Page 1

3ª AULA


  

Revisão do que foi visto na 1ª e 2ª Aula Introdução ao Hardware – Parte 3 Introdução a Internet  História da Internet no Mundo e no Brasil  Contexto Histórico da chegada da internet ao Brasil  Como Funciona a Internet

Revisão do Material do curso da 2ª Unidade  Gênero Textual Internet (Internetês)  Orientações sobre a Atividade da Unidade II

Introdução ao Software – Parte 3  Aplicativos Linux Educacional  GCompris


Partes do computador  Acessórios:  Scanner: é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora.


Partes do computador  Acessórios:  Joystick: O joystick é usado freqüentemente para controlar os jogos de vídeo, e têm geralmente um ou mais botões de pressão cujo estado pode também ser lido pelo computador.


Partes do computador  Acessórios:  Portas USB: Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão "ligar e usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador, utilizando um mesmo tipo de conexão para diversos acessórios diferentes..


Partes do computador  Acessórios:  Modem ADSL: Permite a conexão de 1 (um) dispositivo a Internet, através de uma linha telefônica  Access Point: Access Point ou AP ou em Português Ponto de Acesso é um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis  Roteador Wireless ADSL: Permite a conexão de 1 (um) dispositivo a Internet, através de uma linha telefônica, distribuindo o sinal através de uma rede com ou sem fios.


Partes do computador Acessórios:

Modem ADSL

Access Point

Linha Telefônica

Roteador Wireless ADSL


 O QUE É A INTERNET:  A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.


 TIPOS DE CONEXÃO A INTERNET:  Os meios de acesso direto à Internet são a conexão dial-up, a banda larga (em cabos coaxiais, fibras ópticas ou cabos metálicos), Wi-Fi, satélites e telefones celulares com tecnologia 3G.


 Como Funciona a Internet:

 Guerreiros da Internet


 O que é:  Navegador: programa usado para navegar na internet (Mozilla, Internet Explorer, Chrome)  Servidor Proxy: O servidor proxy surgiu da necessidade de conectar uma rede local(ou LAN) à Internet através de um computador da rede que compartilha a sua conexão com as demais máquinas. Ou seja, se considerarmos que a rede local é uma rede "interna" e a Internet é uma rede "externa", podemos dizer que o proxy é aquele que permite que outras máquinas tenham acesso externo.  Firewall: é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.


 O que é:  Banda de Internet: é a velocidade de transferência de dados de uma conexão a internet medidas em Bytes por Segundo. 

No Brasil ainda não há um mínimo estabelecido para que uma internet seja definida como banda larga. Mas comumente esta estabelecido que internets acima de 200kbps sejam classificadas como Banda Larga.    

Acesso Discado: 56 Kilo Bytes por Segundo ADSL: a partir de 512 Kilo Bytes pro segundo Rádio: entre 200 e 2000 Kilo Bytes por Segundo 3G: no máximo 1000 kilo Bytes por Segundo


 Internetês ou Gênero Textual Internet  Guarda muita semelhança com os demais gêneros textuais quanto as regras de utilização.  Praticamente todos os silogismos criados para a internet seguem um mesmo padrão, a partir de algumas regras:

1. Fonética: a letra ou símbolo utilizado esta associado ao som que esse símbolo produz na fala. 2. Símbolos: mais conhecidos como Emoticons 3. Abreviação: palavras abreviadas. 4. Do inglês: palavras e símbolos do inglês associadas a sua fonética. Fone: Internetês e Emoticons


Acesse o site: EPROINFO.MEC.GOV.BREntre com dados cadastrados e clique em “Entrar”

Caso tenha esquecido o usuário e senha cadastrados clique em “Esqueceu a Senha” , digite seu CPF, clique em seu nome e em “OK” para receber uma nova senha no seu E-mail cadastrado.


APÓS ENTRAR COM SEUS DADOS DE USUÁRIO, CLIQUE NO SEU PERFIL DE ALUNO


AGORA VOCÊ JÁ TEM ACESSO A SUA TURMA E AS SUAS ATIVIDADES. Esse é o “Ambiente do Curso” para acessar as atividade clique em “Curso de 40 Horas para Professores”


As atividades do curso você encontra no menu “Interação” na opção “Fórum”

Clique sobre a “Atividade da Unidade II”


Na janela que se abre clique em “Contribuir”


Leia o Enunciado da Atividade na parte superior e responda as perguntas no quadro de texto abaixo. Ao finalizar clique em “Incluir”, faça com atenção pois não é possível alterar o texto após o envio.


Gcompris: GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.

Pode ser usado no Linux (completo) e no Windows (parcial) e baixado no site: http://gcompris.net


Estudar a 3ÂŞ unidade do material do curso, caso tenha a apostila utilize a mesma, caso nĂŁo possua, utilize a plataforma para acessar o conteĂşdo.

3ª Aula do Curso de Introdução a Educação Digital  
3ª Aula do Curso de Introdução a Educação Digital  

3ª Aula do Curso de Introdução a Educação Digital

Advertisement