Issuu on Google+

Minha inspiração é um dom que me é dado por Deus. Ela chega através de meu espírito, transmitindo aos meus olhos o poder de ver poesia em tudo... Seja em concreto ou abstrato... Joaquim Marques

E-mail: jep.marques@zonmail.pt joaquim.marques.pt@gmail.com


TUDO É POESIA ©Joaquim Marques

Poesia!... Te vejo em toda ' parte... Quer em concreto, quer em abstrato No tosco da pedra ou numa obra d'arte Na pintura bela, num simples retrato! Poesia!... Desabrolhar de flores... Que, dos mais belos jardins são enfeite! Fazes com que a matiz de tuas cores Sejam, de olhos sensíveis, o deleite... Poesia! Estás numa simples dança! Nos cabelos brancos de um ancião Ou no terno olhar de uma criança! Poesia!... És da Natureza o verso!... Das aves, o canto que o céu alcança E guarda em estrofes no Universo!...


Quem sou eu:

SOU Homem de Paz e de Bem! Minha simplicidade é tão grande que me julgo ser... "Ninguém"!... Sou um apaixonado, das Artes, Letras, Música Teatro e Poesia. Por todas elas passei! Com um pouquinho delas, fiquei! Na minha adolescência comecei a gostar de escrever versos. Hoje, sem me considerar Poeta Sem ter pretensões megalômanas... A poesia faz parte da minha vida! Se sou Poeta... Não sei! Meus leitores costumam ser o júri e, me dão a classificação que acham que mereço. Sou Joaquim Marques, nascido na cidade de Vila Nova de Gaia (área Metropolitana do Porto / Portugal) um autodidata por natureza. Fiz da vida, em prosa e verso, a minha lida. Autor de centenas de sonetos e poemas diversos tenho obra publicada no Brasil, pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), em 2008.


Meus blogs:  Nas Asas da Poesia http://jepmarques.blogspot.com.br

 Aconteceu no Mundo... http://coletaneadeacontecimentos.blogspot.com.br

 Coletânea de Crônicas http://coletaneadecronicasjm.blogspot.com.br

 Coletânea do Saber www.coletaneadosaber.net


Publicações: www.sonetos.com.br http://www.joaquimevonio.com/espaco/joaquim_marques/joaqui mmarques.html http://jmamigodaescola.blogspot.com.br/ https://agbook.com.br/authors/68047 http://www.osconfradesdapoesia.com/CIRANDAS/A_PazDosPoet as.htm http://carminhov.wordpress.com/2008/12/09/joaquim-marques/ http://fau2008l.blogspot.com.br/2011/04/eu-poesia-e-portugaljoaquim-marques.html http://www.carmovasconcelosfenix.org/Escritores/Joaquim_Marques/Joaquim_Marques1.htm http://www.olegalmeida.com/page_25.html http://www.ilzesoares.net/joaquim_marques.htm http://www.veramussi.com.br/ http://literaturaeartecampinas.blogspot.com.br/ http://www.sinfoniadeumavida.com.br/poetas.convidados/joaqui m.marques/joaquim.marques.html http://www.sonhoepoesias.com.br/Sonho/JoaquimMarques.html http://www.sergrasan.com/ritarochaslides/ http://poetas.de.ouro.zip.net/ www.caestamosnos.org (Varias citações em: www.google.com.br web e imagens)


Meus trabalhos nas letras: E-book: Nas Asas da Poesia

Colet창nea do Saber:

ISBN: 9789897140150


Livro editado pela Editora Emooby e distribuído em vários países da Europa e America do Sul. Pode ser encontrado em vários formatos e em várias livrarias.

