Page 1

revista

Edição nº 5 - Outubro 2012

MATHEUS CASTILHO Ser criança não é só brincadeira.

MODA

DESTAQUE

Tendências para Verão 2013

“Só Daqui” especial Dia das Crianças


ÍNDICE 8 Destaque Só Infantil

26

Social Região

10 Turismo 28 Educação Hotel do Santuário Ensino Bilíngue de Aparecida 34 Colunista Convidado 12 Social Brasil Olímpico São Lourenço 14 Moda Primavera Verão

36

Cultura ... Perto do Fogo

20 Saúde Cuide Hoje do Amanhã 24 Esporte Lesões - Prevensão e Tratamento

37

Pela Região Calendário de Eventos

38

Eventos Diversão e Trabalho

Conheça o Canil Municipal de São Lourenço. Pág. 30

Entrevista

A Psicóloga infantil Ângela fala sobre TDA/H. Pág. 6

Revista Vitrine nas Redes Sociais! facebook.com/vitrinesuldeminas

@vitrinesulminas

www.vitrinesuldeminas.com.br

Responsabilidade Social

3


Ih Foi Mal! Erramos a legenda da foto do Camarote da Revista Vitrine na Festa de Agosto da 4ª edição. Os nomes corretos são: Luiz Felipe, Maria Eugenia, Marluci, Jussara e Gabriella.

EDITORIAL

EXPEDIENTE

A Vitrine de outubro é dedicada às crianças, mas são os pais que deverão tirar maior proveito do conteúdo especial desta edição. A ideia é contribuir para a desafiadora tarefa de preparar os filhos para uma vida saudável e recheada de sucessos. Claro que há quem nasça já praticamente preparado, como é o caso do menino Matheus. Você vai conhecer o garoto prodígio que aos 13 anos já sonha com Harvard e vai colecionando histórias de excelência. Mas há também aqueles que sofrem um pouco mais, com Transtornos de Déficit de Atenção que podem fazer os pais confundirem dificuldade de organização com preguiça, desatenção com mau comportamento. A boa notícia é que quando diagnosticado, o TDA tem tratamento e pode melhorar em muito o desempenho escolar e social da criança. Na página de saúde, os pais podem repensar o modelo de cuidado que oferecem aos filhos, planejando toda a sua vida, da concepção à maturidade, sempre em busca do equilíbrio saudável. Saudável, aliás, é a palavra do momento. Ou seria Felicidade? Se perguntar a uma criança o que é felicidade, ela talvez não saiba responder, mas sua carinha deverá estampar logo o sentido da palavra na sua forma mais simples: o amor incondicional! Pena que na idade adulta, confundimos este conceito com tantos outros... Aproveite o momento de reflexão e vá até a Vitrine de Adoção, à página 30 para fazer a boa ação do dia, ou talvez a melhor do ano: encontrar um lar feliz para um cãozinho carente de gente! No mais, curta as dicas de moda, conheça o perfil empreendedor de mais um filho da terra e seja FELIZ!

Publisher: Gabriela Real e Jonas Maduro

Equipe Revista Vitrine

4

Gerente de Projeto: Marcella Real Jornalista Responsável: Martha Bacci MTB: 17123/MG Edição: Mônica Fernandes MTB: GO000916JP Projeto Gráfico e diagramação: Agência Triadaz Foto de Capa: Javier Ceballos Tiragem: 3.000 exemplares Impressão: Gráfica MTO Contato Vitrine contato@vitrinesuldeminas.com.br (35) 3331.3042 A Revista Vitrine é uma publicação da empresa Tríadaz, distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.


Foto: Javier Ceballos

Revista Vitrine

Tatiana - Mãe Coruja

Ele é carinhoso, educado, disciplinado, determinado e responsável, dando sempre o seu melhor em tudo que faz.

da escola, ele estuda em média cinco horas por dia. Mas se engana quem pensa que ele não tem tempo pra mais nada. Apesar da timidez, ele brinca como qualquer criança da sua idade, se interessa pelos computadores, vídeo games e encontra tempo para se divertir com sua turma, mas, cumpre à risca uma regra: ter uma boa noite de sono. Matheus está se preparando para sua grande meta: entrar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo. Para isso, faz pesquisas sobre universidades americanas e estuda inglês. A direção da escola onde Matheus estuda dá todo o suporte necessário para que ele alcance voos cada vez mais altos. Esse ano, ele teve acesso às aulas do 1º ano do ensino médio, na parte da tarde, onde só entrará no ano que vem, ainda com 13 anos. Esse menino incrível ainda não tem certeza da carreira que quer seguir, mas diz gostar muito da Medicina. Com certeza, Matheus será um vencedor seja qual for a escolha. Tanta determinação e foco não parecem coisa de criança, mas ele prova que é possível começar bem cedo.

»

Matheus dos Santos Pinto Castilho é um nome que ainda vamos ouvir muitas vezes. Filho de Tatiana dos Santos Pinto, nascido em Pouso Alegre e criado em São Lourenço, o menino de apenas 13 anos já tem uma trajetória de sucesso nos estudos. Cheio de determinação, Matheus adora as matérias para as quais a maioria das crianças torce o nariz, como Matemática e Física. Demonstrou o gosto pelos estudos bem cedo, afirma a mãe. Incentivado por sua família, principalmente pela avó Cida Pelúcio, Matheus começou a ler aos quatro anos e despertou a atenção da mãe e dos professores que identificaram em Matheus uma capacidade de aprender acima da média. Este ano, competindo com meninos de 15 e 16 anos, ele participou das Olimpíadas Científicas, realizadas por diferentes instituições de ensino superior em diversas modalidades e os resultados são surpreendentes. Também realizou a prova da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, no Rio de Janeiro, nas disciplinas Matemática e Português e, mesmo sendo o mais novo, ficou entre os 800 classificados. Para conquistar tudo isso, sua rotina é cheia de dedicação e atividades. Além do horário

»

Ser criança não é só brincadeira.

Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA

5


PSICOLOGIA INFANTIL

Por Martha Bacci

Avaliação neuropsicológica infantil e TDA/H

Entrevista

A psicóloga Ângela Piscitelli Cavalcanti especializou-se em Neuropsicologia Infantil para detectar as causas dos distúrbios de aprendizagem, incluindo o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Sem o tratamento correto, esse problema pode gerar sérios problemas futuros.

