Page 1

ESCOLA SECUNDÁRIA D. INÊS DE CASTRO – ALCOBAÇA Ano Lectivo 2011/2012 Curso de Educação e Formação de Adultos - EFA-react CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE

UFCD4” Processos Identitários” RA 1 – Assume condutas adequadas às instituições e aos princípios de lealdade comunitária..

Proposta de Trabalho nº1

“CRASH - COLISÃO” O filme "Colisão", de Paul Haggis, tem como principais intérpretes Sandra Bullock, Don Cheadle, Matt Dillon, Jennifer Esposito, Thandie Newton, Brendan Fraser e Terrence Howard. O seu grande êxito deve-se à sua abordagem e sensibilização para temas tão sensíveis como a questão do racismo e do choque de culturas e de mentalidades, nos nossos dias. Uma dona de casa e o seu marido advogado estatal. Um persa dono de uma loja. Dois polícias detectives que são também amantes. Um director de televisão afro-americano e a sua mulher. Um mexicano serralheiro. Dois ladrões de automóveis. Um polícia recruta. Um casal coreano de meia idade… Todos vivem em Los Angeles. E durante as próximas 36 horas, irão entrar em colisão…

Tarefas: 1. Elabore a Ficha Técnica do filme. Titulo: “Crash” Realizador: Paul Haggis Data da realização: 2004 Principais intérpretes: Sandra Bullock, Don Cheadle, Matt Dillon, Jennifer Esposito, Thandie Newton, Brendan Fraser e Terrence Howard. Banda Sonora: Mark Isham Montagem por: Hughes Winborne Cenário: Linda Lee Sutton Produtor: Don Cheadle Coprodutor: Betsy Danbury


2. Justifique o título do filme. O título “Crash” significa colisão porque é sobre várias colisões de pessoas de diferentes raças.

3. Identifique 4 situações de colisão/conflito (crash) entre diferentes personagens. Ao longo do filme existem vários conflitos entre diferentes personagens como o assalto do carro do promotor de LA, efectuado por 2 negros. Foi dado o alerta para o carro, o que leva a outro conflito, um policia que não gostas de negros, ve um director de cinema negro, e segue o, mandando-o parar e assediando a sua mulher sem justificação. Esse mesmo polícia, que tem um pai que sofre de uma doença urinária e passa as noites em sofrimento, vai a seguradora e ao ver que era negra começa com comentários racistas a dizer que deviam de haver inúmeras pessoas brancas com mais qualificações para o mesmo. No final do filme, um jovem policia que tinha pedido para ser separado do colega por este ser racista, acaba a disparar sobre um negro a quem tinha dado boleia por pensar que este tinha uma arma quando na verdade tinha apenas uma estátua de uma santa.

4. Faça um breve resumo do filme. Crash é um filme que mostra o racismo dentro do ser humano, seja de que raça for. O filme fala sobre várias famílias e como todas tem problemas racistas com outros, enquanto julgam que tem sempre razão. O director tenta mostrar que não são só os brancos que são racistas, ou os negros, ou os persas mas todos os seres humanos o podem ser, todos tem problemas e tentam culpar sempre os que são diferentes deles mesmos. No entanto há 2 momentos que mostra que as pessoas podem mudar, em primeiro lugar a mulher do promotor de LA, que tinha sido assaltada por 2 negros, e diz claramente que é racista, acaba por perceber que a sua única amiga é a sua governanta mexicana indo contra os seus princípios racistas. Outro momento e quando um dos negros que assalta carros, recusa bastante dinheiro para vender seres humanos e liberta-os no meio da rua, mesmo sabendo que estavam ilegais e que podia ter feito muito dinheiro com eles. No geral o filme foca-se nos problemas das pessoas, problemas que podem acontecer no dia a dia de qualquer pessoa e como diferentes pessoas reagem de maneira diferentes conforme as suas crenças.

5. Apresente a tua opinião fundamentada sobre o filme. Eu acho que o filme trata muito bem o tema do racismo e outros preconceitos que existem em todo o mundo em especial atenção nos Estados Unidos da América.

6. Elabore um pequeno texto, em que, tendo em atenção o filme que viste, abordes os seguintes conceitos: valores, racismo, xenofobia, igualdade, diversidade de culturas, tolerância/intolerância. O mundo em que vivemos hoje não tem uma fronteira fixa a volta de cada país, cada pessoa é livre de entrar e sair do seu país e viver noutro. Isto dá origem ao racismo por parte de pessoas com mais preconceitos e que não entendem bem as coisas como elas são. Juízos de valor errados vindos, em muitos casos, dos pais e avós que viveram numa época diferente. A xenofobia vem agregada ao racismo, para muitas pessoas só o facto de ser estrangeiro já é motivo de ser inferior. Na minha opinião, todos são iguais e todos ganhamos com termos pessoas de outros países a viver juntamente conosco visto que essas pessoas trazem


experiencias de vida bastantes diferentes assim como cultura muito diversicadas que podem contribuir para a nossa própria cultura. Nem não vivemos num mundo perfeito e nem todos os estrangeiros respeitam as nossas regras e estilos de vida, e então, nesses casos penso que devem ser castigados, como nós seriamos se fizéssemos algo de errado como por exemplo matar alguém. Cabe a todas as pessoas individualmente estabelecer um limite ao que consideram razoável e tolerante. Eu conheço alguns estrangeiros que no inicio tiveram alguns problemas de adaptação e tiveram os seus problemas com a lei mas agora são otimos cidadãos, melhores que muitos portugueses que vejo por ai.

Formadores João Tereso e Ana Mimoso

Proposta de trabalho nº1  

proposta de trabalho nº1

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you