Page 1

DICAS DE PRESENTES E VOTOS DE ANO NOVO

Edição nº 18 DEZEMBRO 2014

CAFÉS ESPECIAIS Muito além de um cafezinho COMUNICAÇÃO Momento mágico ABANDONO DE ANIMAIS A Lei da Posse Responsável


EDITORIAL Nossa, então já é Natal!? Nem vimos o ano passar e já estamos de novo em nossa edição de fim de ano. A Revista Vitrine é um sucesso de público, de anunciantes e o mais importante, de resultados para os nossos parceiros. Fechamos mais uma etapa com a sensação do dever cumprido: levar informação local, de qualidade, com design e bom gosto e acima de tudo com ética e respeito aos nossos leitores e anunciantes. Nessa linha de trabalho, auditamos novamente nossa tiragem e garantimos a entrega das 4.000 edições nas cidades de São Lourenço, Caxambu, Baependi, Itanhandu e Passa Quatro, exatamente como vendido. Como sempre fizemos desde o início, a edição do fim de ano muda para melhor o seu projeto gráfico. Em Vitrine, gastronomia, educação, viagens, lei da posse responsável sobre animais, história, estética, eventos (muitos), comunicação, parcerias, ufa! Quanto assunto...e ainda tem dicas pra presentear e uma matéria pra refletir sobre o que esperamos para o ano novo.

EXPEDIENTE Publisher: Gabriela Real Jornalista Responsável: Mônica Fernandes - GO 000916JP Projeto Gráfico e diagramação: Agência Rauze Capa e Diagramação: Felipe Mancilha Tiragem: 4.000 exemplares Impressão: Gráfica Novo Mundo

ANUNCIE contato@vitrinesuldeminas.com.br

(35) 3331.3042 A Revista Vitrine é uma publicação da empresa Rauze, distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

/vitrinesuldeminas

E sobre ano novo, é isso que desejamos a nossa cidade e região: um ano realmente novo, cheio de novas possibilidades, com gente “fina, elegante e sincera”. E mais amor por favor, mais Cristo em nossos corações, em nossas atitudes com o próximo e com o mundo. Que o mais importante do Natal não seja somente o dia em que Jesus nasceu, e sim o fato de ter nascido como homem, habitado entre nós e nos salvado. É isto que devemos comemorar: a possibilidade real de Cristo nascer em cada coração, trazendo vida, cura, libertação. Que você e nós aqui, possamos celebrar esse maravilhoso Presente, que é Jesus, confraternizando-nos nessa data com nossas famílias, amigos e irmãos. Que seja um tempo para você louvar e agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito, por todas as lutas e vitórias que lhe concedeu. Que seja um tempo de projetar novos sonhos e realizá-los! Equipe Vitrine.

4

COLABORADORA DESTA EDIÇÃO FRANCIELE CARNEIRO TELEFONE (35) 8867-4066


ÍNDICE

GASTRONOMIA

12

Saúde, sabor e tradição que vêm da Grécia

COMPORTAMENTO

Votos de Ano Novo

10 ESTÉTICA 16 PET Viajar com segurança é Guerra contra a Abandono e tudo de bom gordura localizada Irresponsabilidade

22 EM VITRINE

CULTURA História, turismo e contemplação

36 COLUNISTA

Coluna Social

14

Como escolher a escola de seus filhos?

06 TURISMO

ENTREVISTA Ivo José Ciconha

26 COMUNICAÇÃO 28 SÓ DAQUI Momento mágico

18 CAFÉS ESPECIAIS 20 Muito além de um cafezinho

30 LUXO

Christian Barbosa

34

Dicas para os presentes Joias que iluminam de Fim de Ano

38 CALENDÁRIO ESPECIAL DE FIM DE ANO 40 CALENDÁRIO

A Revista Vitrine acompanha os eventos da região ocorridos entre suas edições e publica novas Colunas Sociais no site: www.vitrinesuldeminas.com.br e através do Facebook: vitrinesuldeminas Acompanhe!

EDUCAÇÃO

Eventos da Região

42


COMPORTAMENTO

Vot os de ANO NOVO

“Ano Novo, Vida Nova!”. Como tornar essa máxima possível? Em minha prática diária escuto pacientes, empresários, gestores, funcionários, familiares e amigos se perguntando sobre o rumo como estão conduzindo suas vidas. A maioria deles são bem sucedidos profissionalmente, pessoas que alcançaram seus objetivos iniciais e que, em alguns casos, ultrapassaram a expectativa social e familiar que existia sobre eles. Afinal, o que os angustia? Por que estão em dúvida? Como ajudá-los a sentir-se bem na própria pele? As expressões desse mal-estar se apresentam de maneiras variadas, mas, não novas. As queixas são referentes à agressividade, à dificuldade de se posicionar, dificuldade de dizer não, de delegar, de manejo do tempo, de preocupações excessivas, de se antecipar aos outros, de não saber se relacionar com as pessoas, de acompanhar as mudanças. Como diria Friedrich Nietzsche, questões humanas, demasiadamente humanas.

6

Perguntam se é possível conciliar trabalho e vida pessoal. Desejam dar conta da agenda lotada de compromissos e gostariam de estar com “tudo em dia” incluindo, a dieta, o corpo, a vida afetiva. Qual contribuição a Psicanálise pode nos

oferecer sobre essas questões? A Psicanálise é, em sua origem, uma teoria do conflito, em especial do conflito do homem consigo mesmo, mas também, do conflito com os outros homens e com o mundo. Em 1930, Sigmund Freud escreve uma de suas mais importantes e reconhecidas obras, cujo valor continua perene. O livro chamado “O Mal-Estar na Civilização” discute e investiga as fontes do sofrimento humano e a finalidade da vida. Freud diz: “A vida, tal como nos coube, é muito difícil para nós, traz demasiadas dores, decepções, tarefas insolúveis. Para suportá-la, não podemos dispensar paliativos”. O autor cita três recursos paliativos: as diversões, as gratificações substitutivas e as substâncias inebriantes. Vamos focalizar nossa discussão sobre as gratificações substitutivas, uma vez que o trabalho analítico não é propriamente uma diversão e, em alguns momentos, tão pouco divertido. Jacques Lacan, psicanalista francês, dizia que fazer análise “é como roer o osso de sua existência”, ou seja, é preciso estar de “cara limpa”, sem aqui pretendermos qualquer julgamento moral sobre o uso de substâncias inebriantes.


O escritor alemão Christian Dietrich Grabbe amplia essa problemática. Ele diz: “Para fora do mundo não cairemos. Simplesmente estamos nele”. Sendo assim, cada um terá que criar sua maneira particular de ser feliz. Portanto, a Psicanálise não pretende sanar o conflito do homem consigo mesmo, com outras pessoas ou com o mundo, e sim, dar possibilidade às pessoas que dela se beneficiam de operar com esse conflito a partir da criatividade. Alguns desdobramentos: Há uma insatisfação inerente ao ser humano. Enquanto os animais reproduzem um comportamento pré-determinado em sua carga genética, o ser humano vem ao mundo desamparado e desprovido de respostas prontas para os impasses da vida. Aceitar a sensação de que algo lhe falta, sem prontamente colocar um remendo não é tarefa fácil e exige muito trabalho. Assim, diante de alguém que se pergunta: “Por que está dando tudo certo na minha vida e parece que não estou me sentindo 100% bem?”. A resposta mais legítima seria: “Para você não se acomodar.” Se ao invés de descompasso entre o ser humano e o mundo, houvesse harmonia, não teríamos motivos para criar. Repensar suas escolhas, suas rotas e planos é, portanto, corajoso e fundamental. Não há garantias que assegurem alguém diante de uma decisão. O sentimento de angústia muitas vezes está atrelado à incerteza e à dúvida. Jorge Forbes, psicanalista e médico psiquiatra, em seu livro “Você quer o que deseja?” fala da angústia própria à decisão. Ele nos lembra que não há decisão que não seja arriscada e que não induza à perda. O estresse inclusive é consequência do medo de decidir, que provoca o “empanturramento das opções”. Ou seja, para que o Ano Novo seja novo de verdade é necessário incluir o risco e se responsabilizar por ele. A atividade profissional para trazer satisfação precisa ser escolhida livremente e pressupõe

Infelizmente, a maioria das empresas estão tão focadas em prazos e orçamentos que sobra muito pouco para investir em criatividade, novos processos e novas formas de gestão. Assim, a maioria das pessoas trabalha apenas por força da necessidade e entregam às empresas algo muito aquém de seus potenciais. É o preço que se paga. Como vai ser esse ano que se anuncia para você empregado e para você empregador? Ainda sobre o universo empresarial, a globalização com sua passagem de ordem vertical para horizontal, trouxe verdadeiras e irreversíveis mudanças para o contexto organizacional como a ênfase conferida aos superiores imediatos.