Algumas sugestões:

 Coletânea Do Saber [Edição Kindle] Joaquim Marques (Autor), Augusta Schimidt (Autor), EMOOBY (Editor)

Formato: Edição Kindle Tamanho do arquivo: 124 KB Editora: EMOOBY (24 de junho de 2011) Vendido por: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda Idioma: Português ASIN: B00580500W  http://www.machadolibros.com/ebook/COLETNEA-DOSABER_E0000585654  http://www.nobelebook.es/ebook-ean-9789897140150.html  http://www.barnesandnoble.com/w/colet-nea-do-saber-augustaschimidt-joaquim-marques/1109565468?ean=2940011426605  http://www.buqui.com.br/ebook/coletanea-do-saber-704437.html  http://www.travessa.com.br/COLETANEA_DO_SABER/eBook/6dfb053 2-47e2-4b3f-b5ef-501443f34ce8  http://ebooks.fnac.es/coletanea-do-saber-augusta-schimidt-joaquimmarques-9789897140150  http://www.supercap.com.br/loja/coletanea-do-saber.html  http://esplai-llibres.com/product.php?id_product=115226&id_lang=4  http://www.kobobooks.fr/ebook/Colet%C3%A2nea-Do-Saber/bookrSq-QtYhYUKPgv9CSouaTw/page1.html  http://ebooks.allbookstores.com/kindle/book/B00580500W/Coletnea-Saber-Portuguese-Edition.html  https://webshop.libris.nl/Webshop/Product.aspx/augustaschimidt/coletanea-dosaber/9789897140150?MemberNr=7307&EBooks=1&ProductID=1088 2492  http://www.luarna.com/ebook/coletnea-do-saber/  http://www.paraprofesionales.com/productos/prodficha.php?isbn=97 89897140150


Outras Publicações: Poetar Contemporâneo Vol. I

Poetar Contemporâneo Vol. II


EJA: Educação de Jovens e Adultos - Editora Escala – Brasil

Voando com a Poesia: Um livro para ser lido carinhosamente, pois o poeta escreve aquilo que sente... Seus poemas levam a sua marca e em cada verso a sua emoção.

https://agbook.com.br/book/132922--Voando_com_a_Poesia


Natureza Florida:

http://www.carmovasconcelosfenix.org/Escritores/Joaquim_Marques/Joaquim_Marques2-1.htm

Nas artes: A Arte se renova a cada obra, para no Futuro, contar a Sua História. O Teatro é uma arte por onde já passei...


Com e alguma habilidade, criei...

barro


Deste evento, participei...

Canelas show Dance “… Um sonho… Uma vontade… Uma união fortemente enraizada na amizade, uma família… Coragem… Um espaço físico e no tempo… Um frio que se extinguiu… Uma azáfama e nervos à flor da pele… Luzes que se acendem, um último arranjo… Senhoras e senhores o espectáculo vai começar! CANELAS SHOW DANCE ...” Assim aconteceu mais um espectáculo realizado pela Escola de Dança de Salão de Canelas com um vasto leque de artistas das variadas vertentes das artes. Neste evento participaram excelentes dançarinos de dança de salão, mas também houve lugar para a dança oriental e Hip Hop, e para quebrar um pouquinho o tema da dança tivemos em palco a canção e a poesia com grandes artistas reconhecidos por todos nós com os seus vários êxitos!


Iniciamos o nosso show abrindo com poesia na pessoa de Joaquim Marques, poeta contemporâneo português.

http://www.dancasalao-canelas.com/Not%C3%ADcias.php


Meus PrĂŞmios e Certificados:


Entrevistas: Entrevista publicada em: http://www.paper4web.com/www/Preview.aspx?id=7456 SC (Samanta Cezarine) JM (Joaquim Marques)

