Page 1


Unidade 3

Linguagem visual CĂ­rculo cromĂĄtico


Construção do círculo cromático


Construção do círculo cromático

Traça duas circunferências concêntricas com raios de 4 e 7 cm respetivamente. Divide-as em 8 partes iguais.


Identifica os pontos I e J no segmento de reta CD. De seguida, apaga as linhas que ficam dentro da circunferĂŞncia mais pequena. Deixa ficar apenas o centro.


Com a ponta seca do compasso em E e abertura até ao centro, traça arcos na circunferência. Repete o mesmo procedimento para os pontos F, G e H. Obtém-se os pontos K, L, M, N, O, P, Q e R.


Traรงa novas linhas a partir dos pontos obtidos no passo anterior de modo a que fiquem alinhadas ao centro. Observa a imagem.


O passo seguinte consiste em dividir a circunferência mais pequena em seis partes iguais. Com a ponta seca em I, abre o compasso até ao centro e traça dois arcos na circunferência pequena. Repete o processo a partir do ponto J.


Inscreve um hexĂĄgono na circunferĂŞncia mais pequena unindo os pontos I, T, U, J, V e S.


Inscreve um triângulo equilátero dentro do héxagono, unindo os pontos I, V e U.


Alinha o ponto S pelo centro e traça uma linha dentro do triângulo. Repete o mesmo processo para os pontos T e J.


Apaga todas as linhas auxiliares e as letras de forma a que fique como está na imagem. O círculo cromático está pronto para a aplicação da cor.


Aplica as cores de acordo com a legenda: 1 – Amarelo 2 – Amarelo + Vermelho-alaranjado 3 – Vermelho-alaranjado 4 – Magenta + Vermelho-alaranjado 5 – Magenta 6 – Magenta + Violeta 7 – Violeta 8 – Ciano + Violeta 9 – Ciano 10 – Ciano + Verde 11 – Verde 12 – Amarelo + Verde

1 12

2

11

3 11

1

3

10

4 9

9

5

5

7 6

8 7

Circulo cromatico  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you