Comportamento

Segundo Freud: “Nenhuma outra técnica para a condução da vida prende a pessoa tão firmemente à realidade como a ênfase no trabalho”. No entanto, sabemos que muitas vezes o próprio trabalho é a condição de sofrimento, tanto pelas exigências que acarreta quanto pelas privações que nos impõe. Como resolver esse problema? Iniciamos nossa conversa dizendo de pessoas bem sucedidas profissionalmente que experimentam uma dose alta de mal-estar, em quem o sucesso não funcionou como proteção contra a angústia. Em absoluto, não importa o título de sua função, em qual degrau você está no organograma de sua empresa ou qual posição social ocupe, todos nós sabemos que o sofrer nos ameaça constantemente.

talentos e disposições especiais.

Revista Vitrine

O QUE SERIA PORTANTO ESSAS “GRATIFICAÇÕES SUBSTITUTIVAS”? COMO ALCANÇÁ-LAS?

Indicadores de rentabilidade, produtividade, satisfação dos clientes e retenção dos funcionários estão sendo atribuídos aos gestores imediatos, como supervisores e encarregados, em detrimento da figura do grande gerente. Esse deslocamento indica uma nova forma de pensar a amizade e a importância das questões pessoais. Institutos renomados como o Gallup, empresa de pesquisa de opinião americana voltada para o mundo corporativo, confirma essa tendência de horizontalidade das hierarquias e necessidade das pessoas estarem com seus pares para saberem de si. A empresa ter um grande líder já não é mais suficiente para as pessoas se identificarem a ele e seguirem seu exemplo. A esse contexto atual a Psicanálise chama “novo amor”. Enfim, para que o Ano Novo possa parecer novo será necessário manter a novidade e suportar o estranho que há em cada um de nós. Compartilho da opinião de Jorge Forbes quando diz que a felicidade ultrapassa aquilo que o mundo pode te dar. Portanto, inventar a sua forma de satisfação e responsabilizar-se por ela de maneira ética são os meus votos! FRANCIELE CARNEIRO

Psicóloga, psicanalista e pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo MBA da FGV. Atua na área clínica e como consultora. Proprietária da Bridge, empresa de consultoria em gestão de pessoas. Foto: Arquivo Pessoal

Dica de Leitura Inconsciente e Responsabilidade: Psicanálise do século XXI - Jorge Forbes, Editora Manole. Vencedor da 55ª edição do Prêmio Jabuti.

7


TURiSMo - PUBLi EdiToRiAL

ViAJAR CoM SEGURAnçA

É TUDO DE BOM

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA OFICINA DE TURISMO PARA O PRÓXIMO ANO COM SAÍDAS EXCLUSIVAS DE SÃO LOURENÇO

CIRCUITO PORTUGAL E SANTIAGO DE COMPOSTELA 10 Dias -19 a 29 de maio de 2015 Visitando: Lisboa, Óbidos, Fátima, Coimbra, Barcelos, Braga, Guimarães, Santiago de Compostela, Porto, Região do Ouro, Lamego, Viseu, Castelo Branco, Évora, Reguengos de Monsaraz.

LAS VEGAS NEVADA

DISNEY

Setembro de 2015

08 a 18 de outubro de 2015 Semana da Criança

Inclui: Passagem aérea, 06 noites de hospedagem Hotel Ballys ou similar, translado de chegada e saída, tour de compras, city tour by night, seguro viagem, guia acompanhante desde São Lourenço.

Consulte-nos Guia acompanhante desde São Lourenço

Desde de 1996 no mercado de turismo, a Oficina de Turismo Agência de Viagens e Turismo vem se destacando por oferecer serviços personalizados e com qualidade. Trabalhamos com os principais fornecedores nacionais e internacionais do mercado de turismo, visando sempre o bem estar de nossos clientes. Nossos funcionários passam por constantes treinamentos visando a atualização sobre as novidades mais recentes do mercado turístico , desta forma nossos clientes recebem uma resposta rápida e precisa em sua consultas. Nossa política de qualidade concentra-se nas seguintes premissas: - Respeitar os compromissos assumidos, visando sempre à satisfação de nossos clientes; - Capacitar nossos profissionais; - Manter um bom ambiente de trabalho aos nossos colaboradores; - Monitorar nossos fornecedores visando a melhoria contínua da qualidade. Buscamos estabelecer uma relação transparente com os nossos clientes, oferecendo suporte através do atendimento diferenciado, pois entendemos que oferecer serviços de qualidade trata-se de uma obrigação dos agentes de viagens.

NOVO ENDEREÇO 10

Venha nos visitar em nossa nova loja que fica na Rua Coronel Ferraz, 72 – Centro - São Lourenço / MG Tel: +55 (35) 3332-4815 www.oficinatur.com.br


GASTRONOMIA

SAÚDE, SABOR E TRADIÇÃO

QUE VÊM DA GRÉCIA

Conheça as vantagens nutricionais do leite de ovelha, matéria prima do verdadeiro iogurte grego. Por João Carvalho

Até bem pouco tempo atrás, mais precisamente cerca de 2 anos, quase ninguém no Brasil tinha ouvido falar de Iogurte Grego. A partir do segundo semestre daquele ano, quando do lançamento da primeira marca desse derivado de leite no mercado brasileiro, deu-se o surgimento de uma nova moda. Em poucos meses as gôndolas e despensas de todo o país estariam abarrotadas de iogurtes mais cremosos e com rótulos contendo letras num formato que lembra vagamente aquele dos caracteres que compõem o alfabeto do país europeu situado na península balcânica e que foi berço de muitos dos traços originários de nossa cultura ocidental. Apesar desse produto já ter conquistado fatia considerável do mercado e um espaço confortável na memória afetiva e alimentar de boa parte do público consumidor, é preciso desfazer um grande mito publicitário e mercadológico ao trazer à tona a informação de que não há absolutamente nada de grego, de fato, nesses alimentos. A consistência deles até é parecida com o iogurte consumido tradicionalmente na Grécia, mas as semelhanças param por aí. Lá, ao contrário daqui, a consistência dos iogurtes se dá pura e simplesmente pela eliminação completa do soro lácteo do iogurte. As marcas presentes no mercado brasileiro, sem exceção, fazem uso de espessantes e emulsificantes para atingirem o mesmo resultado, além de adoçarem excessivamente e de usarem diversos conservantes para aumentar o tempo de vida útil nas prateleiras dos pontos de venda. Isso sem falar no fato de que, tradicionalmente, os iogurtes produzidos em solo grego são feitos a partir do leite de ovelhas, animais cujo rebanho é muito mais numeroso que o de bovinos naquele país. Para um grego, o iogurte deve ser feito usando tão somente dois ingredientes: o leite de ovelha e um pouco de iogurte.

LATICÍNIOS DE OVELHA: TEMOS SIM, SENHOR

12

Agora você se pergunta: será que existem iogurtes tipicamente gregos a venda no Brasil? A resposta, felizmente, é sim. Apesar de serem produtos encontrados num menor número de lojas, já há opções disponíveis inclusive em nossa região para quem quer consumir um bom iogurte grego

e aproveitar todas as vantagens nutricionais desse produto em relação aos similares feitos com leites de outros tipos de animais. Na cidade de Soledade de Minas há criadores de ovelhas e até mesmo uma fazenda dedicada exclusivamente para essa finalidade, com um laticínio próprio que também produz queijos e iogurtes feitos 100% à base de leite de ovelhas: é o Cabanha Vida. Isso garante aos produtos ali processados todas as vantagens nutricionais que o leite de ovelha tem em comparação com os leites de vaca e cabra como os elevados teores de cálcio, vitamina C e biotina, apresentando índices 75%, 150% e 160% maiores, respectivamente, em comparação com os demais.