(SC) Desde que época o senhor se dedica à escrita literária? (JM) Desde que aprendi a ler e escrever, nos primeiros anos de minha escolaridade, comecei a sentir certa propensão para a escrita e para a leitura. Escrevia então, coisas diversificadas tais como: contos, lendas, próprias da infância e para infantes como eu; depois, já na adolescência, cartinhas e versos amorosos para as mocinhas de quem gostava. Mais tarde, já adulto, não perdi a inclinação que tinha e, continuava a escrever cartas de amor e versos românticos, para a namorada que, na altura tivesse; elas deliravam com a minha escrita que, num jovem, muitas vezes não passavam de sonhos quiméricos. Pela vida fora sempre me dediquei a leitura e escrita e, nos tempos livres, sempre procurei através dos livros, saber mais, sempre mais para colmatar o que não pude aprender numa qualquer faculdade por falta de meios económicos. Verdadeiramente me dediquei à escrita, muito em particular à poesia, na década dos anos 90. (SC) O que é escrever para o senhor? De onde retira a inspiração para escrever seus poemas? (JM) É dar um pouco de mim, aqueles que têm sensibilidade pra me sentir... Minha inspiração é um dom que me é dado por Deus. Ele chega através de meu espírito, transmitindo aos meus olhos o poder de ver poesia em tudo... Seja em concreto ou abstrato... (SC) Percebemos que os tempos mudaram: hoje o jovem se interessa menos em ler e escrever. A que causa atribui esta mudança?


(JM) Na minha modesta opinião, por o aparecimento das novas tecnologias onde tudo aparece feito através de uns cliques, tornando assim o cérebro dos jovens (e não jovens), mais preguiçosos, ao ponto de se transformarem numa espécie de "robots"... A leitura de um bom livro cultiva sentimentos, comportamentos e disso o mundo está carente. Através da escrita, chega até nós o que os eruditos têm para nos ensinar. É urgente que, todos nós, jovens e não jovens, aprendamos. (SC) É possível fazer uma revolução literária no Brasil? (JM) Penso que sim! Mas, para isso, serão precisos, competentes formadores com vontade de formarem jovens que, (na grande maioria) não sentem a mínima apetência de se formarem por vários motivos... (que quase todos sabemos) e eles, jovens, também sabem. É necessário encontrar uma estratégia inteligente que, englobe (Governantes, Diretorias e Professores dos Estabelecimentos de Ensino) e todos juntos saibam cativar os jovens, incutindo-lhe o gosto pela cultura e, ao mesmo tempo, disciplinando-os paulatinamente de maneira suave. A disciplina é importante para educadores e educandos. (SC) Entre escrever textos e poemas, qual o senhor se sente mais à vontade? (JM) Sinceramente, embora goste de ambos, me sinto mais a vontade ao escrever poemas. (SC) Qual o gênero literário que mais o cativa a ler? Existe algum autor que o senhor usa como referência em seu trabalho? (JM) Qualquer género de leitura me pode cativar desde que tenha alguma qualidade. Gosto de ler! Eis a questão! Tendo um bom livro na mão, nunca me sinto só.


Não uso como referência qualquer autor, em meus trabalhos. Há muito bons autores, mas... Eu sou eu!... Apenas eu. (SC) Qual sua opinião sobre a literatura brasileira. Quais autores que merecem sua atenção? (JM) Acho a literatura brasileira muito rica, recheada de magníficas obras de excelentes autores, do passado e do presente. Seria maçador estar aqui a descrever o nome de tantos que merecem minha atenção, deixo, no entanto aqui quatro nomes que de momento me ressaltaram na lembrança: Machado Assis, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Vinicius de Moraes. (SC) Levando em consideração as peculiaridades entre a poesia portuguesa e brasileira, quais são as principais diferenças que o senhor pode apontar nesta relação? (JM) Muito haveria para dizer a respeito da poesia portuguesa e brasileira e das três gerações de poetas na linha do tempo, mas, em minha opinião aponto, a diferença na expressão da língua escrita e falada, originada pela incorporação de certas minuciosidades vocabulares e sintáticas, que originaram o desligamento com a tradição literária portuguesa, na procura de um ponto de vista mais nacional brasileiro. (SC) Existe algum tema ou assunto sobre o qual o senhor gostaria muito de escrever e ainda não o fez? (JM) Não! Perante os temas decido consoante a minha vontade e o estado de minha inspiração. (SC) Qual o maior escritor de todos os tempos em sua opinião e por quê? (JM) Há tantos que, escolher o maior entre os maiores, seria uma deslealdade minha para com os restantes. Considero sempre maior aquele que realmente é grande...