6

O que é o TDA/H? Ângela: É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, muito comum durante a fase escolar. Atinge grande parte das crianças e muitos pais e professores acreditam ser apenas uma rebeldia da idade, o que dificulta o tratamento, quando é feito muito tarde. Quais sinais os pais devem ficar atentos para saber se seu filho sofre desse transtorno? Ângela: É preciso prestar atenção se há dificuldade na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. Os meninos tendem a apresentar um perfil de hiperatividade e impulsividade, fácil de perceber. Já as meninas tendem a ser mais tímidas. Essa timidez pode ser resultado de uma autoestima baixa, que é uma característica do Déficit de Atenção (TDA), o que denota um perfil desatento e não hiperativo. Como é feita a avaliação neuropsicológica? Ângela: A avaliação neuropsicológica caracteriza-se pela coleta de dados quantitativos e qualitativos iniciados por uma anamnese detalhada. Estes dados são obtidos não só com a

criança, mas também com as pessoas que a cercam, como pais e professores. De acordo com estas primeiras informações colhidas, testes neuropsicológicos são selecionados e aplicados com materiais lúdicos para cada caso. É importante lembrar que é uma avaliação interdisciplinar, ela não funciona sozinha, sendo necessária a avaliação de outros profissionais, como neurologista, fonoaudiólogo e psicopedagogo.

Ângela Saba Piscitelli Cavalcanti, especialista em Psicologia Clínica, Gestalt Terapia e Neuropsicologia. É membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia - CRP 13786/04 e atende na Fisio Clínica em São Lourenço.


Qual a importância da família no tratamento do TDA/H? Ângela: O acompanhamento da avaliação e o tratamento requerem muita atenção dos pais e professores também, pois fora do consultório é preciso prestar bastante atenção no desenvolvimento do que a criança absorve durante o tratamento e reportar isso ao psicólogo responsável por ela. Isso nos ajuda a descobrir se estamos progredindo e a procurar as técnicas corretas.

Se não tratado corretamente, quais consequências a criança pode ter no futuro? Ângela: A criança que não é acompanhada e não passa por uma avaliação minuciosa pode vir a apresentar vícios, transtorno de conduta, prejuízo escolar, o que refletirá em sua vida profissional futuramente. Outra consequência pode ser uma dificuldade de relacionamento pessoal e de socialização.

Entrevista

O exame neuropsicológico é indicado apenas para crianças com TDA/H? Ângela: Não. Existem, nesta idade, outros distúrbios que podem ocorrer, como déficit intelectual; dificuldades de aprendizagem; transtornos da linguagem (dislexia); distúrbios de comportamento; e sintomas neurológicos que podem ter sido provocados por algum tipo de lesão.

Revista Vitrine

Para o tratamento dar certo, como é realizado o desenvolvimento do mesmo? Ângela: Após o processo avaliativo que proporcionará uma percepção geral do funcionamento cognitivo da criança, será elaborado um plano de tratamento com os profissionais que forem necessários. Além disso, os pais e professores receberão orientações de como auxiliar essa criança tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Esse trabalho em conjunto, com certeza, ajudará a criança a superar ou minimizar suas dificuldades e a desenvolver sua autoestima.

Qual é a maior dificuldade encontrada entre o momento que os pais percebem as atitudes dos filhos, até levá-los para uma avaliação? Ângela: O que acontece é que nem sempre os pais percebem e aceitam que o filho apresenta um transtorno, que pode ser tratado. Ainda há muita dúvida, por isso eu deixo aqui o meu recado: “Pais, não tenham medo de encarar a situação e procurar ajuda, com certeza essa será uma solução viável e positiva, que pode mudar a vida e o futuro do seu filho.”

O que mudar no ambiente familiar durante o tratamento : • • • • •

Dar instruções diretas e claras, uma de cada vez, em um nível que a criança possa corresponder. Ensinar a criança a não interromper as suas atividades: tentar finalizar tudo aquilo que começa. Estabelecer uma rotina diária clara e consistente: hora de almoço, de jantar e dever de casa, por exemplo. Priorizar e focalizar o que é mais importante em determinadas situações. Organizar e arrumar o ambiente como um meio de otimizar as chances para o sucesso e evitar conflitos.

7


SÓ DAQUI * Fotos ilustrativas

»

BRINQUEDOS

Casa na Árvore da Homeplay! Uma linda casinha para montar e brincar com vários ambientes e diversas atividades! Além da casa da árvore, a Bee Toy Brinquedos oferece diversas opções para o Dia das Crianças onde você também pode encontrar uma linha completa em brinquedos baby.

Destaques

Bee Toy Brinquedos Rua Wenceslau Brás, 157 – Centro, São Lourenço. Telefone: (35) 3332-2861

»

JOGOS ELETRÔNICOS Imagine juntar a turma toda para um campeonato de futebol virtual ou para montar uma banda? Em São Lourenço a loja Photoshop tem venda de jogos, vídeo games e acessórios, além de locação de jogos e horas para jogar direto na loja, com um espaço seguro e confortável. Photoshop Rua Coronel José Justino, 429 – Centro, São Lourenço. Telefone: (35) 3332-3562

»

BEBÊ DELÍCIA

A Loja Aquarela tem uma parceria com a Mini & Kids®, a mais alta tecnologia em tecidos, produzindo peças em fio egípcio com jato de cerâmica e fator de proteção solar 50, tudo para oferecer às mamães uma diversidade de produtos da linha com diferentes modelos e cores.

8

Aquarella Rua Dr Melo Viana, 207 – Centro, São Lourenço. Telefone: (35) 3331-1540 / lojasaquarela.com


»

DIVERSÃO GARANTIDA O Dia das Crianças merece uma grande aventura como opção de lazer e é uma delícia levar a criançada para aproveitar o Center Kart com atividades para os pequenos e também a pista de Kart e Paintball para os maiores, transformando o passeio em uma curtição para a família toda. Center Kart Como chegar: Em São Lourenço, pegar Av. D. Pedro II (principal) e seguir no sentido a cidade de Carmo de Minas, fica ao lado direito da rodovia a 3 km do centro. Telefone: (35) 3332-3539

»

REVELE E GANHE

O Laboratório Sul Minas lançou uma promoção imperdível em São Lourenço! Revelando 50 fotos 10x15 você ganha um pôster 30x40. Agora, imagine a carinha do seu filho em um quadro 30x40? Aproveite e revele as fotos do dia das crianças e ganhe o seu!! O Laboratório Sul Minas fica na Praça da Federal, em São Lourenço. Telefone: (35) 3331-2348 sulminasdigital@gmail.com

»

CRIANÇA CHIQHE

Estilo não tem idade. Roupas infantis para festa e dias especiais é um diferencial da Boutique Aconchego. A loja oferece diversas marcas e modelos para a garotada de 0 a 16 anos. O melhor estilo e muitos elogios! Boutique Aconchego Av. Camilo Soares, 751 - Centro, Caxambu. Telefone: (35) 3341-1124 boutiqueaconchego.blogspot.com

9


HOTEL RAINHA Aparecida é o principal centro de turismo religioso do país e chega a receber 11 milhões de pessoas por ano.

