Page 1

Agrupamento de escolas de Oliveira de Frades Matemática Aplicada às Ciências Sociais – Bloco I – 10ºC Ficha de trabalho nº13: planeamento e aquisição de dados Nome: _________________________________________________ Prof. Clara Bola

Nº ____ __/ __/ 14

1 – População e amostra Identifica, no que se segue, População e Amostra: a)

Notas obtidas a Matemática pelos alunos do 10º ano de uma escola secundária;

b)

Idades de 45 alunos do 10º ano, de uma escola secundária;

c)

Quantidades de vinho obtidas por 10 agricultores da região do Alentejo;

d)

Salários mensais auferidos por 250 empregados na indústria têxtil;

e)

Notas obtidas a Português, na 1ª chamada nos exames nacionais de 1999;

f)

Quantidades de batata consumidas mensalmente em 100 lares portugueses;

g)

Um grupo de 20 doentes seleccionados para tomarem um medicamento novo;

h)

Número de carros vendidos por cada um dos 5 empregados de um “stand” de venda de automóveis;

i)

Número de leitores de 6 jornais diários.

2 – Terá uma revista a aceitação do público? Uma editora que pretende auscultar a população sobre a aceitação de uma determinada revista que pretende lançar no mercado decide recolher uma amostra a partir do ficheiro disponível na Ordem dos Engenheiros com os nomes dos sócios. Selecionou aleatoriamente um certo nº de nomes a quem enviou um inquérito a ser respondido com a informação pretendida. Comenta a forma de selecionar a amostra.

1


3 - Processo para obter amostras aleatórias simples Uma escola tem 123 alunos do 10º ano. Pretende-se fazer um estudo sobre os seus projetos quanto ao prosseguimento de estudos superiores. Para isso resolveu fazer-se um inquérito que abranja uma amostra de 25 alunos. Como obter essa amostra?

4 – Recolha de uma amostra de professores de Matemática/ Amostra sistemática Supõe que pretendes estudar algumas características da População constituída pelos Professores de Matemática que lecionam no Ensino Básico e Secundário, nas escolas públicas, no ano letivo de 20012-2013. Como poderias selecionar uma Amostra representativa desta População, admitindo que dispões da lista dos professores, fornecida pelo Ministério da Educação com 6000 professores?

2


5 – Elvis Presley está vivo? No vigésimo aniversário da alegada morte de Elvis Presley, uma empresa de Dallas patrocinou uma sondagem a nível nacional. Os ouvintes de mais de 1000 estações de rádio eram convidados a telefonarem para um determinado número (pago) para emitirem a opinião sobre se achavam que Elvis tinha ou não morrido. 56% dos ouvintes disseram que Elvis estava vivo! Pensas que aquele resultado exprime a opinião da população americana? Identifica alguma fonte de enviesamento na amostra considerada.

6 – Sondagem da SIC sobre a pena de morte Numa determinada 6ª feira, em que se debateu o aumento de criminalidade a SIC apelou aos telespectadores que respondessem se sim ou não estavam de acordo com a implementação da pena de morte em Portugal, para determinado tipo de crimes. Uma percentagem substancialmente superior a 50% disse que sim. No sábado seguinte o jornal Expresso publicou o resultado de uma sondagem realizada por determinada empresa de sondagens, onde a percentagem de pessoas que eram a favor da pena de morte era consideravelmente pequena, inferior a 10%. Comenta.

3


Resumindo… É necessário aleatoriezar os processos de recolha de dados. Em qualquer procedimento estatístico estão, de um modo geral, envolvidas duas fases importantes, nomeadamente a fase que diz respeito à organização dos dados – Análise de dados, e a fase em que se procura retirar conclusões a partir dos dados, dando ainda informação de qual a confiança que devemos atribuir a essas conclusões – Inferência Estatística. Existe no entanto uma fase pioneira, que diz respeito à Produção ou Aquisição de Dados. Face a um determinado problema, devemos identificar a População sobre a qual se pretende recolher informação. Depois de identificada devidamente a População é necessário planear cuidadosamente o que é que se pretende medir nos indivíduos que a constituem. De realçar que sobre uma População podemos estar interessados em medir mais do que uma característica populacional ou variável (característica que possa assumir valores ou modalidades diferentes de indivíduo para indivíduo). De um modo geral, não se examina a população toda, mas uma parte a que damos o nome de Amostra. De seguida, e de um modo geral, pretendemos retirar conclusões para a População a partir do estudo da Amostra, pelo que a seleção dos indivíduos da População – amostragem - sobre os quais vamos efectuar as medições de modo a produzir dados – sondagem - deve ser feita de modo a obter uma amostra representativa. Deve ser referido que a sondagem visa estudar características da população tal como ela se apresenta. Existem boas e más técnicas de recolha de amostras. De entre as más técnicas realçam-se as Amostragens por Conveniência e as Amostragens por Resposta Voluntária, técnicas largamente utilizadas, nomeadamente pelos meios de comunicação social. De entre as boas técnicas realça-se a Amostragem Aleatória Simples, a Amostragem Estratificada e a Amostragem Sistemática.

4

Ft13 planeamento e aquisição de dados 13 14  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you