Lusitânia Contact n.º 9

Page 86

86

Saiba já

CONGELAR E DESCONGELAR

>

spp ou Listeria monocytogenes. Estas bactérias são responsáveis por grastroenterites fortes, nomeadamente em pessoas mais vulneráveis, como grávidas, crianças, idosos ou doentes com o sistema imunitário fragilizado. No caso das grávidas, é preciso especial cuidado com a Listeria monocytogenes, já que pode desencadear aborto. ■ Rejeite os produtos com aspeto, cheiro ou sabor alterados. O prazo indicado só é válido se as condições de conservação referidas no rótulo forem respeitadas e enquanto a embalagem estiver fechada. Não congele alimentos próximos do limite de validade. A congelação trava a proliferação de microrganismos, mas não os destrói. Poderão voltar a desenvolver-se assim que iniciar a descongelação.

tRuquES PARA DESCONGELAR

MAIOR SEGURANçA EM AMBIENTE FRIO Com exceção do pão, pouco perecível, não descongele alimentos à temperatura ambiente. O risco de contaminação é elevado e pode alterar o sabor e a cor do produto.

´

Passe os alimentos do congelador para a zona frigorífica durante algumas horas ou opte pela função “descongelação” do micro-ondas.

´ ´ ´

Deite fora a água que resulta da descongelação, para evitar o desenvolvimento de microrganismos.

Os legumes e o peixe podem ser cozinhados diretamente, sem descongelarem. Poderá acelerar a descongelação passando o alimento por água fria, debaixo da torneira, dentro da embalagem fechada.

´

Depois de descongelados, deverá consumir ou preparar os alimentos no prazo de 24 horas.

As caixas de plástico herméticas reutilizáveis são ideais para congelar

Quatro estrelas a congelar

teste saúde 111 outubro/novembro 2014

■ Para uma boa higiene e conservação, verifique regularmente a temperatura do congelador: deve permanecer a – 18ºC, pelo menos. ■ A cada três ou seis meses, descongele e limpe o interior do aparelho com duas colheres de sopa de vinagre ou de bicarbonato de sódio diluídas em água morna. Para remover as placas de gelo, use uma espátula de plástico ou de madeira. As facas e secadores de cabelo são proibidos, já que podem danificar o aparelho. Se-

que bem com um pano limpo e volte a ligar. ■ Um corte de eletricidade nem sempre significa deitar tudo fora. Os alimentos podem manter-se bem conservados durante algumas horas. Não abra a porta. Logo que a corrente volte, verifique o estado dos produtos e, no prazo de 24 horas, cozinhe os que descongelaram. Se não for possível, deite-os fora. Uma vez cozinhados, pode voltar a congelar.

Como branquear legumes Mergulhe os vegetais limpos, descascados e cortados durante 2 ou 3 minutos em água a ferver (2 litros por cada 500 gramas). Arrefeça-os num recipiente com água fria e gelo, seque-os com um pano ou papel de cozinha e congele. No caso de legumes que tendam a oxidar, como alcachofras e beringelas, junte meio limão e duas colheres de vinagre à água a ferver, antes de colocar os alimentos.

TESTE SAÚDE ACONSELHA

Arte de bem congelar

´ ´

Lave bem as mãos e use facas e tábuas limpas para manipular e cortar os alimentos. Use recipientes herméticos e limpos (caixas de plástico ou sacos de congelação novos), para evitar que os alimentos oxidem ou fiquem queimados pelo frio.

´

Congele pequenas porções, para acelerar o processo de (des)congelação e cole uma etiqueta com o nome do alimento, o peso e a data de congelação.

´

Anote num quadro os alimentos armazenados, com as respetivas datas de congelação. Evita assim compras inúteis.

´

Verifique regularmente a temperatura do congelador. Deve ser inferior a – 18°C. Descongele-o e limpe-o a cada três ou seis meses. Assim, previne contaminações e poupa energia, já que a acumulação de gelo gera maior gasto. Deco Proteste


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.