Turismo

»

DO BRASIL

» 10

Empreendimento do Santuário de Aparecida oferece diárias a partir de R$149. Conhecido pela capacidade de acolhimento, o Santuário Nacional, no interior de São Paulo, tem agora um motivo a mais para receber tantos peregrinos. É o Hotel Rainha do Brasil, empreendimento com localização privilegiada, que abriu suas portas este mês já com ‘casa lotada’. A 700m da Basílica, o empreendimento tem capacidade para 1.032 pessoas, e, de acordo com a central de reservas, já não há mais vagas para o próximo feriado, 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil. No entanto, em Aparecida se faz festa o ano todo e é possível visitar a Padroeira do Brasil e usufruir da beleza e infraestrutura do Santuário em qualquer época do ano. Construído pelo Santuário Nacional, o hotel oferece condições para todo tipo de cliente: “Somos um quatro estrelas, bem estruturado e capaz de acolher bem a todos”, conta padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, administrador do Santuário. São 330 apartamentos, single, double e triplo, incluindo acomodações para portadores de necessidades

especiais e opções de conjugados, em 15 pavimentos. Localizado numa área de 180 mil m2, é de fácil acesso pela Rodovia Presidente Dutra e conta com estacionamento para 400 veículos. Também possui lobby, restaurantes, business center, piscinas, sala de TV, academia, brinquedoteca e capela, com concepção artística de Cláudio Pastro, o mesmo que assina as obras sacras da Basílica Nacional. E na área externa, um amplo espaço verde, com lagos e vista para o Santuário. Outro grande atrativo do empreendimento é a visita guiada noturna exclusiva para os hóspedes, para que possam conhecer de perto a cultura, a história e as curiosidades e simbologias da Basílica Nacional. O projeto teve 60% de seus recursos financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento). “Aparecida tem como vocação acolher bem as pessoas, então vimos nesse projeto uma forma de garantir a estada que os peregrinos merecem, sem deixar de lado a evangelização”, afirma o padre Luiz Cláudio.

Reservas/Valores:

Diárias com café da manhã FINAL DE SEMANA E FERIADOS Single: R$179 e Casal: R$239 DE SEGUNDA A SEXTA Single: R$149 e Casal: R$199 Para os feriados de novembro e Natal, ainda há vagas, inclusive com pacotes especiais. Central de Reservas: telefone (12) 3104 1010, e-mail reservas@santuarionacional.com ou pelo site www.A12.com/hotel.


* Foto Ricardo Leveghagen

* Foto Ricardo Leveghagen

A bela arquiteta Janaína Garcia Guimarães e Pedro Fonseca Ramos casaram-se em São Lourenço no dia 25 de agosto.

Ana Flávia Junqueira comemorou seus 15 anos no dia 15 de setembro, no Clube Urca em Carmo de Minas.

A equipe de Minas Gerais na Festa de Peão de Barretos, patrocinada por Kadu Eventos e Carrossel Supermercados.

Nathália Dutra com Erika Franco, Marco Dutra e Dona Gelma na comemoração de seus 15 anos.

Tatiana de Paiva Brandão, gravidíssima, promoveu o Chá de Bebê de sua esperada Giovanna.

Sinésio e Juciana na inauguração de sua nova loja Conexão na Av. Dom Pedro II, 512 no centro de São Lourenço.

Em agosto, aconteceu em São Lourenço a 2ª edição do Ameride - Festival e Concurso Internacional de Corais. O evento com a realização da Diretoria de Cultura e SECTUR, movimentou a cidade com 29 coros provenientes de diferentes países e cidades brasileiras.

* Foto divulgação

* Foto Karen Safadi

* Foto Javier Ceballos

* Foto Carolina Brizon

Social

* Foto Javier Ceballos

Thaís de Paiva Brandão e Luiz Carlos Rodrigues casaram-se em Ubatuba na Praia Vermelha do Norte.

12


SOCIAL

Revista Vitrine

* Fotos Studio do Corpo

No dia 11 de agosto, o Studio do Corpo reuniu alunos, professores e amigos em sua comemoração de um ano, na Fazenda do Engenho em Carmo de Minas. Os proprietários, Helena Regina e Luiz Carlos, receberam os convidados em um almoço delicioso, com uma típica comida mineira e ao som da dupla Mateus e Tiago, de Caxambu. A turma aproveitou para sair da rotina e estreitar os laços de amizades construídas durante as aulas. As fisioterapeutas Ludmila e Fabíola prometem repetir a dose a cada ano, transformando esse encontro em uma festa tradicional.

Social

Studio do Corpo comemora 1 ano

Amigos do Studio e familiares. Leo, Jacks, Erica, Lara, Ludmila, Henry, Enzo, Wilsiane, Denísia, Raquel e Maurício.

Marilda, Joana, Lia, Ludmila e Manuela.

Maria Olímpia, Adriani, Wellington, Maria Eduarda, Carol e Adriana.

Leo, Wilsiane, Carol e Denísia.

Nick, Ludmila e Cristina.

13


PRIMAVERA VERÃO

Styling e Fotos Karen Safadi

Menu de tendências para o verão 2013

14

Candy color...

Moda

Relógio madrepérola (Euro). Preço sob consulta. Prata Prima: (35) 3332-3597

doce, suave, clássico, um look pronto para o calor

Das ‘candy colors’, passando pelos tons cítricos e chegando aos metalizados, temos uma estação onde o ‘mais’ é muito bem vindo. Estampas florais e de natureza, maxi acessórios em metais, materiais rústicos e pedras. Tecidos leves, transparentes e brilhosos aparecem com força total nesta estação. Além de super tendências, podem ser usados tanto de dia quanto à noite. Da praia à balada, trazemos os hits de um verão ousado, colorido e cheio de personalidade.

Camisa em tecido plano rosa love (Lezalez) R$145,80, short jeans boyfriend (Lezalez) R$ 205,20, biquini rosa e branco com bojo (Kibronze) R$ 78,00 e carteira com palha (Lezalez) R$251,10.

CONEXÃO BOUTIQUE Novo Endereço!!! Av. Dom Petro II 512 Centro São Lourenço/MG (35) 3332-4283

»


Revista Vitrine

menina romântica, propõe mistura de materiais, mostra atualidade

Moda

Girlie romântico!

Acessórios: Colar de contas em prata R$358,00, bracelete e pulseira em prata a partir de R$130,00. Oriente Ocidente: (35) 3332-3145

Vestido amarelo em cetim com estampa de gaivotas e pala transparente (Chocoleite) R$ 276,00 e maxi carteira marrom de caveiras R$138,00. Sleeper prateado (Miucha) R$114,00. Arena Calçados: (35) 3332-2116

SAFFRON

Av. Dom Pedro II 548 Centro São Lourenço/MG (35) 3331-2319

» 15


para qualquer momento, um look alegre e cheio de cor

Floral casual !!

