Page 1

r e v i s t a

COBERTURA COMPLETA

FESTA DE AGOSTO

SÃO LOURENÇO Camarote Revista Vitrine

Edição nº 4 - Agosto 2012

in .com.br

w w w. v i t r

ldem

as

i

su ne

MARKETING

ENTREVISTA

A Comunicação e a Sustentabilidade

Beto Jardim Um pioneiro do Rádio


EDITORIAL

EXPEDIENTE

Agosto está no final, mas as histórias desse mês ficarão na memória!

Publisher: Gabriela Real e Jonas Maduro

O primeiro Camarote da Vitrine na tradicional Festa de Agosto de São Lourenço foi um sucesso! Muita gente bonita, animada, grandes amigos e anunciantes ajudaram a abrilhantar a nossa estreia no segmento de eventos. Foram dias de muito trabalho, mas de uma satisfação imensa em superar mais um desafio e alcançar outro objetivo. A partir desse mês, muitos outros eventos serão realizados pela Revista Vitrine e esperamos contar com os grandes parceiros dessa primeira etapa: a Cervejaria Antonieta, em nome de Gustavo Flori, João Felipe e sua equipe - Marcinha, Rodrigo, João Pedro e Natan; a Rádio Festa FM - Eduardo Almeida e Estevam Jardim e a Rádio Estância - do nosso já incentivador José Roberto Jardim, que não por acaso, é o entrevistado dessa edição. Além da festa e da história do padroeiro na coluna cultural, a nossa 4ª edição traz o charme dos bistrôs, dicas de saúde, beleza e conta a trajetória de um empreendedor que só engrandece a nossa região. Com o momento político em que vivemos, a revista traz dicas sobre as “regras do jogo” e torce para que cada um vote consciente e para um país melhor. Nossa colunista convidada e já colaboradora, Mônica Fernandes, alerta para a nossa responsabilidade na hora de comunicar ações de sustentabilidade, sem tirar proveito de ações voltadas à caridade e que não trazem continuidade para um real desenvolvimento sustentável. Aproveitem a leitura e curtam as fotos da festa...e, que Setembro seja bem vindo!! Equipe Revista Vitrine

4

Gerente de Projeto: Marcella Real Jornalista Responsável: Martha Bacci MTB: 17123/MG Edição: Mônica Fernandes MTB: GO000916JP Projeto Gráfico e diagramação: Agência Triadaz Tiragem: 3.000 exemplares Impressão: Gráfica MTO Contato Vitrine contato@vitrinesuldeminas.com.br (35) 3331.3042 A Revista Vitrine é uma publicação da empresa Tríadaz, distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.


ÍNDICE 6

Entrevista Beto Jardim

18

Esporte Pilates

8

Turismo Um Bem Comum

20

Saúde Atendimento Fácil

10

Marketing A Comunicação e Sustentabilidade Campanha Eleitoral Certo e Errado Social Festival de Inverno

24

Gastronomia Bistrô Charmoso

26

Empreendedorismo Sucesso em Recauchutagem

34

Eventos Calendário de Eventos

Beleza Revitalize a Beleza

36

Cultura Viva São Lourenço

16

Social

Camarote Vitrine Festa de Agosto. Página 28

Imóveis

Dicas para transações imobiliárias. Página 38

Revista Vitrine nas Redes Sociais! facebook.com/vitrinesuldeminas

@vitrinesulminas 5

www.vitrinesuldeminas.com.br

12 14


BETO JARDIM

Por Martha Bacci

Entrevista

Um pioneiro do rádio no Sul de Minas

6

Os meios de comunicação crescem a cada dia, com novas agências de publicidade e veículos de mídia que estão surgindo na nossa região. Jornais, revistas, TV e várias outras maneiras de divulgar uma empresa e gerar notícias invadem as ruas e casas. E o rádio? Será que se tornou obsoleto ou está mais vivo do que nunca? Uma entrevista com Beto Jardim conta a história da Rádio Estância e da comunicação na região. A rádio foi criada pelo seu pai, mas depois que você assumiu a administração, muitas coisas mudaram. Como foi a evolução da história da Rádio Estância? Beto: A antiga Rádio São Lourenço, hoje Rádio Estância AM e FM, foi fundada em 1946 por um grupo de jovens senhores idealistas, que, junto com o meu pai, Fernando Ribeiro Jardim, resolveram instalar em nossa cidade uma emissora de rádio, acreditando naquele novo e dinâmico meio de comunicação. Em 1949, a Rádio São Lourenço Ltda. estava no ar com seu transmissor e antena irradiante instalados na Rua Cel. José Justino, esquina com a Rua Santos Dumont. Qual a importância de um veículo como o rádio para a comunicação local? Beto: O rádio ainda é imbatível no período de sete às dezenove horas em qualquer comunidade. Durante certa época, mencionava-se rádio regional, nacional e mundial. Hoje, o rádio voltou a ser local, mas todas as emissoras ganharam a oportunidade de ter amplitude mundial através da internet. Chega-se mais longe com menos potência e mais eficiência.

Você foi operador de rádio na Rádio Globo, uma das maiores emissoras de rádio do Brasil. O que você trouxe dessa experiência? Beto: Sempre comento com amigos do Sistema Globo de Rádio que nós vivemos um sonho. Não só a alta qualidade técnica, mas a excelente qualidade profissional fazia parte dessa época. Tive a oportunidade de fazer parte desse conjunto harmônico e trouxe comigo o aprendizado de uma grande escola de rádio. Existem em todo o país muitas rádios “piratas”. Em São Lourenço e região não é diferente. Como você lida com essa concorrência? Beto: São Lourenço faz parte do Brasil e não foge à regra. A popularização da Comunicação é própria dos tempos. Ninguém pode e consegue controlar, e nem deve fazer isto. Existem Leis que foram feitas para serem cumpridas. Afinal, quando alguém se propõe a ser um concessionário ou permissionário do Serviço de Radiodifusão, sabe das regras e das Leis. Por que não cumpri-las? O que acontece é que as emissoras Comunitárias chamadas RadCom não cumprem as Leis e não se identificam


Na era digital que estamos vivendo hoje, o que é possível ser feito para conquistar ouvintes? Beto: Desde que se tenha uma meta e mantenha a qualidade com criatividade, muita coisa poderá ser feita

Que futuro você acredita que a comunicação em São Lourenço possa vir a ter? Beto: Se chegamos até aqui é porque no passado tivemos pessoas de valores militando com ética nesta área. Hoje, a Rádio Estância - AM opera com transmissores canadenses da marca Nautel, com 2.500 watts de potência, instalados no bairro da Palmela, no município de Carmo de Minas, o que lhe permite cobrir uma vasta região do Sul de Minas, formada por vários municípios e zonas rurais. Então a tendência é sempre melhorar e crescer, desde que respeitados os valores.

