Issuu on Google+

Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça Curso de Educação e Formação de Adultos – EFA NS Sociedade, Tecnologia e Ciência UFCD 5 - “Redes de informação e comunicação” 2011/2012 OBJETIVOS: Perspectiva a interacção entre a evolução tecnológica e as mudanças nos contextos organizacionais, bem como nas qualificações profissionais. PROPOSTA DE TRABALHO 4

Trabalho a realizar em grupos de dois elementos ou individual

Impacto das novas tecnologias a nível profissional A As novas tecnologias nas profissões A revolução provocada pelo desenvolvimento das novas tecnologias no final deste século está a atingir diversas profissões. Algumas desapareceram, outras surgiram e a grande maioria sofreu algum tipo de transformação nestes tempos da tecnologia digital. Essa mutação do trabalho proporcionou facilidades e diminuição de erros para muitas profissões. Na área farmacêutica, por exemplo, a tecnologia dá oportunidade à pesquisa e à produção de diversos medicamentos, preventivos ou não. As mudanças de hoje são muito rápidas e a quantidade de informações produzidas é muito grande, de modo que há a necessidade de uma actualização constante por parte do trabalhador. Na área médica não é diferente. O homem é surpreendido por aparelhagens e soluções que auxiliam o processo de tratamento. A maior vantagem das mudanças é poder avaliar os pacientes mais precisamente e realizar terapias com mais assertividade. No entanto, por outro lado, a "fase manual"ainda tem as suas vantagens. Utilizando as mãos durante os atendimentos, os profissionais médicos têm mais sensibilidade sobre a estrutura do tratamento e mais percepção sobre as reacções que o corpo do indivíduo está a ter. Já em profissões que possuem como objecto de trabalho uma máquina, as mudanças tecnológicas colaboram com o profissional da área, oferecendo-lhe praticidade e conforto. Um fotógrafo, antes acostumado a ficar imóvel por um longo tempo em frente a uma câmara grande e desajeitada, agora conta com máquinas digitais portáteis, leves e que possuem muita precisão e programas informatizados com recursos para adaptar a foto, flexibilizando as ideias e a criatividade do autor da imagem. Alguns trabalhos fotográficos são uma corrida contra o tempo, e a praticidade de aparelhos tecnológicos ajuda muito. Em algumas áreas da fotografia profissional, a tecnologia digital é imprescindível, como no fotojornalismo onde há uma corrida contra o tempo e o imediatismo no trabalho é fundamental. Mas, junto às mudanças boas, vêm os dilemas, como o da substituição do trabalho humano pela máquina, por exemplo. E quando isso não ocorre, a problemática gira em torno da actualização, do treino e da especialização dos trabalhadores, além de mais competitividade.

Devido à evolução e à crescente especialização verificada em diversos ramos da informática, é já comum considerar a existência de um conjunto de conhecimentos e tecnologias denominado Tecnologias da Informação, que englobam, além da informática, a burótica (que considera a aplicação de meios informáticos aos escritórios], a telemática (que conjuga os meios informáticos com as telecomunicações), a domótico (que aplica meios informáticos e robóticos a recursos relacionados com a casa] e o controlo e automação (que versam a aplicação dos meios informáticos ao controlo de processos industriais]. in www.infopedia.pt, Junho 2010

Os formadores: Margarida Cambóias / Carlos Carvalho

Pág | 1

Fabíola Catherine Corrêa, in http://www.metodista.br/cidadania/numero-32/asnovas-tecnologias-nas-profissoes/, Julho de 2010 [adaptado]


