estreitando laços com o município. O prefeito Jaci Tadeu destacou o bom relacionamento que vem mantendo com deputados de inúmeros partidos.

“Temos um compromisso com o morador de Itapevi, que não se importa com bandeiras partidárias. Desta forma, não medimos esforços em buscar apoio aos nossos deputados e às esferas estadual e federal”, finalizou Jaci.

Cotia cria setor de“Planejamento e Inteligência” na Secretaria de Segurança Pública A Prefeitura de Cotia criou o Setor de Planejamento e Inteligência na Secretaria de Segurança Pública. O setor recém-instituído é composto por três profissionais. Eles fazem um relatório para apresentar a “mancha criminal” – onde será apontado o horário, local e crime que mais acontece. Com essa estatística, a Secretaria

estuda a área e localiza o que está favorecendo as ocorrências no local – como, por exemplo, iluminação e vegetação - e desenvolve ações para melhorar a segurança nas ruas da cidade. Para realização deste relatório, o setor que funciona há dois meses cruza os dados de ocorrências da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.

A Guarda Civil Municipal é referência em todo Estado de São Paulo e está à disposição da população através do telefone 4616-2835 ou 153. Lembrando que a Guarda Civil Municipal de Cotia conta um efetivo de 413 homens, entre eles 30 mulheres. Com a criação deste setor, a Prefeitura espera aproximar ainda mais o munícipe da Guarda Civil.


8

V RIED DES

Meu Malvado Favorito 2

Aniversários Gê Sexta-feira 05/07

Chico Soares Sábado 06/07

Franscisco Rossi

Quarta-feira 10/07

Agora que o empreendedor Gru deixou para trás uma vida de super crimes para criar Margô, Edith e Agnes, Gru, Dr. Nefário e os Minions têm algum tempo livre par aproveitar. Mas, assim que ele começa a se adaptar ao seu novo papel como pai de família, uma organização ultra-secreta dedicada ao combate do mal em todo o mundo bate à sua porta. Agora, depende de Gru e de sua nova parceira, Lucy Wilde (com a voz de Maria Clara Gueiros) descobrir quem é o responsável por um crime espetacular e levá-lo à justiça. Afinal, é necessário o maior ex-vilão do mundo para capturar aquele que está tentando tomar seu lugar...

Chico Vilela Quar ta-feira 17/06

Conheça o metódo DSOP de educação financeira para escolas públicas e privadas

www.dsop.com.br

Jornal A Voz dos municípios  

Edição 01 - Julho de 2013