Page 1

revista

Edição nº 6 - Dezembro 2012

DICAS

VITRINE 15 opções de

PRESENTES

para as festas de fim de ano!! BELEZA

MODA

GASTRONOMIA

Arrase na hora de comemorar

É festa. Comemore com muito estilo

Delícias de fim de ano, aqui vamos nós


3


EDITORIAL

EXPEDIENTE

Então já é Natal. Todo mundo tem aquela sensação de que o ano voou... e por aqui não foi diferente. Alcançamos nossa meta traçada no início do ano e chegamos à 6ª edição da Revista Vitrine, encerrando assim 2012 com chave de ouro. Entre desafios, dificuldades e alegrias, nos firmamos como uma mídia admirada por quem a lê e com resultados satisfatórios para quem nela anuncia. Muitas mudanças aconteceram principalmente na agência de comunicação que gerencia e promove a Revista Vitrine. Com a saída de um dos sócios, mudamos a direção de ambas as empresas, o que fez a Triadaz de São Lourenço passar a se chamar RAUZE. Apesar do novo nome, continuamos no mesmo endereço, atendendo aos mesmos clientes e fazendo o que sabemos fazer de melhor: comunicação de verdade. E nós também crescemos! Entre as novidades que chegaram está o jornalista João Carvalho, que se apresenta nesta edição falando sobre sua especialidade, a vedete da comunicação do momento: o gerenciamento de conteúdo customizado em publicações e mídias sociais. Tivemos um retorno tão positivo sobre a matéria da edição passada sobre o Canil Municipal e adoção de animais que resolvemos voltar ao assunto, agora falando sobre posse responsável. Além disso, teremos um editorial de moda, dicas de presentes para o Natal, e textos sobre educação, gastronomia e cirurgia plástica. Na seção de empreendedorismo, nossa cliente e amiga Claudia Bringel compartilha seu sucesso por todo o Brasil. Fechamos mais um ciclo, uma importante etapa de nossas vidas. Agradeço aos que acreditaram e apoiaram esse projeto - minha família, minha irmã Marcella Real e Lucimara Chagas (braço direito é pouco: ela é meus dois braços), sem as quais nada disso seria possível e toda a equipe envolvida nesse (e em vários outros) projeto: Paulo Rennó, Flavia Lacerda, João Luiz, Célio Miranda, João Carvalho e as amigas Martha Bacci e Monica Fernandes. Desejo a todos os leitores, anunciantes e parceiros da revista – e em especial aos clientes da agência Rauze – um ano de vitórias e paz. Em 2013 estaremos de volta, com força total e mais novidades!

Publisher: Gabriela Real Gerente de Projeto: Marcella Real Jornalista Responsável: Martha Bacci MTB: 17123/MG Edição: João Carvalho Projeto Gráfico e diagramação: Agência Rauze Capa: Célio Miranda Tiragem: 3.500 exemplares Impressão: Gráfica MTO Contato Vitrine contato@vitrinesuldeminas.com.br (35) 3331.3042 A Revista Vitrine é uma publicação da empresa Rauze, distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

COLABORADORES

CY ANDRADE Pedagogo, ator, produtor e diretor artístico é também nosso colunista de cultura.

MÔNICA FERNANDES Jornalista responsável pela área de Comunicação da Unimed, escreve sobre Cooperativismo nesta edição.

DANIEL RAPOSO Fotógrafo profissional responsável pelas imagens do editorial de moda. www.flickr.com/ danisraposo

FERNANDA BACHA Estudante de moda na Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, produziu o editorial de moda.

RAPHAELA FERREIRA Estudante de moda na Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, produziu o editorial de moda.

CÍNTIA SOUZA Maquiadora profissional responsável pela make do editorial de moda desta edição.

Gabriela Real Diretora da Agência Rauze e Publisher da Revista Vitrine

4


ÍNDICE

6 Entrevista

Destaques

15 opções de presentes para todos os estilos. Pág. 10

Zé Neto

8 Prefeitos Eleitos da região

14 Moda

É festa

18 Pet

Posse Responsável

Saúde

Conheça a história da Clínica Villela. Pág. 26

20 Social

São Lourenço em Vitrine

22 Cooperativismo

Cooperativa do ano

28 Educação

Projeto Corpo em Arte

30 Gastronomia

Ceias de Fim de Ano

Miss Teen Brasil é de São Lourenço. Pág. 20

32 Empreendedorismo Delícia Consciente

* Foto Selva Bizarria

34 Beleza

Arrase na hora de comemorar

36 Marketing

Gerenciamento de Conteúdo

38 Cultura e Eventos Tim Tim!

Revista Vitrine nas Redes Sociais! facebook.com/vitrinesuldeminas

@vitrinesulminas

www.vitrinesuldeminas.com.br

Social

5


O QUE ESPERAR DO FUTURO? Por João Carvalho

É hora de sabermos o que pensam os prefeitos eleitos na região para os próximos quatro anos.

Eleições

No mês de novembro, passado um mês da divulgação dos resultados das urnas em todo o Brasil, a Vitrine foi atrás dos prefeitos eleitos em São Lourenço e nas cidades vizinhas para saber quais são seus planos e expectativas de seus futuros mandatos. Como vivemos numa democracia, é de extrema importância que saibamos tudo o que nossos representantes pensam e se propõem a realizar para que tenhamos como acompanhar de olhos bem abertos, com a esperança de que nossa região tenha dias cada vez melhores pela frente. Então, vamos ao que interessa:

6

SÃO LOURENÇO

Prefeito Zé Neto

O prefeito Zé Neto recebeu a reportagem de Vitrine na tarde do dia 14/11/2012, no Hotel Guanabara. Durante o encontro ele falou das dificuldades herdadas de administrações anteriores, projetos em andamento de vital importância para a cidade, expectativas para os próximos anos e de como irá agir para evidenciar o turismo da região, movimentando toda a economia. Prefeito, o Sr. poderia inicialmente fazer um breve balanço de seu primeiro mandato? Zé Neto: Assumimos uma prefeitura numa situação muito complexa de endividamento, que vinha já de 16 anos. Depois de termos conseguido renegociar contratos de médio e longo prazo e de quitar os débitos de curto, conseguimos viabilizar a realização de importantes obras como a Estação de Tratamento de Esgoto,

com recursos federais oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, dos governos Lula e Dilma). Obtivemos também recursos para implantarmos uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), cujas obras estão em fase de conclusão. Outro ponto importante foi o investimento que pudemos fazer na educação municipal, tornando-a referência em âmbito nacional. Hoje somos uma das 5 cidades melhor colocada no ranking da educação pública nacional. Tendo isso em mente, quais serão os passos para os próximos 4 anos? Zé Neto: Para o próximo mandato, a prefeitura foi dividida em 3 grandes grupos de trabalho: Planejamento e Gestão, Infraestrutura e Obras Sociais. É dentro desses eixos que vamos procurar nos manter. Entre as ações previstas estão: a maciça informatização do governo e órgãos


O que será feito para estimular o turismo? Zé Neto: Quase tudo em nossa cidade depende do turismo, portanto é de vital importância que o estimulemos. Nos próximos 4 anos, nossa maior empreitada na verdade não será especificamente na cidade de São Lourenço, mas numa missão conjunta a que nos propusemos em toda a região, que é a adequação do Aeroporto de Caxambu para receber voos comerciais, atraindo um fluxo crescente de turistas de todos os cantos do país. Além de encurtar a duração da viagem até o Circuito das Águas, esse aeroporto irá também baratear esse deslocamento. Uma passagem aérea de Ribeirão Preto para cá, por exemplo, sairá mais em conta que uma viagem rodoviária no mesmo trecho. Essa obra será concluída até o ano de 2014 e com isso vamos estar prontos para receber um possível grande fluxo de pessoas por conta da Copa do Mundo.

