Page 1

A Beleza Grega


1-

Introdução:

A beleza grega era o grande ideal da Grécia antiga. Na Grécia valorizavam-se a beleza e as medidas proporcionais, que eram os modelos de beleza ideal. Os gregos foram os melhores escultores que a história conheceu. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio e a harmonia ideal.


2- O ideal da beleza grega: A arte grega divide-se em três grandes períodos: Período Arcaico: Este período centrava-se nas formas geométricas. No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir grandes figuras de homens. Primeiro aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. http://www.fortunecity.es/imaginapoder/artes/154/escgrecia1. html Período Clássico: Era o mais realista de todos, que procurava o ideal de beleza. No Período Clássico começou-se a tentar esculpir figuras em movimento, para isto, começou-se a utilizar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento. Momentos mais tarde, surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas. http://www.fortunecity.es/imaginapoder/artes/154/escgrecia2. html Período Helenístico: Período em que se pode observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período Helenístico foi a representação, não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.


3Escultur a:

3.1- Significado Etimológico da Palavra:

- A palavra Escultura provém do latim sculptura formado pelo verbo sculpere (esculpir), e pelo sufixo latino –ura/-tura que indica a actividade resultante da raiz.

3.2- Características

• Representação do corpo humano; • Procura da perfeição humana,

com proporcionalidade e no equilíbrio do corpo;

base

na

• Naturalismo; • Utilização de materiais, tais como: A pedra, o mármore, bronze, entre outros..


3.3- Materiais utilizados: Madeira Pedra

Marfim

Mรกrmore

(Entre outros..)


4- Praxiteles: Praxiteles - (395 – 330 a.C.)- Foi um dos mais famosos escultores da Grécia Antiga. Praxíteles esculpiu numerosas estátuas masculinas e femininas. Trabalhou primeiro com mármore, e usava o bronze. A obra mais famosa é a Afrodite de Cnido, a primeira estátua que representa uma mulher completamente nua e sensual. O Apolo sauróctono também é da sua autoria, mas o Hermes e Dioniso Criança é a obra mais recente de Praxiteles que se encontra no Museu de Olímpia. Praxiteles foi, com Escopas e Lisipo, um dos condutores da evolução do Alto Classicismo para o Helenismo. Preferiu como sujeitos os deuses jovens, como Apolo, Afrodite e Hermes, usando o mármore como material de eleição, embora tenha trabalhado também com o bronze. Algumas de suas obras foram coloridas por Nícias, quem tratava de melhorar o efeito final da escultura.


5- A evolução do Cânone

- Esculturas em posições descontraídas (tendo os músculos não acentuados); - Tronco Fletido; - Sorriso Malicioso; - Introduz o nu feminino.


Conclusão – 6 Nesta conclusão podemos afirmar que foi um período de grandes mudanças por parte de Praxíteles. A escultura sofreu grandes alterações devido aos materiais que foram alterando ao longo do tempo, devido à beleza da estátua. Todas estas mudanças fizeram com que a escultura fosse alterada e melhorada ao longo do tempo.


Webgrafia – 7 http://pt.wikipedia.org/wiki/Praxiteles http://www.youtube.com/watch?v=CuEjY72Xv1s

A beleza grega  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you