Entrevista Revista Vitrine

O jornalismo local ainda é muito fraco e a mídia está descobrindo a melhor forma de melhorar a comunicação. O que a Rádio Estância faz em busca de notícias de qualidade? Beto: Como em qualquer lugar, em São Lourenço e na região o jornalismo tem altos e baixos. Às vezes não há notícia ou nada está acontecendo. Utilizamos todos os meios possíveis e existentes em nossa cidade e região. Não abrimos mão de nenhuma informação. É preciso, porém, ter fontes com credibilidade para saber o quê noticiar. “Inventar“ a notícia é insatisfatório. Se não tem... não tem.

para agradar os ouvintes. Ninguém gosta de coisa mal feita, seja no Rádio, TV, Jornal, Internet... Procuramos sempre o melhor para todos os produtos da Rádio Estância AM e FM, fazendo pesquisas, consultando amigos mais experientes e frequentando feiras nacionais e internacionais. Afinal, se não apresentarmos um bom áudio, uma boa plástica na emissora, o ouvinte desliga o rádio e ouve mp3.

* Fotos divulgação

como tal. Também é padrão do Brasil criar o serviço e não ter competência para fiscalizá-lo. Um exemplo recente é o caso da telefonia móvel. Somente agora algumas operadoras foram punidas, depois de tantas e milhares de reclamações. Lidamos bem com qualquer concorrência. É sempre saudável desde que tenha ética cotidiana.

José Roberto, ou melhor, Beto Jardim, como é conhecido na Rádio Estância, teve a influência de seu pai para estudar Jornalismo, mas se apaixonou mesmo pelo Radialismo. Hoje, é Diretor Administrativo da Rádio Estância Ltda - AM/FM situada em São Lourenço. Atualmente, além de administrador, ele também comanda um programa de matérias locais, nacionais e entrevistas.

Curiosidades: • • • • • •

Existem no mundo cerca 1.400.000 emissoras de rádio. O rádio é a mídia número 1 do mundo para consumo de música. O rádio é a 5ª mídia em investimento publicitário do mundo. O Brasil é o maior consumidor de aparelhos de rádio do mundo. 680.000 pessoas trabalham direta e indiretamente com rádio no nosso país. O Brasil tem cerca de 9.180 emissoras oficiais (entre AMs, FMs e Comunitárias), perdendo em quantidade apenas para os Estados Unidos. • 1.568.000 de residências brasileiras possuem ao menos um aparelho de rádio em casa. • Na região do sul de minas já existem mais de 10 rádios on line. • 73.000.000 de telefones celulares brasileiros sintonizam rádio. Fonte: Fernando Morgado, pesquisador de mídia e comunicação.

7


UM BEM COMUM Convention & Visitors Bureau por uma cidade melhor.

Turismo

»

Existentes em diversos países e sempre com a mesma nomenclatura, os Conventions & Visitors Bureau (CVB) são associações sem fins lucrativos, reconhecidas como receita de sucesso para o fomento da atividade econômica e do turismo de lazer e de negócios. Têm como objetivo a captação de eventos e a divulgação dos atrativos turísticos de sua região de atuação. Com este objetivo, o São Lourenço Convention & Visitors Bureau (SLCV&B) , fundado em 2006, hoje com nova diretoria, realiza seus trabalhos efetivamente. Conta com 80 associados pertencentes aos diversos setores da economia e já realizou e apoiou ações de interesse que contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade e região. Para realizar este trabalho, o Convention forma parcerias com iniciativas públicas e privadas, assim como prestadores de serviços nas áreas de eventos, agências de viagens, receptivos, hotéis, restaurantes, entre outros, fortalecendo o trade turístico. O SLCV&B surgiu quando, pensando numa forma de desenvolver o potencial turístico de São Lourenço e região, representantes dos princi-

» 8

pais segmentos ligados ao turismo reuniram-se e fundaram a entidade de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza cultural, independente, mantida pela iniciativa privada, visando gerar desenvolvimento social, cultural e econômico. No primeiro semestre de 2012 foi lançado o material gráfico oficial do SLC&VB, que é enviado para revistas, jornais, entidades e associações com o intuito de divulgar a cidade como destino, assim como os associados, visando principalmente a captação de eventos. Várias outras atividades já foram realizadas e ainda existem ações em andamento. A nossa missão é promover o desenvolvimento econômico, social e cultural de São Lourenço e região, através da captação, geração e incremento de eventos que aumentem o fluxo de visitantes, utilizando estratégias planejadas e permanentes de Marketing e Relações Públicas.