Eleições Revista Vitrine

públicos municipais, evitando que os cidadãos percam tempo ou precisem ir até um determinado órgão para solicitar documentos ou certidões que possam ser conseguidas através de conexões seguras e certificadas via internet; a conclusão da UPA e dos 3 postos de saúde que estão a caminho. Com isso, vamos ter capacidade de atender 100% da demanda municipal no Programa Saúde da Família e em situações de emergência.

Existe algum plano para a questão ambiental na cidade? Zé Neto: Com o apoio de verbas do governo federal, já autorizadas, vamos implantar a usina de tratamento de resíduos sólidos, onde vamos passar a separar o lixo reciclável do orgânico, destinando para reciclagem o que puder ser reciclado com a devida separação e para a compostagem o que puder ser transformado em adubo, que será doado para os pequenos agricultores da cidade e dos municípios do entorno. Para finalizar, qual seria sua mensagem para os cidadãos São Lourencianos? Zé Neto: Gostaria de dizer a meu povo que o legado que queremos deixar aqui é de tranquilidade e responsabilidade. Vamos manter tudo que vem dando certo e continuar com o olhar cuidadoso sobre as contas do município e a obtenção de recursos para obras importantes. Nossa marca registrada será o planejamento bem feito e as ações constantes em prol do desenvolvimento de nossa querida cidade, que será cada vez mais humana e Zé Neto, prefeito reeleito de São Lourenço acolhedora.

7


Eleições

SOLEDADE

»

Prefeito Emerson Ferreira

»

Prefeito Jurandir Belini

»

Prefeito Paulinho Brito

Revista Vitrine

Há grande expectativa por profundas mudanças em nosso município. Sabemos que temos dificuldades a enfrentar e elas não serão suficientes para nos impedir de cumprir o que nos propusemos a realizar após o dia 1º de janeiro de 2013. Nossos planos são ações de grande necessidade e absolutamente factíveis para que Soledade de Minas possa crescer não só economicamente, mas em qualidade de vida para seu povo.

CAXAMBU

O principal compromisso que firmamos com a população de Caxambu é trazer o progresso através da abertura de postos de trabalho, assistência digna à saúde e investimentos planejados em educação e cultura visando à formação e à capacitação de nossos jovens. Vamos também incentivar o turismo, promovendo Caxambu como a cidade com um dos maiores potenciais hidroterápicos, hidrominerais e gasoso-medicinais do planeta. Nos propomos a cumprir uma administração moderna, humana e participativa, envolvendo a sociedade, o comércio e a rede hoteleira com o objetivo de resgatar a autoestima e a alegria de se viver na cidade.

PASSA QUATRO

8

Como forma de agradecermos à população passaquatrense, pela expressiva votação que nos confiou, elaboramos um plano de ação que demandará muito de nossa força de trabalho e capacidade. Queremos a prefeitura presente, de fato, no dia a dia da cidade e para isso vamos colocar em prática programas governamentais que cheguem, de fato, até à população. Vamos focar em ações para melhorias na saúde, educação, esporte e lazer, sem deixar de lado o desenvolvimento do turismo, da cultura e do patrimônio histórico em nosso município, com o objetivo de atrair mais pessoas para cá, estimulando nossa economia e gerando mais empregos para nosso povo. Temos, portanto um grande desafio pela frente, que é fazer a prefeitura estar próxima das ruas e das casas de cada cidadão, conhecendo assim as reais demandas do cotidiano passaquatrense e construindo uma cidade cada vez mais humana e próspera.


9


SÓ DAQUI * Fotos ilustrativas

15 Dicas de presentes Natal, amigo secreto, festas... Confira aqui as dicas da Revista Vitrine para os melhores presentes:

Destaques

1

MALHA NA MODA

Que mulher não se sente especial quando recebe uma linda roupa de presente? Se for algo feito com tecidos especiais, estampas e modelagens exclusivas, produzido com todo carinho numa fábrica da região, melhor ainda! A Stock tem 5 lojas: 4 em São Lourenço, incluindo um Outlet com peças de coleções anteriores a preços promocionais, e uma loja em Itajubá.

Stock Malharia - São Lourenço Av. Dr. Getúlio Vargas 139 (35) 3332-1505, Av. Dom Pedro II 434 (35) 3332-4660, Dr. Olavo Gomes Pinto,138 (35) 3332-4353 e Out Let (Fábrica) Rua Professora Maria do Carmo Ferraz, 516 - (35) 3332-1104

2

ACESSÓRIOS PARA TODA FAMÍLIA

Novidade em São Lourenço, essa loja inaugurada em agosto tem dicas incríveis para os presentes de toda a família. Para os homens antenados, há opções de gravatas, carteiras, relógios, pulseiras e correntes. As mulheres vão se encantar com os acessórios em geral e a enorme variedade de maquiagens, lenços e bolsas. Para a criançada, que tal apostar nos produtos da novela Carrossel? Elas vão adorar.

10

A Stillus Acessórios fica na Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 257 Centro, São Lourenço (35) 3332-5823

3

NO ESTILO DOS ATLETAS

Você conhece os produtos da marca californiana Oakley? Eles são produzidos com tecnologia de ponta, aliada a um design futurista. Que tal dar de presente um dos itens que compõem o uniforme de atletas como Michael Jordan, Robert Scheidt, Michael Schumacher e Fernando Alonso, entre tantos outros? Para isso não é preciso ir muito longe: em São Lourenço, a loja Grito Urbano possui muitas opções de presentes. Shopping Antônio Dutra Lojas 20/22

Centro, São Lourenço (35) 3332-3003 www.gritourbano.com.br


4

BEBÊ GOSTOSO

O espírito de Natal acaba sempre nos levando ao universo infantil. Nada mais fofo do que agradar as crianças com presentes que as deixem confortáveis para suas brincadeiras, sem abrir mão da beleza. Que tal então enfeitar os pequenos com roupas, acessórios e enxovais exclusivos para momentos especiais, feitos com algodão egípcio ou peruano? Todos esses produtos fazem parte do programa de fidelidade e podem ter descontos especiais!

Aquarela Rua Dr. Melo Viana, 207 – Centro, São Lourenço (35) 3331-1540

5

UM PRESENTE QUE RELAXA

Está em dúvida ainda sobre o presente ideal? Que tal um tratamento de beleza? Hmmm... e se fosse uma massagem relaxante? O Balneário de São Lourenço oferece o “Presente Especial para Você”: um cartão que dá direito a um dos tratamentos do balneário. Ótima opção para homens e mulheres que se preocupam com ao bem-estar. Para adquirir o cartão é só passar no Balneário e escolher a opção que mais lhe agradar.

Parque das Águas Praça João Lage, São Lourenço (35) 3332-3066

6

CASA ESPERANÇA

Uma das lojas mais tradicionais de São Lourenço, inaugurada em 1927, tem entre suas marcas de calçados e moda, tanto feminina quanto masculina, as opções de presentes ideais para este natal. Que tal surpreender aquela pessoa especial com um lindo sapato Arezzo, cheio de feminilidade? Há ainda calças Bee Jeans, com cortes especiais que caem super bem tanto nos homens quanto em mulheres que adoram valorizar suas formas. Como se não bastasse, para os mais tradicionais, indicamos as camisas sociais da Raphy e gravatas. Não deixe de passar na Casa Esperança quando for escolher aquele presente para quem você gosta!

Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 266 - Centro, São Lourenço (35) 3331-1583 e-mail: cesperancasl@hotmail.com

11


Revista Vitrine

Destaques

7

DO PRESENTE À LEMBRANCINHA

Presentes inusitados e divertidos, ideais para encantar toda a família, podem ser encontrados nesta loja. Brinquedos para as crianças, bolsas, carteiras, nécessaires e opções de decoração, além dos artigos de natal, vão agradar a todos. Seja um presentão ou uma lembrancinha, não deixe de conferir nossas dicas!

Papel Machê Av. Dom Pedro II, 354 - Centro, São Lourenço (35) 3331-8202

8

PARA DECORAR

Um agrado para a casa, sempre é bem-vindo e são ótimas opções de presentes. Lindos abajures, porta retratos, plantas artificiais, papeis de parede especiais ou aquelas cadeiras de acrílico ou policarbonato que são um charme e vão ficar lindas na sua sala... tudo isso pode ser encontado na DiCasa.

Rua Prof. Henrique José de Souza, 290 São Lourenço - 500m da Ilha Antonio Dutra dicasadecor@hotmail.com (35) 3331-1020

9

ESTILO E PROTEÇÃO

Que o verão é uma delícia, todo mundo já sabe. Mas esquecer de proteger os olhos é muito comum. Por isso, presentear com belos óculos escuros é uma ótima opção. Nas Óticas Precisão você vai encontrar produtos de alta qualidade, com design moderno, que certamente vão encantar e proteger os olhos daquela pessoa especial. Para acertar no presente, Óticas Precisão é a dica!

12

Av. Dom Pedro II, 263 – Centro, São Lourenço (35) 3332-4670 www.oticasprecisaosuldeminas.com.br

10

BRINQUEDOS QUE EDUCAM

Que tal presentear as crianças com algo que elas possam brincar, se divertir e ainda por cima aprender? Os pequenos vão adorar quando o papai descobrir os brinquedos desta oficina de artesanato, que estimulam a coordenação motora, a lógica e a noção de espaço.

11

Bruart (35) 9165-1755 e-mail: bruartemg@yahoo.com

PÉS PRESENTEADOS

Toda mulher adora ganhar sapatos de presente, não é? Na Arena Calçados, quem dá sapatos pode ganhar um presentão: durante o mês de dezembro, nas compras acima de R$ 80,00 você concorre a um vale-compras no valor de R$ 300,00. Aqui você encontra as melhores marcas: Naturezza, Via Uno, Século XXX, Parô, Bebece, Júlia Mezzetti, Beira Rio, Moleca, Vizzano, Miucha, Sthefany, Santa Amélia e modelos exclusivos.

Arena Calçados São Lourenço Loja 1 - Av. Getúlio Vargas 239 lj 16 (35) 3332-2116 Loja 2 - Shopping Antônio Dutra lj 32 (35) 3331-3238

12

COM TUDO NA MODA

Uma loja especializada em roupas que esbanjam estilo e estão sempre em alta, tem o presente ideal para você acertar em cheio. Além de tudo o que há de melhor na moda feminina, a Saffron agora atende também ao público masculino e oferece ainda mais conforto para seus clientes. Essa é a dica para quem procura aquele look especial para arrasar.

Saffron Av. Dom Pedro II, 548 Centro, São Lourenço (35) 3331-2319


13

ACESSÓRIOS E ROUPAS

Quando só vendia acessórios incríveis, a Prata Prima conquistou fãs por toda São Lourenço. Agora, com roupas e looks super especiais, a loja está pronta para arrasar fazendo entregas em todo o país. A loja agora conta com um cantinho especial e produtos exclusivos das renomadas marcas Kímika e Benetton.

Prata Prima Av. Dom Pedro II, 640 Centro, São Lourenço (35) 3332-3597

14

PRESENTEIE SEU PET

Os bichinhos também têm direito a um presente bacana neste natal, certo? Aqui o que não falta são opções para agradá-los com produtos exclusivos e artesanais. A Lindog’s preza pelo conforto, sem esquecer do design e da qualidade nos materiais, com o objetivo de deixar seu pet ligado nas últimas tendências!

15

Lindog´s (35) 9121-6864 www.lindogs.com

BELEZA ÍNTIMA

A dica de presente para agradar aquela pessoa especial está na Di Lingerie, especializada em moda íntima com peças exclusivas e de alta qualidade. A escolha do modelo ideal pode ser feita através do site. Depois é só ligar e uma das vendedoras irá até você, com os modelos escolhidos e outras opções que certamente vão despertar os encantos femininos. Seja para apimentar a relação, curtir bons momentos ou relaxar, a lingerie certa faz a diferença valorizando o que já é belo no corpo de uma mulher.

Di Lingerie (35) 8862-1412 www.dilingerie.com.br


É festa Transparências, fluidez, brilhos, bordados... tudo isso dá um toque especial nas produções de moda para as noites de natal e ano novo, que devem ser cheias de elegância, com um misto de simplicidade e sofisticação.

Moda

NATAL Quer arrasar na ceia de natal? Valorize seu corpo escolhendo os modelos mais adequados ao seu tipo físico. Seja num vestido com transparências, aplicações, bordados, cores sólidas e vibrantes ou tons pastéis, rendas e cintura marcada, aquilo que melhor se adaptar às suas formas com harmonia vai certamente agregar beleza ao seu look. Principalmente se ele for abrilhantado pelos acessórios certos, com tons que vão do bronze ao dourado. Para os homens, a dica é abusar da jovialidade, mesmo nas peças mais clássicas. Que tal arriscar uma combinação de camisa lisa ou com listras finas de cores mais vibrantes e uma calça em tons mais neutros? É tiro certo.

ANO NOVO Para começar 2013 com muito estilo, nada melhor que juntar ao clássico branco a ousadia de estampas com motivos animais, adicionando uma pitada de alegria que vem junto com essa tendência que invadiu as passarelas e guarda-roupas há alguns anos. Quem quiser ousar ainda mais pode apostar num mix de estampas, sendo que uma delas deve ser a principal ou dar a tônica do look enquanto a outra deve ser a mais discreta possível, funcionando quase que como uma textura. Para combinar, nesse caso, aposte em acessórios em tons que vão dos terrosos aos metálicos dourado e cobre. Para os homens não passarem o réveillon em branco, uma boa opção é criar um look descontraído, sobrepondo uma camiseta de manga curta a uma camisa de mangas longas, dobradas. Juntando a isso uma boa calça jeans e um par de tênis tipo streetwear ou uns sapatênis descolados temos um look muito bem-vindo para marcar a passagem do ano. Caso o rapaz queira apostar numa combinação mais tradicional, vale a pena apostar numa camisa polo, que nunca perde sua elegância. Styling Fernanda Bacha e Raphaela Ferreira Fotos Daniel Raposo Modelos Flavia Godtfredsen e Pedro Caldas Make-up Cíntia Souza (35) 8845-5335 Hair styling Doloema Cabelereiro (35) 3332-1132

14


Moda Revista Vitrine MASCULINO Camisa manga longa listrada, calça social, clara, cinto listrado verde e azul marinho e sapatênis azul marinho (Look todo Acostamento).

FEMININO Vestido longo de renda com lurex e cinto metalizado (Checklist), colar de pedras pretas e sandália preta com dourado (Dumond). Peças exclusivas da Boutique FUCHIC.

15


FEMININO Camisa branca acinturada (Checklist), saia longa estampa animal print (Maria Filó) e cinto animal print textura pêlo fake (Dumond).

