Page 1

Boletim Informativo Outubro| Novembro e Dezembro 2016 Edição nº 29

Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém – IPSS


Eleiçoes Presidenciais da Republica de Cabo Verde Dia 2 de Outubro realizaramse as eleições presidenciais da República de Cabo Verde. A Associação teve uma mesa de Assembleia de Voto, possibilitando deste modo a participação da comunidade Caboverdiana desta região e o seu envolvimento na vida política

e, por consequência, nos processos de desenvolvimento do seu país. Jorge Carlos Fonseca, foi o candidato reeleito, dando continuidade ao trabalho desenvolvido.

Desporto Comunitario Deu-se início no dia 5 de Outubro, pelo fim da tarde, a uma aula aberta de Zumba com a instrutora Nádia Alves, no Salão Polivalente da Associação Caboverdiana. Muitas foram as sócias da Associação que estiveram presentes nesta primeira aula, participando entusiasticamente! No dia 10 de Dezembro, as participantes estiveram presentes na demonstração de zumba, que decorreu na Feira

Boletim Informativo

do Natal, organizado pela Câmara Municipal de Sines. De recordar que a Zumba é um programa de ginástica com dança, que combina ritmos latinos com músicas internacionais tornando-a numa aula dinâmica, ritmada e divertida. Caso pretenda praticar esta modalidade na Associação, a Zumba decorre todas as quartas-feiras das 19:30 às 20h30 no Salão Polivalente.

Página 2


Entrajuda - Bens Doados

A 20 de Outubro, a equipa técnica da Associação deslocou-se a Lisboa para o segundo levantamento anual de bens doados pela Instituição Entrajuda. Os bens foram essencialmente produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e algum vestuário. De acordo com as carências dos nossos utentes e das famílias diagnosticadas, elaborou-se 50 cabazes com estes produtos, que foram distribuídos durante o mês de Dezembro e que permitiram colmatar algumas das suas necessidades e aliviar os seus orçamentos familiares.

Participaçao no III Encontro Pensar a Saude Mental As técnicas da Associação estiveram presentes no seminário do III Encontro Pensar a Saúde Mental—”À Beira de um Ataque de Nervos”, promovido pela Rede Social de Sines, que decorreu no Centro de Artes no dia 10 de Outubro. Abordaram-se as temáticas da ansi-

edade no seio da família e do stress em contexto laboral, contando com a participação de vários especialistas em saúde mental. As técnicas da Associação marcaram ainda presença em dois dos workshops que decorreram nessa semana, com

o objetivo de aprofundarem os seus conhecimentos acerca dos temas abordados e, assim, poderem aplicá-los em situações ocorrentes na instituição.


Balanço CLAIM´Sines 2016 O gabinete

CLAIM´Sines, ao

através de técnicos(as) certifi-

longo do ano 2016, efetuou:

cados(as) pelo Alto Comissaria-

1000 Atendimentos

do para as Migrações (ACM).

(64.5% sexo masculino e

A legalização é o assunto que

34.4% sexo feminino)

mais leva os imigrantes a recor-

Para além de prestar informa-

rer aos serviços deste gabinete,

ções nas diferentes fases/áreas

seguido pelas questões relacio-

do ciclo migratório, apoia em

nadas com trabalho, naciona-

todo o processo de fixação e

lidade e reagrupamento fami-

inclusão dos migrantes na soci-

liar, entre vários outros aspe-

edade de acolhimento, articu-

tos. A faixa etária em idade

lando com as diversas estrutu-

ativa (18 aos 65 anos) foi a

ras locais e promovendo o diá-

mais representativa nos atendi-

logo intercultural, disponibiliza

mentos efetuados em 2016, à

num só espaço um leque de

semelhança de anos anterio-

informações necessárias e um

res.

atendimento

personalizado,


Gabinete de Apoio Comunitario O ano de 2016 veio refor-

mero de visitas domiciliá-

çar a importância da exis-

rias, que têm o objetivo de

tência do Gabinete de

proporcionar às técnicas da

Apoio Comunitário da As-

Associação

sociação para os seus be-

perceção da realidade diá-

neficiários

respetivas

ria dos utentes e as dificul-

Durante o ano,

dades que enfrentam, ten-

foram realizados 104 aten-

do sido efetuadas um total

dimentos na Sede da Asso-

de 69 visitas.

ciação e foram acompa-

Perspetiva-se que, no ano

nhados 35 utentes de uma

de 2017, o Gabinete de

forma direta.

