Page 1

Rosa Maria Vieira Silva Pereira


Um amigo invisĂ­vel

Rosa Maria Vieira Silva Pereira


NO FIM DESTA UNIDADE TENS DE SABER: Reconhecer a importância do ar como fonte de vida na Terra. Enumerar os constituintes do ar. Indicar as proporções aproximadas dos constituintes do ar. Identificar os constituintes do ar pelas suas propriedades. Conhecer o significado dos termos: combustível, incombustível, comburente, incomburente. Referir a importância dos gases atmosféricos. Identificar causas da poluição atmosférica. Indicar poluentes da atmosfera. Explicar os efeitos da poluição atmosférica. Reconhecer a necessidade de evitar a poluição atmosférica.


Grande camada gasosa que envolve a Terra da qual faz parte o Ar.


 A atmosfera possui os gases necessários para a respiração dos seres vivos.  A atmosfera protege a Terra das radiações solares que prejudicam o Homem.  A atmosfera modera a temperatura do planeta , de modo que não seja nem muito fria nem muito quente, pois um arrefecimento exagerado destruiria os seres vivos. A atmosfera protege a Terra de choques com outros astros.


Hoje, e devido a informações recolhidas por satélites, já é possível saber que a atmosfera é formada por várias camadas, tendo cada uma delas características próprias. Termosfera (camada mais externa) ATMOSFERA

Mesosfera

(estrelas cadentes)

Estratosfera (camada de ozono) Troposfera

(camada mais próxima)


PAPEL

ÁGUA

OCUPA ESPAÇO

INODORO

INVISÍVEL

FORMA VARIÁVEL

COMPRESSÍVEL E ELÁSTICO


AZOTO

S RO T OU

S SE A G

OXIGÉNIO

1% 21% 78%


 É invisível, insípido e incolor.

 É um gás que não arde durante a

combustão por isso toma a designação de incombustível.

Ar interno

PROPRIEDADES DO OXIGÉNIO A água eleva-se a 1/5 do volume do vasilhame

Ar externo

 Torna mais ativas as combustões. Logo é um gás comburente.


PROPRIEDADES DO DIÓXIDO DE CARBONO

Dióxido de Carbono

Água de Cal

Água de Cal turva

O dióxido de carbono é um gás incolor, inodoro, incomburente, incombustível e turva a água de cal.


COMO SE PODE PROVAR A EXISTÊNCIA DE VAPOR DE ÁGUA NO AR ? gelo

O vapor de água do ar ao bater nas paredes frias do recipiente que contém o gelo, passa ao estado líquido, isto é condensa. O indicador químico da água é o sulfato de cobre anidro.


IMPORTÂNCIA DOS GASES ATMOSFÉRICOS  Sem ar, a vida dos seres vivos seria impossível.

 Os mergulhadores utilizam o ar ou uma mistura de oxigénio e de hélio acondicionada em botijas próprias.


Os fatos dos astronautas e os barcos pneumáticos têm ar no seu interior.

O ar possibilita a produção de plástico destinado ao fabrico de sacos.


Em casos de emergência, o oxigénio é necessário para salvar vidas.

Máscaras de oxigénio são indispensáveis aos bombeiros nas situações em que esse gás falta.


O oxigénio intervém, ainda, na fundição de metais.

O dióxido de carbono é um precioso auxiliar no Combate aos incêndios.


Emprega-se também o dióxido de carbono na gaseificação de refrigerantes e outras bebidas.

O azoto é utilizado nos frigoríficos onde se pretende a refrigeração dos alimentos. Também entra na constituição dos adubos químicos.


 O ar é fundamental para os seres vivos, mas corremos o risco de este se tornar impróprio para a vida.  As principais causas de contaminação do ar estão relacionadas com:  o desenvolvimento industrial;  a formação de grandes aglomerados de populações;  o aumento do número de veículos automóveis e aviões. … Rosa Maria Vieira Silva Pereira


Rosa Maria Vieira Silva Pereira


AQUECIMENTO GLOBAL

“Efeito de estufa”

• O dióxido de carbono e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a libertação do calor.


 Espécies animais e vegetais poderão ser extintos.

Fusão dos gelos dos pólos e a subida do nível médio das águas do mar.

Alterações do clima que podem influenciar negativamente a agricultura, reduzindo a quantidade de alimentos no nosso Planeta.

O aumento da temperatura dos mares pode ocasionar a extinção de várias espécies marinhas.


CHUVAS ÁCIDAS • Chuva contaminada por poluentes atmosféricos, emitidos por exemplo pelas chaminés das fábricas e escapes dos carros. • As gotas contaminadas penetram no solo, envenenando-o, o que causa a morte das florestas. Também contaminam rios, lagos e corroem monumentos.

Formação de chuva ácida


PERIGO PARA A SAÚDE • Os poluentes nas grandes cidades industriais, provocam nas pessoas um aumento de doenças nos sistemas respiratório e circulatório, assim como, doenças de pele e alergias.

• Nas crianças verifica-se um aumento de doenças ósseas, por não receberem a quantidade suficiente de radiação solar.


DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO


 O ozono é uma molécula constituída por três átomos de oxigénio (O3).  É um elemento raro na atmosfera terrestre: em 10 milhões de moléculas de ar há cerca de três moléculas de ozono. Cerca de 90% deste gás encontra-se na Estratosfera.  Esta camada absorve praticamente a totalidade da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. Assim , ela protege a vida animalRosa e vegetal contra Maria Vieira Silva Pereira esta radiação.


A EVOLUÇÃO DO BURACO NA CAMADA DE OZONO (1980-1991)

Foi no início dos anos 70 que o Homem começou a preocupar-se com a destruição da camada de ozono pelas substâncias químicas que possuía na sua composição: cloro, hidrogénio, entre outros… Rosa Maria Vieira Silva Pereira


Nos seres humanos, a exposição a longo prazo aos raios UV está associada ao risco de danos na visão, no sistema Maria Vieira Silva Pereira imunológico e no Rosa aparecimento do cancro de pele.


MEDIDAS PREVENTIVAS REDUZEM A CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES  Uso de combustíveis menos poluidores, por exemplo, gás natural.

 Manutenção adequada do veículo, visando o bom funcionamento do mesmo. Porque não fui com o carro à revisão!


 A altura das chaminés deve estar relacionada com a dispersão dos diferentes tipos de poluentes. As mesmas devem possuir filtros.

 Os resíduos químicos devem ser tratados.

 Reduzir o lixo.


 Plantar mais árvores.

 Evitar queimar compostos orgânicos ou lixo de um modo geral.  Utilizar embalagens de sprays, cujos rótulos contenham a indicação de inexistência de CFCs (clorofluorcarbonetos).


ďƒ˜Utilizar fontes de energia renovĂĄveis, como o sol, o vento e a energia da ĂĄgua.


O ar