Entrevista concedida ao Portal Cen PC – Portal Cen JM – Joaquim Marques

PC- Profissão: JM- Aposentado da Administração Pública PC- Quer falar um pouco da terra onde mora? JM- Eu nasci na área metropolitana da cidade do Porto, mais propriamente na cidade de V. N. de Gaia, a dois kilómetros de distância da Ponte D. Luís I. Fiz toda a minha vida entre estas duas cidades, meus 3 filhos nasceram todos no Porto, bem no centro da cidade. Por isso eu, vezes uso nos meus escritos Porto outras vezes Cidade de Gaia. Para mim uma e outra, são a mesma coisa. Hoje, moro numa freguesia de Gaia mais a Sul. S. Félix da Marinha, (zona da Granja) bem pertinho de Espinho, do mar e do Hotel Sol Verde que está instalado na freguesia onde moro. PC- Quando começou a escrever? JM- Bom! Sempre escrevi, escrita variada e na linha do tempo. No entanto, para público, só mesmo a partir de 2005, ano em que comecei a entrar na internet. PC- Teve a influência de alguém para começar a escrever? JM- De ninguém! Minha vontade de ler e escrever foi sempre irresistível. O resto, os livros me ensinaram e ensinam; eles são a minha companhia e complementam a minha "Faculdade da Vida" PC- Lembra-se do seu 1º trabalho literário? JM- Sim. Meu primeiro trabalho literário foi quando actuava no teatro amador. Duas ou três pecinhas que cheguei a escrever e que, apenas serviam para o momento mediático em que, vezes actuava como actor, vezes como realizador dos espectáculos.


Depois seguiram-se outros publicados em www.sonetos.com e em outros sites literários espalhados pela internet e em livros de papel e, no ano de 2011, sou autor com alguns escritos meus num Coletivo de Poetas Contemporâneos Lusófonos (Poetar Contemporâneo vol. I.) PC- Projectos Literários para 2012 / 2013? JM- Está breve a sair para as livrarias o II volume de "Poetar Contemporâneo", onde sou mais uma vez, autor de seis poemas.

PC- Tem livro(s) impressos editados há mais de três anos e que não estão em e.book? JM- Tenho um texto editado em um livro no Brasil. Um projeto do EJA. (Educação para Jovens e Adultos). Sou, também, colaborador do site http://www.coletaneadosaber.net/ este, ligado a projetos educacionais, além de outros. PC- Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana. JM- Homem de bem, amante da Paz. Gosto de ser honesto leal e amigo de quem quer ser meu amigo(a). Detesto a hipocrisia, o ódio, a inveja e a maledicência. PC- Como Escritor? JM- Sou um apaixonado, pelas Artes, Letras, Música, Teatro e Poesia. Por todas elas passei! Com um pouquinho delas, fiquei! Na minha adolescência gostava de escrever versos. Hoje, sem pretensões "megalómanas..." A poesia, faz parte da minha vida Considero-me um autodidata. Se sou poeta... Não sei! Deixo isso ao critério dos meus leitores. Eles me julgam! PC - Tem prémios literários? JM- Alguns, virtuais, dados por minha colaboração em alguns sites. PC- Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)? JM- Sim: http://jepmarques.blogspot.com (Nas asas da Poesia)


PC- Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ? JM- Diria que Amor e doação seria a base inicial, pois se nos dedicamos à escrita, escrevemos para outrem e para isso há que ter amor pelo que se faz e entrega total ao outro que absorverá o seu conteúdo. A simplicidade e a criatividade são outros atributos obrigatórios na arte de escrever. PC- Seus passatempos preferidos? JM- Ler, escrever, ver um pouco de TV, trabalhar no computador e tirar algum tempo para cuidar do meu jardim. PC- Qual foi o maior desafio que aceitou até hoje? JM- Enfrentar a vida com todas as coisas boas e más que me tem proporcionado. PC- De que mais se orgulha? JM- De tudo que de bom faça. PC- Qual a personagem que mais admira? JM- Para além de Jesus, algumas personagens, que vivem, ou passaram pela Terra praticando o bem. PC-Uma imagem do passado que não quer esquecer no futuro? JM- Minha mãe. PC- O arrependimento mata? JM- Pode matar; dependendo contudo, da causa que dá origem a esse arrependimento. PC-- Que vício gostaria de não ter? JM- Teimosia. PC - Sua melhor qualidade? JM- Honradez PC- Seu maior defeito? JM - São tantos que nem vale a pena enumerá-los. PC- O dia começa bem se... JM- Acordo bem-disposto.