Revista Vitrine

Moda

MASCULNO Camisa manga longa branca, camiseta manga curta mostarda, com estampa nas costas, calça jeans e cinto dupla face caramelo (Look todo Acostamento).

~

~ producao As roupas e acessórios deste editorial você encontra com exclusividade na boutique FUCHIC em São Lourenço.

16

FUCHIC Av. Dom Pedro II, 594 lojas 7 e 8 (35) 3331-1578 facebook.com/boutiquefuchic Marcas: Maria Filó, Checklist, Acostamento, Oh Boy, Blue Man e Dumond


17


POSSE RESPONSÁVEL Bom para você, melhor ainda para o seu pet

* Foto arquivo pessoal

Pet

Nesta época de natal, o comércio de filhotes de cães e gatos aumenta. Cabe a nós que já vivenciamos a triste realidade de animais abandonados e vítimas de maus-tratos orientarmos para que os possíveis compradores optem pela adoção. Nem sempre o filhotinho mais fofo será o melhor cão ou gato para quem o escolheu. É preciso se informar sobre as características da raça, com o objetivo de saber se esse animal é ativo demais, não gosta de ficar sozinho, é companhia ideal para as crianças ou é do tipo paradão. Como se não bastasse, antes de decidir pelo acolhimento desse novo membro da família é preciso levar em conta os gastos que ele vai acarretar e se eles cabem no orçamento mensal, já que eles não são poucos: alimentação, vermifugação, vacinação e, no caso de possíveis doenças, tratamentos. Isso além dos habituais gastos com banhos, tosas e combate às pulgas. Normalmente, quem compra um animal quase nunca liga para esses aspectos e depois de um determinado período são forçados a se deparar com a realidade e o que

18

acontece é: mais um animal abandonado nas ruas da cidade.

A importância da alimentação

Depois da adoção e dos procedimentos relacionados à saúde dos bichinhos, é necessário pensar na alimentação deles. Nessa hora deve ser escolhida que tipo de ração será fornecida. Em alguns casos, os alimentos hoje disponíveis no mercado vão além das questões de sobrevivência e são grandes aliados da saúde dos animais de estimação, atuando inclusive na prevenção de doenças. Os tipos de rações atualmente estão divididos em: Econômicas, Standard, Premium Especial e Super Premium. O que as diferencia entre si são as fontes de seus nutrientes e a quantidade de alimentos funcionais (os nutracêuticos, que agem proporcionando diversos benefícios à saúde) presentes em sua composição. Quando um animal é alimentado com uma ração super premium, as chances de ele vir a desenvolver algum tipo de doença são drasticamente menores se comparado com outro que recebe um alimento econômico, por exemplo. A nutrição é hoje uma ferramenta a mais para aumentarmos a expectativa e a qualidade de vida de nossos amigos.

Sílvia Fernandes

Médica veterinária. Responsável pela linha Equilíbrio, da Total Alimentos, no Sul de Minas. CRMV - MG 8762


Os 10 mandamentos da posse responsável: 01. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. 02. Adote animais em vez de comprar por impulso. 03. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico. 04. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo. 05. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente. 06. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele. 07. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento. 08. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado. 09. Identifique o animal com plaqueta e também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem). 10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Pet

A Equilíbrio, produto super premium fabricado pela Total Alimentos, possui variações para animais de diferentes portes (pequeno, médio e grande) e faixas etárias (filhotes, adultos e idosos). A fonte de proteínas desta ração é a carne mecanicamente separada, com alto valor biológico. Isso faz com que o animal aproveite até 95% do que ingere. No mais, ela possui Sulfato de Condroitina e Glicosamina, que previnem problemas osteoarticulares. No caso dos animais de idade avançada, os alimentos dessa marca não têm adição de sal, preservando sua pressão arterial. Se você deseja ter um cão ou um gato, seja responsável: analise as características desse animal para evitar surpresas. Somente com a posse responsável, que inclui a castração do seu animal e os cuidados básicos com a saúde dele, acabaremos com a triste realidade dos animais abandonados.

Revista Vitrine

Uma dica para você e o seu pet

Fonte: Arca Associação Humanitária de proteção e bem-estar animal

19


»

SEMINÁRIO DE POLICIAMENTO

O II Seminário de Policiamento Turístico da 17ª região de Polícia Militar, sediada em Pouso Alegre – MG, ocorreu no último dia 24 de outubro, na cidade de São Lourenço – MG. O objetivo do evento, realizado no auditório do Hotel Central Parque, é despertar o interesse a respeito da importância de uma política preventiva de segurança na região, orientada para o bom acolhimento dos turistas que chegam aos circuitos das Águas, das Terras Altas da Mantiqueira e das Montanhas Mágicas da Mantiqueira. Os anfitriões da iniciativa, Cel. PM Wagner Mutti Tavares e Ten. Cel. Paulo Valério Júnior, falaram à Vitrine sobre a importância da participação da Polícia Militar na comunidade e na rotina turística em nossa região, que tem sua economia dependente desta população flutuante. Os eventos da cidade contam com um policiamento participativo, que procura incluir no turista a consciência pela preservação e ao mesmo tempo faz com que ele se sinta acolhido e protegido durante seus passeios. A Revista Vitrine apoia essa ideia e parabeniza ao Tenente Coronel Paulo Valério Júnior pela iniciativa.

»

MISS TEEN

Stella Carvalho de Abreu Com apenas 17 anos, Stella Carvalho de Abreu já representou São Lourenço, sua cidade natal, e região em diversos concursos de beleza, tornando-se um ícone local. No último dia 27 de outubro, foi premiada novamente: Stella é a Miss Teen Brasil 2012-2013. Filha de Fabiano e Lilian, ela vai representar o Brasil no concurso Miss Teen Pageant em Houston, nos EUA, em 2013. Stella é, sem sombra de dúvidas, motivo orgulho para o Circuito das Águas!

»

CONGRESSO

VI Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos Entre os dias 26 e 28 de outubro aconteceu, no Centro de Convenções do Hotel Guanabara em São Lourenço, o VI Congresso Sul Mineiro de Laboratórios Clínicos, organizado pela Associação de Profissionais de Laboratório do Circuito das Águas. Por conta de sua programação científica de alto nível e contando com a presença de cerca de 500 profissionais, além de congressistas e expositores de todo o país, o evento colocou a cidade no centro das atenções da área de diagnóstico laboratorial.

* Fotos Javier Ceballos

* Foto Selva Bizarria

São Lourenço em Vitrine

Polícia Legal

20

Dr. Rubélio Real é homenageado pelo SindLab. (Sr. Humberto Tibúrcio)

Ana Julia de Faria Presidente da Afarbica e Rubélio Real


21


COOPERATIVA DO ANO

22

* Foto arquivo pessoal

Cooperativismo

Unimed Circuito das Águas é destaque no Prêmio Cooperativa do Ano

O Cooperativismo vem se firmando como a grande alternativa para a solução da crise econômica que se dissemina pelo mundo e, por reconhecer sua importância como modelo de solução para a sustentabilidade econômica, social e ambiental, a ONU (Organização das Nações Unidas) designou o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Assim, o Prêmio Cooperativa do Ano, concedido anualmente pela OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), tem um sabor especial em 2012. Para a Unimed Circuito das Águas, o sabor é ainda mais especial, pois em sua primeira participação no Prêmio, foi classificada em três categorias como Projeto Referência Estadual em Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa Cidadã e Inovação e Tecnologia.