Atividades 2012/2º semestre:

• Projeto Bem TV/Convention • “ Degusta- 1º Festival de Gastronomia – Comida Mineira” • Concessão do Portal da cidade (solicitação em andamento) • Concessão de um espaço dentro da Rodoviária (solicitação em andamento) • Projeto Natal 2012

Walneida Tibúrcio Presidente do SLC&VB Rua Cel. José Justino, 688 sala 15 Centro São Lourenço/MG Tel. 35 3331-8579 www.saolourencocvb.com.br


COMUNICAÇÃO

Publicidade e Marketing

E SUSTENTABILIDADE

10

De repente, parece que o mundo inteiro acordou para as questões cruciais da sobrevivência das espécies e do planeta, frente ao acelerado progresso das sociedades e a voraz sangria dos recursos naturais e humanos. Apesar de soar como a exagerada declaração de alguma ONG ecologicamente correta, a afirmação é uma clara observação das atuais tendências de comportamento de pessoas e organizações no mundo pré e pós Rio + 20. Nunca se viu tantos falando tanto de tantas coisas relacionadas à sustentabilidade, nas ruas, nas empresas, nas redes sociais. A cada dia um novo defensor do desenvolvimento sustentável levanta sua bandeira, seguido de milhares que entram na onda sem nem mesmo entender o por quê ou para que. É preciso tomar muito cuidado com discursos fáceis, propostas mirabolantes, slogans bonitos, ações isoladas ou palavras soltas e desencadeadas do elo que as faria fazer sentido na cadeia do desenvolvimento susten-

tável. Imagina-se que o “green wash” ou Marketing Verde que surgiu nos anos 90 tenha tomado novo fôlego nos mares da sustentabilidade, que é a palavra do momento. Importante é ressaltar que o mundo está atento e as pessoas mais informadas. O CONAR, órgão que regula a propaganda no Brasil, recentemente lançou uma Norma que regulamenta a comunicação e o marketing sobre sustentabilidade. O Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) publicou um manual completo sobre o tema. E até os relatórios gerenciais tem um padrão internacional a ser seguido quando o tema é a sustentabilidade, através da organização GRI (Global Reporting Initiative). Nada mais se pode afirmar, portanto, sem uma prova inconteste da veracidade das informações, da profundidade com que são tratadas ou do peso ou impacto que representam para a sociedade. Um deslize infelizmente frequente, no entanto, é a realização de ações de caridade isoladas, utilizadas como bandeira de pessoas e organizações que querem se promover no mercado, associando um “perfil” solidário ou voluntário à imagem da empresa. Para evitar tal erro, a

Monica Fernandes Jornalista com pós graduação em Gestão de Negócios e Marketing e em Gerenciamento de Projetos. É Assessora de Comunicação da Unimed e responsável pela implantação do Inventário de Gases de Efeito Estufa, Pacto Global e Relatório de Sustentabilidade pelo padrão GRI (Global Reporting Initiative)


Um deslize é a realização de ações de caridade isoladas, utilizadas como bandeira de pessoas e organizações que querem se promover no mercado, associando um “perfil” solidário ou voluntário à imagem da empresa.

Revista Vitrine

Marketing

»

váveis ou abundância do lixo. A tarefa não é fácil, mas é bastante interessante e mais de 50 livros sobre o tema já foram publicados. Alcançado o entendimento, vem o mais importante: agir com responsabilidade, enfrentando todos os desafios da questão, com a seriedade que o tema merece. Lembrando principalmente que ao comunicar as iniciativas sustentáveis da empresa, que facilmente chegam à internet, olhos de todo o globo estão atentos à coerência e responsabilidade envolvidas. Lembrando também que todo este entendimento nos leva a repensar o modelo de responsabilidade social hoje utilizado, as ações filantrópicas, voluntárias ou de simples caridade. Até que ponto estamos tomando o papel que nos cabe no intuito de ajudar o próximo? Afinal, na visão atual, o próximo pode estar sendo afetado por nossas ações em qualquer lugar do planeta e a tentativa de ajudar um pode na verdade estar prejudicando muitos outros. Vale pensar.

»

melhor dica é não tirar proveito de imagem de ações que não tenham significância ou continuidade suficientes para que sejam consideradas como exemplo de desenvolvimento sustentável. Mas afinal, o que é então a famosa Sustentabilidade? O conceito clássico diz que desenvolvimento sustentável é aquele que não compromete os recursos para as gerações futuras. Mas para entender sustentabilidade de fato, é preciso ir muito além isso. É preciso conseguir enxergar elos invisíveis que estabelecem milhares de conexões entre causas, ações e consequências de coisas que nem sempre parecem ter relação, independente de onde estão e a quem envolvem. Algo como visão macro, sensibilidade e muito estudo podem apontar o caminho certo para entender a sustentabilidade, incluindo sua complexa interligação entre clima, natureza, direitos humanos, educação das sociedades, miséria dos povos, avanços tecnológicos, escassez de alimentos e de água, extinção de espécies, super exploração de recursos não reno-

11


ELEIÇÕES 2012

Saiba o que pode e o que não pode ser feito na propaganda política

Campanha Eleitoral

Foi dada a largada! As campanhas para as eleições 2012 estão acontecendo e diariamente são divulgadas notícias com candidatos que desrespeitam as regras da propaganda política. Eleger um candidato não é tão simples e é preciso avaliar não só as propostas de cada um, como também seu comportamento nas propagandas eleitorais. Confira um resumo do que pode e não poder ser feito pelos candidatos nos próximos meses e vote consciente!

12

Comícios PODE - Até 48h antes do dia das eleições, pode ser utilizada aparelhagem de sonorização fixa e trio elétrico, desde que este permaneça parado durante o evento, servindo como mero suporte para divulgação de jingles e mensagens do candidato. NÃO PODE - A realização de show ou de evento assemelhado e apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animação.

Caminhada, carreata e passeata PODE - Até as 22h do dia que antecede as eleições. Também são permitidos adistribuição de material gráfico e o uso de carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. No dia das eleições: é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por determinado partido ou candidato, revelada pelo uso exclusivamente de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. NÃO PODE - A utilização dos microfones do evento para transformar o ato em comício. Além disso, as vedações sobre distância mínima de órgãos públicos são as mesmas para alto-falantes e amplificadores de som.

Alto-falantes ou amplificadores de som PODE - A partir de 6 de julho, desde que observadas as limitações descritas abaixo. NÃO PODE - A menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos Tribunais Judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares, dos hospitais e casas de saúde; das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.

Cavaletes, bonecos, cartazes e bandeiras PODE - Nas vias públicas, desde que não dificultem o andamento do trânsito de pessoas e veículos. Mas devem ser colocados e retirados diariamente, entre 6h e 22h. NÃO PODE - Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, pas-sarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano. Esta vedação também vale para qualquer outro tipo de propaganda.