É BOM E FAZ BEM Outros nutrientes que o leite ovino tem em maior concentração são as proteínas e as vitaminas A, D e E, além de minerais essenciais como potássio, manganês, cobre e zinco. Sem contar a alta concentração de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e auxiliam na prevenção de doenças graves como diversos tipos de câncer ao combater os radicais livres, além de sua colaboração para a redução dos índices do mau colesterol no sangue por possuir o ácido linoleico conjugado em sua composição. Tudo isso faz com que o leite de ovelha e todos os seus derivados, como os deliciosos queijos Pecorino, Feta, Gouda e os também tradicionais Ricota, Mussarela e Fresco, sejam as melhores opções tanto para quem busca manter a forma com saúde sem descuidar dos nutrientes essenciais, ou abrir mão do sabor, tanto para quem sofre com intolerância à lactose ou glúten.

Dica de Leitura

Minas Gerais Fazendas e Sabores do Leite, de Clesio Barbosa e Patrícia Assumpção, nos remete à gastronomia das fazendas mineiras onde se produzem iguarias que o país inteiro valoriza.


EDUCAÇÃO

COMO ESCOLHER A ESCOLA

DE SEUS FILHOS?

Falar sobre educação em tempos de mudanças e incertezas não é uma missão fácil. As famílias enfrentam tempos difíceis, pais necessitam trabalhar além da jornada normal, na ânsia de conseguirem oferecer à família uma vida mais tranquila e aos seus filhos uma educação de qualidade, para que no futuro possam se tornar profissionais qualificados. Sabemos do caos que envolve a educação pública e que a procura pelas escolas particulares é cada vez mais reais.

Em meio a essas atribulações, como escolher a escola de seus filhos? Nos dias atuais, a referência de escola não é mais a de anos atrás em que a educação tradicional tinha a única preocupação em transferir conhecimentos. Foi a chamada “escola quantitativa”. A qualidade estava baseada na quantidade de informações, os alunos eram como máquinas que deveriam reproduzir o saber, tal qual o professor ensinava, retratado nas famosas cópias enfadonhas, em decorar fórmulas, sem que o aluno participasse efetivamente do processo de aprendizagem.

14

Apesar de inúmeras escolas ainda assumirem esse papel , encontramos iniciativas que elevam a educação para o patamar da transformação social. Fala-se em escolas abertas, escolas sem muros, libertárias, mas, como entendê-las?

Apesar de essas escolas estarem em franco despertar para uma educação mais humanitária, o que realmente está ao nosso alcance? Em São Lourenço, o Colégio Laser Solar dos Lagos vem trazendo a proposta de uma escola interativa, que caminha para o futuro, visando atender as necessidades da comunidade, auxiliando a família a educar e ensinar seus filhos, propiciando o equilíbrio perdido pela falta de tempo, pela vida corrida e pelas dificuldades que a modernidade nos traz. Estamos também humanizando os estudos, apoiados na Ciência Antroposófica, uma filosofia de vida que reúne os pensamentos científico, artístico e espiritual numa unidade e que responde às questões mais profundas do homem moderno sobre si mesmo e sobre suas relações com o universo. Trabalhando essas questões,a escola, professores e alunos devem repensar suas ações diárias constantemente, colocando-os em contato com pensamentos altruísticos e mais verdadeiros da alma.

De que forma tornamos nossa educação eficaz? Uma escola que se compromete com uma educação qualitativa deve oferecer em seu currículo disciplinas que atendam além do aspecto cognitivo, trabalhar o ser integral do


Além de todas essas ferramentas, contamos com o Sistema Bilíngue Twice, preparando os alunos desde o Maternal para a Língua Inglesa, com comprovada eficácia. Aulas de Educação física são ministradas com por equipe capacitada desde a Educação Infantil. Para neutralizar a ação excessiva da tecnologia, propomos o Projeto Corpo em Arte, trazendo professores especialistas em Música, Dança, Teatro e Artes Visuais, são as chamadas atividades equilibradoras, proporcionando momentos de alegria e diversão, desenvolvendo o senso ético e estético das crianças. E mais, somos vinculados ao programa O líder em Mim, inspirando nossos alunos a buscarem dentro de seus potenciais a conquista dos 7

Educação

Contamos com o Sistema de Ensino Anglo, que alia tradição e modernidade, nossa metodologia possibilita o desenvolvimento da gradativa autonomia de estudo, uma equipe capacitada, estrutura física em que os alunos vivem em contato com a natureza e sua exuberância.

hábitos das pessoas altamente eficazes, em que desde pequenas já se defrontam com os paradigmas que a vida nos apresenta, traçando metas e caminhos para se tornarem proativos e com o pensar no coletivo. Estamos prontos? Certamente não, pois a nossa filosofia é o crescimento contínuo, mas estamos preparados para receber os alunos e as famílias em um ambiente de respeito às individualidades, gerando uma parceria com os pais, integrando-os ao processo de crescimento e aquisições de seus filhos e nossa proposta é a melhoria contínua.

Revista Vitrine

aluno em uma parceria determinante para que ele cresça e conquiste seu espaço.

Venha nos conhecer e comprovar a nossa alegria em promover uma educação que se destaca em toda a região do Sul de Minas.

ANDREA CASSONE FRANÇA Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil Foto: Arquivo Pessoal


ESTÉTICA

Guerra contra a

gordura localizada

Lipocavitação é a nova sensação no mundo da estética corporal Por Mônica Fernandes

O sonho de toda mulher parece ter ficado um pouco mais fácil com os novos tratamentos contra a gordura localizada. Se o problema era o medo de enfrentar uma cirurgia plástica de lipoaspiração, agora, sem cirurgia, é possível eliminar as células gordurosas que cismam em se acumular na barriga ou nas coxas. O tratamento, chamado lipocavitação, é na verdade um aparelho que emite ondas sonoras inaudíveis capazes de chegar até as células de gordura, rompendo sua membrana e liberando a gordura do seu interior. Já famosa pelos resultados na redução de medidas, principalmente as abdominais, a lipocavitação é a nova sensação nas clínicas de estética, onde as sessões podem chegar a até 800 Reais em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Lourenço, a novidade também já chegou, mas a preços bem mais acessíveis. O importante, antes de iniciar o tratamento, explica Cristina Ayres, esteticista capacitada para a aplicação da técnica, é entender como ele funciona e se certificar de que o aparelho utilizado é o mais adequado para a lipocavitação. “Existem aparelhos que trabalham em frequências muito altas (medidas em mega-hertz) e, por isso, não têm a capacidade de romper as células de gordura de forma efetiva. Nestes casos, apenas a água do interior dos adipócitos é liberada e a perda de medidas ocorre devido à perda de água, e não de gordura”, explica Cristina. Para que ocorra a cavitação, é preciso que o aparelho trabalhe em determinada frequência de onda: de 20 a 70 quilohertz.

16

É claro que uma lipocavitação não substitui a cirurgia plástica, capaz de extrair muito mais gordura de uma só vez. As vantagens, porém, estão no fato de que o tratamento não é invasivo

e nem exige cuidados como o pós-operatório. Como o foco é a redução de medidas e não o emagrecimento, o tratamento é indicado para pessoas com peso ideal ou pouco acima do ideal, que queiram apenas diminuir gorduras localizadas. Um bom aliado ao tratamento é a atividade física e uma dieta balanceada, como em qualquer tratamento estético. Outra vantagem é que a lipocavitação é aplicada em forma de massagem na região-foco do tratamento e, por isso, pode aliar a drenagem linfática ao mesmo tempo. Quando as células de gordura são quebradas pelo ultrassom, seu conteúdo se divide em duas outras substâncias: ácidos graxos livres e glicerol. Esse último se converte em água e é eliminado normalmente pelo organismo. Já o ácido graxo livre é transportado via sistema linfático para o fígado ou para outras células, onde é reaproveitado como energia. Iliana Johnson Borer, cliente de Cristina há mais de dez anos, já é fã do tratamento. “Já experimentei todos os tratamentos estéticos oferecidos na Estética Cristina, tanto os faciais quanto os corporais, e sei da seriedade com que ela trabalha, mas realmente fiquei encantada com os resultados da lipocavitação”, diz Iliana, que não revela a idade, mas aparenta pelo menos 15 anos mais jovem do que atesta o seu RG. “Gosto de trazer as novidades do mercado, mas sempre com muita responsabilidade. A estética é hoje reconhecidamente uma profissão da área da saúde e é a saúde que deve vir sempre em primeiro lugar”, afirma Cristina. O complemento perfeito para a lipocavitação é uma atividade que queime a energia liberada quando as células são rompidas. Uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana já faz esse papel.


