Page 1


Manual de Identidade Visual CCE Info


Apresentação Este manual de identidade visual tem como finalidade auxiliar na padronização de toda a identidade visual da submarca CCE Info, divisão de informática da CCE Amazônia pertecente ao grupo Digibras. Aqui serão apresentados todos os elementos necessários para construir a personalidade da marca de forma correta e detalhada. Neste manual, você conhecer a fundo cada detalhe e entender todo o conceito atrás de cada elemento da identidade, além de suas características técnicas, possibilidades de aplicações e demais itens de suma importância para o cumprimento da comunicação da marca.


Sumário

1

ANÁLISE

2

EXPRESSÃO VISUAL

3

APLICAÇÕES

Sobre a marca Pilares Essências

Logotipo Paleta de cores Elemento de apoio Tipografia Fotografia

Papelaria Embalagens PDV


1 Anรกlise da marca


Sobre a marca Mais de 40 anos de história se passaram e, pouco a pouco, o Grupo CCE foi se tornando um gigante 100% brasileiro que hoje se faz presente em todo o território nacional. Esse é o resultado do espírito empreendedor e do respeito que todas as pessoas envolvidas com a marca sempre tiveram em relação ao mercado, aos seus consumidores e aos seus parceiros. E a CCE sabe que, para construir um patrimônio deve, antes de tudo, ajudar a construir um mundo melhor ; por isso, está

envolvida em dezenas de projetos sociais e preocupa-se com a preservação do meio ambiente em todas as suas etapas de produção. Hoje, o Grupo apóia diversas instituições de assistência a crianças, adolescentes e idosos, e ainda desenvolve vários projetos voltados para seus colaboradores. Com uma operação comercial que privilegia a capilaridade na distribuição de seus produtos aos mais de 5.000 clientes de sua carteira do segmento varejista, a CCE consegue alcançar os mais distantes pontos do território Brasileiro.

100% BRASILEIRO PRESENTE EM TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO.

Manual de Identidade Visual

10


Pilares e essências Tecnologia o

tis

fa

Manual de Identidade Visual

ro p m

çã

Engajamento

11

ss mi

Co

o

Orgulho

Sa

Patriotismo


Tecnologia A TECNOLOGIA MOVE O MUNDO, NÃO PODEMOS NEGAR. E É ESSA FORÇA QUE TAMBÉM NOS MOVE, OFERENCENDO QUASE 4 MILHÕES DE PRODUTOS COMERCIALIZADOS, TODOS DESENVOLVIDOS E PRODUZIDOS DENTRO DOS CONCEITOS TECNOLÓGICOS MAIS AVANÇADOS.

Manual de Identidade Visual

12


13

Manual de Identidade Visual


Engajamento A CCE ACREDITA EM UM MUNDO MELHOR. E PARA ISSO SABE DO COMPROMETIMENTO QUE TEM E DOS DESAFIOS PARA QUE ISSO SEJA POSSÍVEL. A CCE INFO É UMA MARCA COMPROMETIDA COM A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO CADA VEZ MAIS SOLIDÁRIO E SUSTENTÁVEL.

Manual de Identidade Visual

14


15

Manual de Identidade Visual


Patriotismo O GRUPO CCE É 100% BRASILEIRO E SE ORGULHA DISSO. EM UM PAÍS COM TANTAS RIQUEZAS NATURAIS, É FUNDAMENTAL A PRESERVAÇÃO DESSES NOSSOS PATRIMÔNIOS NACIONAIS, E SERMOS REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS COM TECNOLOGIA DE PONTA APOIADA NA CULTURA NACIONAL.

Manual de Identidade Visual

16


17

Manual de Identidade Visual


Satisfação NOSSA SATIFAÇÃO É SUPERAR AS NECESSIDADES DE NOSSOS CLIENTES, CONDIÇÃO QUE MANTÉM COMO PREMISSA BÁSICA EM TODAS AS NOSSAS INICIATIVAS.

