Issuu on Google+

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DE CASTELO – FACASTELO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 3º PERÍODO

GIOVANNI AVANCE SOARES HONÓRIO PIZETA ISAAC VENTORIM JOÃO FELIPE GUIZARDI DA CRUZ JOÃO PAULO F. DE MENDONÇA

USO DA TI NA ADMINISTRAÇÃO

CASTELO 2012

1


GOIVANNI AVANCE SOARES HONÓRIO PIZETA ISAAC VENTORIM JOÃO FELIPE GUIZARDI DA CRUZ JOÃO PAULO F. DE MENDONÇA

USO DA TI NA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Administração na Faculdade de Castelo, como requisito parcial de avaliação. Professor: Valderedo Sedano Fontana

CASTELO 2012

2


INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DE CASTELO – FACASTELO SUMÁRIO TÍTULO

PÁG

Introdução ................................................................................ 04 Capítulo 01 TI: História e Definição ............................................................ 05 História ................................................................................ 05 Definição ................................................................................ 06 Capítulo 02 Aplicabilidade da TI ............................................................ 07 Algumas Aplicações da TI ................. ....................................... 07 Utilização em Fábricas ............................................................ 07 Utilização em Escritórios ........................................................... 07 Vertentes Básicas da Utilização da TI ....................................... 08 Automação ................................................................................ 08 Informatização ........................................................................... 08 Capítulo 03 Maximização da administração com o uso da TI ....................... 09 Objetivos Básicos Buscados com a Utilização da TI.. ................09 Uso de Computadores no Gerenciamento ................................. 10 Objetivos .....................................................................................10 Condições Básicas .........................................................10-11

Considerações Finais ................................................................. 12 Referências ....................................... ........................................ 13

CASTELO 2012

3


INTRODUÇÃO

Serão vistas a seguir algumas das diversas formas que o uso da informática pode contribuir em muitas profissões. Nesse caso em especifico, como pode auxiliar na administração, tornando-a muito mais eficiente.

Dentre os diversos ramos de trabalho, será citado seu uso em indústrias e escritórios, trazendo alguns exemplos de aplicabilidade e maximização de resultados com sua utilização.

4


TI: HISTÓRIA E DEFINIÇÃO

HISTÓRIA.

Cinquenta anos após o surgimento do primeiro computador, a capacidade de compreensão humana sobre seus princípios operacionais e utilidade, ainda é mediana.

Nos últimos 10 anos o computador moderno teve grande metamorfose: Ficou 146 vezes mais barato; Ficou 10 mil vezes mais rápido; Ficou 300 mil vezes menor;

Com a telemática (fusão de telecomunicações com a informática), seu alcance ficou ilimitado. Essa máquina excepcional revolucionou o modo de controlar e gerenciar as atividades humanas na fábrica, no escritório e no campo. Frente às necessidades da sociedade, sua aplicação se diversificou de tal forma que se tornou um investimento universal para o auxílio no trabalho.

A necessidade de se usar computadores de forma econômica, flexível e dinâmica fez com que toda tecnologia de apoio ao seu uso fosse desenvolvida.

A chamada tecnologia de informação (TI) passou a figurar nas organizações, para transformar dados em informações, como por exemplo: Planilhas, gráficos, tabelas, cálculos e imagens, colocando a informação disponível a qualquer hora, em qualquer lugar e da forma desejada.

5


DEFINIÇÃO.

É uma tecnologia, um instrumento de trabalho ou uma ferramenta, constituindo uma gama de produtos – hardware e software – que possuem capacidade para: • Coletar e armazenar dados. • Processar dados; • Recuperar números e imagens; • Controlar equipamentos e processos; • Conectar pessoas e funções; • Conectar setores e unidades.

6


Aplicabilidade da TI

Algumas aplicações da TI:

Dentre várias áreas de atuação da TI, será analisado a seguir sua utilização em fábricas e escritórios.

Utilização em fábricas:

Instrumento de manufatura, robôs, sensores, dispositivos automáticos de teste e controle de processo; Movimentação de materiais; Desenhos e esquemas; Planejamento e controle; Gestão diária de rotina.

Tarefas essas, que se não impossíveis de serem efetuadas sem o auxílio da informatização, no mínimo muito mais simplificadas, ágeis e eficientes com a utilização da mesma.

Utilização em escritórios:

Processamento de textos, arquivamento automático, sistema de processamento de transações, conferencia eletrônica, correio e agenda eletrônica, vídeo teleconferência, programas de pesquisas em banco de dados, planilhas eletrônicas, sistema de suporte as decisões e sistemas especialistas.