PODE - Até a antevéspera das eleições, para divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita. ATENÇÃO: É permitida a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga.

PODE - Apenas em bens particulares, independentemente de autorização da Justiça Eleitoral, observado o limite máximo de 4m² e desde que não contrariem outras disposições da legislação.

NÃO PODE - Publicação de propaganda eleitoral que exceda a 10 anúncios por veículo, em datas diversas, por candidato, num espaço máximo, de 1/8 de página de jornal e 1/4 de página de revista ou tablóide. Deve constar, de forma visível, o valor pago pela inserção.

Rádio e Televisão

PODE - Apenas para a propaganda eleitoral gratuita, veiculada nos 45 dias anteriores à antevéspera das eleições (em 2012, este período corresponderá ao intervalo entre os dias 21 de agosto e 04 de outubro, inclusive). NÃO PODE - A partir de 1º de julho as emissoras não poderão, em sua programação normal e noticiário, transmitir, ainda que sob a forma de entrevista, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados.

Internet

PODE - Após o dia 5 de julho, em sites de partidos e candidatos, desde que comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil. Após essa data é permitida também a veiculação de propaganda eleitoral por meio de blogs, sites de relacionamento e sites de mensagens instantâneas. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail são permitidas, mas deverão conter mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar seu descadastramento. É permitida ainda a reprodução do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal,respeitado integralmente o formato e o conteúdo da versão impressa.

NÃO PODE - Em troca de dinheiro ou de qualquer tipo de pagamento pelo espaço utilizado. A propaganda deve ser feita espontânea e gratuitamente.

Distribuição de folhetos, volantes e impressos (santinhos) PODE - Até as 22h do dia que antecede as eleições e não depende da obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral.

Eleições

Faixas, placas, cartazes ou pinturas

Revista Vitrine

Jornais e revistas

NÃO PODE - Apenas com estampa da propaganda do candidato. Todo material impresso de campanha deverá conter o CNPJ ou CPF do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou, e a respectiva tiragem. No dia das eleições: é vedada a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca-de-urna (distribuição de santinhos) e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

Camisetas, chaveiros, bonés e outros brindes

PODE - A comercialização pelos partidos políticos e coligações, desde que não contenham nome ou número de candidato nem especificação de cargo em disputa. Esta restrição também vale para qualquer outro material de divulgação institucional. NÃO PODE - A confecção, utilização ou distribuição realizada por comitê de candidato ou com a sua autorização durante a campanha eleitoral. Esta vedação também vale para quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

NÃO PODE - Qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. Nem propaganda em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública. Serão aplicadas aos provedores de conteúdo ou de serviços multimídia as penalidades previstas em lei, caso não cumpram, no prazo estipulado, a determinação da Justiça Eleitoral para cessar a divulgação de propaganda irregular veiculada sob sua responsabilidade, desde que comprovado seu prévio conhecimento.

Outdoor NÃO PODE - Independentemente do local, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos às penalidades cabíveis (retirada imediata e pagamento de multa). Outras informações no Cartório Eleitoral de sua cidade ou consulte o site : www.tre-mg.jus.br

13


Studio de Dança Denise Fonseca apresentando o espetáculo “Saudade” na Praça Brasil.

Erich Mathias ao lado de Ricardo Cravo Albin no lançamento do livro: “MPB História de um século”.

14

Alexandre Amaral cantando Blues na Cafeteria Prazeres de Minas.

* Foto Daniel Raposo

A terceira edição do Festival de Inverno de São Lourenço aconteceu entre os dias 18 e 22 de julho, com várias atrações como palestras e apresentações no Parque das Águas, além de shows na Praça João Lage. O público contou com a presença ilustre da cantora, compositora e desenhista Tulipa Ruiz, que lotou a praça com uma plateia animada e encantada com sua voz. Eduardo Dussek agradou o público maior de 40 anos cantando sucessos antigos, com muita simpatia. Sérgio Ricardo, músico, escritor e cineasta, cantou no palco principal e teve sua exposição, “O Buscador”, presente na Casa da Cultura, com uma mostra de filmes e várias exibições. Quem participou das atividades com certeza ganhou conhecimento e cultura. O Festival já é um dos eventos mais esperados e parte do calendário oficial da cidade.

Um bate papo descontraído com Deonísio da Silva e Jorge Brennand.

Apresentação de jazz com Duo Savoy.

* Fotos divulgação

Social

FESTIVAL DE INVERNO


Show”Contra Stress” do Eduardo Dusek embalou a praça.

* Foto Rodrigo Palazzo

* Fotos divulgação

DJ Rodrigo Palazzo arrebentou na música eletrônica.

Tulipa voltando a suas raízes são lourencianas.

O show de encerramento do Festival de Inverno 2012.

Tulipa Ruiz recebeu a Revista Vitrine após o show.

15


REVITALIZE A BELEZA

Beleza

Os benefícios do tratamento dermato funcional O termo Fisioterapia Estética não mais contempla todo o espectro de atuação da área, com isso, hoje utiliza-se a designação Fisioterapia Dermato Funcional. Essa é a área da Fisioterapia que cuida não só de alterações estéticas, corporais e faciais; mas que visa a prevenção e a recuperação do indivíduo em relação aos distúrbios endócrino-metabólicos, circulatórios, músculo-esqueléticos e/ ou dermatológicos. Através de recursos físicos com tecnologia de ponta, técnicas terapêuticas, cosmetologia e acupuntura estética são abordados: gordura localizada, celulite, flacidez de pele e músculos, estrias, rugas, envelhecimento cutâneo, pré e pós operatório de cirurgia plástica. Com base em estudos científicos, os tratamentos iniciam-se com uma avaliação individual criteriosa que detecta a queixa

Libera Equipamento de microdermoabrasão com ponta de diamante que permite uma esfoliação eficiente e segura da derme.

principal e estabelece os recursos apropriados a cada caso. A avalição é sem ônus para o cliente todas as dúvidas podem ser esclarecidas nesse encontro. O tratamento é feito através da associação de vários aparelhos com tecnologias avançadas e científicas, entre eles o Manthus (aparelho de alto poder de ultra-som associado à corrente estimuladora de contração de vasos linfáticos), Hertix (aparelho de radiofrequência que estimula a

Cavicell Equipamento gerador de ultracavitação que promove a redução de gorduras localizadas.