O Prêmio é uma forma de fortalecer o movimento cooperativista, que é responsável pela geração de trabalho e renda para um bilhão de pessoas em todo o mundo. Outorgado pela OCB e OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), a oitava edição do Prêmio Cooperativa do Ano teve como tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”. O Prêmio é uma forma de estimular as cooperativas a desenvolverem ações e projetos que venham de encontro aos anseios da sociedade, contribuindo para a busca de soluções dos grandes temas colocados em pauta, tais como a carência de valores, a exclusão, a sustentabilidade econômica, financeira e ambiental. “Ao conquistarmos os prêmios em Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa Cidadã e Inovação


23


Revista Vitrine

Saúde

e Tecnologia, nos sentimos com a sensação de dever cumprido, pois, dentro da nossa MISSÃO, buscamos sempre vivenciar os valores do cooperativismo”, disse o Dr. Gabriel Dias Pereira Filho, Presidente da Unimed Circuito das Águas, que esteve em Brasília no dia 20 de novembro de 2012 para receber a homenagem. Essa conquista é fruto do esforço conjunto da alta direção, conselheiros, cooperados e colaboradores da Unimed, que buscam a aproximação produtiva com os prestadores, fornecedores e a comunidade, garante Dr. Gabriel. A sustentabilidade de toda uma sociedade está garantida quando nos relacionamos em negócios ou pelo desenvolvimento social, baseados em princípios cooperativistas. “O cooperativismo como modelo de inclusão social, resgate dos verdadeiros valores e mecanismo de busca da sustentabilidade, pode ser o gerador de BEM ESTAR, indicador talvez mais importante que o PIB ou o IDH”, afirma Dr. Gabriel, tendo em vista a importância do Cooperativismo nas relações entre as pessoas. Ter reconhecidos os resultados de um trabalho que segue a clara diretriz de promover saúde e qualidade de vida para todos, através de uma gestão que alimenta a sustentabilidade corporativa, traz para toda a empresa o sentimento de realização pelo objetivo alcançado.

Por Mônica Fernandes

A Unimed Circuito das Águas há muito colhe frutos do caminho de responsabilidades que percorre. Cooperados, conselheiros, colaboradores e dirigentes estão sempre debatendo os novos desafios, encontrando soluções sensatas, negociando parcerias do tipo ganha-ganha, em busca do desenvolvimento sustentável. Os projetos realizados ao longo do ano são exemplos dos compromissos assumidos pelo bem-comum, não somente dentro da empresa, mas com a comunidade mundial. A adesão ao Pacto Global da ONU em 2011 ocorreu pelo valor que a alta direção da cooperativa atribui aos 10 princípios que o Pacto perpetua. São bandeiras comuns às do cooperativismo, como a união de todos pelos direitos humanos e trabalhistas, o combate à corrupção e a luta pela preservação ambiental. Como cooperativa da área de saúde, a Unimed avança em todos os sentidos para garantir a qualidade dos serviços de assistência médica e a promoção de saúde. Doenças como o Diabetes, a Hipertensão e o Tabagismo, que afligem milhares de pessoas a cada dia, são temas constantes de campanhas educativas e preventivas. Em 2012, a Unimed formatou programas específicos para cuidar dos clientes que enfrentam estes males. Ter o olhar voltado para a população do entorno, considerando as relações com os diversos públicos de interesse, é exemplo de um cooperativismo solidário e sustentável, que luta pela cidadania digna de todos. Um dos projetos de futuro da Unimed Circuito das Águas é a Difusão de Práticas Cooperativistas nas escolas a ser proposto para o setor público da educação em nosso município, diz o Dr. Gabriel.

* Foto arquivo pessoal

»

24

Assim estaremos contribuindo para a organização de uma sociedade cidadã, consciente de seus direitos e deveres, reforçando nos jovens o espírito cooperativista, da união livre e democrática em torno de um bem comum.

»


25


EM BUSCA

DE UM SONHO

26

* Foto arquivo pessoal

Saúde

A história da Clínica Villela, em São Lourenço, responsável por tornar possível o desejo de um corpo mais atraente

Há pouco mais de 20 anos, Alexandre Villela dava início ao seu sonho: tornar-se um médico para servir à população de sua região. Depois dos anos de faculdade, cursada em Itajubá-MG até o ano de 1997, partiu para São Paulo onde se especializou em cirurgia geral no Hospital São Camilo. No ano de 2001, rumou para Santos-SP onde se especializou em cirurgia plástica na Santa Casa de Misericórdia local, passando a atuar como auxiliar do renomado Dr. Esaú Ferraz de Almeida, a quem muito admira. Depois de três anos, Alexandre instintivamente percebeu que valeria a pena investir em realizar o seu sonho de atender à população de sua cidade natal. Voltou a São Lourenço, com o objetivo de montar sua própria clínica e, após alguns anos de muito esforço, essa meta foi concretizada. O nome Alexandre Villela hoje é referência em cirurgia plástica e vai

além dos limites impostos pela serra da Mantiqueira, chegando até ao Vale do Paraíba, à cidade do Rio de Janeiro e a Belo Horizonte.

A importância da família

Chegar até onde chegou, e de forma tão rápida, certamente não foi fácil. Para isto, Alexandre contou com o importante auxílio de sua esposa, Luciana. É ela quem cuida dos aspectos burocrático-administrativos da clínica, do primeiro contato com as futuras pacientes e do acompanhamento cotidiano no período pós-cirúrgico, seguindo sempre as recomendações médicas expressas pelo doutor. Além da esposa, fazem parte da clínica outros membros da família, que atuam na recepção e na enfermagem. Outros dois funcionários já são considerados como parentes, e é esse ambiente familiar que faz com que a casa transpire aconchego


A estrutura que permite tirar sonhos do papel

Todas as cirurgias são realizadas nos hospitais das cidades onde o Dr. Alexandre costuma atender e nenhum procedimento é realizado de imediato. Da primeira consulta até a realização do procedimento decorrem, no mínimo, três etapas de conversas onde são expostos os riscos, os cuidados e as repon-

A beleza e as responsabilidades de cada um

De acordo com o Dr. Alexandre Villela, “o lado humano é algo preponderante para o bom

resultado do trabalho. E é por isso que a equipe da clínica costuma trabalhar com cada paciente de forma individualizada, explicando o porquê da importância de cada etapa nos cuidados pré e pós-operatórios para um bom resultado final”. É preciso lembrar também que o prazo para a recuperação após a cirurgia plástica, seja ela qual for, leva de seis meses a um ano. E que nesse período o ideal é não expor demais o local, nem pressioná-lo com roupas justas ou realizar tarefas em que o esforço traga consequências para a região. Tendo isso em mente, vale lembrar que padrões de beleza são muitas vezes artificiais e inalcançáveis a um determinado biotipo. Cada corpo possui sua beleza harmônica particular que deve ser respeitada para dar bons resultados e aquela sensação de sonho realizado em quem procura cuidar do corpo para elevar sua autoestima.

Saúde

sabilidades da paciente após a cirurgia, dando-lhes informações suficientes para avaliarem se estão realmente dispostas a concluir o processo. Segundo Luciana a etapa de conscientização das pacientes “ressalta a importância de se respeitar a harmonia natural de cada corpo, a beleza das individualidades que fazem cada mulher ser única”. Nesse aspecto, Alexandre acrescenta: “as pessoas se equivocam achando que uma lipoaspiração é um meio de emagrecimento. Não é. A lipo é uma forma de esculpir o corpo. Para mantê-lo em dia com essa nova forma é necessário alterar o estilo de vida, a alimentação e incluir uma rotina de atividades físicas”.