Manual de Identidade Visual

18


19

Manual de Identidade Visual


Orgulho ORGULHO DE SER ESSE GIGANTE BRASILEIRO DE TECNOLOGIA, FRUTO DE MUITOS ANOS DE TRABALHO E ACIMA DE TUDO SEM PERDER O DNA NACIONAL E OFERECER O MÁXIMO COM NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS.

Manual de Identidade Visual

20


21

Manual de Identidade Visual


Compromisso SOMOS UMA MARCA COMPROMISSADA EM OFERECER O MELHOR PARA NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES, SEM DEIXAR DE LADO A GESTテグ AMBIENTAL E A BUSCA DE UM MUNDO MELHOR PARA TODOS.

Manual de Identidade Visual

22


23

Manual de Identidade Visual


2 Express達o visual


Logotipo APRESENTAÇÃO O logotipo da CCE Info é a âncora de todo o sistema de identidade visual. É ele que será uma das principais formas de fazer com que a marca seja reconhecida e por isso deve ser mantido com as características originais como cores, composição e formas.

Manual de Identidade Visual

26


DIRETRIZES CONCEITUAIS Para a criação do logotipo foram usadas três bases conceituais: TECNOLOGIA PATRIOTISMO ENGAJAMENTO Cada uma tendo um símbolo que, unidos, conceituam toda a essência da marca. Para tecnologia foi escolhido o BOTÃO ON/ OFF que é a uma das formas conhecidas, representa a interrupção de situações antigas e a chance de um reinício. Para o engajamento foi escolhido o QUEBRA-CABEÇAS que representa a união e a lógica, formando uma dupla poderosa para as adversidades. O patriotismo aqui é representado pelas CORES DO BRASIL, as cores que movem nossa nação que geram um contraste que tão vivo quanto o vasta população que aqui vive. o AZUL, tendo como significado a racionalidade e o campo das ideias juntamente com o AMARELO significando riqueza e alegria. Tudo que nosso povo mais tem.

27

Manual de Identidade Visual


Logotipo CONSTRUÇÃO O logotipo da CCE Info foi construido com círculos e retângulos que juntos dão uma forma harmônica e mais agradável ao desenho das letras. Para remeter a ideia de tecnologia na segmentação “Info” foi utilizada uma inclinação de 10° para a direita e alguns detalhes mais retos no desenho das letras.

16x

REPRODUÇÃO A grade de reprodução é composta de 32 módulos de base por 16 módulos de altura. Cada módulo é equivalente a distância entre as letras ‘C’. Essa grade deve ser utilizada para reprodução manual do logo.

x

32x x = largura da distância entre os ‘C’

Manual de Identidade Visual

28


DESCRIÇÃO DAS CORES PANTONE 605 C C:15% M:12% Y:100% K:1% R:227 G:204 B:0

PANTONE 2728 C C:92% M:69% Y:0% K:0% R:5 G:77 B:188 PANTONE 2738 C C:100% M:88% Y:21% K:3% R:0 G:29 B:149

29

Manual de Identidade Visual


Logotipo COMPORTAMENTO CROMÁTICO O logo possui variações cromáticas para melhor adequar aos processos de impressão e situações específicas de aplicação.

Policromia

Monocromia negativa

Monocromia

Versão especial

Manual de Identidade Visual

30


REDUÇÃO MÁXIMA O logotipo e suas variações poderão ser reduzidos até atingir 15mm, tamanho este que mantém toda composição legível. 15mm

ÁREA DE PROTEÇÃO

x

A área de proteção corresponde a uma distância mínima para a inclusão de outros elementos aos arredores ou bordas de página. No logo CCE Info essa área corresponde a altura da letra ‘O’ da segmentação Info.

x = altura da letra ‘O’ da segmentação ‘Info‘

31

Manual de Identidade Visual


Logotipo APLICAÇÃO SOBRE FUNDOS COLORIDOS Para a correta aplicação da logotipia sobre os fundos coloridos será usado os seguintes critérios de utilização:

para aplicação sobre fundos de tons claros e pastéis em que o logo especial perca a visibilidade.

LOGOTIPO ORIGINAL: Para aplicação sobre fundos brancos ou com até 10% de preto (cinza).