PET

Abandono e

Irresponsabilidade Perigos e transtornos quando a Lei da Posse Responsável não é obedecida Por Mônica Fernandes

Um passeio tranquilo com o bichinho de estimação pela rua pode não terminar bem, quando um pitbull escapa de casa pelo portão aberto e ataca a pequena vira-lata deixando seu jovem dono desesperado! O que era pra ser um passeio rotineiro, terminou em uma clínica veterinária e 15 pontos na pata na pequena Fumaça.

Independentemente da espécie, se cão ou gato, ou mesmo outras, todas possuem mecanismos adaptativos, contudo, esses mecanismos estão direcionados basicamente à vida natural que, por sua vez, podem ser, ou não, úteis às novas condições a que submetemos os animais, em particular à vida doméstica.

A história não é ficção, aconteceu em São Lourenço e infelizmente ocorre com mais frequência do que se imagina. E este é apenas um dos problemas enfrentados em cidades onde a população abandona seus animais nas ruas, cria bichos soltos sujando as calçadas, brigando com os demais, comendo e espalhando lixo, o que também configura maus-tratos.

Um dos mais importantes problemas envolvendo as espécies domésticas (de companhia) e Bem-Estar Animal refere-se ao grande número de abandono desses animais.

Mas poderia ser tudo muito diferente, se a Lei de Posse Responsável e a Lei Contra Maus-Tratos fossem respeitadas e as instituições públicas fiscalizassem o uso do espaço urbano e punissem os infratores. A Lei da Posse Responsável, datada de 1999, estabelece a disciplina legal para a propriedade, a posse, o transporte e a guarda responsável de cães. Diz, por exemplo, que cães de qualquer raça, considerados perigosos, estão sujeitos a adestramento obrigatório, condução em locais públicos ou veículos apenas com a utilização de equipamento de contenção, como guias curtas e coleira com enforcador e guarda em condições adequadas à contenção do animal, sob estrita vigilância do responsável, de modo a tornar impossível a evasão, o que teria evitado o incidente citado no início da matéria, caso a lei fosse cumprida. Já a Lei Contra Maus-Tratos a animais, que estabelece maus-tratos e abandono como crime (Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 - Lei de Crimes Ambientais) tem como pena a detenção, de três meses a um ano, e multa.

Bem-Estar Animal

18

A definição de “Bem-Estar Animal” envolve ampla análise dos contextos em que se encerra a questão animal, mas, de modo geral, pode ser definido como o estado de um animal durante suas tentativas de se ajustar ao meio ambiente que ora se apresenta.

As razões pelas quais se abandonam são inúmeras, vão desde justificativas alérgicas, mudanças de residências, reprodução não programada, etc. Contudo, o principal problema não é abordado quando, equivocadamente, se opta por essa alternativa: o abandono tem consequências.

O Abandono e possíveis conseqUências advindas da desinformação O abandono de animais é fato relativamente comum em determinadas localidades. Inclusive com conceitos populares, por exemplo, para o gato, de que esse animal pode sobreviver ingerindo pequenos animais, lixo ou restos de alimentos. Uma parcela dos animais abandonados realmente sobrevive às custas de muitas mortes e um estado de saúde sofrível. Esse estado de higidez, depauperação, remete os animais a uma espécie de condição: ‘bomba relógio’, devido à possibilidade de inúmeras doenças poderem se instalar nessa população e dentre essas temos várias zoonoses: leptospirose, leishmaniose etc., mas especialmente a raiva. Quando uma pessoa abandona um gato, ou cão, numa via pública, imaginando que sobreviverá, além de uma atitude equivocada a respeito do destino desse animal (sem falar que isso agora, punido ou não, é crime) está, simultaneamente, colocando em sério risco a comunidade humana local. Apenas como exemplo, gatos são caçadores contumazes, e dentre suas inúmeras presas podemos ter morcegos, que sabidamente podem veicular o vírus da raiva, e esse mesmo gato – faminto – pode, posteriormente, envolver-se em disputas físicas, disseminando essa virose, quando agride outros animais. Ou seja, a ação do abandono poderá ter consequências muito


A lei e suas punições Confira aqui um resumo dos pontos mais importantes da Lei da Posse Responsável: • animais devem ser obrigatoriamente vacinados contra a raiva e revacinados anualmente. • a carteira de vacinação deve conter informações sobre o proprietário, o pet, a vacina, o estabelecimento veterinário e o médico veterinário responsável; • todos os pets devem utilizar guia e coleira adequadas quando em local público e somente pessoas com força suficiente para controlar o animal podem conduzí-lo; • a pessoa que conduz é obrigada a recolher as fezes do animal; • o proprietário de um pet é inteiramente responsável por fornecer as condições adequadas de alimentação, saúde, higiene, alojamento e bem-estar a ele; • os animais devem permanecer longe dos portões, dos medidores de luz e água, das campainhas e das caixas de correspondência, de forma que os funcionários dessas empresas e outras pessoas não corram perigo;

• é terminantemente proibido maltratar um animal. São considerados maus-tratos: submeter o animal a qualquer atividade que possa machucá-lo; não fornecer alimentação e abrigo adequados e privá-lo de assistência veterinária; deixar de socorrer um animal em caso de atropelamento ou acidentes domésticos; provocar a morte; e abandonar animais. ATENÇÃO: As multas resultantes da infração dessa Lei podem variar entre R$ 20 e R$ 2.000.

O fim do ano e os fogos de artifícios

Com a chegada das festas de fim de ano, quem tem animais de estimação sabe do sofrimento que seus bichinhos têm por enfrentar. Cães se assustam facilmente com o barulho dos fogos e rojões. Muitos podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões, fugir e ter diversos problemas que podem os levar à morte. Portanto, reflita e tenha compaixão não somente com animais, mas com bebês e idosos que também sofrem com uma tradição barulhenta e sem sentido que, talvez, não compense. Não solte rojões!

Pet

• estabelecimentos e moradias que possuam algum animal bravo devem ter uma placa de aviso fixada em local visível;

Revista Vitrine

mais sérias do que apenas a morte do animal abandonado.


CAFÉS ESPECIAIS

MUITO ALÉM

DE UM CAFEZINHO O seu café de todo dia pode ser uma experiência mais agradável com uma pequena dose de informação e pouco esforço Por João Carvalho

Imagine a seguinte situação: é dia de feira e você vai comprar os ingredientes para fazer um delicioso molho de tomates para acompanhar sua massa preferida. Na banca onde esses frutos são vendidos existem três opções: tomates maduros no ponto ideal, tomates verdes e também alguns que passaram do ponto de maturação. Obviamente para fazer um bom molho você dará preferência aos tomates maduros, mesmo eles sendo um pouco mais caros que as outras opções. O que muita gente não sabe é que o mesmo raciocínio pode ser aplicado na hora de se comprar uma marca de café no mercado. Infelizmente, ainda, informações sobre como identificar a qualidade dos cafés disponíveis no mercado não são de conhecimento do grande público. Essa desinformação acaba fazendo com que muitas vezes as pessoas comprem marcas de café por impulso, lembranças relacionadas à memória afetiva, recomendações de conhecidos ou pura e simplesmente pelo hábito de consumirem sempre aquele determinado rótulo sem se importar se o que estão levando para casa de fato é algo que vá fazer bem ou proporcionar prazer ao ser consumido. CLASSIFICAÇÃO DE QUALIDADE Para determinar se um café é bom ou ruim existem parâmetros estabelecidos desde os tempos mais remotos do comércio mundial dessa bebida tão querida e apreciada pelos quatro cantos do planeta e mais brasileira impossível. No caso brasileiro, o café pode ser dividido em tipos, que vão de 2 a 8, sendo que 2 é o máximo em termos de qualidade e 8 o mínimo.