PC- As piadas às louras são injustas? JM- Acho que sim. São mulheres como as outras, como o Carlos deve saber. PC- Qual o cúmulo da beleza? JM- A ternura que há no olhar de uma criança PC- E da fealdade? JM- O ódio de que muitas pessoas são possuidoras e deixam transparecer. PC- Que influência tem em si a queda da folha e a chegada do frio? JM- Nenhuma. É um acontecimento que sempre chega todos os anos. Só tenho é mais cuidado com o agasalho. PC- Quando era criança ...? JM- Igual a tantas outras; embora a vida fosse mais difícil, comparada com a das crianças de hoje, sentia-me feliz. PC- Como vai de amores? JM- Amo a Deus, que não vejo, mas sinto-O, a quem peço para que impregne em meu espírito um pouquinho do Seu amor, para que eu o possa partilhar com meu próximo... PC- Que género de filme daria sua vida? JM- (ssrr) Um filme cómico-dramático, pois de alegrias e tristezas tem sido feita a minha vida. PC- Mudando de assunto. O que é para você o termo Esoterismo? JM- São interpretações filosóficas antigas, de conteúdo obscuro. PC- Acredita na reencarnação? JM- Acredito PC- Acredita em fantasmas ou em “almas do outro mundo”? JM- Em fantasmas não acredito. Quanto a almas, não sei se é esse o nome adequado, mas eu acho que talvez seja a "essência" que


vive dentro de nosso corpo e que continua a viver para além da morte. PC- O Imaginário será um sonho da realidade? JM- Penso que poderá ser as duas coisas dependendo das situações e da vontade de Deus, pois sem Sua vontade nada acontecerá. PC- Acredita em histórias fantásticas? JM- Se forem reais e contadas por pessoas credíveis, posso acreditar, de contrário são histórias de banda desenhada. PC- Falando de Arte, Literatura. A pergunta é esta: A Cultura será uma botija de oxigénio? JM- Na minha opinião acho que é, principalmente para quem não a tem na quantidade desejada. PC- O Joaquim Marques está na Web? JM- Sim. "NAS ASAS DA POESIA" http://jepmarques.blogspot.com e "ACONTECEU NO MUNDO" http://coletaneadeacontecimentos.blogspot.com PC- Que livro anda a ler? JM- O Último Segredo (de José Rodrigues dos Santos) PC- Falando de sua obra Literária? JM- "NAS ASAS DA POESIA" -- "VOANDO COM A POESIA" -"POETAR CONTEMPORÂNEO", Vol. I, Vol. II, (em papel), onde tenho vários poemas publicados num Coletivo de Poetas Contemporâneos Lusófonos, pela Editora Vieira da Silva -"MIGRAÇÃO", publicado no livro EJA pela Editora Brasileira Escala. PC- Autores e livros preferidos? JM- Bom! Eu gosto de ler! Tendo um livro junto de mim, nunca me sinto só. Gosto de ler boas obras de autores consagrados e contemporâneos. A escolha faço-a na altura que começo a ler, dependendo do meu estado de espírito mediático.


PC- Música e autores preferidos? JM- Gosto de quase toda a música, mas adoro clássicos de boa qualidade.

PC- O filme comercial que mais gostou? JM- Foram imensos os que gostei, até porque era um cinéfilo frequente, no entanto me marcaram bastante entre muitos outros, os filmes: -- Cleópatra; Os Dez Mandamentos, O Padrinho; Titanic; Sissi; E tudo o Vento Levou, etc., etc. PC- Uma última pergunta: para o Joaquim, Deus existe? JM- Acredito que sim! Nunca O vi, mas sinto-O.


Portfolio Joaquim Marques