Issuu on Google+


A missão do NEP é preparar os alunos para o mercado de trabalho e oferecer formação ética no sentido de despertar o exercício da cidadania, aliando formação profissional (gerenciamento de projetos de comunicação) à formação humana. Para cumprir esse objetivo, buscamos alcançar a meta de estudar e envolver-nos com a "razão de ser" da instituição-cliente do terceiro setor, diagnosticando seus pontos fortes e fracos, e realizando, a partir destes estudos, uma proposta de reestruturação da conduta comunicacional da instituição, de forma ética e responsável. Somos uma agência experimental com uma identidade jovem, curiosa e entusiasmada. Queremos nos relacionar com as organizações do terceiro setor de forma interessada, compreensiva e envolvida, construindo assim uma amizade numa relação pedagógica. A agência é experimental e inovadora pela sua área de atuação. Vinculado à Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, o NEP visa proporcionar aos estudantes uma junção acadêmica e mercadológica e prestar um serviço de comunicação não remunerado e com ótima qualidade para as instituições do terceiro setor. Os estudantes e as organizações são assim mutuamente beneficiados. Nosso posicionamento de mercado está fortemente associado à oportunidade de trabalho experimental, formação profissional e humana dos estudantes de comunicação da PUC Minas, e ao serviço de comunicação remunerado numa relação de parceria com o terceiro setor. A construção da marca e da assinatura devem portanto estar baseados nestas informações.


A Pipoca A pipoca surge a partir de uma semente que recebe uma energia de ativação . Da mesma maneira, o NEP desenvolve ideias consistentes a partir de um brainstorm que é, inicialmente, uma semente. O estouro de uma pipoca é repentino como o surgimento de uma ideia e a sonoridade da transformação do milho em pipoca remete ao monossilábico NEP. Por ser uma agência experimental formada por estudantes de Publicidade e Propaganda da PUC Minas, o clima predominante de jovialidade, energia e entusiasmo presente no NEP associa-se ao que ocorre dentro de uma panela quando estouram-se pipocas. Uma vez que a pipoca é sempre relacionada a bons momentos em conjunto, a marca passa a transmitir uma ideia de trabalho em equipe divertido e, ao mesmo tempo, com muito comprometimento.


Vers達o Tradicional (uso preferencial)


Versão Horizontal

Versão Vertical

Dê preferência para a versão tradicional da marca sempre que possível. Apenas quando o formato ou a redução exigir aplique a versão horizontal. Para assinar peças gráficas, aplique a marca horizontal com um giro de 90° em sentido anti-horário.


Sempre que possível, a marca deve ser aplicada em conjunto com a frase “Núcleo de Experimentação Publicitária”, o significado da sigla NEP. Ela deve sempre ser aplicada da maneira acima, em Verdana Bold e formando um terço do diâmetro de um círculo ao lado da marca.


Não há mistérios na aplicação da marca em negativo. Basta aplicar a marca sem o preenchimento amarelo. Contudo aplicações em preto e branco devem, sempre que possível, trazer o miolo em tons de cinza, isto é, a parte que é tradicionamente amarela no símbolo do NEP deve ser aplicada com um tom de cinza cujos valores podem ser conferidos mais a diante.


0,50x

2,75x

2,75x

7,50x

0,30x

2x

A marca do NEP deve ser sempre aplicada nas proproções aqui descritas. Sempre que possível, dê preferência para a aplicação da versão tradicional da marca com o símbolo acima do logotipo. A frase que acompanha a marca só deve ser aplicada na mesma distância e proporção aqui descritos, e apenas em tamanhos maiores que 3cm de altura. Nunca aplique-a em conjunto com a versão horizontal.


O símbolo do NEP e seu logotipo possuem um aspecto irregular e assimétrico, o que não quer dizer que as suas proporções e distâncias originais possam ser ignoradas. Nunca aplique o logotipo de forma diversa do original e nem altere, expanda ou gire o símbolo. Não se esqueça também de preservar a relação altura/largura e distância entre o símbolo e o logotipo.


O interior do símbolo do NEP não é vazado, é BRANCO. Nunca aplique a marca sem preenchimento sobre foto ou fundo colorido, exceto nos casos em que se optar pela utilização da versão em negativo.


A versão convencional da marca deve ser aplicada a uma certa distância entre os outros objetos presentes em uma página e com um espaço seguro entre ela e as margens. Este espaço deve ser igual à, no mínimo, a largura e/ou altura da própria letra “e” usada para escrever a sigla NEP. No caso de aplicações da versão horizontal, a margem deve ter as mesmas proporções da letra “n” do logotipo.


neptarde@pucminas.br | 33119-4466 PUC Minas - Coração Eucarstico www.blognep.wordpress.com

nepmanha@pucminas.br | 33119-4466 PUC Minas - Coração Eucarstico www.blognep.wordpress.com

neptarde@pucminas.br | 33119-4466 PUC Minas - Coração Eucarstico www.blognep.wordpress.com

nepmanha@pucminas.br | 33119-4466 PUC Minas - Coração Eucarstico www.blognep.wordpress.com

neptarde@pucminas.br | 33119-4466 PUC Minas - Coração Eucarstico www.blognep.wordpress.com


CMYK C 0 M 40 Y 75 K 0

CMYK C 0 M 0 Y 20 K 100

CMYK C 35 M 5 Y 35 K 0

CMYK C 40 M 10 Y 15 K 0

CMYK C 30 M 40 Y 10 K 0

CMYK C 0 M 0 Y 0 K 100

CMYK C 0 M 0 Y 0 K 25

RGB R 239 G 154 B 82

RGB R 248 G 145 B 0

RGB R 141 G 193 B 165

RGB R 129 G 179 B 195

RGB R 162 G 137 B 170

RGB R 31 G 26 B 23

RGB R 182 G 181 B 180

PANTONE 1505 C

PANTONE 7406 C

PANTONE 353 C

PANTONE 318 C

PANTONE 5145 C

PANTONE Process Black C

PANTONE Pantone 421 C

HEX #f6ab4d

HEX #ffcc00

HEX #b6d2b4

HEX #a6cad2

HEX #bda3bd

HEX #1a171b

HEX #cfd1d2

As cores acima são as mais adequadas para serem utilizadas em grafismos associados a marca. Contudo, a marca do NEP envolve duas cores apenas: preto e amarelo escuro. A fórmula dessas cores pode ser vista acima. O tom de cinza que aparece ao final deve ser utilizado no lugar do amarelo no caso de aplicações da marca em preto e branco.


Estas são as fontes da marca do NEP. A Appel LiGothic Medium foi utilizada na construção da marca, enquanto a Helvetica é utilizada para qualquer texto que acompanhe a marca. Para títulos, a Verdana Bold é bastante adequada, sendo a fonte utilizada na frase que acompanha a assinatura.


NEP - Manual de Identidade Visual