16

Fernanda Ribeiro Ferraz especialista em Dermato-Funcional - Crefito 4 5252- 4 e Selena Vanni Gatti especialista em acupuntura e acupuntura estética - Crefito 4 2616, ambas profissionais fisioterapeutas, especializadas na área de estética corporal e facial. Físio Clínica R. Doutor Melo Viana, 376 – São Lourenço Telefone: (35) 3331-1424


Beleza

Hertix Equipamento gerador de radiofrequência, que induz calor nos tecidos dérmicos, tratando das rugas e flacidez.

Revista Vitrine

produção de colágeno), Ultracavitação (aparelho de altíssimo poder de ultra-som que implode células de gordura), Endermoterapia (vácuo que estimula o tecido e promove o aumento da circulação sanguínea e linfática e a separação dos tecidos promovendo um equilíbrio entre as camadas da pele), Peeling de diamante ( que trata as camadas onde o tecido precisa se regenerar, como estrias, rugas e flacidez), Eletroestimulação muscular (corrente russa, entre outras para melhora do tônus muscular), Plataforma vibratória para circulação geral do sangue e da linfa, usado após a utilização dos aparelhos. O importante é conhecer o procedimento a ser seguido, a tecnologia usada, o profissional que vai aplicá-la e descobrir exatamente o tratamento que se quer fazer, assim, a beleza e o bom resultado são garantidos!

Equipamento Plisagge, para terapia por sucção. A técnica de sucção, baseada na aplicação de pressão negativa é capaz de alcançar planos profundos da pele.

17


BOA FORMA

Esporte

Pilates está na moda e já conquistou uma legião de fãs Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates, várias clínicas de fisioterapia vêm aplicando o método na recuperação de seus pacientes. Com uma característica bem parecida com a dança, esse exercício ajuda em vários setores da saúde mental e corporal. O método surgiu como uma boa alternativa para recuperar a qualidade de vida das pessoas que buscam atividades completas trabalhando os aspectos físicos e emocionais, proporcionando equilíbrio, força e melhora na postura. Joseph Pilates, criador do método, foi um visionário antecipou os problemas de uma sociedade décadas antes de eles existirem, criando um programa de exercícios adaptáveis a diversas condições físicas que organizam a postura e servem tanto para reabilitação quanto para melhora da boa

forma. Os exercícios são desenvolvidos dependendo de cada caso, por isso, a presença integral de um profissional qualificado é essencial para essa prática. Uma especialização, ministrada pelo curso Physio Pilates, exige do professor o cumprimento de 450 horas/aula, o que ajuda o profissional a aumentar a sua experiência, praticando exatamente o mesmo esforço que seus pacientes farão e, ajudando no desenvolvimento de ferramentas para atingir os melhores resultados. O método Pilates busca o resgate dos

Ludmila Dias de Castro – 24676-F, Fisioterapeuta graduada pela UNIMEPPiracicaba, Especialista em RPG – RPM; Em Cadeias musculares Leopoldo Bousquet e no Método Pilates pela Physio Pilates Polestar. Fabiola Dias de Castro - 19290-F, Fisioterapeuta especializada em estética corporal, pilates e RPG.

18


movimentos naturais, da flexibilidade, da graça e das habilidades da infância, trabalhando o corpo como um todo, fortalecendo tanto os músculos mais profundos quanto os mais superficiais. Os exercícios devem ser executados de acordo com as necessidades, habilidades e limitações do aluno, sempre sob orientação do profissional.

10 motivos para fazer Pilates:

* Foto divulgação

1 – É um exercício para o corpo inteiro 2 – Adaptável a muitos níveis de aptidão e necessidades 3 – Cria força sem massa 4 – Aumenta a flexibilidade 5 – Desenvolve a força do núcleo 6 – Melhora a postura 7 – Aumenta a Energia 8 – Promove a perda de peso a longo prazo 9 – Aumenta a consciência corporal 10 – Há muitas maneiras de aprender Pilates

19


Hoje o cliente não tem mais tempo de resolver tudo pessoalmente.

Saúde

» » 20

ATENDIMENTO FÁCIL Portal da Unimed pode facilitar a vida do cliente Casa, trabalho, compromissos da família, compras, reuniões... ufa! Quem não tem uma rotina apertada atualmente? Nesta correria diária, nem sempre sobra tempo para resolver assuntos simples como obter uma autorização de exame, solicitar segunda via de boleto ou mesmo agendar uma consulta médica. Sorte que vivemos num mundo onde é possível compartilhar quase tudo virtualmente, através da internet e das redes sociais. Uma das metas da diretoria da Unimed Circuito das Águas estabelecida no Planejamento Estratégico de 2011 foi lançar a Unimed Virtual, um portal de serviços online que pudesse resolver a maioria das demandas dos clientes de forma fácil e rápida. “Com a criação da seção SERVIÇOS no Portal da Unimed, a meta foi alcançada, mas ainda estamos expandindo bastante a cada dia”, diz Marcio Dias Vieira, Administrador com MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, que é Gerente Geral da Unimed e também comanda o setor de Tecnologia da Informação, responsável pela implantação dos aplicativos online. Assim, desde o início de 2012, o cliente Unimed Circuito das Águas já pode resolver diversas questões pela internet, sem ter que se deslocar para a agência de atendimento mais próxima. O Portal da Unimed na web disponibiliza informações sobre