20

O que determina se um café é tipo 3 ou tipo 7, por exemplo, é a quantidade de defeitos ou de grupos de defeitos presentes numa amostra de 300g extraída da saca-padrão de 60,5Kg de café. Se, por exemplo, nessa amostra forem encontrados muitos tipos ou agrupamentos de grãos defeituosos o café será classificado como pertencente ao tipo 7 ou 8, que geralmente compõe os cafés categorizados como “tradicionais”. São exemplos de defeitos os grãos fermentados, os que foram colhidos antes do ponto de maturação e outros fatores como a presença de grãos malformados, quebrados, brocados, etc. Para esconder estes defeitos, a indústria opta por torras mais escuras, o que traz forte amargor e

sensação adstringente perceptível ao paladar. Os cafés gourmet, que equivalem ao tipo 2 citado acima (e também os cafés especiais que são os grãos provenientes de fazendas que permitem a rastreabilidade de seus produtos, bem como adotam boas práticas de responsabilidade socioambiental), são os que possuem poucos defeitos e que proporcionam as melhores experiências sensoriais quando degustados. Têm elevada doçura natural, dispensando o uso de açúcar ou adoçantes. Bons cafés trazem muitos benefícios à saúde, como o auxílio no combate ao envelhecimento precoce ou a ajuda na prevenção de várias questões graves. BEBA MELHOR Muita gente alega recusar as marcas de cafés gourmet ou especiais devido ao seu alto custo, o que não deixa de ser verdade. O apelo do preço baixo acaba forçando o público consumidor médio a optar pelas marcas que possuem opções mais em conta, em detrimento da qualidade, mas com pequenos ajustes comportamentais no dia a dia a conta pode acabar até mesmo favorecendo o consumo dos cafés gourmet. No Brasil, temos o hábito de preparar garrafas térmicas grandes e cheias de café no começo da manhã e deixar a bebida repousando nelas por horas a fio. Isso acarreta dois problemas: fermentação (que ocorre por causa da temperatura e do açúcar, fazendo com que ela passe a ter sabor desagradável e a apresentar toxinas resultantes desse processo e que podem trazer riscos à saúde) e o desperdício, já que geralmente boa parte do café da garrafa acaba no ralo da pia. Resolver essa questão é simples, basta criar o hábito de preparar apenas e tão somente a quantidade de café que será consumida. Não é preciso gastar rios de dinheiro comprando grãos ganhadores de torneios, grãos exóticos, microlotes ou grifes importadas. Nos mercados de hoje, mesmo os locais (até porque estamos numa região reconhecida mundialmente pelos bons atributos dos grãos de cafés que produz, atestados pela obtenção da Indicação de Procedência e por concursos de qualidade do setor) há variedade de opções que possuem boa relação custo-benefício, apresentando alto nível de qualidade com preços competitivos.


ENTREVISTA

Ivo José Ciconha O legado que fica ao deixar São Lourenço Por Mônica Fernandes

beu o título de Colaborador Emérito do Tiro de Guerra, em 2003. Na mesma ocasião, recebeu da ANVFEB - Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira / Secção Mato Grosso do Sul o Diploma e a Medalha “Cruz da Paz” dos veteranos da 2ª Guerra Mundial, pelos serviços prestados ao catalogar as canastras de saúde que chegaram da Itália no pós-guerra para o Centro de Materiais de Saúde do Exército.

Há 18 anos, depois de muitas idas e vindas, desde os anos 60, Ivo Ciconha fixou moradia em São Lourenço, onde dedicou-se a colaborar pelo bem da comunidade sanlourenciana. Agora, de partida para retornar à cidade natal, o Rio de Janeiro, se prepara para retribuir mais uma vez o carinho com que foi recebido pelo povo de São Lourenço. Jornalista, escritor, ator e músico, o projeto de futuro de Ivo Ciconha, 75 anos, é escrever sua autobiografia, na qual vai narrar muitas passagens importantes que tem lugar na pequena cidade mineira que o acolheu.

22

Ainda no Rio, estudou música e foi ator da Rede Globo de Televisão, tendo participado em diversas novelas, como Selva de Pedra (1970), Sassaricando (1987) e Rei do Gado (1996). Também foi Diretor da Casa dos Artistas entre 1982 e 1988. Como músico, estudou canto lírico e atuou no Teatro de Ópera do Rio de Janeiro. É também membro da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Muitos outros títulos vieram ao longo da história do jornalista. Em 1997, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro enviou um representante a São Lourenço para entregar-lhe a Medalha Tiradentes, mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e a segunda maior honraria do país, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Rio, enquanto funcionário da Estrada de Ferro. “Na época, meu trabalho contribuiu para evitar um grande acidente na Central do Brasil”, revela Ciconha.

O motivo da partida é a vontade de estar mais próximo da família que pode auxiliá-lo inclusive nos cuidados com sua saúde. Mas o jornalista faz questão de registrar o apreço aos médicos de São Lourenço. “Tenho prazer em falar nos nomes do Dr. Gabriel e Dr. José Eduardo, que sempre foram muito atenciosos e competentes. São Lourenço ganha muito em ter profissionais como eles, que estão contribuindo e melhorando a saúde na cidade, pelo nobre ideal que têm”.

Em 1999 recebeu o Título de Cidadão Honorário de São Lourenço, pela divulgação do município através dos artigos publicados na Folha Carioca e entrevistas nos programas de rádio.

A cidade também tem muito que agradecer a Ivo Ciconha. Quando houve a iminência do deslocamento do Tiro de Guerra de São Lourenço para Caxambu, Ciconha foi procurado pelo Sgto. Leandro Silva Peixoto, seu amigo e então responsável pelo Tiro de Guerra local, conta o jornalista. Ele então escreveu uma carta ao Comando do Tiro de Guerra em Belo Horizonte, que foi encaminhada ao Ministro da Defesa em Brasília, na época o Vice-Presidente José Alencar. Na carta, José Alencar reconheceu o nome de Ivo Ciconha, a quem havia conhecido em Campina Grande, na Paraíba. A resposta foi a garantia de permanência do Tiro de Guerra em São Lourenço. Pelo feito, Ivo José Ciconha rece-

Ciconha ressalta que muito ainda há que ser feito pela cidade e pelo país, como a posse definitiva do acesso à água de São Lourenço. Para o jornalista, os ajustes necessários tem que ser feitos pela comunidade, através da uma cidadania atuante, pelo bem da cidade e do país, e essa atitude deve começar na juventude. “Temos bons professores, educadores que fazem um bom trabalho com as crianças e os jovens, então não podemos dizer que não temos mais saída para nada. Temos sim, porque os jovens de hoje estão observando tudo e estão muito preocupados com o futuro do Brasil”. Para Ivo Ciconha, todos tem um legado a deixar, basta se interessar pelo bem comum.

Pelo amor a São Lourenço o jornalista procura contribuir e alavancar o município em todas as áreas da comunicação para que o turismo da cidade possa se fazer mais atuante e trazer com isso mais benefícios à comunidade local.


EM VITRINE

GESTÃO DO TEMPO Fotos: Selva Bizarria

Considerado o “Senhor do Tempo” pela Revista Você S/A, Christian Barbosa proferiu palestra no auditório da Faculdade São Lourenço, em 30 de outubro, onde falou para empresários e estudantes sobre o tema que mudou sua vida empresarial: a Gestão do Tempo. O evento foi realizado pela rede de negócios Águas da Mantiqueira de Minas com apoio do SEBRAE Minas.

26


COMUNICAÇÃO

Momento mágico

Como nascem as parcerias de sucesso em comunicação Por Mônica Fernandes

Abrir um negócio e colocá-lo para funcionar não é tarefa difícil hoje em dia. O Governo Federal facilita a vida de pequenos empreendedores e ainda existe o suporte de diversas entidades organizacionais de classe, civis, públicas e privadas. Mas um detalhe pode passar despercebido, apesar de afetar significativamente os resultados do negócio: a comunicação da empresa com o mercado. Este, aliás, não é um problema comum apenas entre aqueles que experimentam sua primeira investida no mercado, mas também entre empresas mais antigas, empresas familiares e outras que ainda não descobriram que “a propaganda é a alma do negócio”. O ditado faz sentido pelo simples resultado que uma boa comunicação pode gerar: mais clientes, lucro crescente, fortalecimento e longevidade. Encontrar a agência certa para tratar da sua comunicação com o cliente pode ser o momento mágico que faltava para deslanchar de vez no competitivo mundo dos negócios!

