Page 1

proposta anteprojeto

professor jo達o leite 2013.1

// jo達o costa joaopedrocosta@me.com 21 9465 5756


// 01

identificação descrição / (resumo)

/

representação visual do som

t í t u l o

/

klingen grafik (título provisório que acompanha

A essência do projeto é representar visualmente o som, fazendo uma transmissão intersemiótica que explore o caráter essencial das linguagens sonora e visual respeitando a individualidade e as características únicas de cada uma. O projeto pretende ainda evidenciar e questionar, durante seu desenvolvimento, a relação entre o artista e o designer contemporâneo. Trabalhando sempre nessa linha tênue traçada entre design e arte mas sem impor uma opinião pessoal, e sim, fazendo com que todo o projeto traga a tona essa questão, num tipo de ‘provocação’ conceitual.

problematização

o projeto desde sua idealização, de origem alemã, significa o ‘soar gráfico’)

/

Estabelecendo o estudo entre duas linguagens distintas e a transferência de valores de uma para a outra, cria-se um problema: de que forma esta transmissão pode ser feita? Na história da arte e do design, esta questão já apareceu algumas vezes e diferentes soluções foram criadas a partir de interpretações das características do som e a busca de seus equivalentes na linguagem visual.

trabalhos que exploram a música como imagem / / josef müller-brockman . kiko farkas . wassily kandisky


// 02 Embora muitas destas soluções sejam extremamente significativas, nota-se que na maioria das vezes elas partem puramente da interpretação direta daquele que realizou o projeto. Analisando essas referências percebe-se um ponto em comum entre elas: o olhar do autor é o que guia e define a relação som – imagem. A partir dessa conclusão a motivação do projeto é propor o oposto desse tipo de método, criando uma relação som – imagem na qual a variação do primeiro irá alterar o segundo sem a ação direta da pessoa que esteja desenvolvendo o projeto, ou seja, a visão pessoal do criador não é o que faz essa transferência direta de valores. Todo o processo de investigação acontecerá no contexto da relação inevitável entre a arte e o design.

metodologia

/

A relevância do projeto é resultado da coerência entre etapas. Foi necessário definir limites que guiem o desenvolvimento. / O som deve assumir o papel de agente direto na criação de imagens, através de um sistema que trabalhe no modelo input/output. / A investigação dos aspectos sonoros se faz tão importante quanto a de aspectos visuais. / Exploração de características analógicas e digitais no processo de desenvolvimento desse sistema. / A partir do conhecimento dos limites da ferramenta Arduino, será possível determinar um campo de atuação mais limitado e melhor definido quanto a manipulação de uma nova tecnologia.

input sonoro /

output / visual


// 03

exemplos de sistemas controlados por arduino / / wooden mirror e dyskograf

objetivos / Proporcionar às pessoas uma percepção da correspondência entre som e imagem. Representações sonoras podem ser visualizadas, e representações visuais podem ser ouvidas. Em sua instância mais abstrata, o projeto propõe uma ampliação das possibilidades de interpretação e assimilação de estímulos sonoros e/ou visuais, recebidos diariamente no ambiente urbano. Esse objetivo será alcançado através da percepção de uma mesma ideia através da sua materialização em dois formatos: audio e imagem. Um conceito antes conhecido apenas em sua sonoridade pode ser experimentado sensorialmente em uma imagem e vice versa. No contexto tênue entre design e arte, explorar como se dá essa materialização.

justificativa / viabilidade

Localizando a investigação no ambiente da arte e do design, pode-se dizer que ela assume caráter intrínseco e define-se de grande vigor conceitual. A motivação maior para o desenvolvimento da ideia vem de projetos por mim realizados anteriormente. Tendo a oportunidade de estudar na EAV e com o educador Charles Watson, pude realizar experimentos iniciais sobre o tema que me levaram à vontade de concretizá-lo em um estudo projetual. Todas as ferramentas já existem, só resta explorá-las e saber até onde vão seus limites.


// 04 plano de estudos / cronograma O plano de estudos foi elaborado a partir dos assuntos que são essenciais para o desenvolvimento do projeto:

conceito arte/design

física do som

sistemas similares

linguagem visual

arduino + processing

02 / 04

09 / 04

/ entrega da proposta

/ leitura dos livros sobre arduino

16 / 04

23 / 04

30 / 04

/ leitura dos livros

/ leitura dos livros

/ registros e conclusões

sobre arduino

sobre arduino

/ leitura dos livros sobre processing

07 / 05

14 / 05

21 / 05

/ leitura dos livros

/ leitura dos livros

/ estudo direto –

sobre processing

sobre física do som

arduino

28 / 05

03 / 06

10 / 06

/ estudo direto –

/ estudo direto –

/ estudo direto –

arduino

arduino

arduino

17 / 06

24 / 06

01 / 07

/ estudo da relação

/ estudo da relação

/ estudo da relação

som – arduino

som – arduino

arduino – imagem

/ leitura dos livros sobre física do som


// 05 b i b l i o g r a f i a

/

FOSTER, Hal. Design and Crime (And Other Diatribes). Londres: Verso, 2002. 176 pp. CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 264 pp. FARKAS, Kiko. Cartazes musicais; musical posters. São Paulo: Cosc Naify, 2009. 156pp. PURCELL, Kerry W. Josef Müller-Brockmann. Londres: Phaidon, 2006. 292 pp

n o t a

/

Como o projeto se iniciou antes da disciplina de anteprojeto, foi criado um blog-registro no qual estão todas as reflexões e referências utilizadas por mim, como guia de pensamento e desenvolvimento da ideia que estou explorando. Este blog foi criado não só para reunir estas referências, como para acompanhamento daqueles que tiverem interesse em observar o caminho processual que está sendo seguido. http://klingengrafik.tumblr.com

Klingen Grafik. - Proposta  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you