Revista Vitrine

e confiança para quem busca ali realizar o seu sonho de um corpo em que se sinta mais belo e valorizado. Futuramente estão previstas reformas para ampliação das instalações da clínica, deixando-a pronta para receber o apoio de mais profissionais que realizarão outros procedimentos e técnicas. Nessa nova fase, a clínica será um centro estético completo, capaz de atender pessoas buscando realizar desde massagens ou peelings até práticas mais complexas.

27


PROJETO

CORPO EM ARTE Pensar + Sentir = Crescimento feliz

Educação

O projeto CORPO EM ARTE: oficinas de música e teatro é uma proposta inovadora de atividade extracurricular para o desenvolvimento de nossos alunos. Ele foi desenvolvido pensando na harmonia do ambiente escolar, assim como no desenvolvimento de um senso ético, estético e de convício social, e como na elevação da autoestima das crianças. As oficinas ocorrem sempre envolvidas pelo ritmo e som de instrumentos musicais e pela poderosa imaginação criativa infantil e, como todo processo artístico, elas resultam numa maior entrega às sensações e estímulos internos e a uma maior compreensão das emoções vividas. As crianças podem, assim, adquirir formas de compreender suas limitações e transportar essa necessidade de superação para o seu mundo social, coletivo. Isso acontece porque o fazer artístico tem como função o desenvolvimento de atributos como percepção, intuição, reflexão, investigação, sensibilidade, imaginação,

curiosidade e flexibilidade, permitindo à criança utilizar a arte como linguagem e construindo uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, bem como com seu conhecimento estético ao respeitar a própria produção e a dos colegas, aprendendo a receber e elaborar críticas. Segundo o Parâmetro Curricular Nacional de Arte, a produção artística reflete o social porque expressa questões humanas fundamentais falando sobre problemas sociais e políticos, relações humanas, sonhos, medos, perguntas e inquietações pessoais, ou ainda documentam fatos históricos, manifestações culturais particulares e assim por diante. As escolas mais humanistas valorizam muito o espírito artístico, pois é só através do belo, da apreciação, de desejos volitivos acima de desejos motores que o humano se faz. A arte equilibra a alma, educa os sentidos, incentiva o novo e transforma a sensibilidade pessoal. “Há escolas que são gaiolas, há escolas que são asas” (Rubem Alves)

* Foto arquivo pessoal

Nós buscamos ser asas...

28

Newton Barbosa é Diretor Administrativo do Colégio Laser do Solar dos Lagos. Al. Vinicius de Moraes, 185 – Solar dos Lagos São Lourenço – MG Tel.: (35) 3332-2699 www.colegiolasersolar.com.br


29


FESTAS DE FIM DE ANO

Gastronomia

Aqui vamos nós

30

Todo ano é a mesma coisa. Mal novembro acaba e já estamos num frenesi por conta das celebrações de fim de ano. Entre tantos bons momentos que as festividades desta época nos trazem, certamente as ceias de natal e ano novo são as mais aguardadas. Delícias que não se encontram nas mesas durante o restante do ano aparecem em profusão e receitas tradicionais de família, passadas de geração em geração, enchem os olhos e atiçam o apetite. Mas vocês já pararam para pensar sobre a origem desses banquetes maravilhosos? Certamente, a ceia de natal nasceu junto com o cristianismo. Ela faz alusão à missa do galo, que celebra o nascimento de Jesus, e à Santa Ceia, última refeição de Cristo entre seus discípulos. A tradição do jantar farto com reunião de familiares e amigos distantes, no entanto vem do costume centenário europeu de, nesta data, deixarem as portas de suas casas abertas para que os peregrinos pudessem ser acolhidos e celebrarem junto com os anfitriões. O tradicional jantar da noite de 31 de dezembro tem uma história pouco mais longa, associada aos Convivum, que ocorriam à época do Império Romano. Essas celebrações costumavam marcar as datas mais especiais do ano, especialmente os aniversários dos imperadores e o início dos períodos férteis da agricultura.

E quanto às tradicionais simpatias de ano novo, vocês sabem quais são os seus significados? Vejam abaixo as origens e razões de algumas delas: Sopa de lentilhas: receita de origem grega, a sopa de lentilhas tem ligação com a fartura. Como os pequenos grãos dobram de tamanho durante o cozimento, comê-los na chegada do primeiro dia do ano trará abundância para o ano todo. Romãs: Por conta da sua quantidade de sementes, esta fruta também está ligada à fartura e, segundo a tradição judaica, elas também significam realizações. Portanto, abusar das sementinhas de romã pode significar dinheiro no bolso e a concretização de sonhos. Frutas secas: Segundo a tradição romana, cada tipo de fruto seco está relacionado a um significado. Nozes trazem prosperidade, avelãs à fartura de alimentos e Amêndoas à proteção. Uvas: A tradição do consumo de uvas nesta época do ano nos foi trazida pelos portugueses. Eles acreditam que comer 12 destas frutas (uma para cada mês) e guardar suas sementes na carteira é sinal de um ano repleto de boas novidades e dinheiro. Carnes e aves: Recomenda-se não consumir carnes de animais que ciscam (caso de galinhas e frangos) ou andam de lado (caranguejos). São indicados os leitões, que fuçam, e os peixes, que nadam – ambos só se movimentam para frente.


Em Caxambu vai rolar a festa “Vintage New Year”, num ambiente temático e a apenas 3 km da cidade, com direito a uma vasta área verde e montanhas que são de encher os olhos. Uma mesa de entradas frias e quentes abre o jantar especial, regado a espumantes, cervejas, refrigerantes, água e vodca com energético... tudo incluso. A animação ficará por conta da Banda Vintage e de um DJ convidado. Imperdível!

Vendas pelo telefone (35) 8852-4710 e nos seguintes pontos: Deluxe Perfumaria, Hotel Lopes Plaza, Revista Vitrine (São Lourenço).

» Quinta do Cedro

Um lugar especial para celebrar o ano novo, bom para ir com a família ou com os amigos. Muita animação, decoração especial, queima de fogos e toda tradição que uma virada de ano merece. Como atrações, O DJ Mamute vai esquentar a pista e será servida uma ceia deliciosa com pratos quentes, carnes, saladas, sobremesas e bebidas... tudo incluído! Horário: a partir das 21h

Reservas pelo telefone: (35) 3332-5189 www.quintadocedro.com.br

Revista Vitrine

» Morro Velho

Gastronomia

Para garantir noites de natal e réveillon recheadas de sabores e boas memórias, sugerimos as melhores opções de ceias da região:

» Pousada Montanhas do Sol * Fotos Ilustrativas

A tradicional ceia de réveillon não é exclusividade dos hóspedes: ela também pode ser desfrutada por quem quiser partilhar de nosso espaço e nossa cozinha. Junte os amigos ou a família e venha aproveitar um farto buffet com cardápio típico, muitas frutas e grande variedade de sobremesas. Tudo isso ao som de música ao vivo e uma belíssima queima de fogos. Não deixe para última hora e faça sua reserva. No preço já estão inclusas as bebidas que serão servidas. Rodovia São Lourenco – Carmo de Minas, km 1.5 Telefone (35) 3332-2922

31


DELÍCIA CONSCIENTE Um novo modelo para um novo tempo

*Foto: Javier Ceballos

Empreendedorismo

Há aproximadamente dez anos um grande desejo era realizado. A protagonista dele atende pelo nome de Cláudia Alves Bringel, e a ideia que enfim tomou corpo é o Emporium Vida – uma empresa que produz cerca de quarenta produtos alimentícios (pães, bolos, conservas, massas e misturas, entre outros), com ingredientes orgânicos e 100% livres de ingredientes de origem animal. Claudia nasceu em Niterói - RJ e desde muito cedo percebeu que seu negócio era – literalmente – arregaçar as mangas e trabalhar muito. Aos 14 anos, após insistentes pedidos ao pai começou a trabalhar como secretária no consultório médico dele. Após um período de 2 anos, foi ser operadora de caixa numa importante marca de roupas estilo Surfwear onde se destacou por seu espírito de liderança, chamando a atenção de seus superiores.

