Issuu on Google+

Jornal Popular O Jornal da Juventude Popular de Tomar, para todos os Tomarenses 3ª EDIÇÃO – 1 de Março de 2013

JP Tomar É a 3ª melhor Concelhia do País

1º Ano de Mandato Francisco Tavares faz retroespectiva do 1º ano de trabalho da JP Tomar

II Prova de Amizade pelo CIRE JP colabora na organização e participa

Em Tomar Conselho Nacional da Juventude Popular

Ficha Técnica Director: João Ribeiro (joaoribeiro.jp.tomar@gmail.com) Director-Adjunto: João Barreira Colaboradores: Catarina Portela, Francisco Tavares

JP visita Associação Protectora dos Animais da Região do Ribatejo (APARR)


Jornal Popular – 27 de Março 2012 Francisco Tavares analisa 1º ano de Mandato “Começámos do zero, criámos equipa e iniciámos a obra” Sentimento de missão cumprida! Há um ano que aceitei o desafio de liderar uma equipa de jovens com o claro objectivo de fazer mais e melhor pela nossa cidade de Tomar. Sobe o lema “Tomar medidas, obter resultados” fomos os pioneiros na criação dos primeiros Núcleos de Estudantes tanto do Ensino Superior (NEP IPT) como do Ensino Secundário (NEP ESSMO) da região. Tendo criado o Núcleo de Estudantes Populares da Jácome Ratton no final deste mandato. Conseguimos, pouco tempo depois de nos juntarmos à luta, a reactivação do Conselho Municipal de Juventude. E foi neste órgão que participámos activamente na actualização do seu regulamento e entregámos dezenas de propostas ligadas às diferentes áreas como Segurança, Juventude, Saúde, Acção Social, Educação, Ambiente, Emprego, Turismo, Desporto e Cultura. Salientamos a reactivação e proposta de regulamento do Conselho Municipal de Segurança e o projecto “Telhados e afecto”. Tendo sido eleito o membro da JP para representar este órgão no Conselho Municipal de Educação. Para que conseguíssemos desenvolver soluções para os reais problemas dos jovens estudantes tomarenses, iniciámos neste mandato o contacto com as Direções e Associações de Estudantes dos Estabelecimentos do Ensino Superior, Secundário e Básico do nosso Concelho. Criámos o Portal do Emprego do Voluntariado do Médio Tejo e o Jornal Popular. Fizemos uma campanha de doação de sangue e realizámos uma recolha de brinquedos para os jovens do Centro de Acolhimento Temporário. Entregámos propostas e sugestões ao membro do CDS-PP na Assembleia Municipal e fomos a única juventude partidária representada com um Stand na Feira de Santa Iria. Foram muitas as actividades e propostas colocadas em prática e muitas aquelas que estão a ser preparadas. Começámos do zero, criámos equipa e iniciámos a obra. Estou orgulhoso da equipa que criámos e do trabalho que desenvolvemos. A Juventude Popular é agora, uma organização credível e com provas dadas de competência e dedicação pela cidade de Tomar. Uma Juventude que além de defender os direitos dos jovens tomarenses se debruça sobre as diferentes áreas da sociedade, fazendo propostas concretas e claras, deixando de parte as chamadas politiquices que em nada favorecem a nossa cidade. A Juventude Popular de Tomar tem agora três Núcleos de Estudantes Populares e cerca de seis dezenas de militantes. Quero agradecer a dedicação e disponibilidade exemplar de todos aqueles, que pertencem a esta organização e que trabalharam diariamente para que a JP Tomar conseguisse atingir o nível de credibilidade e confiança que, agora, os tomarenses nos depositam. É com este espírito de que cumprimos com os objectivos mas que temos um longo e difícil caminho pela frente, que pretendo continuar à frente da Juventude Popular de Tomar. Não tenhamos dúvidas, há cada vez mais jovens a pensar como nós!

Francisco Tavares


Jornal Popular – 27 de Março 2012

Juventude Popular de Tomar 3ª Melhor Concelhia do País No passado dia 23 de Fevereiro, realizou-se em Famalicão o Conselho Nacional da Juventude Popular. Neste Conselho, Tomar ficou em terceiro lugar no Prémio Adelino Amaro da Costa de melhor Concelhia da Juventude Popular do País, tendo sido apenas ultrapassada por Braga (1º) e Lisboa (2º). Com apenas um ano de mandato, após a sua reactivação, à Concelhia de Tomar vê mais uma vez reconhecido o seu trabalho, dedicação e evolução.

Conselho Nacional da JP realizou-se em Tomar A Juventude Popular informa que no passado dia 28 de Outubro, realizou-se em Tomar, o Conselho Nacional da Juventude Popular. Contou com a presença de diversos congressistas de todo o País. Contou ainda com a presença do Deputado da Assembleia da República Michael Seufert e com o Secretário-Geral do DEMYC DemocratYouthCommunityofEurope, Javier Hurtado Mira. A Juventude Popular de Tomar agradece este voto de confiança da Comissão Política Nacional e acredita que a realização deste Conselho na nossa cidade é a demonstração do bom trabalho que a JP tem vindo a realizar em Tomar.


Jornal Popular – 27 de Março 2012

JP Tomar participa na II Prova de Amizade do CIRE No passado domingo, dia 17 de Fevereiro de 2013, a Juventude Popular de Tomar teve o prazer de estar presente na II Prova de Amizade pelo CIRE – Centro de Integração e Reabilitação de Tomar, fazendo parte da organização da prova de atletismo e participando na mesma. Desta forma, marcámos presença no local indicado, a Praça da República, às 8 horas, de forma a fazermos o reconhecimento do percurso, na Mata Nacional dos Sete Montes, e a posicionarmo-nos ao longo do mesmo para orientarmos os atletas. Não podemos deixar de agradecer ao Sr. José Paulo Marques - agradecimento que se estende aos restantes membros da organização -, pela coordenação e bom acolhimento com que fomos recebidos, esperando podermos voltar a participar em eventos do CIRE, de cariz solidário.

Catarina Portela – Vogal Acção Social

Juventude Popular de Tomar visitou a Associação Protectora dos Animais da Região do Ribatejo (APARR) No passado dia 10 de Fevereiro, a Juventude Popular de Tomar visitou as instalações da Associação Protectora dos Animais da Região do Ribatejo (APARR). Esta visita enquadra-se no plano de visitas a instituições Tomarenses e contou com seis elementos da JP. Teve como principal objectivo conhecer a realidade desta Associação, as condições, os problemas e as necessidades. Esta Associação tem a missão civilizadora de melhorar, por todas as formas ao seu alcance, as condições de vida dos animais. Fomos informados, pela Direcção da APARR, do requerimento apresentado em sede de reunião de Câmara, no dia 30 de Agosto de2012. Neste requerimento estão previstos sete pontos, todos relacionados com a optimização da gestão dos recursos que a CMT dispõe. A Associação tem um papel crucial, não só na defesa dos direitos dos Animais, como no que toca à recolha dos animais abandonados. Acreditamos que basta a optimização dos recursos da CMT, para que possamos ajudar esta associação e, assim, preferir a adopção a uma política de abate. Todos nós podemos ajudar: visitewww.facebook.com/aparr.tomar e saiba como apadrinhar um cão, ou como fazer um donativo. Aconselhamos todos os tomarenses a visitar esta Associação e conhecer o trabalho que realizam.


Jornal Popular – 27 de Março 2012 Um especial agradecimento à Direcção da Associação pela forma como nos recebeu.


Jornal Popular Edição - Março 2013