Page 1


BRAND BOOK

2019


PROJETO GRÁFICO

coletivoantologia

81 99535 6899 • 81 99724 7033

coletivoantologia@gmail.com


CONTEÚDO 1. 2.

APRESENTAÇÃO E CONCEITO

Método de Criação Painel de Inspiração Esboços Iniciais Cor Lettering Composição Tipografia de Apoio

APLICAÇÕES

Padronagem Cartão de visita Redes sociais Pôster


APRESENTAÇÃO & CONCEITO Cantora profissional desde 2005-2006, nasci no teatro, me criei no samba, passeei pelo jazz, samba e soul com a assinatura da década de 70 e hoje, me conforta reconhecer no meu processo de trabalho, a força da música negra no auge de suas possibilidades, com a função política tão necessária e alcançada através da parceria generosa com compositores que, em suas poesias reivindicam e inspiram um mundo muito melhor do que este que se apresenta na nossa atual conjuntura. É um momento de transição, de rever sonoridades e parcerias, mas é também um momento em que o mundo está aberto para ouvir o que tenho a dizer. E como mulher negra, nordestina, “artivista” e professora, eu tenho tanto para falar que canto.


E como mulher negra, nordestina, “artivista� e professora, eu tenho tanto para falar que canto!


CONCEITO A identidade visual Gabi da Pele Preta tem como objetivo de transmitir enquanto conceito a Ancestralidade Africana da artista e do seu trabalho, bem como representar a força da música negra, a Resistência e a Luta política que acompanha a cantora na sua arte e vida enquanto mulher negra. O feminismo como sua pauta de vida também está fortemente presente em seu logotipo, sem deixar de lado a Alegria do seu canto, de sua personalidade, da sua expressão artística e dos ritmos que lhe inspiram.


MÉTODO DE CRIAÇÃO MECIVIS* consiste em cruzar as configurações básicas de um Sistema de Identidade Visual (SIV) com as qualidades e valores que a marca deseja transmitir. Sendo assim, um guia no processo criativo da marca.

Palavras-chave Ancestralidade - Feminismo - Força Alegria - Resistência

*MECIVIS Método Dinâmico de Criação de Identidade Visual.


PAINEL DE INSPIRAÇÃO

Reunião de imagens que remetem à ancestralidade africana, à escrita, às expressões gráficas, à música e ao feminismo.


ESBOÇOS INICIAIS


COR As cores tem como princípio representar a Alegria presente no canto de Gabi e em toda a atmosfera criada nas suas performances. A paleta selecionada foi de Amarelo Queimado como cor primária da marca; Como cores secundárias estão: Laranja, Marrom, Cinza e Preta. Transmitindo também a negritude com tons quentes e aconchegantes.

AMARELO QUEIMADO C3 M 41 Y 100 K0

LARANJA C8 M 74 Y 100 K1

MARROM C 47 M 80 Y 78 K 72

CINZA C 49 M 55 Y 57 K 22

PRETO C 75 M 68 Y 66 K 87


LETTERING

O lettering final foi desenvolvido a partir da fonte Avant Garde, que foi projetada na década de 70 e traz consigo um espírito jovial, contemporâneo e vanguarda. A qualidade de Ancestralidade é encontrada nos detalhes com referências da escrita e desenho Afro. O Feminismo é expresso de modo subliminar no acabamento do “R” e na força das formas geométricas da fonte.


COMPOSIÇÃO A composição estruturada numa base quadrada representa a Força da voz e personalidade de Gabi, trazendo simetria e contrastando com as formas irregulares do desenho do lettering.

Área de respiro da marca baseada no tamanho da letra “G”

Grid de Construção Quadrado

Aplicação do Grid na Horizontal


TIPOGRAFIA DE APOIO Cabin Font ABCDEFGHIJKLMN OPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqr stuvwxyz A Resistência é uma virtude presente na vida da cantora, seja como mulher, como artista e negra, pensando neste conceito a fonte tipográfica foi escolhida por representar bem um desenho de alfabeto inspirado nas fontes Grotesk do início do séc. XX. E, também com base humanista, formas mais clean e geométricas essa tipografia resiste ao tempo e aos meios de reprodução, mantendo sua força e integridade.

*A fonte de apoio tem o propósito de complementar a indentidade visual com aplicações em textos mais longos e subtítulos. A fonte tipográfica Cabin tem licença para uso livre.


APLICAÇÕES Dentro da composição do Sistema de Identidade Visual está presente suas aplicações seja como padronagens, cartão de visita, pôster, redes sociais, portfólio e etc.


PADRONAGEM A padrogagem de Gabi da Pele Preta é baseada nos grafismos Afro que também estão presentes no Lettering da sua marca.


CARTÃO DE VISITA


REDES SOCIAIS Aplicação no Instagram


REDES SOCIAIS

Aplicação no Facebook


APLICAÇÃO COM IMAGENS


CARTAZ


Profile for João Paulo Soares

Brand Book Gabi da Pele Preta  

Livreto que mostra a construção da Identidade Visual da cantora Gabi da Pele Preta

Brand Book Gabi da Pele Preta  

Livreto que mostra a construção da Identidade Visual da cantora Gabi da Pele Preta

Advertisement