toda a empresa e seus produtos e serviços, inclusive com a possibilidade de conversar online e em tempo real com uma atendente da Central de Serviços. E não é uma atendente virtual, uma voz eletrônica com respostas programadas, é uma pessoa preparada para atender qualquer solicitação do cliente. A Central de Serviços tem ainda o atendimento telefônico 24 horas, 7 dias por semana. Mas muitas questões podem ser resolvidas de forma ainda mais automática. Ao visitar o portal, o cliente pode ir direto para a aba de SERVIÇOS, onde vai encontrar várias opções: emissão de boleto para pagamento da mensalidade; atualização de seus dados cadastrais; guia da rede de prestadores; cadastro de seu cartão do SUS; ouvidoria; agendamento de consultas; ou a solicitação de serviços. Entre os serviços que podem ser solicitados online, estão: alterar endereço; alterar vencimento da mensalidade; código para depósito bancário; declaração de quitação anual de débito; demonstrativo de pagamento para Imposto de Renda; esclarecimentos sobre o plano de saúde; inscrição no Programa Guardião; negociação de débitos; registro de insatisfações e/ou elogios; solicitação de novo cartão magnético; relatório de beneficiados ativos no contrato; além de informações sobre variados assuntos.


“Hoje o cliente não tem mais tempo de resolver tudo pessoalmente, por isso é necessário disponibilizar ferramentas que estejam facilmente ao seu alcance e a internet está nos computadores, tablets e celulares, tornando tudo ainda mais fácil. O uso desta ferramenta é um processo gradual, de aprendizado, e que deve crescer rapidamente, assim que a primeira experiência virtual for bem sucedida” , afirma Marcio Dias.

Revista Vitrine

Saúde

»

Por Mônica Fernandes

22

»

Estamos trabalhando para que o cliente se sinta cada vez melhor atendido pela Unimed.

É claro que os atendimentos presenciais ou por telefone continuam oferecendo toda a qualidade e atenção que o cliente merece. Na Central de Serviços, o atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. No presencial, o horário é comercial e o sistema de senhas evita filas. O tempo de espera é mínimo. Os indicadores deste setor são tão bons que a Unimed Circuito das Águas ganhou um prêmio da Central Nacional Unimed, sendo a segunda Unimed com o melhor atendimento em todo o Brasil e a primeira entre as de mesmo porte. Entre as três melhores atendentes do Brasil, Maristela Souza, da Unimed Circuito das Águas, também foi premiada na mesma ocasião e foi a São Paulo receber o prêmio, ao lado de Vanessa Silva, que é Gestora do setor de Atendimento. Vanessa explica que os resultados do setor atendem uma meta repassada pelo Gerente Marcio no ano passado: nosso objetivo era gerar uma sensação de encantamento no cliente, do tipo “Nossa, que atendimento!” Alcançada esta meta, Vanessa afirma que agora a responsabilidade é ainda maior: temos o compromisso não só de manter a qualidade, mas também de superar todos os índices alcançados, com resultados cada vez melhores. É este o espírito das pessoas que trabalham com qualidade, numa empresa que é certificada pelas normas de qualidade da ISO 9001:2008. Todos os processos de atendimento são auditados com frequência, e qualquer ponto de melhoria identificado é imediatamente implantado e monitorado. Gerenciar tantas formas de atendimento, presenciais e virtuais, só é possível devido ao sistema Saúde Online, que é um software desenvolvido pela própria Unimed Circuito das Águas para o gerenciamento de uma operadora de planos de saúde. Todos os atendimentos são registrados neste sistema em tempo real, geram gráficos e indicadores e podem ser monitorados por diversas pessoas selecionadas, que tem a responsabilidade de manter o padrão de qualidade e a agilidade de repostas e soluções. É assim que o cliente tem a certeza de que será bem atendido, seja qual for o meio escolhido.


Tratamento Ortodôntico Os aparelhos dentários do tipo Damon System consistem simplesmente de um aparelho dentário fixo em que os braquetes funcionam sem elásticos, daí a designação de autoligantes. São no momento uma autêntica revolução na ortodontia. Este sistema usa um método diferente para “prender” o fio. Enquanto que o aparelho convencional faz uso dos elásticos, o Damon System não, o fio é preso aos braquetes através de uma “portinhola” pré-existente em cada braquete. Você nem imagina a diferença que isto faz! Veja a figura abaixo:

Vantagens: • Tratamento mais rápido, • Provocam menos dor e desconforto no seu uso e habituação, • Permite boa higiene bucal, • 80% dos casos não implicam extração de dentes. Depois de tratados com Damon System, vários pacientes notaram mudanças incríveis em sua face e perfil. Este tratamento pode melhorar o equilíbrio facial e estético, suavizar a aparência do rosto, preencher os lábios, elevar o contorno das bochechas e compensar a perda do tônus muscular facial ao longo do tempo.

Por Paula Ferraz Ceglia CRO: 28563-MG Aparelho Convencional

Damon System

Únic

ODONTOLOGIA MULTIDISCIPLINAR

23


BISTRÔ CHARMOSO

Gastronomia

O aconchego é a alma do negócio

24

Quem nunca conheceu um bistrô, está perdendo a oportunidade de sentir o aconchego de casa em um barzinho ou restaurante. Os bistrôs, muito populares na França, servem bebidas alcoólicas, cafés e também comidas simples a preços acessíveis. Nesse tipo de estabelecimento, a convivência e as relações pessoais têm tanta importância quanto a qualidade do serviço. Um bistrô não costuma ter cardápio, sendo o próprio chef quem conversa com o cliente, e sabedor de suas preferências, prepara a refeição ao seu exato gosto, o que o torna único e extremamente pessoal. No sul de minas não é difícil encontrar lugares assim, já conhecidos pelo serviço acolhedor, onde a comida mineira relembra a casa de vó. Os bistrôs tem toda essa magia.

