Issuu on Google+


nยบ 2


Para a renovação da imagem gráfica do logotipo correspondente ao FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) optei pela segunda opção pelos diferentes olhares sobre o mesmo. É um olhar que visa criticar a realidade escondida quando o FMI entra num país para os “ajudar” financeiramente quando estes não conseguem pagar as suas dividas. Pois bem a minha visão critica sobre este assunto levou a optar a escolher uma símbolo que representasse o estado dos países quando o FMI lá entra, em cacos, “quebrados” financeiramente! O lettering que constitui o logo esta despedaçado, representando as ideias acima descritas. As cores são os cinzas que representam o obscuro, o luto, a contenção financeira a que um pais é obrigado a fazer para que outros possam encher os bolsos.


N潞3 Redesign de Log贸tipo Fund Monetary International


Redesign Neste projeto de renovação do logótipo do FMI ( Fund Monetary International ) optei por limpar o logótipo atual ou seja eliminar tudo o que achei desnecessário e mantive o que acredito que transmite os valores desta entidade. Optei por um único globo com o desenho dos continentes o motivo foi que para mim os dois globos transmitem a sensação de separação entre europa/asia dos continentes americanos, com um único globo acredito que a simbologia de união é mais nítida. O ramo de oliveira foi mantido devido a sua forte simbologia de entre ajuda e solidariedade, mas foi duplicado e colocado por debaixo do escudo pois os dois símbolos tem significados muito distintos e em reduções do logo se o ramo de oliveira estive-se dentro do escudo seria imperceptível. Também foi mantido o escudo pois é um símbolo característico de proteção. As duas estrelas foram retiradas pois não tinham grande simbologia e não iriam ser interpretadas pelo publico. A fonte escolhida foi GEORGIA por ser um tipo de fonte com serifa que transmite seriedade, responsabilidade, como também e uma fonte com uma boa leitura em tamanhos reduzidos. O lettering foi colocado em pirâmide alinhada a esquerda da palavra mais pequena para a maior, para dar equilíbrio ao logo. A cor escolhida foi azul quase cíano sendo que é um pouco mais escuro para uma melhor leitura, esta cor foi escolhida por já ser a cor do logótipo oficial, mas também por transmitir segurança e frescura (frescura = soluções para os problemas dos países onde o FMI entra) e por ultimo por ser uma cor discreta.


FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL


FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL

Neste logótipo decidi conceber ao FMI, uma imagem gráfica mais morderna e geométrica mantendo alguns aspectos importantes do logótipo anterior. Vou apresentar e justificar esta nova marca com três palavras-chave que identificariam a empresa. Protecção/Solidez : Sendo uma empresa que auxilia os países que se encontram perto de falência, o FMI necessita duma imagem que mostre segurança e estabilidade, sendo ambas as características bem vindas em períodos de crise. União/Entreajuda : A união é a maior necessidade que um povo tem durante períodos difíceis. Manter a união e a ajuda entre população é fundamental. No logótipo recrio este conceito ao ter colocado a sigla sem qualquer espaçamento entre letras (kernings). Internacionalização : O FMI não se reserva para para alguns países apenas. Tais como os seus serviços, o seu estatuto é mundial. Por não querer perder este estatuto, o FMI apresenta ainda o mesmo logótipo que foi concebido em 1944. De modo a manter duma certa forma a tradição, a cor utilizada para este logótipo não difere muito da original. Substituindo o globo do primeiro, apresento uma forma simplificada e geométrica do globo mundial no “I” da sigla, por razões estéticas.


Nยบ5


Fundo Monetรกrio Internacional


A marca tem como principais influencias três imagens diferentes:

O objectivo é unir esses três elementos culturais de forma a desenvolver um Identidade cuja função consiste em transformar as imagens do Fundo Monetário Internacional de uma forma satírica e com um estilo de desenvolvimento gráfico baseado em Street Art que é um estilo relacionado com revolução e manifestação.


7


INTERNATIONAL MONETARY FUND

3 2


Com este logotipo quis dar continuidade a referencia da oliveira que já é um icon, tirei o mundo, mas mantive o circulo para transmitir uma especie de ciclo, do mundo , da união,como uma comunidade. Escolhi esta tipografia “Clarendon” porque quis manter a continuidade a seriedade que o cliente qui passar desde o inicio da organização. As cores dei contuinidade ao azul e ao branco,são cores muito utilizadas por organizaçoes, e torna o simbolo mais legivel, optei por um fundo preto para realçar mais lettering

3


Nesta marca a palavra chave foi “stealth” pois o IMF é uma organização que não percisa de muita “publicidade”. Bem eu comecei por defenir qual seria a melhor fonte para este projecto e cheguei a conclusão que era a Coolvetica a que melhor se adequava a esta marca por ser uma fonte neutra. O passo seguinte foi escolher as cores primeiro tentei com cores solidas mas ficava demasiado dissimulado e desinteressante então decidi usar dois gradientes, a escolha das cores foi o azul por ser uma cor que significa união, usei tambem o cinzento por ser uma cor neutra. Apenas usei lettering porque um simbolo so iria atrair as atenções.