32

Cláudia Bringel

Terminada essa última experiência, ela viajou e residiu em vários locais, adquirindo vivência e novas experiências, que culminaram na sua opção pelo vegetarianismo há 20 anos, quando estava grávida da primeira de seus dois filhos. Nesta época, em Visconde de Mauá – RJ, Cláudia abriu uma loja de produtos vegetarianos, onde criou suas primeiras receitas e a partir de então participou de vários cursos, congressos e workshops sobre gastronomia, vegetarianismo e técnicas de produção industrial, tanto no Brasil quanto no exterior.

Os primeiros passos

Posteriormente, aliando o carinho e amor com os animais com as questões técnicas de Vigilância Sanitária, ingressou na faculdade de medicina veterinária – o que lhe deu a possibilidade de atuar como responsável técnica nas áreas de saúde e ambiental no Emporium Vida. A chegada a São Lourenço ocorreu quase que ao acaso. Ela e o marido, Arthur, buscavam um novo lugar para se fixar com os filhos. Ambos tinham grande apreço pela região sul-mineira, mas não sabiam ao certo onde ficar. Após passarem por muitas cidades, perceberam que essa estância hidromineral encravada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, além de ter belas paisagens, possuía um grande potencial socioeconômico a ser explorado e parecia querer recebê-los de braços abertos. E então decidiram começar a nova empreitada por aqui. Inicialmente, eles fundaram o boletim informativo “Culinária Vegetariana”.


A ideia toma corpo

No começo, Cláudia produzia em pequena quantidade na própria cozinha, que possuía alvará de funcionamento, o suficiente para atender à demanda de familiares e amigos. Em pouco tempo, o espaço já não era suficiente e com a intenção de se obter o selo de certificação orgânica a fábrica passou a funcionar em outro local. Desta forma, os produtos que saíam dos fornos e fogões estavam entre os três primeiros de todo o país a terem sua produção certificadamente orgânica. O Emporium Vida passou então a atender uma demanda regional, enquanto colocava em Stand by encomendas maiores de outras regiões que já começavam a surgir. Com as perspectivas sempre crescentes, Cláudia e Arthur perceberam que um projeto mais ousado de uma nova fábrica era o caminho a seguir. Todo o projeto de execução desta nova sede levou cerca de 5 anos e hoje é referência em toda a região. Para a nova fase, somando experiências e conhecimentos, Cláudia convidou sua irmã (também vegetariana e veterinária) a fazer parte da empresa como uma das sócias.

Esse crescimento todo vem caminhando sempre junto ao respeito por cada pessoa que faz parte dessa história. Atualmente, os colaboradores dispõem de um ritual de meditação antes de começarem sua rotina de trabalho em que, por dez minutos, procuram aquietar suas mentes e esquecer problemas externos. Essa prática reduziu em 80% os casos de erros na hora de preparação das fórmulas. Com base nessa experiência, há planos ainda de incluir uma atividade física patrocinada pela empresa na rotina diária de cada membro da equipe. Há pouco mais de um ano em suas novas instalações, Cláudia percebe que a estrutura planejada anos atrás já não é mais suficiente para a demanda do presente, em que já entregam seus produtos para estabelecimentos de renome em todo o Brasil (inclusive em grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém), e nem para seus planos futuros, que incluem levar a marca do Emporium Vida ao mercado externo. Todo esse histórico de um trabalho benfeito, em sintonia com as necessidades de um novo tempo, evidenciam que o respeito às boas práticas de convívio social, comércio justo e preservação ao meio ambiente podem sim reverter em bons resultados comerciais e progresso.

Empreendedorismo

Um (possível) futuro brilhante

Revista Vitrine

Com circulação mensal, esse material se tornou referência durante anos com suas receitas inéditas, informações repassadas por diversas instituições parceiras, notícias sobre saúde e agenda de cursos e eventos no Brasil e no exterior, entre outros assuntos. Já nesta época, Cláudia sentia a grande necessidade de encontrar produtos vegetarianos que, além de saudáveis, fossem também saborosos. E assim nasceu a empresa que mais tarde passaria a se chamar Emporium Vida.

O Emporium Vida fabrica produtos integrais. veganos e orgânicos.

33


ARRASE

na hora de comemorar

Beleza

Fim de ano chegando com suas festas e o calor típico do verão neste país tropical. Da cabeça aos pés, o visual precisa estar perfeito. Os rituais deste período têm ligação com transformações que buscamos para a vida e por isso é importante saber como montar um look que inspire as boas energias. Se preparar para o calor (com o make apropriado, uma pele fantástica e cabelos lindos) é mais que necessário para comemorar em grande estilo. Listamos aqui algumas dicas especiais para fazer bonito nas festas, viagens, jantares e tudo mais que vier. Aproveitem!

MAQUIAGEM As festividades de fim de ano exigem uma maquiagem simples e ao mesmo tempo sofisticada. Os tons mais claros e marcantes, principalmente os dourados que são tendência, vão Ficar lindos para o natal. Para o ano novo, a dica é apostar numa cor mais vibrante, que transmita alegria e intensidade. Aqui segue um passo a passo elaborado pela maquiadora Débora Centi, usando produtos da linha Mary Kay: • Com a pele já pronta, aplicar o Eye Primer Fixador de Sombras em toda a pálpebra e rente aos cílios inferiores; • Com a sombra marrom Cinnabar, marcar o côncavo esfumando bem. Por cima, esfume uma sombra marrom cintilante como a Chocolate Kiss. • Iluminar a região da sobrancelha com a sombra iluminadora Honey Spice; • Aplicar a sombra dourada Amber Blaze em toda a pálpebra móvel e rente à raiz dos cílios inferiores; • Passar o Lápis Preto Retrátil na linha d’ água e marcar o contorno dos olhos com o Delineador Líquido; • Usar o curvex, colocar os cílios postiços e aplicar a Máscara para Cílios Lash Love; • Usar um batom mais vibrante e um blush rosado com brilho dourado como o Shy Blush, para peles claras, e o Golden Copper – para morenas e negras.

34

DÉBORA CENTI Maquiadora Profissional, ministra cursos de automaquiagem. Também é Consultora de Beleza Mary Kay Contato: deboracenti@starweb.com.br (35) 8853-5251


* Imagens Ilustrativas

Revista Vitrine

O Sol, ao mesmo tempo em que é importantíssimo para nossa saúde por ser fonte de vitamina D e exercer papel fundamental sobre as emoções que sentimos, pode ser considerado como um dos maiores inimigos da pele e da beleza. O perigo está nos excessos e na radiação cumulativa, que atinge mesmo quem está na sombra e se soma com o passar dos anos. Para evitar os danos da exposição contínua à luz do Sol, o uso de protetor solar deve fazer parte da rotina. De qualquer forma, vale muito a pena apostar em tratamentos que possibilitam o rejuvenescimento da pele. Segundo a fisioterapeuta dermato funcional, Andréa Rada, a Radiofrequência é um dos tratamentos indicados para recuperar a pele, eliminando os efeitos nocivos causados pelas radiações solares, ao promover uma reestruturação das fibras de colágeno que a sustentam, combatendo assim a flacidez. Isso ocorre num primeiro momento por uma contração nessas fibras e posteriormente na estimulação da síntese de colágeno novo. A aplicação deve ser repetida sem interrupção por 6 a 8 semanas, dependendo da idade da paciente e grau de flacidez facial. Os resultados do tratamento começam a aparecer, geralmente, a partir da primeira sessão.