Bistrô Vila Souza Tel: (35) 3271-4539

Na estrada de São Lourenço – Cruzeiro, mais especificamente a 300 metros da cidade de Passa Quatro, podemos encontrar o Bistrô da Roça, com uma decoração charmosa, temática e inspirada na cultura caipira. Esse restaurante oferece a genuína e rara tranquilidade de quem quer fugir do estresse das metrópoles e comer bem. Também na região, encontramos o Bistrô Vila Souza, com um ambiente impar que prima pela qualidade dos pratos, aconchego e romantismo, ele está localizado no bairro Pinhão Roxo, na cidade turística de Lambari. Os “Souza” fazem o que há de melhor em um bistrô, atendem os clientes como se fizessem parte da família! Então, para passar uma tarde de domingo, almoçar com os amigos, relaxar e ser bem atendido, a dica é encontrar um bistrô em sua cidade e a recomendação é: aproveite!

Bistrô da Roça Tel: (35) 9158-1462


SOCIAL FESTIVAL CAXAMBU MAIS GOURMET

Revista Vitrine

Gastronomia

De 14 a 21 de julho, foi realizado no Parque das Águas de Caxambu, o V Caxambu Mais Gourmet, com os melhores restaurantes da região e uma rica programação, com shows, palestras e oficinas. O festival atraiu mais de 5 mil pessoas, entre turistas, moradores da cidade e da região e os amantes da boa gastronomia, que puderam saborear todas as delícias dessa festa. Este ano, o homenageado foi o Master de Cuisine caxambuense Antonio Godtfredsen, o saudoso Toninho.

* Fotos divulgação

O público provou e aprovou muitas delícias durante todo o evento.

Constance Godtfredsen representando o pai, o grande homenageado da noite.

Paulão estava presente no evento com os seus quitutes.

Família Megda e a Dra. Cilene Pelúcio presentes em uma das noites do evento.

FESTA GUNNER CONVENTION Em sua décima edição, a Gunner Convention reuniu em Caxambu amantes da banda Guns’n Roses.

Rodrigo Jacob e Beatriz Machado

Marcos Loesch, Priscila Dias, Felipe Condé e Ramon Godtfredsen.

25


ANTÔNIO GUIMARÃES Para se tornar um empreendedor de sucesso em nossa região é necessário mais do que muito trabalho, é preciso vestir a camisa, encarar as dificuldades e conquistar o público com muito suor e dedicação. Foi assim que o Sr. Antônio Guimarães, mais conhecido por Claret, sócio proprietário da PNEUSUL, se tonou um empresário reconhecido e hoje estampa a nossa revista com sua história. Nascido em São Lourenço, filho de Moacyr Guimarães, comerciante, e de Dona Terezinha, com 5 irmãos, Claret nunca teve medo de se dedicar e se entregar ao trabalho, tanto que o faz desde os 12 anos. Fundou em outubro de 1973, a Casa de Pneus São Lourenço, a partir de uma parceria com a Vulcol, de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, recolhendo pneus para recauchutagem. O negócio rapidamente prosperou e cinco anos depois, em 1978, surgia a PNEUSUL, com recauchutadora própria, novos serviços e venda de pneus novos.

Nesse mesmo ano, iniciou outra importante parceria, agora com a Goodyear, empresa conhecida mundialmente no setor de pneus, produtos de qualidade e apoio logístico e financeiro, que ajudou os negócios a prosperarem. As lojas foram ampliadas e com isso veio o merecido reconhecimento.

Antônio Claret Guimarães, 61 anos, casou-se com Vanira Lopes Guimarães e teve três filhos. Claret, como é conhecido, transformou seu trabalho com a empresa Pneusul em um exemplo para o comércio local.

26

* Foto arquivo pessoal

Empreendedorismo

Sucesso em recauchutagem e pneus


Hoje, a PNEUSUL conta com mais de 90 colaboradores, dois centros automotivos, um em São Lourenço e outro em Itajubá. Com a ajuda dos filhos, Gustavo, Raphael e Tiago, Claret cuida da recauchutadora de Carmo de Minas, desde 15 de setembro de 2009, que possui as máquinas mais modernas existentes no mercado.

»

Não tenho clientes, e sim amigos fiéis. Claret

»

* Fotos divulgação

Além de todo esse sucesso, esse empreendedor foi além de suas empresas, e pensando no coletivo, presidiu uma associação de classe, a CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço, colaborando com o progresso do comércio e da economia local.

Centros Automotivos de São Lourenço e Itajubá.

27


Fotos Javier Ceballos

Social

e Karen Safadi

28

Tito e Mara

CĂ­ntia e Armando

Amigos da cidade de Cristina

Jonas Maduro e Paula Ceglia

Gabriel Real


Eduardo e Martha Bacci

Camarote Festa de Agosto

Denilson Beia e Luciana

Revista Vitrine

Diego e Camila Borges

Jade e Paulo Ramos

Daniela e RubĂŠlio Real

Marcelo e Ludmila

Paula Maciel e Raphael

Luiz e Rose Borges

Gizele, Anne e Jean

JoĂŁo Marcelo e Ihasmin

29


Camarote Festa de Agosto

Lecy Carreiro

Ana Am茅lia, Alfredo e Paula Cottini

Revista Vitrine

Ver么nica, Mirian e Andrea Carreiro

Martha Bacci, Brenda Mariano e Marcella Real

Evelyne e Kadu

R谩dio Festa FM

30

Paulista e Lu Candal

M么nica Fernandes e Calvin

Caio Mancilha e Renata


Camarote Festa de Agosto Revista Vitrine

Luciano Martins e Soraia Sol

Carolina e Wal Tibúrcio

Thaisa e Vanessa

Andrea Lara, Rosiléia Real e Fernando Alberto

Júnia e Tiago

Marcel e Augusto Portugal

Andrea Lara, Rosiléia Real e Fernando Alberto

Débora, Patrícia Chagas e Ana de Luca

Luciana e Isabela Bittencourt

31


Camarote Festa de Agosto

Everson Carlos e Vinicius Mury

José Mauro e Teixeirinha

Revista Vitrine

Marco Aurélio , Sara e Lucimara Chagas

32

Guilherme Paim e Silvia Fernandes

Júlio e Fernanda

João Felipe Flori e Lívia Braga

Nemir e Júlia

Gustavo e Karen Safadi

Fábio Gannam e Luma


33


PELA REGIÃO

Eventos

* Os eventos podem sofrer alterações de acordo com o calendário oficial de cada cidade.

