Page 1

Associação Desportiva e Recreativa Luso galaica

Sede Social: |Av. Centro Cívico, 17 1º G|4910–431Vila Praia de Âncora |NIF 510127240|

1 ª edi ç ão

S et/O ut 2 0 1 3

Ainda nesta edição: 2| Pedro Conde |2| Free Running Nocturno |2|Trail Sta. Catarina |3| Geres Trail Adventura |3| Mesa da Pácoa |3| UTAX |3| Campeonato Nacional de Trail |4| Telmo Veloso |4|

GRANDE TRAIL SERRA D’ARGA 2013 Nos passados dias 27 e 28 de Setembro, realizou-se o III Grande Trail Serra d’Arga, sendo como era de esperar mais um sucesso, apesar das condições meteorológicas muito adversas. Este evento foi constituído por 3 distâncias distintas: 45 Km designada Ultra Trail com um desnível acomulado de aproximadamente 5000 metros, 21 Km Trail Longo com 2000 metros acumulados e 13 Km Trail curto, que serviu este último para aqueles Atletas que não se sentiam em condições de fazerem nenhuma das outras distâncias e também para as famílias dos Atletas poderem usufruir de uma caminhada, contemplando e usufruindo simultâneamente de uma paisagem fantástica. A afluência foi muito grande. Mais de 1800 atletas e outros tantos acompanhantes deslocaram-se a Caminha e Serra D’Arga. De referir a presença de uma grande percentagem de estrangeiros de 13 Nacionalidades .

Patrocínios

Também como era de esperar, este evento serviu ainda para se reverem amigos, fazerem-se outros e conviverem durante e após a chegada. Foi uma festa! A organização congratula-se, apesar das condições adversas do tempo, não ter havido grandes problemas, para tal uma equipa fantástica de 300 volutários foram o sucesso deste evento. Com a riqueza de mais esta experiência, pretendemos estar mais confiantes e com a certeza que o IV GTSA será ainda melhor. Um bem haja a quem esteve presente e um obrigado a todos que se envolveram neste desafio.

Luís Pereira Atleta Desnível Positivo vence Urban Trail do Porto No passado dia 12 de Outubro. Mais de 8.000 pessoas iluminaram a magnifica cidade do Porto, num Trail Urbano que leva a estes participantes um novo conceito de corrida. Luís Pereira levou bem alto o nome do nosso clube ao ser o mais rápido a correr estes 12km com o tempo de 48 minutos! Também Carlos Sá esteve presente neste evento mas de uma forma não competitiva, na hora de entregar os prémios aos ilustres vencedor Carlos Sá entrega o troféu ao seu companheiro de equipa. Mais um momento alto para a nossa associação, seus atletas e para o desporto da nossa Região. Parabéns Luís!!!!!!


Pá g in a 2

V o l um e 1 , e di ç ã o 1

Pedro Conde, Atleta Desnível Positivo 100Km nos Alpes em 16:56:34! O principal objectivo de 2013 estava à porta, Cavalls del Vent, prova com 13.000m de desnível acumulado e 6680 de D+ que decorre nos Pirinéus, o dia da chegada estava destinado a conhecer os dois PAC (Posto de Abastecimento

e Control) onde iria ter assistência, levantar dorsais, conferir material e descansar para o grande dia. Cheguei ao local da partida às 6:15h, era noite cerrada e estavam 5 graus, começou o nervoso miudinho! Depois de algumas entrevistas com os favoritos, começou a famosa música da prova (The Gael) que antecede a contagem para a partida. Arrepiante o momento! O ambiente montanha acima era excelente,o público sempre a apoiar, corriam ao nosso lado alguns metros, chamavam pelo nosso nome, e isto tudo com um frio de rachar ás 8h da manhã, as paisagens eram espectaculares. Os últimos 2km foram fantásticos, imenso apoio, os carros iam ao nosso lado a incentivar, as pessoas vinham à porta de casa puxar por nós. Finalmente entro nos últimos 200 metros em que a emoção e a felicidade tomaram conta de mim. O ambiente era arrepiante e só me lembro de cruzar a meta. Objectivo cumprido, 150º da geral e 33º do escalão, que surpresa!

Free Running Nocturno Vila Praia de Âncora Realizou-se em Agosto, um Free Running Nocturno pelos Montes de Sto. Antão em homenagem ao nosso Atleta Joaquim Sampaio. Houve uma forte afluência, tendo participado Atletas do Norte de Portugal. Tivemos ainda a honra da presença de uma lenda do Ultra Trail e Ultra Maratonista Mundial, com um pamarés deveras impressionnante!!!