B Tecnologias e novas profissões Os seres humanos possuem uma capacidade incrível de se adaptarem às mudanças, não somente com relação à natureza, ao meio ambiente em que ele vive, mas também às transformações que a sociedade "impõe" pelas próprias invenções e descobertas produzidas pelo Homem. Na última década pudemos perceber como a explosão da informática no quotidiano das pessoas transformou o modo pelo qual a sociedade se comunica e como ela se adapta a essa nova realidade. Toda esta transformação, o processo de mudança, fez com que o mercado de trabalho impusesse algumas exigências para que os profissionais pudessem ser aceites. Quase como um padrão nos dias actuais, a informática é necessária para a maioria dos cargos disponíveis, desde de lojas de conveniência aos mais importantes e complexos cargos nas empresas. Este processo selectivo que ficou mais rigoroso com o advento da informática fez com que também vários cargos fossem substituídos por máquinas que fazem o mesmo trabalho com menos esforço e custo, sem reclamarem direitos, sem greve, o que contribuiu para o desemprego. (...) Existem diferentes profissões que se modificaram com as novas tecnologias. Vejamos: • Caixa de supermercado: antigamente estes profissionais trabalhavam com máquinas registadoras, onde tinham que inserir manualmente os valores dos produtos, utilizando letras para identificar cada sector do supermercado. Essas máquinas funcionavam como calculadoras simples, programadas para calcular o valor das mercadorias e ao mesmo tempo registar a operação, (...) Com a era da informática, passaram a utilizar computadores, que procuram na sua base de dados os códigos dos produtos, automaticamente ao passar o código de barras no leitor. Esses profissionais tiveram quefazer cursos ao nível básico para saber manipular um computador. (...) • Metalúrgicos: antigamente estes profissionais, faziam um trabalho braçal nas grandes indústrias, como por exemplo, na construção de carros. Hoje em dia há cursos que preparam esses profissionais a manipularem as máquinas que talvez, poderiam extinguir essa profissão, mas ao saber manipular essas tecnologias, o profissional se qualificou e permanece no mercado de trabalho. in http://interneteiro.com/tecnologia-e-novas-profissoes; Julho de 2010 [adaptado]

ATIVIDADES

1. Indique algumas profissões onde as novas tecnologias trouxeram mudanças. Refira se essas mudanças foram positivas ou negativas. Justifique. 2. No texto B, são associadas as mudanças tecnológicas à qualificação dos trabalhadores. Explique o porquê dessa associação. 3. Considera que actualmente o Homem tem de ser multifacetado, qualificado e competitivo? Fundamente a sua resposta. 4. Profissionalmente utiliza as novas tecnologias? De que forma? Se não utiliza imagine de que forma as mesmas lhe poderiam ser úteis na sua profissão. 5. Realize uma apresentação no programa Prezzi que mostre o impacto das novas tecnologias a nível profissional.

NOTA: O Trabalho da questão 5 é para apresentar oralmente

IDEIAS-CHAVE

Os formadores: Margarida Cambóias / Carlos Carvalho

Pág | 2

O impacto e as mudanças que as novas tecnologias proporcionam na vertente profissional.


1.

Indique algumas profissões onde as novas tecnologias trouxeram mudanças. Refira se essas mudanças foram positivas ou negativas. Justifique.

Profissões como médicos, farmacêuticos ou mesmo contabilistas facilitam com as mudanças que as novas tecnologias trouxeram. Algumas foram positivas e outras negativas. Por exemplo foram positivas na área farmacêutica onde há a oportunidade de pesquisa e à produção de diversos medicamentos. Na área da contabilidade, muitas declarações são agora mandadas online, outra vantagem. Há também vários pontos negativos sendo o principal a constante formação dos empregados devido as constantes atualizações.

2. No texto B, são associadas as mudanças tecnológicas à qualificação dos trabalhadores. Explique o porquê dessa associação. Quando uma empresa faz uma mudança tecnológica os seus empregados têm de ter qualificações para trabalhar com essa mudança, seja uma máquina mais recente, um programa mais recente, um computador que não havia dantes. Hoje em dia em praticamente todo o lado é preciso saber trabalhar com as novas tecnologias porque em praticamente todas as empresas e profissões elas são usadas. Um trabalhador que não saiba trabalhar com as novas tecnologias, ou aprende, ou fica para trás.

3.

Considera que actualmente o Homem tem de ser multifacetado, qualificado e competitivo? Fundamente a sua resposta.

Sim. Cada vez mais vai ser preciso uma pessoa ser qualificada em ordem a conseguir desempenhar as suas funções competentemente tendo em conta a evolução das tecnologias, multifacetada porque uma pessoa que consegue fazer tarefas em várias áreas, mais facilmente terá sucesso do que uma apenas capaz em uma área. O mundo onde vivemos já é bastante competitivo, pelo que se uma pessoa não o for, facilmente é ultrapassada.

4.

Profissionalmente utiliza as novas tecnologias? De que forma? Se não utiliza imagine de que forma as mesmas lhe poderiam ser úteis na sua profissão.

Os formadores: Margarida Cambóias / Carlos Carvalho

Pág | 3

Sim, utilizo principalmente para mandar declarações online, algo que antigamente tinha de ser em papel. Também utilizo para conferir extratos algo que dantes era feito manualmente. Isto na área da contabilidade.


Proposta de trabalho nº4 Joao Santos