Moda Revista Vitrine

Acessórios: Brinco folheado com quartzo pitanga R$ 52,00, pulseira folheada elos largos R$ 63,00 e pulseira folheada pérolas R$ 63,00. Prata Prima: (35) 3332-3597

Blusa de malha com gola canoa e manga japonesa amarela (também nas opções de cores: laranja e azul marinho) R$ 42,00 com calça de malha estampada R$72,00.

»

16

STOCK MALHARIA

São Lourenço Loja 1 - Av. Dr. Getúlio Vargas 139 Loja 2 - Av. Dom Pedro II 434L Loja 3 - Rua Dr. Olavo Gomes Pinto 138 (35) 3332-4660 Itajubá Av. Cel Carneiro Júnior 401 (35) 3623-8790 stockmalharia.com.br

Bolsa amarela (Morango) R$165,00 e Anabela amarela com salto em cortiça (Bebecê) R$128,00. Arena Calçados: (35) 3332-2116


Hippie chic tropical

Revista Vitrine

Moda

rústico com elegância, sofisticação e conforto

Vestido mullet vermelho com estampa floral R$ 152,00, cinto em couro com fivela de pedras R$78,00, colar de correntes dourado envelhecido R$48,00 e pulseira mix acobreada com contas furtacor e pingentes R$49,00. Bolsa carteira com opção de alça (Joy Code) R$99,00 e sandália floral (Mulher Brasil) R$89,40.

»

ARENA CALÇADOS

São Lourenço Loja 1 - Av. Getúlio Vargas 239 lj 16 Loja 2 - Shopping Antônio Dutra lj 32 (35) 3332-2116

AMANHECER MINAS

São Lourenço Av. Comendar Costa 459 Loja21 Caxambu Rua João Pinheiro 329 Virginía Rua Raul da Costa Pinto 459 0800 703 1298 amanhecerminas.com.br

»

17


cosmopolita, para quem gosta de usar a última tendência

Regata mullet com pala transparente (Colcci) saia de renda e paetê (Botswana) ou calça jeans superskinny cintura média (Disritmia - DTA jeans), scarpim meia pata com salto em madeira (Colcci), carteira com alça azul metálico (Gino Ventori) e brinco dourado com pingente em pedra negra (Olfa). Preços sob consulta.

» 18

BOUTIQUE ACONCHEGO

Av. Camilo Soares 751 Centro Caxambu/MG (35) 3341-1124 Blog: boutiqueaconchego.blogspot.com www.facebook.com/boutiqueaconchego

Locação: Pousada Montanhas do Sol

Revista Vitrine

Moda

Noite metalizada!


19


Mudar hábitos é mudar cultura e isso não acontece da noite para o dia.

Saúde

»

CUIDE HOJE DO AMANHÃ Programando uma infância saudável vamos colher maior qualidade de vida no futuro. A humanidade caminha a passos rápidos para uma realidade assustadora: nos próximos 30 ou 40 anos, a população do Brasil terá envelhecido, mudando o perfil de nossa pirâmide demográfica. A expectativa de vida do brasileiro já é de 69 anos para homens e 77 anos para mulheres. Mas se viver mais é boa notícia, o que há de assustador nesta tendência? “É importante que esta vida mais longa tenha qualidade”, afirma Dr. Gabriel Dias Pereira Filho, Pediatra e Presidente da Unimed Circuito das Águas. “Temos que nos preparar para o futuro, porque o que vamos colher na idade adulta vai depender de como vivemos desde a infância”.

Pré-natal

»

Os profissionais de saúde já sabem que a prevenção de qualquer problema futuro deve ser iniciada na fase pré-nupcial, ou seja, com aconselhamento genético, exame pré-nupcial e um planejamento familiar. Tudo isso aumenta as chances de gerar crianças sadias. Administrar a saúde da mãe é outro fator importante, desde o pré-natal. Importante inclusive para o pai, que “engravida junto” e deve acompanhar a mulher em todos os cuidados na gestação. No pré-natal, a família recebe orientações importantes, como as vantagens do parto normal e o aleitamento materno, escolhas que fazem toda a diferença no desenvolvimento da criança. “O aleitamento materno é algo primordial, eu diria até sagrado, no primeiro ano de vida. Se a mãe está bem preparada desde o pré-

20

-natal, ela vai nutrir seu bebê sem nenhum problema”, afirma Dr. Gabriel. Além disso, “a criança vive não só com o material, tem que haver um ambiente familiar com equilíbrio espiritual, social e emocional”, diz o Pediatra, defendendo a visão holística da medicina, que enxerga o indivíduo como um todo.

Prevenção de doenças Hoje, o Diabetes tipo II e as Doenças Cardiovasculares são as que mais comprometem a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Estas são doenças que podem ser prevenidas na infância através de hábitos saudáveis de vida. As doenças infecciosas também podem ser evitadas com o simples cumprimento do calendário de vacinação. Não há mais desculpas para não se vacinar a criança, pois qualquer cidadão tem acesso ao sistema público de saúde. Cabe à família cuidar para que seus filhos não fiquem à mercê de infecções tão banais como viroses, coqueluche ou sarampo, que podem ser evitadas pelas vacinas. A vacinação infantil contribui para reduzir a mortalidade infantil no Brasil, que já alcançou os índices de redução definidos pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O acordo internacional previa a redução em 2/3 da mortalidade desse público entre 1990 e 2015 e de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil já apresenta redução de 73% das mortes na infância desde 1990.


O exemplo

Revista Vitrine

Saúde

Se já reduzimos a mortalidade infantil e aumentamos a expectativa de vida, resta agora cuidar da vida neste intervalo. Está provado cientificamente que a medicina contribui muito pouco para manter o estado de saúde das pessoas. A afirmação é de que o próprio indivíduo é muito mais responsável por sua qualidade de vida porque seus hábitos são os maiores causadores das doenças. “Mas mudar hábitos é mudar cultura e isso não acontece da noite para o dia”, diz Dr. Gabriel, que sempre aconselha aos pais de seus clientes que façam primeiro uma mudança em si próprios, pois a criança aprende através do exemplo. “Não adianta você falar pra ela uma coisa e agir de outra maneira, porque a criança vai pegar o exemplo do que viu você fazendo”. Conclusão: o adulto tem que começar também a adotar hábitos sadios.

Alimentação

Por Mônica Fernandes

O exemplo vem de muitos lugares, mas principalmente da família e da escola. Se dentro de casa a criança está bem orientada e tem um cardápio balanceado, mas na escola toma refrigerante, come doces e outros alimentos artificiais, isto desfaz todo o trabalho feito em casa. A escola tem a responsabilidade de dar continuidade ao processo de incentivar a criança a adquirir hábitos sadios. Se antes a maior preocupação era combater a desnutrição infantil, hoje o sobrepeso é mais alarmante. Dados do IBGE indicam que, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos no Brasil.