“Com o parceiro certo, a organização irá aumentar sua performance em comunicação, com metade do orçamento. Além disso o futuro lhe reserva ganho de tempo, alcance dos objetivos e um forte retorno sobre o investimento”. Esta afirmação pode ser encontrada no Caderno de Comunicação da Agência Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom), intitulado “Como escolher uma agência de comunicação”, uma das publicações que buscam organizar o segmento de mercado representado pela instituição. Mas escolher a agência que será responsável pela comunicação com o mercado e com o público interno da organização não é tarefa tão simples. Ética e confiança são fatores fundamentais para que a parceria seja bem sucedida, afinal, a comunicação passou a ser ferramenta estratégica dos negócios, muitas vezes responsável por sua ascensão ou queda. “No século 21, a informação tornou-se uma commodity. Portanto, a qualidade e a forma como ela é apresentada determinam o sucesso ou o fracasso do relacionamento com o mercado, o que muitas vezes pode implicar em sérias perdas financeiras ou abalos irreparáveis à imagem da empresa”, atesta a publicação da Abracom. Uma vez ciente da importância de uma escolha acertada, resta analisar o futuro parceiro, sua idoneidade, responsabilidade e não menos importante a sua capacidade técnica e criativa, que em comunicação chamamos de portfólio. Mais ainda, é interessante buscar um alinhamento de princípios capaz de promover uma identificação entre as duas partes, o que pode significar trabalho sinérgico e harmonioso, com resultados muito positivos, especialmente no que diz respeito ao retorno financeiro. É verdade que num mercado formado por empresas de pequeno e médio porte, especialmente fora dos grandes centros, ainda é necessário combater práticas de capitalismo selvagem nos relacionamentos entre clientes e agências, ou mesmo entre concorrentes do setor de comunicação. Mas é certo que estamos mudando. As empresas que eram assessorias de imprensa na década de 80 evoluíram e oferecem uma infinidade de outros produtos, como a criação de marca, campanhas, planejamento e ainda o gerenciamento de redes sociais, o que valorizou muito a posição delas no mercado.

28

Em São Lourenço, podemos citar três agências de comunicação já estruturadas, em condições de oferecer serviços variados com qualidade, sem deixar nada a dever a muitas outras do ramo em cidades maiores. E, apesar de existirem profissionais liberais que oferecem serviços específicos, como criação de sites ou de logos, uma agência pode atender a empresa de forma mais responsável e mais completa, integrando toda a sua comunicação em uma


Marcelo Lopes - Sócio Proprietário da Gaffa Marketing “Acredito que o pior erro do empresário ao não considerar uma consultoria profissional seja não planejá-la no início do projeto. Investimento em comunicação, seja em marca ou propaganda, é tão importante quanto as disposições fisicas ou ter uma linha telefônica, mas o que vejo é que isso geralmente fica “pra depois ” ou acredita-se que possa ser feito com qualquer pessoa. Assim como quando estamos doentes procuramos por um médico, a comunicação requer profissionalismo, bons antecedentes, constante inovação, estabilidade e um histórico de resultados positivos na carteira de clientes.” Gabriela - Executiva de Contas da Rauze “ Procurar por experiência é importante, mas ao procurar um profissional de comunicação, é tão importante quanto saber se ele acompanha as mudanças do mercado para obter um resultado eficaz e fazer valer seu investimento. A alta conectividade existente hoje entre as pessoas afeta diretamente a economia, pois altera de forma cada vez mais acelerada as formas de nos relacionarmos nas várias esferas da sociedade. A empresa sustentável de hoje é aquela capaz de se adaptar à nova dinâmica do mercado, inovando tempestivamente seus processos administrativos, produtos e serviços.” Marcelo Maceo - Sócio-diretor da MXP. ALGUMAS DICAS PODEM AUXILIAR A ORGANIZAÇÃO A FUGIR DE SITUAÇÕES DE RISCO: - Procure saber quem são os outros clientes da agência, há quanto tempo estão utilizando os serviços e seu grau de satisfação; - Informe-se sobre a reputação da agência no mercado, se já recebeu premiações da área, e se está envolvida em projetos da comunidade; - Faça uma visita, conheça os profissionais e observe a estrutura da empresa; - Pergunte como é o processo de trabalho, se o atendimento é rápido e até onde vai a responsabilidade da agência e a sua, como cliente.

Serra que Chora pede socorro

“Uma forma certeira para escolher sua agência é conhecendo os resultados que ela gera aos clientes e suas práticas mercadológicas, ou seja suas experiências de sucesso. Além de favorecer aumento nas vendas e fidelização, observe capacidade de gerar confiança e fidelidade, visto que sua agência definirá seu sigiloso planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo.”

Capa

linguagem única, o que fortalece a marca e potencializa os resultados.


SÓ dAQUi

Só Daqui

diCAS PARA oS PRESEnTES dE FiM dE Ano Natal, amigo secreto, festas... Confira dicas para tornar esse momento inesquecível com presentes que podem ser encontrados aqui, pertinho de você!

»

UMA BEBIDA DIFERENTE

Presentear com artigos artesanais e especiais virou moda, e as cervejas estão no topo das opções mais originais. Um presente diferenciado assim pode ser encontrado na Circuito das Cervejas. Kits Especiais como este Weiss com dois rótulos: a Estrada Real e a Vinil Tropicália, acompanhado de uma taça personalizada e uma linda embalagem saem por R$72,00. CIRCUITO DAS CERVEJAS - no centro de São Lourenço Av. Comendador Costa, 603 Tel (35) 3331-7286 /circuitodascervejas www.circuitodascervejas.net

»

CAMISETAS ESTILOSAS

As camisetas e blusas Calvin Klein são ótimas sugestões para presentear e você encontra muitas opções na Degrau. A loja é uma boutique multimarcas que atende ao público adolescente e adulto, tanto feminino quanto masculino, super antenada com as novidades do mundo da moda. Ainda possui espaços personalizados como a Degrau Festas e uma Outlet com descontos que vão até 70%. DEGRAU - no Centro de São Lourenço Av. Dom Pedro II, 533 Tel (35) 3332-1191 / degrau.online

»

DIVERSÃO PARA AS CRIANÇAS

Apesar de tanta tecnologia, os clássicos não saem da lista de desejos das crianças. Há 20 anos a Paloma Presentes trabalha com as melhores marcas de brinquedos, ESTRELA, GROW, HASBRO, MATTEL, ROMA, COTIPLAS, LEGO. Opções de brinquedos didáticos, jogos em geral, carrinhos e bonecas você pode encontrar na loja.

30

PALOMA PRESENTES - no Shopping Antônio Dutra em São Lourenço Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 160 - Loja 14 Tel (35) 3331-8675 /paloma-presentes


»

MODA MINEIRÍSSIMA

Looks casuais, despojados, elegantes e naturais, com inspiração hippie e alma contemporânea, dão o tom da moda Amanhecer Minas, marca cujo foco é produzir roupas carregadas de elementos da nossa mineirice lançando mão de técnicas sustentáveis e do uso de matérias primas naturais. Amanhecer Minas é a marca ideal para presentear mulheres que sabem o que vestir, tem estilo e não abrem mão de seus valores. AMANHECER MINAS - no Centro de São Lourenço Av. Comendador Costa , 459 - Loja 21 Tel (35) 3332-2772 /useamanhecerminas

»

BRILHO DO VERÃO

Óculos espelhados são o hit do verão. Se for de uma das marcas mais queridas do mundo quando o assunto é estilo, não poderia ser melhor. Exclusivos modelos Ray-Ban como estes você encontra na relojoaria e ótica Maravilha, além de uma linha completa de óculos clássicos, especiais e lançamentos. Possuímos toda a assistência técnica para seu Ray-Ban. ÓTICA MARAVILHA - no Centro de São Lourenço Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 135 Tel (35) 3331-2493 /Relojoaria-Maravilha

»

DAQUI DE MINAS PARA TODO O BRASIL

Se você não está em São Lourenço e não vê a hora de sentir de novo o gostinho da terra através de sua gastronomia sem igual, seus problemas acabaram. O site DAQUI DE MINAS oferece os melhores produtos do estado, com vendas online para todo o Brasil. Doces, cafés, iguarias e mimos mineiros de alta qualidade pra presentear e consumir. DAQUI DE MINAS - para todo o Brail daquideminas.com.br /daquideminas


» PRONTA PARA FESTA Já pensou em como irá se vestir nas comemorações do fim do ano? E como presentear amigas e familiares? Na Vulpes, loja com fábrica própria há mais de 8 anos em São Lourenço, você encontra moda básica, com tecidos confortáveis até a linha fashion, com estampas alinhadas às tendência da moda atual! E para presentar neste Natal, há uma coleção com estampas exclusivas! VULPES - no Centro de São Lourenço Av. Dom Pedro II, 602 - Loja 09 Tel (35) 3332-6621 /vulpes.vulpes

»

FIM DE ANO COMBINA COM SOL E PISCINA

Os planos para o fim de ano incluem piscina, praia e muita diversão? Na Sobre Pontos está o presente certo: são biquines, maiôs e saídas, além de muitas opções em moda fitness, tudo de fabricação própria. Estampas incríveis, muitas opções e a grande notícia: você pode montar o biquine escolhendo peças separadas e arrasar no verão. SOBRE PONTOS - no Centro de São Lourenço Av. Dom Pedro II, 501 Tel (35) 3332-3282 /sobrepontos

»

PARA RELAXAR

Presentei com pijamas confortáveis e cheios de estilo. A Sonho e Magia é uma loja exclusivamente de fabricação própria. São opções de pijamas, do bebê ao extra grande, chinelos de quarto e lindos bichinhos que viram travesseiro. Ótima opção pra presentear toda a família. SONHO E MAGIA - no Centro de São Lourenço Av. Getúlio Vargas, 10 - Loja 13 Tel (35) 3332-5771 /sonhoemagia.pijamas

»

PARA COMEÇAR BEM O ANO

Amor? Dinheiro? Saúde? Entra ano, sai ano, e algumas superstições seguem com força total. Para as mulheres, uma das simpatias preferidas é a da calcinha nova, cuja cor indica o seu desejo para o ano que se inicia. A Butique da Meia, além das várias opções de moda íntima feminina e masculina, é especializada em todos os tipos de meias e oferece também moda fitness. Condições especiais de pagamento e descontos para cliente Unimed.