9


FMI


Realizei o logo com base na parte critica contra o FMI. Tendo então desenhado a mão de um diabo sendo ele o FMI, essa mão está segurando um planeta que tem as siglas nele escritas como se de um carimbo se tratasse, dando realce a tentativa do FMI tentar ganhar dinheiro de todo o mundo ao invés daquilo que eles deveriam fazer, que é ajudar. As siglas estão douradas para que se realcem no meio do planeta. O diabo segura no planeta como se o quisesse roubar e destruir, tendo uma ligação com o FMI.


Nยบ10


O porque deste logo

A minha ideia foi renovar a imagem do IMF,logo escolhia ocpção institicional.Comecei por me basear no logo atual, usando quanse todos os elementos dele. Usei a cor azul, tal como no logo actual. A esfera repesenta o mundo por isso usei um gradiente para que se pareça mais com o mundo. Coleiquei a folha de oliveira tal como no logo atual que representa a ajuda. Pus tambem as duas estrelas tal como tem no logo atual. Em volta do “mundo” coloquei um circulo para representar a pronteção que o escudo representava no logo atual.O tipo de letra que usei foi o prque é um tipo de letra com serifa e para que fiquei bem demostrado que se trata de uma instituição seria.


Os objectivos traçados para este projecto foram a renovação da imagem gráfica do International Monetary Fund (IFM). O objectivo do IFM é assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial, de maneira que os valores que esta instituição tem que transmitir são segurança, confiança, desenvolvimento e por sua vez o crescimento. A minha proposta representa isto, o Mundo seguro por uma mão, a mão pertence ao IFM, esta trata da nossa segurança não nos deixando afundar financeiramente. O tipo de letra escolhido foi o Adobe Caslon Pro, é uma fonte com modulação vertical e com um grande contraste, dá um aspecto sério à instituição. As cores na imagem gráfica têm tons de azul (C=100;M=50;Y=0;K=0), uma escala de preto (K=60) e um amarelo aproximado à cor de pele na mão (C=0;M=24;y=75;k=9), estas escolhas foram feitas a partir da antiga imagem gráfica da instituição introduzindo o amarelo e o cinzento.


12


Esta marca é contra a FMI. Está representado um polvo, que é associado á manipulação e ao disfarce a espalhar os seus tentáculos pelo mundo para simbolisar o controlo que o FMI tem em grande parte do mundo. Escolhi um tipo de letra bastante bold para ser impactante e usei o negro tanto no logótipo como na marca para ter uma carga negativa contra o FMI


I ’ M1 6


FM I nt er naci onal

FM I nt er naci onal


17


FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL


FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL


Linha simples com o simbólico ramo de oliveira, apelando para a união entre povos. Logotipo em tons de azul, também associado á ordem e ao profissionalismo.


Nยบ 20


Redesign do logótipo do IMF [International Monetary Fund] No briefing do concurso Nine2Five, inserido nos encontros do design gráfico da Escola Profissinal de Braga, foi-me pedida a renovação do logótipo do International Monetary Fund. Na minha proposta optei por seleccionar os elementos essenciais e simplificálos de forma a obter um conjunto mais sóbrio e directo. Tratando-se de um banco, penso que a principal informação que este nos pretente transmitir é desde logo que é segurança, daí que eu tenha mantido o escudo. Optei por dar destaque ao elemento, por isso melhorei as suas formas para que ficasse mais perceptível e mais forte a nível visual. O símbolo é de tom azul forte com um gradiente, simulando o brilho e volumetria do escudo. Optei por manter a

cor na gama do azul, por se tratar de uma cor que transmite confiança, segurança e confidencialidade. No interior do símbolo (escudo) coloquei as siglas da organização - IMF - no tipo Penumbra Flare Std, a negrito. Na parte inferior, coloquei a legenda no tipo Penumbra Flare Std. Com o redesign do logótipo, esta organização consegue transmitir de forma mais sóbria as suas características e os seus objectivos - uma organização segura e poderosa.


Projectos nine2five 2011