Atividade Física

22

Além da alimentação errada, outro fator que contribui para estatísticas tão assustadoras é a redução da prática de atividades físicas nas horas de lazer. Na Unimed já existe um programa de atividades físicas no Parque das Águas de São Lourenço que atende principalmente pessoas da terceira idade. A ideia agora é atrair também o público infantil, principalmente aquele que passa horas na frente de um computador. A tecnologia veio com o objetivo

de acelerar as coisas para sobrar mais tempo para as pessoas, mas o que está acontecendo é o contrário, quanto mais tecnologia, menos tempo para nos relacionar pessoalmente. A constatação é clara quando nos lembramos da infância vivida nos anos 70 ou 80, quando brincávamos e convivíamos mais entre os amigos. “Éramos mais felizes”.

Mudança de Cultura Mudar cultura é um trabalho difícil, que exige uma consciência global, de toda a comunidade. Para criar uma geração mais sadia e com qualidade de vida ainda melhor que a nossa, é preciso fazer de tudo e isto inclui a preocupação com o meio ambiente. Neste caso, o exemplo tem começado nas escolas e deve ser perpetuado em casa. Desde pequenininhas, as crianças aprendem na sala de aula sobre a preservação do ambiente e sabem que um desequilíbrio ambiental pode até trazer doenças incontroláveis. Mas o que se vê hoje é que a humanidade está muito voltada para o consumismo e daí surgem uma série de consequências que comprometem seriamente a qualidade de vida das pessoas. Para chegar a uma geração equilibrada e feliz, é necessário não só um novo modelo de assistência à saúde, que priorize a prevenção, mas também um novo modelo de sociedade, baseado nos princípios do cooperativismo: cooperação, solidariedade e trabalho em equipe, afirma Dr. Gabriel. “Por que não implantar estes valores nas escolas para educar o homem de amanhã? Teríamos uma sociedade muito mais bem organizada e cidadã, com maior qualidade de vida para todos”.


Únic

ODONTOLOGIA MULTIDISCIPLINAR

23


LESÕES DO ESPORTE

Esporte

Prevenção e Tratamento A cada dia vemos crescer o número de praticantes de atividades físicas em busca de saúde, bem estar e até mesmo como uma válvula de escape para o estresse diário. As opções são diversas: Ciclismo, lutas, tênis, corrida, caminhada, musculação, natação e futebol são as mais cotadas do momento. Inevitavelmente, na busca incansável da boa saúde, há um aumento da incidência de lesões associadas ao esporte, tanto de origem traumática, quanto lesões mecânicas causadas por desequilíbrios musculares, gerando alteração nos tecidos, tendões, músculos, ligamentos e cápsulas articulares. Em algum momento, o praticante se depara com a dor e geralmente restam duas opções: ou ele para de treinar ou continua treinando mesmo com dor. O problema é que nenhuma das duas opções oferece uma solução definitiva.

Então, qual seria a opção ideal? A resposta é: prevenir e tratar. O profissional habilitado para essa abordagem, juntamente com o ortopedista e o educador físico, é o fisioterapeuta - especializado em traumato-ortopedia funcional ou fisioterapia desportiva. A prevenção das lesões é feita através da análise de mecanismos que possam desencadear uma alteração dos movimentos, gerando um gestual inadequado que prejudique o desempenho. Já o tratamento é baseado na aplicação de técnicas que utilizam recursos eletrotermoterápicos e principalmente manipulativos para a correção mecânica. A sessão de fisioterapia precisa ser personalizada e com embasamento clínico-científico. O paciente deve ser atendido individualmente e toda a atenção do profissional deve estar voltada para uma avaliação criteriosa, visando a escolha das técnicas mais adequadas ao tratamento. Fazer exercícios sem dor é muito mais prazeroso e os resultados são corpo e mente saudáveis também no futuro!

Dra. Bianca Lefosse CREFITO: 1339953 - Pós-graduada em fisioterapia traumato-ortopédica, trabalhou na clínica do jogador Ronaldo Fenômeno no Rio, atendendo atletas da elite do esporte. Atendimento personalizado e individual de lesões ortopédicas, esportivas, pré e pós-cirúrgico em pacientes de todas as idades. Consultório: Rua Melo Viana 91/504 Ed. Nacional - São Lourenço. Contato: (35) 9147-8403 / bilefosse@gmail.com

24


Esporte

Kinesio Taping

Para mais informações, acesse o site: fisioterapiainteligente.wordpress.com

* Fotos divulgação

Nas olimpíadas de Londres 2012 os fisioterapeutas estiveram em evidência em todas as modalidades esportivas, devido à aplicação de fitas coloridas nos atletas. Quem nunca se perguntou: o que são e para que servem? O Kinesio Taping ou Bandagem Funcional auxilia na redução da dor através de estímulos proprioceptivos fornecidos pela bandagem na pele. Reduz as tensões geradas nos tecidos, auxilia na estabilização articular e na contração muscular. Ela atua também na circulação sanguínea e linfática.

Revista Vitrine

CURIOSIDADE:

25


CAXAMBU Copa de Marchas Aconteceu entre os dias 06 e 09 de setembro a 63ª Exposição da Sociedade Rural do Sul de Minas e a 28ª Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador.

Manuel Fontes. Domiciano Sá e Guilherme do Haras du Paim

Campeões e Reservados Campeões dos Campeões

26

Pietra e Bianca do Haras Rapé dos Varões

Tetê e Marlon Junqueira proprietários do Haras Edu

Manuel Fontes, Alexandre, Catarina, Pedro, Nely, Luciana, Domiciano Sá e Guilherme

Evanio do Haras Itaqui, Aluísio Maciel do Haras Aeroporto, José Márcio do Haras Caxambu, Aluísio, Árbitro ABCCMM e Pedro Lúcio Presidente Sociedade Rural do Sul Minas

* Fotos Acervo Pessoal

Social

O evento foi realizado no Parque de Exposições José Bráulio Junqueira de Andrade, em Caxambu, e reúniu os maiores criadores, expositores e apaixonados pelo cavalo Mangalarga Marchador de todo o Brasil.


SOCIAL

Vinícius Salomé e Maynara Lemos

Maiara Rafaelle e Maysa Silva

Ângela Arantes, Márcio Paiva e Roberto Silva Prudente

Leandro Mendonça e Gláucia

Ane Massafera e Zeke Abrão

Fotos Walfredo Junior

Revista Vitrine

Dia 16 de setembro Caxambu completou 111 anos e a sociedade caxambuense comemorou com uma grande festa, de 14 a 16/09, com várias atrações musicais e o tradicional desfile cívico. O evento aconteceu no Espaço Folia e no Calçadão, com a presença de um público recorde, acima do esperado pela organização, com pessoas de toda a região e até de outros estados. No palco, apresentações do Grupo Caroço de Banana, The Beatles Cover e Banda Show Êxtase, mas o público vibrou mesmo com o show do animado Grupo Revelação e os sucessos da dupla serteneja João Neto e Frederico.

