Page 1

I Ação de Formação de Natação ESEB_IPBeja Tema | Ensino da natação. A importância do ensino guiado na formação dos jovens nadadores 7 de Maio de 2015 no Auditório da Escola Superior de Educação de Beja A formação confere 1.2 UC para a renovação do titulo de treinado

Programa 8:30 / 9:00

Recepção dos participantes

9:00 / 9:15

Sessão de Abertura Luís Murta | Coordenador do Curso de Desporto Maria Gabriel Barroca | Presidente da Associação de Natação do Alentejo

O ensino guiado na natação Preletor – Nuno Loureiro | IPBeja Descrição da comunicação: O ensino de uma modalidade como a natação é muito particular e acima de tudo muito especial. A dimensão pedagógica deve ser prioritária e devemos procurar um modelo de ensino que privilegie a descoberta e a curiosidade para encontrar a melhor solução para enfrentar os desafios. Contamos que os participantes compreendam as características deste modelo e o consigam aplicar nas suas sessões de forma a aumentar a adesão e qualidade de aprendizagens dos alunos.

9:15 / 10:15

10:15 / 11:00

A importância da Atividade Lúdica no Ensino da Natação Preletor – Vânia Loureiro | IPBeja Descrição da comunicação: O jogo é a mais maravilhosa forma de descoberta e de aprendizagens ao dispor da humanidade. Quantas aprendizagens fundamentais foram adquiridas em atos lúdicos? Muitas terão sido e é com essa convicção que procuraremos desenvolver a temática, assente numa dicotomia entre o divertimento e a procura por proporcionar situações pedagógicas valiosas e estruturantes.

Organização:

Curso de Desporto do IPBeja

Associação de Natação do Alentejo


11:00 / 11:20 11:20 / 12:00

Pausa Vencendo a Fobia… Aprendendo a Nadar! Preletor – Milene Faustino | Holmes Place Descrição da comunicação: A hidrofobia é uma das fobias mais comuns em todo o mundo e causa um profundo desconforto nas pessoas quando se aproximam da água. Esta condição manifesta-se de diferentes formas e é fundamental que se consiga atuar diferenciadamente no sentido de encontrar a melhor metodologia de a solucionar ou de a atenuar. Para bem nadar a hidrofobia temos de solucionar.

12:00 / 14:00 14:00 / 14:30

Almoço Natação para Bebés Preletor – Hugo Estanque | ACR Zona Azul Descrição da comunicação: O reconhecimento do conjunto de benefícios que a Natação para Bebés proporciona contribuiu de forma decisiva para a sua implementação e crescimento Esta acção de formação tem como objectivo dar a conhecer a abordagem teórica e prática que esta actividade exige para a utilização de uma metodologia de intervenção adequada.

14:30 / 15:30

Aprendizagem das Técnicas de Nado Alternadas Preletor – Nuno Batalha | Universidade de Évora Descrição da comunicação: Pretende-se realizar uma abordagem ao ensino e aprendizagem das técnicas alternadas ,sendo esta abordagem efetuada não numa perspectiva formal e habitual, mas sim chamando à atenção para determinados aspetos do ensino que nos parecem determinantes ao longo do processo e que não serão tidos em atenção pela maioria dos técnicos de natação.

15:30 / 16:00

Aprendizagem das Partidas e Viragens nas Técnicas de Nado Alternadas Preletor – Carlos Paixão | IPBeja

Descrição da comunicação:

As técnicas de Partida e Viragem fazem parte integrante das técnicas de nado, sendo essenciais para uma locomoção eficaz no meio aquático. Assim, torna-se fundamental a análise das questões metodológicas de aprendizagem das técnicas de partida e de viragem, de forma a promover aprendizagens de qualidade.

16:00 / 16:30

Organização:

Pausa Curso de Desporto do IPBeja

Associação de Natação do Alentejo


16:30 / 17:00

Movimento Ondulatório de Mariposa: uma ação transversal a todas as técnicas de nado Preletor – João Goulão | IPBeja Descrição da comunicação: O movimento ondulatório é parte integrante e frequente na execução das várias técnicas de nado. É por isso fundamental os alunos terem consciência desde cedo da correta execução desta ação para que a possam executar eficazmente. Pretendemos que os formandos conheçam algumas estratégias de ensino desta ação tão peculiar e as possam, de acordo com as características dos grupos que acompanham, criar, aperfeiçoar e aprimorar os seus próprios métodos.

17:00 / 17:15

Encerramento dos trabalhos

Organização:

Curso de Desporto do IPBeja

Associação de Natação do Alentejo

Profile for João Lourenço

Ação de formação de natação descrição comunicação  

Descrição das comunicações a apresentar na I Ação de Formação de Natação de 7 de Maio na ESEB_IPBeja

Ação de formação de natação descrição comunicação  

Descrição das comunicações a apresentar na I Ação de Formação de Natação de 7 de Maio na ESEB_IPBeja

Advertisement