LOGOTIPO MONOCROMÁTICO NEGATIVO: Deve ser usado em tons médios e escuros em que o logo especial perca a visibilidade.

LOGOTIPO MONOCROMÁTICO POSITIVO: Preferencialmente para situações as quais só será possível a impressão em cor preta e

LOGOTIPO ESPECIAL: A segunda versão preferencial, deve ser aplicada em fundos escuros que haja muito contraste.

Em muitas aplicações várias versões poderiam ser usadas, mas deve sempre dar preferência às versões original e especial.

Manual de Identidade Visual

32


APLICAÇÃO SOBRE FOTOS Para a correta aplicação da logotipia sobre fotografias será usado os seguintes critérios de utilização: LOGOTIPO ORIGINAL: Para aplicação sobre fundos brancos.

33

Manual de Identidade Visual

LOGOTIPO ESPECIAL: A segunda versão preferencial, deve ser aplicada em fotografias que contenham cores escuras e que se e em especial em fotografias de paisagens e pessoas.

O logo deve ter o tamanho médio de 1/4 da largura da peça, somada com sua área de segurança.


Logotipo USOS PROIBIDOS Toda logotipia foi desenvolvida para ter uma maior adaptação à diversas situações, porém algumas utilizações são proibidas entre elas: - ALTERAR A PROPORÇÃO - ALTERAR AS CORES - RETIRAR ELEMENTOS - ALTERAR A COMPOSIÇÃO - APLICAÇÕES DE VERSÕES ERRADAS - INCLUSÃO DE EFEITOS - ALTERAR A FORMA PADRÃO

Manual de Identidade Visual

34


USOS PROIBIDOS Da mesma forma há limitações para a aplicação sobre fotografias, dentre elas estão: - APLICAÇÃO DA VERSÃO ERRADA - COBRIR PARTES FUNDAMENTAIS. - COBRIR TODA A IMAGEM.

35

Manual de Identidade Visual


Paleta de cores A paleta de cores oficial da marca foi escolhida para ajudar a tangibilizar sua promessa. As cores AZUL, AMARELO, VERDE vão além das cores nacionais e passam a representar TECNOLOGIA, RIQUEZA e ESPERANÇA respectivamente. Em cada trabalho institucional, fotográfico ou promocional deve ser aplicado com a intensão correta. Elas são cores de apoio de toda a identidade então não devem se destoar ou serem substituídas.

As cores em versão CMYK devem ser utilizadas para impressão OFFSET enquanto as demais sistemas de impressão deve prevalecer as cores especiais PANTONE em referência à tabela Coated. As cores RGB e HEXADECIMAL devem ser usadas em mídias de formato digital e web sites respectivamente

Manual de Identidade Visual

36


PANTONE 292 C C:61% M:17% Y:0% K:0% R:100 G:175 B:226 HEX: #64AFE2

PANTONE 605 C

C:16% M:12% Y:100% K:0% R:227 G:206 B:0 HEX: #E3C300

PANTONE 349 C

C:92% M:31% Y:88% K:24% R:0 G:105 B:61 HEX: #00693D

37

Manual de Identidade Visual


Elemento de apoio Para ajudar na identidade foi criado um elemento gráfico de apoio. Esse elemento foi criado em uma base conceitual de UNIÃO, FUSÃO E FRAGMENTAÇÃO. Unindo homem e máquina. Fundindo valores. Fragmentando e dividindo o conhecimento e boas ideias. Sua aplicação deve ser entre dois elementos, sedo fotografias, conceitos ou informações. É um elemento fundamental para a imagem da marca em publicidades, campanhas e ações. As cores acompanham a paleta complementar da marca composta de verde, azul e amarelo. E suas respectivas aplicações devem seguir a mesma referente às cores.

Manual de Identidade Visual

38


ELEMENTOS E CORES

100%

39

70%

Manual de Identidade Visual

100%

70%

100%

70%


Tipografia Para tipografia institucional foram escolhidas algumas variações da família tipográfica LIBRE, totalizando quatro versões usadas para impressos publicitários e institucionais. Para a web admite-se o uso da tipografia Arial.