32

BUTIQUE DA MEIA - ao lado do shopping Bavária em São Lourenço Rua Wenceslau Braz, 187 Tel (35) 3332-4786 /butique.meia


»

CHOCOLATES BRASIL CACAU

Recém inaugurada em São Lourenço, a Chocolates Brasil Cacau - do mesmo grupo da Kopenhagen que há 85 anos é referência em chocolates finos no Brasil, indica para os presentes de Natal os deliciosos Panettones, os Kits especiais para presente e uma variedade de sabores de trufas e tabletes. A loja ainda possui cafeteria e fondue de chocolate com frutas frescas para adoçar os momentos da compra. CHOCOLATES BRASIL CACAU - no Centro de São Lourenço Av. Dom Pedro II, 317 - Lojas 05 e 06 Tel (35) 3332-4259

»

DA TERRA

Presentear com produtos locais tem muito charme. Os cafés da nossa região são mundialmente reconhecidos como raridades, portanto, quer um presente especial para alguém ainda mais especial, essa é a dica: Cafés Especiais Santa Rosa. Gourmet ou Premium, moído ou em grãos, ambos serão uma ótima pedida. SANTA ROSA CAFÉS ESPECIAIS - Fazenda em Soledade de Minas Em São Lourenço: Empório Delícias, Dutacho, Miramar, Chocolato, Mercadinho Doce, Mini Golf, Panificadora San Remo, Quinta do Cedro, Casa de Queijos Vó Biza, Sítio Lagoa Seca e Trem de Minas. /Café-Santa-Rosa

»

TECNOLÓGICOS

A Realtech, além de consertos de todas as marcas de aparelhos celulares e tablets, possui uma linha de acessórios com as maiores novidades do mercado tecnológico como as capas anti choque para iPad e o Monopod - uma espécie de bastão para câmera, que amplia o ângulo da foto, perfeito para as selfies em grupo nas Festas de Fim de Ano. REALTECH - no Shopping Antônio Dutra em São Lourenço Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 160 - 2° Piso – Loja 40 Tel (35) 3332-2344 / 8866-4403 /realtechcelulares


LUXo

JoiAS QUE

ILUMINAM

Pulseiras Bella Vita e opções de Charms

PULSEIRAS

Anéis folheados com pedras micro zircônia

Há algo inerentemente encantador sobre uma pulseira. Algumas pessoas podem amar a assinatura do som retinindo ao balançar as mãos, outras gostam do fato de que você realmente precisa se aproximar para examinar cada um dos detalhes pendurados. Entretanto, o que torna esta pulseira mais irresistível é que através dela pode-se contar uma história única sobre seu dono! É a máxima do “faça você mesma a sua joia!” tendência de moda nas pulseiras com pingentes que podem ser montadas. Na Coleção Charms da Bella Vita você certamente encontrará vários itens para representar os melhores momentos da sua vida e montar a sua pulseira personalizada!

Presentear simboliza a inauguração de um acontecimento, de um novo ciclo. As pessoas presenteiam desde a antiguidade e uma das escolhas mais apreciadas são os adereços. A palavra jóia chegou-nos pelo francês, antigo joiel que, por sua vez, proveio do latim jocalis, “aquilo que causa prazer”, que, na origem, tem a ver com jocus, graça, divertimento, brincadeira.

34

Mas, a brincadeira aqui é coisa séria. Confira nesta matéria as tendências 2015 para semi-joias e outros adereços desse mundo brilhante e luxuoso.

SEMI - JOIAS Elas ganharam o mercado dos acessórios e garantem, vieram para ficar e estão cada vez mais lindas e bem elaboradas. Semi-joias são peças produzidas em metais não preciosos, mas, que passaram por banho de metal precioso, como ouro 18k, ródio ou prata. É um produto mais personalizado e com uma vida útil maior que a bijouteria e financeiramente mais acessível que as joias. Acabamentos delicados, detalhes suaves e precisos, tudo merece um olhar minucioso para apreciar a beleza dessas peças. Alguns nomes consagrados como Terra Fogo, Donna Doro, Sager Joias e Qualitá fazem parte do roll das melhores marcas em semi-joias do mercado brasileiro, e passaram pelo crivo técnico de quem entende, é o que nos contam os especialistas da Relojoaria Maravilha, em São Lourenço - Márcio, Guilherme e Rafael, que


Brinco com banho de ródio negro e micro zircônia

ródio evita que a peça fique escura como acaba acontecendo com a prata. Já o ouro continua sendo o queridinho. Há um encanto no dourado e nas pedras coloridas que fascina qualquer mulher.

ADEREÇOS

Anel com banho de ródio negro e micro zircônia

Adereços também seguem tendências e estar antenado com o que acontece por todo o mundo garante não errar na escolha das melhores peças, explica Cinthia Campos, a responsável pelas compras da Relojoaria Maravilha, ela revela que as novidades não param. Para os relógios a tendência das novas coleções para os homens são os “Big-Case” especialmente os da marca Magnum e para os femininos, relógios com pulseiras estilo bracelete e muito brilho dos cristais.

aprenderam de geração em geração a vender e apreciar produtos de qualidade. As joias negras estão ganhando espaço nas vitrines das joalherias e vêm agradando cada vez mais. São uma excelente opção na hora de compor um look elegante, principalmente nessa época do ano! A marca Visage, líder no mercado em produzir joia rodinada é uma opção para quem gosta da tonalidade do ouro branco mas quer investir em uma joia de prata. Vale a pena pois o banho de

Relógio Magnum Masculino

Brinco e anéis folheados com zircônia bordô

Relógio Orient Feminino

T ODAS AS PEÇAS DESSA MATÉRIA PODEM SER ENCONTRADAS NA LOJA DA

RELOJOARIA MARAVILHA QUE TAMBÉM POSSUI FABRICAÇÃO PRÓPRIA E CONSERTOS Av. Dom Pedro II, 430 (em frente a Igreja Matriz) Av. Getúlio Vargas, 193 São Lourenço/MG

Telefone (35) 3331-1181 Telefone (35) 3332-3361 / Relojoaria-Maravilha

35


CULTURA

HISTÓRIA, TURISMO E

CONTEMPLAÇÃO A Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte, em São Lourenço, vem se apresentando como um grande atrativo turístico após sua restauração Por João Carvalho

encontro com Deus através da arte. Inspirando paz e convidando à meditação e à reflexão, as obras foram sendo conduzidas e para abrilhantar o trabalho que vinha sendo realizado foram encomendadas peças de artistas plásticos de renome internacional. Foi neste período também que frei Osmar trouxe da Itália uma réplica do Santo Sudário (vestes que cobriram o corpo de Cristo quando de seu sepultamento após a crucificação).

