Page 1

Regulamento de I Torneio Futsal 12h

Pรกgina 1 de 6


Regulamento de I Torneio Futsal 12h

I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º Âmbito O estipulado neste Regulamento define as regras a serem cumpridas no Torneio de Futsal, organizado pelo Centro Convívio de Jovens da Capela, adiante designado CECA.

II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º Modelo Competitivo 1. O torneio será configurado mediante o número de equipas inscritas, sendo que o mínimo é de 12 equipas. 2. O torneio será disputado segundo as Leis de Jogo estipuladas pela Associação de Futebol do Porto (Anexo I deste Regulamento). 3. A fase de grupos: a) será disputada em sistema de campeonato a 1 mão, passam 8 equipas aos Quartos de Final. b) No caso de desistência ou expulsão de equipas serão repescados os melhores classificados de todos os grupos imediatamente a seguir (atendendo aos critérios de classificação da fase de grupos). 4. Os Quartos de Final: a) serão disputados em sistema de eliminação direta num só jogo, sendo que os vencedores ganham acesso à Meia-Final. b) Em caso de empate, o apuramento será decidido por marcação de 5 grandes penalidades. c) No caso de desistência ou expulsão de equipas, nos Quartos de Final, serão repescadas as equipas que tenham sido eliminadas nesta fase (Critério de repescagem: melhor da fase de grupos).

Página 2 de 6


Regulamento de I Torneio Futsal 12h

5. As Meias finais: a) serão disputadas em sistema de eliminação direta num só jogo, sendo que os vencedores ganham acesso à final. Os derrotados disputarão 1 jogo para apuramento do terceiro e quarto lugares. b) Em caso de empate, o apuramento será decidido por marcação de 5 grandes penalidades. c) No caso de desistência ou expulsão de equipas, nas Meias Finais, serão repescadas as equipas que tenham sido eliminadas nesta fase (1º critério de repescagem: melhor resultado. 2º critério: classificação nos Quartos de Final). 6. A Final e a definição dos 3º e 4º lugares: a) serão disputados num só jogo, em que o vencedor será o vencedor e o 3º classificado, respetivamente. O jogo da final terá a duração de 40 minutos, divididos em duas partes de 20 minutos. b) Em caso de empate, no final dos 40 minutos, será disputado um prolongamento de um só período de 10 minutos. Caso o empate persista, serão marcadas 5 grandes penalidades para cada equipa. Artigo 3º Duração dos Jogos 1. Nos jogos de apuramento, o tempo de jogo será de 2 períodos de 15 minutos cada, cronometrados, com um intervalo de 2 minutos entre cada um dos períodos. 2. Em todos os jogos de apuramento cada equipa tem direito a um desconto de tempo de 1 minuto por cada período, exceto no prolongamentos, nos quais não há. 3. Na fase final, o tempo de jogo será de 2 períodos de 20 minutos cronometrados, com intervalo de 5 minutos entre cada um dos períodos. 4. Nos jogos a que se refere o número anterior, cada equipa tem direito a 1 “desconto de tempo” de 1 minuto por cada período (exceto nos prolongamentos).

Página 3 de 6


Regulamento de I Torneio Futsal 12h

Artigo 4° Número de Jogadores 1. Cada equipa é constituída no mínimo por 5 (cinco) e no máximo por 7 (sete) jogadores por jogo. 2. Em casos extraordinários (de lesão) as equipas poderão fazer a inscrição de mais 2 jogadores para o jogo da fase seguinte.

Artigo 6º Constituição das Equipas 1. Os responsáveis de cada equipa devem preencher e entregar ao responsável pela organização o formulários de inscrição com a constituição da sua equipa, bem como as identificações de cada atleta, até 28 de março de 2014. 2. A identificação deverá ser efetuada através da apresentação do Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão, Passaporte ou Carta de Condução. 3. Os jogadores menores de idade devem apresentar declaração de autorização assinada por um adulto responsável pelo mesmo.

Artigo 7º Faltas de Comparências 1. Considera-se falta de comparência, devendo ser decretada pelo árbitro, quando: a) A equipa não se apresenta no recinto de jogo nos 5 (cinco) minutos seguintes ao horário estabelecido para o início do jogo; b) A equipa não se apresente em campo com o número mínimo de jogadores; 2. No caso de falta de comparência, o jogo será ganho pela equipa adversária e o resultado será o seguinte: 3 (três) – 0 (zero) Artigo 8º Pontuação de Jogo

Página 4 de 6


Regulamento de I Torneio Futsal 12h

A pontuação atribuída a cada equipa por jogo, segundo o resultado obtido, é a seguinte: Vitória – 3 (três) Pontos Empate – 1 (um) Ponto Derrota – 0 (zero) Ponto Falta de comparência – derrota por 0-3

Artigo 9º Regulamento Disciplinar As sanções a considerar para os efeitos devidos são as seguintes, com as respetivas pontuações: a) Expulsão por Agressão – 1 ponto

Artigo 10º Recinto de Jogo Os jogos serão realizados no Pavilhão Desportivo da Capela. Artigo 11º Prémios 1. O primeiro classificado receberá um prémio de 100€. 2. Troféus para os três primeiros classificados. 3. Todas as equipas participantes receberão um prémio de participação. 4. O Melhor Marcador receberá a Taça Melhor Marcador, sendo considerado vencedor o jogador que mais golos marcar em cada prova. Em caso de empate será aplicada a fórmula: nº de golos marcados/ nº de jogos que realizou. 5. O Melhor Defesa receberá a Taça Melhor Defesa, sendo considerada vencedora a equipa com menor coeficiente de golos sofridos em toda a prova. 6. A Taça Fair-Play será atribuída à equipa que apresente a média de cartões mais baixa por jogo, em toda a prova. A fórmula de cálculo aplicada será:

Página 5 de 6


Regulamento de I Torneio Futsal 12h

nº de cartões amarelos+ nº de cartões vermelhos por acumulação (x2) + nº de cartões vermelhos diretos (x3)______________________________________ nº de jogos efetuados 6.1.

Em caso de empate será considerada a equipa com menor média de faltas passiveis de livre direto por jogo. A fórmula de cálculo aplicada será: ______Nº de faltas (passiveis para livre direto)__________ Nº de jogos efetuados

III. DISPOSIÇÕES FINAIS Artigo 12º Casos acidentais A organização não se responsabilizará por eventuais acidentes ou incidentes que possam ocorrer no desenvolver no torneio. Artigo 13º Casos Omissos Todos os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Organização. Artigo 14º Disposições finais Este regulamento entra em vigor a partir da data da sua publicação.

Página 6 de 6

Regulamento futsal  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you