Para a tipografia principal foram escolhidas as fontes Libre Semi Sans SSI (bold) e Libre Semi Sans SSI (light) devido à seu desenho que possui uma variação de traço e peso mais acentuada, enriquecendo a forma dos textos. Ambas devem ser usadas para títulos, mensagens de maior ênfase e textos curtos em ambas as caixas alta ou baixa.

TIPOGRAFIAS PRIMÁRIAS Libre Semi Sans SSI (bold) Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz 0123456789 Libre Semi Sans SSI (light) Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz 0123456789 Manual de Identidade Visual

40


TIPOGRAFIAS SECUNDÁRIAS Libre Sans Serif SSI (Regular) Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz 0123456789 Libre Sans Serif SSI (bold) Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz 0123456789 41

Manual de Identidade Visual

Para a tipografia secundária foram escolhidas as variações regular e bold da fonte Libre Sans Serif SSI. Ela possui um corpo mais simples e deve ser usada para grandes textos, memorandos, documentação institucional, manuais dentre outros materiais que demandem grandes massas de texto.


Fotografia A CCE Info é mais que uma marca brasileira e mais que uma marca de tecnologia. É uma marca que faz tecnologia brasileira. Para isso é preciso muita determinação, coragem e ter objetivos. Para isso foi desenvolvido um estilo fotográfico que exprima bem a essência da marca. As fotografias serão retratadas com novas perspectivas e exaltar os detalhes, fugindo do convencional, isso trará mais dinâmica à comunicação da marca. Para as fotos de produtos deve ser feita usando lentes macro ou capturando o máximo de detalhe das principais características do produto. As fotos externas devem ser feitas em lugares ou situações que remetam à riqueza do país, exaltando a beleza nacional. As fotos de pessoas devem ser trabalhadas a fim de transmitir esperança, prosperidade para aproximar o público da marca.

Manual de Identidade Visual

42


43

Manual de Identidade Visual


Manual de Identidade Visual

44


3 Aplicação 45

Manual de Identidade Visual


Papelaria PASTA

Manual de Identidade Visual

46


CARTテグ DE VISITAS

47

Manual de Identidade Visual


Papelaria PAPEL CARTA

Manual de Identidade Visual

48


ENVELOPE CARTA

49

Manual de Identidade Visual


Produtos TABLET

Manual de Identidade Visual

50


NOTEBOOKS

DESKTOPS

51

Manual de Identidade Visual


PDV BALCテグ

Manual de Identidade Visual

52


DISPLAYS

53

Manual de Identidade Visual


Frota

Manual de Identidade Visual

54


55

Manual de Identidade Visual


Web

Manual de Identidade Visual

56


57

Manual de Identidade Visual


Manual de Identidade Visual

58


Contato Itaquatium utestissim dus exeris ut as erepelenis nestiuntin pre sitibuscid qui cusdant quidest, sitaspe provid quiat ea doluptatur simillent acia isitaspel essum qui nobitia spidusa vendam quamet fugit re, officia sant expellab inimet, optas re nem que ne late cullam nonserf erferspere nes atur mo dit aut et et que doluptiur, con repro con conet arum, ut andis dolore perovid qui serum fugit molliatur aliqui dem et erianih illiquiatem voluptate laborestori nobit, necumquae voluptatist verovid quo eos iur acepuditium qui doluptatium vendi incius et quat esernatur? Et volupta iumquis etur adignitasit quid que occullu ptature peratum exeritiae doloribus maio. Ces quia etur aut enda sim quam alisit doloritam eum earuptur, si dis eictur sunt. Am ariae volent. Asimpost, que mi, est omnihit assitas modi unt alit, sunt latur sitaeritis eossitia ped que nulloribus, nullor atenderum dolor ressed qui ut il in con nos ex et que nus, tempostiat. Hentius dolut que plaborum ese velitatur?

59

Manual de Identidade Visual


manual de identidade  

manual de identidade da cce , trabalho de tcc

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you