Social

Comemorando os 111 anos de Caxambu

Michelli Reis e João Daniel Molonaro

Felipe Canhoto, Rogério Ajub, Bárbara Aimi e Everton Pereira

Marcopolo Pais e Luiz Claudio Rocha

27


ENSINO

BILÍNGUE

Educação

Um novo jeito de ensinar e aprender Ensinar é transmitir conhecimento, é passar sabedoria aos jovens e educar as crianças com responsabilidade, pois o que se aprende no início da vida será o reflexo das ações do futuro. Atuando há 16 anos em São Lourenço, o Colégio Laser constrói de forma arrojada e diferenciada uma educação de qualidade, acreditando que o ser humano é um composto de inteligência, razão, emoção, colégio não mede esforços para equilibrar essa química, tornando seus alunos felizes, autossuficientes, questionadores e capazes de seguir em frente à procura de realizar seus objetivos de vida. Uma escola moderna que preserva sua tradição na qualidade de ensino, atuante, com metodologia avançada, ensina a aprimorar o conhecimento dos alunos e faz com que aprendam a “gostar de aprender”. Investindo sempre em qualidade, trouxeram para São Lourenço o ensino bilíngue. O TWICE Bilingual Programs é um método de ensino da língua inglesa que atende a

crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. No currículo são incluídas disciplinas como Language, Social Studies, Science e Math. Nos livros, o aluno TWICE vivencia o aprendizado da Língua Inglesa enquanto consolida os conteúdos aprendidos na língua materna, associando o que já vivenciou na escola com o que lhe é apresentado nas aulas em inglês. Práticas como “Hands-on” e “Out and About” levam o estudante à construção do conhecimento também fora do espaço escolar, garantindo um ensino voltado ao conhecimento integral, com valorização da experiência. O Laser é construído em um espaço privilegiado, com muito verde, silêncio e paz. A natureza está presente no dia-a-dia e isso desperta nos professores e alunos o desejo e a necessidade de preservá-la. Ter em nossa região uma escola que se preocupa com o futuro dessa geração e está sempre em busca de melhorias e renovação, é sem dúvida um grande avanço e a certeza de que a educação está em primeiro lugar!

Andréia Barbosa é Diretora de Marketing do Colégio Laser Solar dos Lagos. Al. Vinicius de Moraes, 185 - Solar do Lagos São Lourenço - MG Tel: 35 3332-2699 www.colegiolasersolar.com.br

28


29


AMIGO VIRA-LATA Responsabilidade Social

O melhor amigo de todos!

30

O Canil Municipal São Francisco de Assis, em São Lourenço, existe há mais de 15 anos, por iniciativa de um grupo de pessoas que lutavam pelo mesmo ideal: tirar os animais abandonados das ruas e lhes oferecer uma chance de sobrevivência. Marcelo Gomes de Barros, atual presidente da Sociedade Protetora dos Animais, diz que a maior dificuldade em manter o canil é a falta de verba para contratação de pessoal. Hoje, a administração é composta por 10 pessoas, voluntários que se esforçam para melhorar a qualidade de vida de aproximadamente 330 cachorros e 30 gatos, na maioria em fase adulta e que chegam ao canil subnutridos e, algumas vezes, até maltratados. Além de funcionários contratados pela prefeitura, para limpeza e trato dos animais, a veterinária Joyce Ramos e a auxiliar Luciana, junto a outros voluntários, se revezam no diaa-dia do canil, dando medicamentos,

cuidando dos filhotes mais frágeis e dos cães idosos. Dona Maria Luiza Moreira de Andrade é hoje a maior responsável para que o canil continue funcionando. O auxílio financeiro de “Dona Dadá”, como é conhecida, ajuda a manter o canil, mas seu amor pelos animais é o bem mais precioso que os bichinhos encontrados lá podem receber. O canil foi recentemente reformado e teve o apoio do Presídio de São Lourenço que disponibilizou seus reeducandos para as obras, como a construção de novas baias e pintura. Para o futuro, o projeto é aumentar a sala de cirurgia, construir baias de quarentena e melhorar as condições da área do solário para que os animais possam correr e brincar. Se você gosta de animais, visite o Canil Municipal ou simplesmente ajude com doações. Eles precisam de absolutamente tudo: de medicamentos a jornais, mas, acima de tudo, a cidade precisa de consciência e amor, pois os animais abrigados no canil são fruto do abandono e descaso. Se você está pensando em ter um animal de estimação, adote. Esse é um grande ato de amor.


Contato :

Canil Municipal São Francisco de Assis Endereço: Rua Maria da Glória Ensá 63, São Lourenço Venho.

Vitrine de adoção:

Responsabilidade Social

Existe um animalzinho esperando carinho e amor. Então se prepare, pois adotar é uma grande responsabilidade, que vem com uma enorme recompensa, pois animais abandonados são amigos especiais e donos de um olhar doce e grato! Quando uma família busca um animal de estimação para adoção, é necessário ter um responsável, maior de 18 anos, munido de documento para o preenchimento dos papéis que garantem uma vida melhor para o animalzinho. É indispensável amar os animais e ter a consciência de que é uma vida a ser cuidada. O canil garante a primeira dose da vacina e na maioria das vezes, os cachorros adotados são castrados!

Revista Vitrine

Como adotar?

Fotos Martha Bacci

Conheça os amiguinhos que foram produzidos por nossos parceiros e estão prontos para ter um novo lar.

éd io porte e ten ho m de êa m fe a m u u so Eu não ten ho nome. a d in A . es es m 7 te en aproximadam éd io porte e ten ho m de êa m fe a m u u so Eu não ten ho nome. a d in A . es es m 8 te en aproximadam

»

PLANETA ANIMAL

Alguns serviços oferecidos: Rações e Produtos , banho e tosa, consultório veterinário e moda Pet. Av. Dom Pedro II, 914 Centro - São Lourenço/MG Disk Rações: 0800-283.0843 (35) 3332-7717

31


»

3 filhotes de uma de o id cu e e at K o am M e ch ente 1 ano. gata. Ten ho aproximadam

você pode Sou uma gata com 4 filhotes e me adotar, o que ac ha?

4 PATAS VETERINÁRIA Dra. Fabiane Morilha

Alguns serviços oferecidos: Consultório veterinário, exames laboratoriais, cirurgias, medicamentos, vacinações, banho e tosa. Av. Getúlio Vargas, 759 Centro São Lourenço/MG (35) 3332-1509

proteger, a ar p r la m u ro cu ro p Ten ho 9 meses e sou grande e brinca lhona.

