Page 1

Venha descobrir o Alentejo!

Manual de normas Grรกficas


Índice

Construção do logótipo..........................................................4 Logótipo .............................................................................5 Versabilidade ......................................................................6 Disposições e dimensões mínimas ...........................................7 Margens de segurança ..........................................................8 Universo Cromático ..............................................................10 Cores pantone .....................................................................11 Cores de selecção.................................................................12 Produção a preto e branco ......................................................14 Versão monocromática..........................................................15 Aplicação sobre fundos de cor .................................................16 O logótipo está preparado para ser utilizado com fundos claros e escuros ...........................................................................19 Incorrecções e Aplicações......................................................21


Construção do lógotipo

A reprodução do Logótipo “Monte das Aves” tem como objectivo identificar o parque natura, a imagem será apenas renovada pois já existe um logótipo. O nome do logótipo relaciona-se com o monte das aves, portanto tem um monte nas letras para o público-alvo assemelhar a um monte. A cor azul lembra o céu que se vê a partir do cimo do monte e tem uma ave, pois o nome é “Monte das Aves”, além disso tem a finalidade de relembrar que devemos proteger o meio ambiente/natureza e as espécies envolventes.

04


L贸gotipo

monte das parque natura 05


Versabilidade

45 mm

monte das parque natura

55 mm

35 mm

Aplicações possíveis para o lógotipo Identificação Institucional

monte das parque natura

monte das parque natura 06


Disposições e Dimensões mínimas

A dimensão mínima adoptada para a disposição principal do lógotipo é de 35 mm, tal como se pode observar na página anterior. Pressupondo que a marca poderá ser usada em diversas situações torna-se necessário criar disposições complementares: ! um nome de identificação institucional (dimensão mínima23 mm); ! e uma outra de aplicação sobre forma de símbolo (dimensão

monte das parque natura

07

23 mm

35 mm

mínima35 mm).


Margens de segurança

O logótipo “Monte das aves” deve ser posicionado de forma a garantir uma boa leitura e sem colidir visualmente com outros elementos que o rodeiem. A zona mínima de protecção, na qual não podem ser colocados quaisquer outros elementos, tem que ser respeitada.

08


o 4 mm

o

m

o

parque natura

o

A ave tem um sorriso para dar confina e alegria às crianças, esta tem cores alegres e atractivas para chamar a atenção. A ave tem um sorriso para dar confina e alegria às crianças, esta tem cores alegres e atractivas para chamar a atenção.A ave tem um sorriso para dar confina e alegria às crianças, esta tem cores alegres e atractivas para chamar a atenção.A ave tem um sorriso para dar confina e alegria às

crianças, esta tem cores

alegres e atractivas para chamar a

atenção.A ave tem um sorriso

para dar confina e alegria às alegres e atractivas para chamar a

monte das

para dar confina e alegria às alegres e atractivas para chamar a para dar confina e alegria às

crianças, esta tem cores atenção.A ave tem um sorriso crianças, esta tem cores

parque natura

alegres e atractivas para chamar a

atenção.A ave tem um sorriso crianças, esta tem cores atenção.A ave tem um sorriso

para dar confina e alegria às crianças, esta tem cores alegres e atractivas para chamar a atenção.A ave tem um sorriso para dar confina e alegria às crianças, esta tem cores alegres e atractivas para chamar a atenção.A ave tem um sorriso para dar confina e alegria às crianças, esta tem cores alegres e atractivas para chamar a atenção.

09


Universo Cromático

As cores que combinamo logótipo “Monte das Aves” devem ser reproduzidas o mais exacto possível, preferencialmente deverão ser reproduzidas em cores directas Pantone. No caso de não ser possível a impressão em cores directas Pantone será utilizada a quadricomia com os valores indicados ou em cores RGB. Sempre que haja necessidade de reproduzir o logótipo em suportes que utilizem outros sistemas de cor a mudança de cores de um sistema para outro deve ser o mais fiel possível à cor original. Não é permitida a reprodução do logótipo em quaisquer outras cores que não as indicadas neste manual.

10


Cores Pantone Suported Coated

monte das

Pantone 662 C

Trans. White

parque natura

11


Cores de selecção Quadricomia

monte das parque natura

12

Cyan Magenta Yellon Black Cyan Magenta Yellon Black

97 75 4 0 0 0 0 0


Cores de selecção

RGB

R25 G58 B132

monte das

R255 G255 B255

parque natura

13


Produção a Preto e Branco

A reprodução do logótipo a preto e branco deve seguir sem desvio, as percentagens indicadas. A utilização do logótipo a preto e branco sempre que possível deve ser evitada. A sua utilização é restrita aos meios impressos a preto, como por exemplo: jornais, faxes, etc.

14


VersĂŁo monocromĂĄtica

Positivo

R10 G11 B12

monte das

R255 G245 B0

parque natura

R255 G255 B255

Negativo

monte das parque natura 15


Aplicação sobre fundos de cor

A reprodução do logótipo deve ser feita de preferência sobre fundo branco. O logótipo apenas será apresentado nas cores originais quando reproduzido em fundos de cor complementar (versão B, C e D) onde deverão ser respeitadas as seguintes regras indicadas.

16


Comportamento sobre fundo Branco A

monte das parque natura Comportamento sobre fundo Preto B

monte das parque natura

17


Comportamento sobre fundo C

monte das parque natura

Comportamento sobre fundo D

monte das parque natura

18


O l贸gotipo est谩 preparado para ser utilizado com fundos escuros e claros. Comportamento sobre fundo Escuro

monte das

monte das

parque natura

parque natura

monte das

monte das

parque natura

parque natura

19


O l贸gotipo est谩 preparado para ser utilizado com fundos escuros e claros. Comportamento sobre fundo Claro

monte das

monte das

parque natura

parque natura

monte das

monte das

parque natura

parque natura

20


Incorrecções e Aplicações

As modificações ou combinações com elementos gráficos estranhos ou de forma não esperada neste manual podem originar a perda de lógica, danificando a compreensão da entidade em causa e comprometendo os objectivos da mesma. Deste modo, refiro diversos erros cujos quais não se podem praticar.

21


Utilização de cores incorretas

monte das parque natura

Deformação de elementos

monte d as parque natura 22


QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL

UNIÃO EUROPEIA

PORTUGAL 2007 2013

FUNDO SOCIAL EUROPEU

manual de normas  

manual de normas gráficas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you