34

Data/Hora Evento

Local

Realização / Info

18 à 25/08

Expo Itanhandu

Itanhandu

Kadu Eventos kadueventos.com.br

20 à 25/08

Ameride São Lourenço

São Lourenço Apresentações por vários pontos da cidade.

Diretoria de Cultura de São Lourenço (35) 3332-8038

22 à 26/08

Canta Brasil

Centro de Convenções do Hotel Glória Caxambu

Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau (35) 3341-1656

24 à 25/08

Arraiá Universitário da FEPI 2012

Parque de Exposições Itajubá

Kadu Eventos kadueventos.com.br

25/08 às 13:00

Esquadrilha da Fumaça

Aeroporto de São Lourenço

Esquadrilha da Fumaça www.esquadrilhada fumaca.com.br

30/08 à 23/09 Degusta - 1º Festival Gastronômico de São Finais de Lourenço Semana

Restaurantes de São Lourenço

São Lourenço Convention & Visitors Bureau (35) 3331-8579

Exposição da Cachaça 31/08 Das 9 às 17:00

Espaço Cafeteria Prazeres de Minas

Cafeteria Prazeres de Minas (35) 3339-2100 / 26

Concurso e festival de corais com participação de grupos de diversos países

01 à 02/09

Aniversário de Passa Quatro

Passa Quatro

Prefeitura Municipal de Passa Quatro (35) 3371-4312

07 à 09/09

Exposição nacional de orquídeas

São Lourenço

Orquidecampos orquidecampos@ gmail.com

14 à 16/09

Feira de Lutas

Ilha Antônio Dutra São Lourenço

FIL feiradelutas.com.br (35) 3332-4441

Lona Cultural com apresentação de diversos números artísticos e participação das cidades vizinhas.


EVENTO

Juliana Santana

Verônica Cerqueira

Rodrigo Duan

Leon Rodrigues

Nathália Reis

Revista Vitrine

No dia 26 de julho aconteceu a seletiva do Elite Model Look 2012 no Hotel Brasil de São Lourenço com participação de 158 jovens da região do Sul de Minas. Foram classificados 12 meninos e 12 meninas para a final que acontece no dia 19 de agosto. O organizador do evento, Edson Oliveira, sempre muito orgulhoso de seus modelos, ajuda a promover a nossa região com as belezas que aqui são encontradas.

Eventos

Elite Model Look 2012

35


VIVA São Lourenço Padroeiro de nossa encantadora Estância! Por Cy Andrade

A Festa de Agosto é um bem imaterial do município, tombado através da iniciativa do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC), representado de forma paritária pela sociedade civil e governamental, com o apoio da Paróquia, dos membros da Comissão da Festa e da Prefeitura local e registrado através do Decreto Municipal nº 3.982 de 23 de novembro de 2010. É a festa religiosa mais antiga da cidade, uma manifestação que nasceu juntamente com a história e fundação do município. Uma referência de cultura e identidade dos moradores de nossa encantadora estância. Há mais de 100 anos, a partir da doação da imagem de São Lourenço Mártir pelo Deputado Francisco Luiz da Veiga e com a inauguração da Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte, comemoramos este festejo religioso que ao longo dos tempos passou por várias modificações, tanto físicas quanto culturais. Inicialmente comemorava-se somente a festa religiosa.

Festa de Agosto na Av. Dom Pedro II Ano: 1950

36

Posteriormente surge a festa profana com realização de shows, quermesses, jantares, almoços, leilões, camelôs, parque de diversão e altas histórias pelo centro da cidade e seus arredores. Quem não se lembra da “MONGA”, a mulher gorila?! Dos quitutes, do souvenir e badulaques que inevitavelmente compramos nesta feira multicultural. Os festejos se iniciam no dia 31 de julho, quando a imagem de São Lourenço Mártir segue em procissão da Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte até a Igreja Matriz. É o marco para a abertura das festividades, que durante dez dias edificam os saberes e fazeres deste povo que constrói a história de nosso município com alegria e fé, porque a fé não costuma faiá! Amém!

* Foto arquivo Casa da cultura

Cultura

cy-andrade@hotmail.com


37


TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

Imóveis

Dicas para se sentir seguro na hora de fechar o negócio. A aquisição de um imóvel, sonho de muitas pessoas, quando não observados os cuidados necessários, pode se transformar em um pesadelo, por isso é preciso pesquisar e conhecer bem o imóvel e a imobiliária envolvida. Geralmente, as transações que envolvem bens imóveis são feitas através de corretores ou imobiliárias. Quando isso acontece, a recomendação é que o interessado procure saber sobre a credibilidade dos profissionais para, somente então, optar por sua contratação. Quando a venda é feita sem a interveniência de corretores de imóveis, ou seja, diretamente com o proprietário, a recomendação é que o interessado contrate a assessoria de um advogado, preferencialmente especializado na área.

Em ambos os casos, os cuidados básicos que se deve ter referem-se, primeiramente, ao conhecimento sobre as condições pessoais dos vendedores, o que pode ser verificado através de certidões negativas, sendo elas expedidas pela justiça da Comarca onde residem. Em segundo lugar, o conhecimento sobre as condições do imóvel, o que pode ser verificado através de certidão expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis de onde se localiza o imóvel, bem como certidões que atestem a regularidade do pagamento de impostos, especialmente junto a Prefeitura Municipal. Tanto os corretores de imóveis quanto os advogados, pelo conhecimento que possuem e pela seriedade e competência necessárias, tem plenas condições de darem a tranquilidade e segurança indispensáveis à aquisição e venda de imóveis. Portanto, seguindo essas regras básicas e agindo sempre de forma diligente, podemos evitar que a compra de um imóvel possa terminar no poder judiciário e que o sonho se transforme em pesadelo.

Márcio Mancilha Alves Advogado Professor de Direito Ex-Tabelião Substituto do 1° Ofício de Notas de São Lourenço-MG

38


39


4ª Edição - Revista Vitrine  

Revista Vitrine Sul de Minas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you