Um novo tempo

Em 1891, num pequeno povoado localizado ao sul do estado de Minas Gerais, em região montanhosa e agraciada por Deus com recursos naturais de valor incomensurável, foi realizada a primeira missa, onde anos mais tarde seria construída a primeira igrejinha que aglutinaria os moradores desse lugarejo com o propósito de formarem uma cidade. Anos se passaram e esse pequeno grupo de pessoas se converteu numa encantadora cidade, ao mesmo tempo moderna e orgulhosa de suas tradições. A história de São Lourenço e da Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte se confundem histórica e culturalmente. De sua construção até a década de 1930, com a inauguração da igreja matriz, ali eram sediadas todas as missas locais e mesmo após a transferência da titularidade da paróquia para a matriz, durante várias décadas as missas dominicais ainda eram ali realizadas. Quando essas celebrações deixaram de ter continuidade, infelizmente as portas da Ermida se fecharam e se iniciou o período mais triste desta importante construção Sanlourenciana. Durante décadas o descaso e o abandono deram o tom. Até que em 1973, por iniciativa do Frei Osmar Dirks – pároco local à época e por muitos anos, foi concluído um primeiro programa de restaurações estruturais.

36

Segundo Diná Veiga, ilustre moradora de São Lourenço e membro da família responsável pela fundação da capela que daria lugar à Ermida, Frei Osmar idealizou o conceito da ambientação da Ermida como um lugar para a reflexão e o

Diná Veiga diz, que apesar de todo o esforço empregado na reforma da Ermida, ainda seguiu apresentando traços do abandono em diversas de suas estruturas, o que resultou na necessidade de realização de novas obras de reforma entre os anos de 1997 e 1998, conduzidas pela Fundação Municipal de Cultura. Após o restauro, a Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte passou a ser mais visitada pelos turistas que chegavam a São Lourenço com o intuito de conhecerem o Parque das Águas e provarem das águas milagrosas que ali se encontram. Mais precisamente em 2006, a administração da Ermida foi entregue pela Nestlé Waters à Paróquia de São Lourenço. Por conta de seus valores histórico, social, cultural e patrimonial, a Ermida foi tombada no ano de 2012, o que abriu caminho para que, no ano seguinte, os valores referentes à metade de tudo que fosse arrecadado pelo município com o ICMS Cultural deveriam ser empregado num restauro criterioso da igreja, para voltar a aparência que tinha na década de 1970 com o objetivo de melhor exibir o acervo de obras presentes no espaço. Nas palavras do antigo historiador grego Heródoto, o objetivo da memória histórica é prevenir que os traços dos eventos humanos sejam apagados pelo tempo. Sendo assim, a Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte se configura num ambiente interessante por conta de sua ligação inabalável com a cidade. Com a estrutura renovada e restauração do conjunto de obras artísticas ali presentes, certamente subir as escadarias até a entrada da igrejinha se torna um passeio obrigatório em São Lourenço.


ANUNCIO MIRAMAR


COLUNISTA CONVIDADO

NÃO BASTA SER EMPREENDEDOR, É PRECISO TER TEMPO PARA A

EMPRESA CRESCER Costumo ouvir de várias pessoas que sonham em ter seu próprio negócio, que esse seria o único caminho para ter a vida tão sonhada de trabalho, com tempo para família, lazer, esporte e passeios.

reuniões com frequência aos sábados, domingos ou após o expediente. Existem muitos sintomas da síndrome da fusão. O caso se torna grave quando o empreendedor acha que essas ações estão certas!

Aquela cena de filme do empresário bem sucedido à beira da praia, bebendo com os amigos e contabilizando seus lucros, é uma cena que está longe da maior parte dos empreendedores. Aliás, o mito do tempo livre é apenas mais uma lenda do mundo corporativo.

Esse é o momento que o empreendedor descobre que ele na verdade é o pior tipo de patrão: o patrão de si próprio. Um patrão exigente, que cobra por resultados, não tem superiores para pedir folga e que tem de trabalhar o máximo possível para a empresa crescer, mantendo todas as pessoas que agora dependem dele. O estresse toma conta, a ansiedade aumenta, os papéis se misturam, os problemas crescem e a empresa começa a quebrar. Muitas vezes o próprio empreendedor não consegue enxergar esse cenário e só toma consciência da situação quando já é tarde demais. É fundamental que os papéis estejam separados e que apareçam dois perfis essenciais para o negócio: o técnico e o empreendedor.

Trabalho com muitos empreendedores em treinamentos e palestras, e na verdade o que acaba acontecendo é a reclamação generalizada de falta de tempo, de jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias (incluindo finais de semana), de poucos resultados, de estresse. Nesse tornado de sentimentos, ainda temos a ansiedade, que é gerada pelos tão esperados resultados, a cobrança da família pelo afastamento e pressões de funcionários, parceiros e sócios para os negócios acelerarem. Uma causa comum desses problemas é um processo invisível e silencioso que acontece no começo de muitos negócios. Chamo esse fenômeno de “Síndrome da Fusão”: quando a vida pessoal se une com a vida empresarial. Empresa e vida pessoal se transformam em uma única coisa e nesse momento, começam a aparecer muitos problemas. Um sintoma clássico dessa síndrome é quando o pró-labore se mistura ao caixa da empresa. Outro sintoma é marcar

38

No Brasil, o empreendedorismo por necessidade é muito frequente, a pessoa é demitida do seu trabalho e pela falta de oportunidades no mercado, acaba utilizando seu conhecimento técnico acumulado para abrir seu negócio, geralmente no segmento que tem mais experiência. O empreendedor por oportunidade, aquele que abre sua empresa em função de uma excelente oportunidade de negócio que surgiu, também absorve esses papéis, apesar de nesse caso o papel empreendedor ser em geral predominante. O papel de técnico é o executor, que tem o conhecimento técnico acumulado para criar e desenvolver os produtos e serviços da empresa, seu pensamento é o agora e a visão focada no seu ambiente de operação. O papel empreendedor é aquele que busca oportunidades, planeja o negócio a longo prazo, investe no desenvolvimento de estratégias, tem visão e sonhos para a empresa. O problema para a maioria dos empreendedores é que o papel de técnico acaba tomando controle da vida e da empresa. Esse é um grande perigo. O técnico, como todo executor, gosta de acumular o máximo possível de responsabilidades, pois tem como conceito que devido ao seu conhecimento e experiência é a pessoa ideal para fazer o trabalho bem feito. Essa atitude acaba tomando um tempo precioso do empreendedor que se vê absorvido pelo dia a dia operacional do negócio e não consegue ter tempo para


que o papel de empreendedor apareça. A parte mais difícil nessa história é fazer o empreendedor entender esse conceito. Tenho uma empresa de tecnologia há 11 anos, e por amor e formação fui técnico por mais uma década. Quando me dei conta que precisava parar de trabalhar no negócio para começar a empreendê-lo de verdade, as coisas começaram a mudar, a empresa cresceu e eu comecei a ter mais tempo livre. O papel do técnico é de grande importância para a empresa, mas ele pode e deve ser delegado. Se o empreendedor tiver de ser técnico na empresa, então ele precisa de um sócio empreendedor ou voltar a ser funcionário. Caso contrário ele será escravo do próprio negócio para sempre. A solução existe no equilíbrio desses papéis e afastando a Síndrome da Fusão. Quando olhamos a empresa pelo papel empreendedor, ela é vista como uma forma de negócio que deve crescer para atingir os objetivos pessoais e não comprometê-los. A empresa não é sua vida e sua vida não é a empresa. Nesse conceito, o empreendedor se foca para a empresa crescer cada vez mais, dependendo cada vez menos dele. Um excelente começo para deixar o papel de empreendedor aflorar é dedicar algumas horas por

semana para isso. Talvez para o lado técnico, ele diga que é “impossível se afastar 1h da empresa”, mas quanto mais o empreendedor aparecer, menos o técnico ficará dando desculpas, pois ele será domado com planejamento, estratégia e delegação. Minha sugestão é que você tire um ½ período por semana para se dedicar ao planejamento do seu negócio. Se possível se afaste do escritório para evitar ser interrompido. Você quer ter uma empresa lucrativa e que funcione bem, mas para isso é preciso dar tempo ao seu empreendedor! Christian Barbosa Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Autor dos livros “A Tríade do Tempo”; “Você, Dona do Seu Tempo”; “Estou em Reunião”; co-autor do “Mais Tempo, Mais Dinheiro”; e “Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”. Sua mais nova obra é “60 Estratégias práticas para ganhar mais tempo”. www.triadps.com.br e www.maistempo.com.br Foto: Arquivo Pessoal


EVENTOS 40

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Especial de Fim de Ano

Confira as melhores opções em São Lourenço e Caxambu para as noites de Natal e Reveillon


EVENTOS 42

CALENDÁRIO DE EVENTOS Confira os melhores eventos da região e acompanhe as colunas sociais no site www.vitrinesuldeminas.com.br


Revista Vitrine #18  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you