Page 1

Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS - NS 2011/12

REFLEXÃO CRÍTICA Identificação: Joao Pedro Costa Vieira dos Santos Área de Competência: Cidadania e Profissionalidade

Unidade de Formação: UFCD 1

Apreciação da unidade de formação Motivos de interesse da unidade de formação

Esta unidade interessou-me porque foca temas como o racismo e a xenofobia, algo que eu acho interessante e que devia de ser um tema mais falado e estudado. Fala também nas várias culturas e, na minha opinião, hoje em dia há muita gente que deveria ter uma cultura um pouco melhor, daí a ser interessante este tema.

Trabalhos realizados durante a formação

Durante esta formação realizámos a visualização e análise crítica do filme “Crash”, explorámos os conceitos emigração e imigração assim como as diferentes culturas dos países dentro da UE. Também falámos da experiencia profissional com emigrantes e dos organismos com poderes supranacionais.

Principais conhecimentos/aprendizagens adquiridos

Nesta unidade aprendi as normas necessárias para emigrar e imigrar, reforcei o meu conhecimento sobre algumas culturas de vários países e sobre racismo e xenofobia. Fiquei com vontade de conhecer melhor algumas culturas que estudei e espero um dia o poder fazer.

Dificuldades sentidas

Senti dificuldades em realizar alguns trabalhos nomeadamente a proposta de trabalho nº2. Senti também dificuldade em encontrar informação sobre a emigração dos portugueses devido a alguns sites estarem offline durante o tempo das formações.

Como melhorar o meu desempenho

Acho que posso melhorar o meu desempenho se não me desconcentrar tanto durante as formações de forma a conseguir aproveitar melhor o tempo.


Apreciação global do trabalho realizado nesta unidade de formação

No geral achei esta unidade interessante pelos seus temas e pelas propostas, principalmente por falar em culturas diferentes da minha, algo que me despertou a curiosidade a conhecer melhor.

Data: 19 / 03 / 2012

Assinatura: João Pedro Santos

Reflexão CP  

Esta unidade interessou-me porque foca temas como o racismo e a xenofobia, algo que eu acho interessante e que devia de ser um tema mais fal...

Advertisement