Apoio Comunitário conti-

Destacou-se o elevado nú-

nue com este tipo de ações.

famílias.

Página 5

e

uma

melhor


Projeto Ocupacit@ O projeto terá o seu início em Fevereiro, tem com a finalidade equipar três salas da Associação, nomeadamente a Mediateca tornando-a um espaço lúdico/pedagógico com equipamentos informáticos, didáticos/lúdicos para o desenvolvimento integral dos destinatários, abrangendo 60 crianças e jovens imigrantes e descendentes; a Sala de estudo/ formação, de forma a reforçar-se as aprendizagens com apoio de técnicos capacitados, que auxiliarão no estudo, e criarão dinâmicas de melhoramento do vocabulário, leitura/ escrita, dotando-os de orientações para o sucesso escolar e conhecimento geral, pretendendo-se impulsionar para a correta utilização das novas tecnologias; o Salão Polivalente onde pretende-se criar atividades de ocupação dos tempos livres, estimular comportamentos inclusivos através de tertúlias abertas com temáticas como violência, discriminação, identidade, com o objetivo de alcançar a longo prazo uma educação cívica e uma sociedade inclusiva e moral das crianças e jovens. Prevê-se a dinamização de ateliês de carácter pedagógicos/educativos entre pais e filhos promovendo comportamentos positivos no âmbito da parentalidade.

Pretende-se ainda desenvolver ações desportivas e dinâmicas, colmatando o sedentarismo. Fundação EDP Solidária Este projeto tem o cofinanciamento da EDP Solidária, que abraçou a causa deste projeto. Campanha Crowdfunding De forma a obter um maior contributo para o projeto, de 8 de Novembro a 14 de Janeiro levou-se a cabo uma campanha que ambiciona angariar fundos para a aquisição de material informático, um veículo para a capacitação, facilitando e consolidando de forma eficaz na educação e ocupação.


Reuniao de Assembleia Geral Em conformidade com as disposições legais aplicáveis e os estatutos da Associação, convocou-se os associados para se reunirem no dia 8 de Dezembro, em Reunião de Assembleia Geral da Associação, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto Um: Apresentação, discussão e deliberação sobre o Plano de Atividade e Orçamento 2017; Ponto Dois: Informações projeto Ocupacit@; Ponto Três: Outros assuntos de interesse.

Festa de Natal Tal como manda a tradição, em mais um ano, realizou-se a Festa de Natal da comunidade cabo-verdiana de Sines, que junta-se para celebrar a data festiva. Um noite que contou com a animação dos Dj LC e Dos Anjos com momentos de muito divertimento e animação para as pessoas presentes no espaço Polivalente da Associação.

Página 7


O Natal é uma das festividades mais importantes em Cabo Verde, onde as celebrações têm um grande pendor religioso, cujas origens enraízam na colonização portuguesa. Ao longo dos anos, as celebrações desta data aproximam-se cada vez mais das de Portugal e dos restantes países europeus católicos. No entanto, o aspeto mais importante e que prevalece é o da festa da família, oportunidade de juntar-se no mesmo espaço a família, vizinhos e amigos para comemorar o Natal.


Contate-nos Para obter mais informações sobre os nossos serviços: Rua João Doroteia, Lote LE1 7520-109 Sines Tel.: 269 636 878

Tlm.: 965 372 269

E-mail: a.caboverdeana.sines@gmail.com Visite-nos em : Facebook: Associação Caboverdiana de Sines

Boletim informativo Associação Caboverdiana de Sines nº 29  

Click na imagem e veja as atividades desenvolvidas pela Associação nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro 2016.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you