Beleza

ESTÉTICA

ANDRÉA RADA Centro de Tratamento Estético Av. Comendador Costa, 505, Loja 07 - Centro Comercial Parque das Águas, Centro - São Lourenço/MG (35) 3332-1322 / 8855-1322

CABELO Colorir os cabelos nem sempre é uma tarefa fácil porque muitos contratempos podem ocorrer durante o processo. Quem sofre com alergia a coloração que o diga: pode acabar tendo terríveis memórias. A tendência agora é um nova coloração desenvolvido pela L’óreal (INOA). Por não conter amônia, ela praticamente não causa alergias, além de manter os cabelos intactos, preservando a textura dos fios. Como se não bastasse, não tem cheiro, cobre 100% dos fios brancos e pode ser utilizada por gentantes. Por conta da complexidade do preparo e do método de lavagem que é necessário para que os óleos da coloração sejam absorvidos da forma correta, o produto é de uso exclusivo dos profissionais de beleza. Se você está pensando em renovar o visual dos seus cabelos, venha conferir!

DOLOEMA CABELEREIROS Av. Comendador Costa, 505, Loja 15 - Centro Comercial Parque das Águas, Centro - São Lourenço/MG (35) 3332-1132

35


Publicidade e Marketing

GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO

36

Você já pensou no quanto sua marca pode ter a dizer para o público que pretende conquistar ou manter? Não? Fique tranquilo, assim como você muitas outras pessoas estão descobrindo só agora a importância de agregar conteúdo à sua comunicação empresarial. Com as mudanças que vêm ocorrendo no trânsito de informações nos últimos anos, acentuados pelo surgimento e popularização das redes sociais, é cada vez mais importante para as empresas cristalizarem uma “personalidade”, aproximando-se dos clientes de uma forma mais humana, colocando a empatia criada para jogar a favor da sua marca. Muito provavelmente o bar que você frequenta, o restaurante em que você almoça e o supermercado que fornece tudo que é preciso para o seu churrasco ser um sucesso têm uma página no Facebook, um perfil no Twitter, um blog ou até mesmo um site. Mas o que é que diferencia uma “identidade virtual” qualquer de uma bem construída? Não é tão fácil quanto se imagina A resposta à questão anterior passa necessariamente por uma única palavra: Conteúdo. É ele quem faz toda a graça da internet, é ele quem separa o joio do trigo ou meninos de homens. Ou você tem conteúdo ou não tem. Simples assim. Sempre vai haver quem discorde e João Carvalho critique, mas ao

mesmo tempo as pessoas que simpatizarem com o que você tem a dizer certamente vão fazer parte de um time de garotos e garotas propagandas altamente engajados com sua marca e seus produtos, fazendo uma promoção de sua empresa a custo zero, usando o melhor de todos os canais: o boca a boca. Para conseguir produzir conteúdo relevante é preciso levar em conta a real necessidade de se conhecer muito bem o seu público, quais são os desejos dele, a forma como ele se relaciona com outras pessoas, quais são os seus principais valores e, principalmente, seus hábitos de lazer e consumo. Agora você certamente se pergunta: com tanta coisa pra fazer na administração da sua empresa, como é que vai dar conta de tudo isso? Apresentando o gestor de conteúdo É aí que entra a figura do gestor de conteúdo, meu amigo. E aqui na Rauze quem cumpre o papel é este que vos fala: João Carvalho. Muito Prazer. Entre minhas responsabilidades estão a compreensão da identidade da sua marca, o que ela pretende transmitir e como fazer para que seu discurso atinja o maior público possível. Dentro desse campo, é preciso investigar “universo” da marca, relacionar tudo que pode vir a ter relação com ela para perceber quais caminhos de comunicação podemos trilhar, e só depois disso o conteúdo começa a aparecer e gerar resultados. Que resultados? O principal deles é criar a percepção no público de que sua marca é íntima dele, entende seus desejos e vai estar sempre ali, como um bom amigo. E amigos são fiéis, certo?


37


PELA REGIÃO

Cultura e Eventos

* Os eventos podem sofrer alterações de acordo com o calendário oficial de cada cidade.

38

Data/Hora Evento

Local

Realização / Info

Mês de Dezembro

Natal Iluminado

Passa Quatro

Prefeitura Municipal (35) 3371-4312

15/12

Porão Fantasy - 2ª edição

Porão da Quinta São Lourenço

Porão da Quinta (35) 8886-4933

De 15 à 16/12 Nas Trilhas da Gerais Das 9 às 11:00

Passa Quatro

Prefeitura Municipal (35) 3371-4312

30/12

Pedala da Paz

Itanhandu

Secretaria de Turismo (35) 3361-3618

31/12

Virada de Ano Novo no Country Clube

Country Clube São Lourenço

Kadu Eventos www.kadueventos. com.br

19/01 20:00

Desfile Loreal Moda Verão

Calçadão de São Lourenço

Doloema Cabelereiros (35) 3332-1132

Tim Tim!!! Fica a Dica! Por Cy Andrade cy-andrade@hotmail.com

Incrível perceber que mais um ano chega ao seu fim, assim tão rápido. Começa janeiro, pisca-se o olho e pronto... já estamos em dezembro. Um novo ano está por começar e mais uma vez, armados de todas as expectativas, simpatias, confraternizações e reinvenções que a data pede nos colocamos a postos para a vida. Munidos de todo um arsenal de superstições e fé, pulamos sete ondas, usamos roupas íntimas novas de cores diferentes em sintonia com aquilo que desejamos, comemos sopa de lentilhas e guardamos sementes de romãs e uvas ou folhas de louro na carteira. Tudo para atrairmos os “bons fluidos” para os próximos 365 dias. Sabemos que a cultura é, sem sombra de dúvidas, o maior veículo de comunicação para se educar um povo e promover seus valores, crenças e ideais. E justamente por isso temos muito a comemorar. Nossa região, riquíssima em atividades culturais e histórias teve em 2012 um ótimo ano, com consequência, já esperamos de antemão que 2013 nos traga ainda mais surpresas agradáveis. E é por isso que proponho um brinde... Tim tim, boas festas a todos!

Rodrigo Campos Disco Bahia Fantástica Depois de ter cantado sua periferia natal paulistana em seu disco de estreia [São Mateus Não É Um Lugar Tão Longe Assim], Rodrigo Campos atacou novamente em 2012 com um horizonte geográfico mais amplo, chegando até a uma Bahia Fantástica – fruto de sua fértil criatividade e da parceria com importantes nomes da Nova Música Brasileira, como Rômulo Fróes, Kiko Dinucci e Maurício Takara. Os destaques do álbum ficam por conta da trágica fábula “Princesinha do Mar”, do ceticismo de “capitão” e das participações especiais de Criolo cantando “Ribeirão” e Juçara Marçal, nos vocais de “Jardim Japão”. O álbum, lançado em maio deste ano ganhou uma edição caprichada em Vinil agora em novembro e o trabalho do cara merece atenção. Quer conhecer? Ouça de graça nesse link: http://snd.sc/M5G8CP


39


Revista Vitrine - 6ª Edição  

Revista Vitrine Sul de Minas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you