» o me dera m um nã a nd ai e a ru na da ha Fui ac ano e meio. 1 ho n te e de an gr u so nome, 32

POLICLÍNICA VETERINÁRIA GOLD Dr. Alessandro Carvalho de Oliveira

Alguns serviços oferecidos: Banho e tosa, cirurgia, hotel, medicamentos, raio-X e petshop. Rua Batista Luzardo, 631 Centro São Lourenço/MG (35) 3332-5172


u crescer mais, vo o nã as m , es es m 8 Ten ho apenas uito boazin ha.. m u so as m e, m no ho n ainda não te

»

Sou bem quietin ha e só ten ho 5 meses, vou ser uma cadelin ha de tamanho médio. CLUBE DO PET

Alguns serviços oferecidos: Consultório Veterinário, rações e produtos, moda pet, banho (em blindex onde você pode ver seu amiguinho sendo bem tratado) e tosa. Av. Damião Junqueira de Souza, 348 Federal São Lourenço/MG (35) 3331-8641

33


BRASIL OLÍMPICO Colunista Convidado

A visão de quem um dia sonhou estar lá!

34

O Brasil Olímpico é um engodo ou um momento de mudanças? Por ter sido esportista e fomentar o esporte de base, sou cético em relação ao que iremos apresentar ao mundo em 2016. Estamos longe de ter um desempenho parecido com o apresentado pelo país sede em 2012. O Brasil não tem uma política de incentivo ao esporte desde a base até a elite internacional. Uns poucos atletas que se destacam o conseguem por meio do incentivo da família e do esforço próprio. As leis de incentivo que foram criadas ainda vão demorar a dar resultados porque não se forma um atleta de nível olímpico em meses, mas sim em anos e oriundos de uma seleção rigorosa que pode seguir o modelo americano, onde a massificação do esporte permite a identificação dos talentos que serão preparados para a luta por medalhas. Ou o modelo de países com regime autoritário, onde a seleção é feita quando as crianças são muito jovens e os potenciais identificados são recrutados (alguns retirados da família) e ficam sob a tutela

do Estado, que lhes proporcionará as condições básicas para se tornarem atletas competitivos. Não fosse essa situação, como poderíamos explicar a menina de dezesseis anos que é fenômeno chinês da natação? Ou os resultados acumulados do nadador americano que soma mais de vinte medalhas em três olimpíadas? Vamos analisar um pouco mais o modelo americano, que parece ser mais próximo do que seria viável no Brasil, se houvesse seriedade dos gestores públicos e dirigentes do esporte. Naquele país, o esporte é tratado com tanta seriedade quanto nas escolas preparatórias de soldados, ou seja, com as devidas diferenças, o esportista americano é visto como um defensor da soberania nacional. Uma expressão de poder do modelo americano de ser. Uma prática moldada durante a guerra fria e que se consolidou nos dias atuais. Diferente daqui, onde a elite enxerga o esporte como parte da vida em dois momentos distintos. A primeira fase se inicia nos clubes – acessíveis a uma minoria - e vai até a adolescência, quando os jovens irão optar, na sua grande maioria, pelo caminho do ensino de alto desempenho para conseguir uma vaga nas melhores universidades. E a segunda fase, que se inicia como consequência de dois Arcione Ferreira Viagi é Engenheiro Mecânico com Especialização em Administração Financeira e Operações Industriais, mestre em Comunicação e Marketing e doutor em Gestão. Atualmente é diretor da VITAL Consultoria Empresarial e professor na UNITAU.


Colunista Convidado

O objetivo é que sirvam de contraponto e estimulo para que os americanos tenham acesso ao que há de melhor e possam se preparar para a “guerra moderna” travada nas quadras, ginásios, campos e piscinas, entre outros. Sem mudança de mentalidade, não conseguiremos mudar a situação atual. E continuaremos vendo, até mesmo nas competições locais, a existência de uma nova modalidade de esportista: o esportista volante, ou seja, aquele que gira o Brasil competindo em nome de quem lhe paga melhor. Quem duvida pode consultar a formação das equipes que disputaram os últimos jogos regionais. Se eu fosse o presidente do Brasil, teria vergonha de desfilar pelos espaços olímpicos com minha comitiva de espertos, gastando uma fortuna que faria diferença nos bolsos de muitos miseráveis. Como sonhar, quando um país que almeja estar entre as cinco maiores economias mundiais não passa de um coadjuvante na maior demonstração de poder que se transformaram os jogos olímpicos? Falta coragem para os vencedores que foram humilhados na tentativa de obter recursos, assumirem um papel de mudança de postura frente os dirigentes governamentais e as federações, por exemplo, se recusando a dar visibilidade para os mesmos por meio do seu esforço. O que acaba prevalecendo é o que se pode obter quando existe a submissão aos leões do poder.

Revista Vitrine

fatores básicos. O primeiro é a constatação de que o sucesso profissional veio junto com a gordura localizada e falta de ar para subir um lance de escadas e o segundo é a disponibilidade de tempo e dinheiro para pagar uma boa academia ou um profissional especializado para orientá-lo na sua volta ao mundo esportivo. Ao contrário do que vivemos aqui, nos Estados Unidos a base das equipes olímpicas vem dos campeonatos universitários, que em várias modalidades tem até mesmo nível superior que às olimpíadas. Diz-se até que se fossem formadas outras equipes com os atletas que ficaram de fora da equipe olímpica nas seletivas americanas, essas equipes provavelmente ficariam entre os três ou quatro melhores classificados nas olimpíadas. Porque o esporte universitário americano é tão forte? Porque as universidades são pagas e caras. Para estudar só existe uma forma: pagando. E como se pode pagar? Os pais fazem a chamada poupança faculdade para os filhos e desde a escola primária o desempenho acadêmico e esportivo é incentivado como forma de obter diferencial e conseguir as diversas modalidades de bolsas disponíveis. A seriedade e a rivalidade entre as universidades é tão intensa que são realizados recrutamentos em diversas partes do mundo, oferecendo bolsas de estudos para esportistas que se destacam e apresentam potencial para integrar as equipes locais.

35


Era uma vez um povo que vivia lá do outro lado do mundo, num lugar muito distante daqui. Eles gostavam de se reunir em círculo, perto do fogo, para discutir assuntos importantes ou simplesmente para contar histórias, causos, contos fantásticos de deuses, príncipes, monstros, bruxas, princesas, piratas, dragões, romances impossíveis ou simplesmente compartilhar um conhecimento ou informações! Mas chegou um dia em que a necessidade de exercer esta prática foi aumentando cada vez mais e mais e então eles passaram a registrar estas histórias nas pedras, no papiro, no papel, até criarem o livro e posteriormente os diversos gêneros de literatura, com todo seu resplendor, nuances e fantasias. Hoje em dia temos até livros digitais, os badalados E-BOOKS...