7


Vertentes básicas da utilização de TI.

Uma TI altamente confiável (produtos com baixa faixa de falhas), pode-se destinar-se a duas vertentes de aplicação:

Automação:

Aplicar a TI para aumentar a capacidade de iniciativa, auto regulagem e auto correção de processos ou eventos.

Informatização:

Aplicar a TI para traduzir objetos, eventos e processos em dados e fazer a exposição desses dados em formatos determinados.

8


Maximização da administração com o uso da TI.

Objetivos básicos procurados com a utilização da TI. Atender plenamente os objetivos econômicos e materiais da organização – qualidade, custo, entrega, segurança, etc. Será através dessas conquistas que conseguiremos enfim o que buscamos; Uma forma mais eficiente de administrar.

Administração da qualidade, segundo Miyauchi. Todas as atividades do processo industrial deverão ser submetidas ao sistema na ordem em que elas acontecem, desde a entrada das encomendas, seu agrupamento, a previsão de recursos e quantidades, a contabilidade dos serviços e rendimentos, a produtividade, a interrupção da produção (paradas e manutenção), os ensaios e inspeções, a natureza dos insucessos, o transito entre equipamentos, o fluxo ótimo variável, o planejamento do embarque, a documentação do produto, o transporte e os serviços de venda e assistência técnica. De posse dos dados que fluem, de cada ação indicada, podemos chegar ao limite da previsibilidade, com praticamente tudo monitorado. Isso sedimentará a garantia da qualidade. Esse monitoramento, sem o auxílio da informática talvez não fosse possível de ser efetuado, mas mesmo que fosse, com certeza não teríamos a mesma eficiência, garantia e agilidade de quando a usamos, isso sem citarmos os custos operacionais reduzidos que ela nos proporciona.

9


Uso de computadores no gerenciamento.

Objetivos:

Agilizar a consolidação de cálculos; Processar alto volume de dados; Sumarizar informações em gráficos; Processar estatísticas periódicas; Acelerar comunicações em redes; Manter arquivos de dados; Acompanhar em tempo real a efetivação de eventos; Etc.

Algumas condições básicas são essenciais para a administração, e são facilitadas com o uso de computadores, as quais favorecerão e facilitarão uma analise critica em todos os níveis da organização.

Condições básicas: • Recuperar dados correlacionados no mesmo intervalo de tempo. Produto e processo. • Recuperar todo o histórico. Programação, produção, inspeção. • Receber cruzamento de dados das funções. • Guardar a relação de identificação dos produtos. Sucessivas transformações e subdivisões Rastreamento. • Acesso facilitado. Linguagem de alto nível e hardware.

10


Tratamento específico de dados. • Maior base de informações automáticas para itens de controle das rotinas. Tratamento padrão de dados. • Acompanhamento em tempo real. • Aplicação e criação de tabelas, relatórios e gráficos com facilidade e agilidade. • Possibilidade de visualização de vários relatórios sendo integral ou parcial de: Estoques, clientes, fornecedores entre outros, conforme a filtragem desejada, podendo ser citadas dentre outras: Controle de estoque Estoque mínimo e máximo Média de vendas mensal de determinado produto Cadastro de clientes e fornecedores Baixa automática de estoque no momento da venda. Apontamento de estocagem baixa sem necessidade de verificação manual. Acompanhamento de estoque por categoria de produtos, indústria fornecedora, etc. • Controle financeiro, podendo conter dentre outros: Pagamentos por data Recebimentos por data Contas de recebimentos em atraso por data ou período Contas de recebimentos a vencer Contas de pagamento efetuado em determinado período Etc.

Tudo isso fica muito mais simples, ágil e confiável, graças à implantação da informática na vida do administrador, podendo ele exercer assim uma administração mais eficiente.

11


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O mundo esta vivenciando a chamada era da informação, sendo assim muito difícil evoluir ou sequer sobrevier no mercado sem um bom uso e gerenciamento das Tecnologias da informação. A TI se torna cada dia mais presente na realidade das organizações, se enquadrando em seus diversos setores auxiliando na gestão, afim de maximizar o resultado final.

12


REFERENCIAS: A informática na administração da qualidade. Mais eficiência, racionalidade, e confiabilidade nos dados de fábricas e escritórios Autor: Lewton Burity Verri. São Paulo, 1999 – Livraria Nobel s/a.

Acesse o link abaixo para avaliar o conteúdo apresentado https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?pli=1&formkey=dDg0ZjhScFoyVjdoZ0hOR1B kLXBEd3c6MQ#gid=0

13


USO DA TI NA ADMINISTRAÇÃO