ANALICE SILVA. http://papakilometros.blogspot.pt/2012/10/analice-silva-historiade-vida-de-

uma.html?showComment=1383151577213# c6864675900648133284


A s s o c i a ç ã o L u s o g a la i c a

Ester Sofia Alves vencedora do 1º Trail Sta Catarina

Pá g in a 3

Esta prova teve como madrinha a nossa Atleta Ester Sofia Alves. Como não poderia deixar de ser, a família D+ composta por 7 magníficos, reuniu-se para acompanhar a "madrinha" e para acima de tudo disfrutar ao máximo daquilo

Carlos Sá Nature Events® terá como grande desafio para o ano 2014 o “Carlos Sá Gerês Trail Adventure®”, uma prova que irá marcar o panorama nacional do trail e do desporto aventura, com 3 etapas realizadas em 3 dias. Nos dias 25, 26 e 27 de Abril próximo, vem disfrutar de um cenário deslumbrante em pleno Parque Nacional da Serra do Gerês, As inscrições abrem no dia 1 de Dezembro, através do site: http://www.carlossa.com/

que mais gostamos de fazer: Trail Running e Convívio com os amigos!Para uma primeira edição e sendo uma prova curta, quando hoje em dia só se querem organizar provas hiper longas, foi muito agradável ver a quantidade de pessoas que decidiram aceitar este desafio! O tiro de partida foi dado e

arrancamos com um sorriso. Foram 15km de puro gozo num verdadeiro carrossel de subidas e descidas que surpreenderam muita gente. No final o convívio, a diversão continuou. Até deu para fazermos das nossas, com os adereços do grupo de teatro convidado para animar a prova.

Mesa da Páscoa Realizou-se no dia 30 de Março, a Mesa da Páscoa em Vila Praia de Âncora. Mesa gigante, com 400 metros de comprimento. Foi disponibilizado à Desnível Positivo uma determinada área, onde foram vendidos vários produtos caseiros: bolos, tartes, compotas,licores, água-ardente, vinho Alvarinho, etc. a maioria oferecidos por Atletas e amigos e confeccionados por eles! Uma maneira de angariação de fundos para a Associação!

Não percam esta grande aventura!

Ester Sofia Alves Vence Ultra Trail das Aldeias do Xisto Decorreu no passado dia 19 de Outubro a emblemática prova UTAX, prova cartaz do AXTrail 2013.Mais de 500 atletas responderam ao desafio, entre eles 15 atletas da Desnível Positivo, divididos pelas duas provas, UTAX com 88km e 5000m de desnível Positivo e o Trail da Lousa com 42k e 2500m de desnível positivo.Devido as condições climatéricas adversas a prova mais longa acabou por ser encurtada para 73km.Ester Alves atleta Desnível Positivo sagrouse vencedora no sector feminino concluindo a prova com o excelente tempo de 10h03min.

Festa do Natal Família D+ Vai realizar-se no dia 14 e 15 de Dezembro, a Festa de Natal com organização D+, para todos os sócios e suas famílias, no Parque Nacional Peneda Gerês. Para além do “comes e bebes”, haverá um free Running para quem quiser participar. No Domingo demanhã, para “atenuar os enjoos” e desentorpecer os músculos, realizar-se-a uma Caminhada para todos.

Haverá também muita aventura para as crianças.


Telmo Veloso e

*

Susana Simões A Desnível Positivo tem o prazer de anunciar em 1ª mão, a adesão à Equipa como Sócios Atletas, dois GRANDES CAMPEÕES, com um curriculum deveras invejável! A Desnível Positivo deseja as boas-vindas ao seio da equipa, com votos de futuros grandes êxitos .

D E S N Í V E L P O S I T I VO E M D E S TA Q U E N O C A M P E O NAT O N AC I O NA L D E T R A I L também tem representação do "outro lado" do rio Minho, na Galiza, com vários atletas oriundos dessa região autónoma. A Desnível Positivo, dedica-se a um desporto relacionado com a natureza, o "Trail", corrida por trilhos no monte (essencialmente), tendo já levado o nome do Minho e de Portugal a vários pontos do Mundo, como seja em África (Deserto do Sahara), América (Peru- Aconcágua, 7000 metros de altitude), California Ultra Maratona de Badwater 217 Km e por toda a Europa, com vitórias em várias provas internacionais. Fonte: Jornal Caminha 2000 A equipa de Caminha Desnível Positivo, confirmou este fim-de -semana a sua hegemonia no panorama do Trail Nacional com a Vitória do atleta de Barcelos, Carlos Sá, no campeonato nacional de Trail realizado na ilha da Madeira na distância de 115 Km. Na 2ª posição qualificou-se Nuno Silva também atleta Desnível Positivo, tendo o atleta José Pereira entrado na 9ª posição da geral a que correspondeu o 3º Lugar em VET1-M. Em femininos a atleta da Desnivel Positivo, Ester Alves qualificouse no 2º lugar no campeonato nacional, sagrando-se vice-

campeã. Da equipa Desnível Positivo ainda participou o atleta de Melgaço, Luis Freitas na 37ª posição geral. O Clube Minhoto, Desnível Positivo, confirma assim o seu domínio em Portugal, aquela que já é reconhecidamente uma das melhores equipas de Trail na Europa. A Associação Desnível Positivo ADR Luso-Galaica é um Clube sediado em Caminha que congrega atletas de todo o país, especialmente do Norte de Portugal e não só pois o clube que (como o nome diz)

José Pereira 9ª Classificado na geral individual e terceiro classificado VET-1

1ª edição newslleter d  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you