Jaqueline Lage É mineira de São Lourenço. Formou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1997. Escritora, cronista e empresária, é autora dos livros: Na terra da ilusão e Christal. Atualmente mora nos Estados Unidos.

36

cy-andrade@hotmail.com

Assim como nos tempos antigos, cada cidade tem seus contadores de histórias e seus escritores, pessoas que se preocupam em preservar e difundir a literatura registrando fatos, acontecimentos históricos, criando contos que despertaram de alguma forma o nosso imaginário, fazendo um grande diferencial em nosso viver. Todos nós sabemos contar histórias, basta fazer uma rodinha que tem assunto para a noite toda e se tiver uns biscoitinhos, brigadeiro e uma limonada então, vichhhhhhhhh! Teremos histórias do arco da velha... Nesta edição, gostaríamos de homenagear três escritoras que se dedicam à literatura infantil, movimentando o circuito literário em São Lourenço e no Brasil. Apresento-vos:

Selma Baijgielman Nasceu no Rio de Janeiro e vive em São Lourenço desde 1981. É mestre em Letras, Pós-graduada em Arte Terapia em Educação e graduada em Pedagogia. Frequentou a escola de Artes Visuais (EAV-RJ) e pesquisa a relação da imagem com a palavra nos contos para criança. Publicou os livros infanto-juvenis: A lenda do Rio Verde (2001), As águas minerais de Lourenço (2004) e a Menina e o silêncio (2011).

Guiomar Paiva Brandão É natural de Caxambu, formada em Pedagogia, desde muito cedo escreve poemas e contos para adultos e crianças. Possui livros infantis e inúmeras poesias premiadas. Tem oito livros publicados e é membro da Academia Caxambuense de Letras, da Academia Poço-Caldense de Letras e pertence à Sociedade Mineira dos Poetas Vivos e afins.

* Fotos divulgação

Cultura

... PERTO DO FOGO!

Por Cy Andrade


PELA REGIÃO

Local

Realização / Info

Todas as quintas

Gincana Cultural

São Lourenço

Cervejaria Antonieta (35) 3332-1126

Todos os domingos

Roda de Samba

São Lourenço

Cervejaria Antonieta (35) 3332-1126

12/10 Atividades Recreativas pelo Das 9 às 11:00 Dia da Criança

Parque das Águas São Lourenço

Espaço Saúde/NAS (35) 3332 1203

12/10

Dia da Criança - Rua de Lazer

Caxambu

CVB Caxambu (35) 3341-1656

12/10

Banda DK53

São Lourenço

Cervejaria Antonieta (35) 3332-1126

13/10

Show Azorra

Ilha Antônio Dutra São Lourenço

Kadu Eventos www.kadueventos. com.br

14/10 08:00

Passeio Ciclístico pelo Dia da Criança. Com sorteio de uma

São Lourenço Espaço Saúde/NAS Saída da Praça Brasil (35) 3332 1203

26 à 28/10

Festival de Dança

Itanhandu

03/11

De Volta aos anos 80

Caxambu

Morro Velho (35) 8852-4710

15/11

Show Zé Ricardo e Thiago

Ilha Antônio Dutra São Lourenço

Kadu Eventos www.kadueventos. com.br

15 à 16/11

Trekking – Caminhando nas Trilhas das Gerais

Passa Quatro

Prefeitura Municipal de Passa Quatro (35) 3371-4312

15 à 17/11

27 º Festival de Música

Itanhandu

Guilherme Ordine (35) 3361-2000

15 à 18/11

Show LS Jack

Ilha Antônio Dutra São Lourenço

Kadu Eventos www.kadueventos. com.br

17/11

Encontro de Itanhanduenses & Amigos e Festa da Santa Casa

Itanhandu

Secretaria Municipal de Turismo de Itanhandu (35) 3361-3618

bicicleta na chegada.

Revista Vitrine

Data/Hora Evento

Calendário de Eventos

* Os eventos podem sofrer alterações de acordo com o calendário oficial de cada cidade.

Secretaria de Esportes (35) 3361-2482

37


* Fotos divulgação

Diversão e trabalho. Muito trabalho!

Eventos

Como bom empreendedor, Carlos Eduardo da Silva, ou simplesmente Kadu, teve a visão de um nicho de mercado ainda pouco explorado na região quando montou a Kadu Eventos há quatorze anos. Hoje, sua empresa atua em Minas e São Paulo, mas continua com sede em São Lourenço, conservando a simplicidade do dono, que consegue conquistar amizades verdadeiras com os artistas que contrata.

38

A empresa existe desde 1998 e sem dúvida tem uma história de sucesso. Como tudo começou? Iniciei trabalhando em uma empresa que realizava os eventos na região, onde obtive experiência para este mercado e assim constituí minha própria empresa, suprindo nossa cidade e região no ramo de eventos. Com o tempo a empresa se destacou dentro de um mercado concorrido e muitas vezes desleal. Em 2010 levei o nome de São Lourenço para todo o Brasil, quando a KADU EVENTOS foi eleita DESTAQUE DO ANO pela Revista Show Business, que premia empresas que contribuem para o mercado artístico-musical brasileiro. Lidar com o público, processos licitatórios e organização, não parece ser uma tarefa fácil. Como a empresa se organiza para manter uma logística que termina em sucesso? Lidar com o público é a parte mais fácil e prazerosa, pois consigo manter amizades em todos os lugares. Os processos licitatórios são mais complicados, pois existe uma concorrência entre as empresas de toda a região. A organização dos eventos a cada ano fica mais simples devido à experiência adquirida, mas alcançar o sucesso depende dos colaboradores que me assessoram na execução do trabalho.

2012 foi um ano surpreendente para a Kadu Eventos no que diz respeito ao número de eventos realizados. Quantos no Total? Foram realizados 120 shows de renome nacional nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Qual o evento que mais marcou o ano? Acho que todos marcam, mesmo com as dificuldades, também existem as recompensas, mas especial, sem dúvida, são os eventos realizados em minha cidade natal, pois é aqui em São Lourenço que eu nasci, cresci e vivo feliz, criando minha filha nessa cidade maravilhosa que escolhi para ser a base de todo esse sucesso da empresa! Esses últimos meses do ano, a empresa inicia o planejamento do ano seguinte. O que já existe programado para 2013? Os projetos não param. Devido à diversidade de cidades onde a empresa atua, sempre há eventos a serem realizados! Estamos trabalhando para as festividades de fim de ano e o foco principal, sem dúvida, é o carnaval de 2013.Realizaremos, simultaneamente, 25 carnavais com blocos e festejos de rua, em várias cidades da região.


Revista Vitrine Outubro - 2012  

Revista Vitrine Outubro - 2012 Mês das Crianças

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you