Issuu on Google+


MANUAL DE IDENTIDADE UAW Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte Novas Tecnologias da Comunicação Publicidade e Marketing Docente: Olinda Martins Carlota Silva, 50244 Filipe Roque, 49446 João Cardote, 50482


ÍNDICE 1. SISTEMA DE IDENTIDADE

1.1. MARCA, P. 04

1.2. LOGOTIPO, P. 05

1.3. LOGOMARCA, P. 06

1.4. VERSÕES COMPLEMENTARES, P. 07

1.5. VERSÕES EM POSITIVO E NEGATIVO, P. 08

1.6. REDUÇÃO DE ESCALAS

/ MARGENS DE SEGURANÇA, P. 09 2. SISTEMA CROMÁTICO 2.2. CORES, P. 10 2.1. TEXTURAS, P. 10 3. SISTEMA TIPOGRÁFICO 3.1. FAMÍLIAS DE TIPOS, P. 11 3.2. REGRAS DE APLICAÇÃO DE FAMÍLIAS DE TIPOS, P. 11 4. ARGUMENTO, P. 12 5. ESTRUTURA DE IDENTIDADE, P. 13 6. IMAGINÁRIO, P. 14 7. APLICAÇÃO DO SISTEMA DE IDENTIDADE 7.1. PRODUTO, P. 16 7.2. SUPORTES IMPRESSOS, P. 18 7.3. SUPORTES DIGITAIS, P. 19 7.4. AMBIENTE, P. 20 8. CONCLUSÃO, P. 22


MARCA A marca UAW nasce para dar nome ao projeto - criação de uma parede interativa para a Universidade de Aveiro. Esta sigla surge da fusão da abreviatura UA - Universidade de Aveiro e W - Wall, constituindo o acrónimo UAW. Apresenta-se como uma marca com impacto e de fácil memorização. diferenciação: não existe outra marca com o mesmo nome brevidade: trata-se de uma sigla e é apenas uma palavra pronuncia: as diferentes pronuncias não afetam diretamente o nome apropriação: UAW: Universidade de Aveiro + Wall empatia: a própria omonotopeia suscita admiração extensão: permite inúmeras variações gráficas ou dinâmicas proteção legal: é passivel de ser protegido devido à sua originalidade


LOGÓTIPO

5


LOGOMARCA

LOGO NOMINATIVO

Logótipo: O logótipo corresponde a um trabalho gráfico realizado em torno das letras que compõem o nome da marca - UAW. Optou-se por utilizar um registo simples e limpo, a partir da fonte Quicksand - Book, onde se aplicaram algumas alterações relativamente à original. Os espaçamentos foram modificados, procurando uma experiência visual mais agradável e a letra "A" sofreu um processo de simplificação, reduzindo-se apenas à sua forma essencial. É de notar ainda que a sigla "UA" se destaca pela sua cor, aludindo à origem da marca.

Nominativo: Este elemento surge como necessidade de contextualizar a marca, atribuindo-lhe a descrição do produto. Optou-se por manter a mesma fonte, conferindo-lhe uma localização e destaque pouco acentuados, pois trata-se de um elemento complementar e não integrante.


VERSÕES COMPLEMENTARES

ADAPTAÇÃO A FUNDOS CLAROS

Durante o processo de criação de uma marca, deve ter-se em conta a variedade de formatos a que esta poderá sujeitar-se. É importante, por isso, apresentar a solução que se adapta à utilização de fundos claros. A única alteração que ocorre é a mudança crómatica do branco para um tom de cinzento que, também é familiar à marca e confere o contraste necessário à sua legibilidade.

7


VERSÕES EM POSITIVO E NEGATIVO

O logótipo apresentado para esta marca não perde legibilidade nas suas variações de positivo e negativo, respetivamente. Quando não for possível utilizar a marca UAW nas suas sua cores preferenciais, poderá recorrer-se a estas versões.


REDUÇÃO DE ESCALAS

46 PX 1,6cm

35 PX 1,2cm

23 PX 0,8cm 12 PX 0,4cm

100%

75%

50%

25%

100%

s = 20 PX

9


SISTEMA CROMÁTICO

R150 G194 B34 C50 M0 Y99 K0 #96C222

R103 G103 B103 C56 M45 Y45 K33 #676767

Cor: As cores predominantes são o verde, cor de destaque, e uma gradação de cores neutras, entre o branco e o cinzento. Estas são as cores que reflectem a imagem gráfica da Universidade de Aveiro, ajudando assim a manter a coerência, tendo em conta a imediata ligação deste produto a esta instituição. Texturas: De forma a criar o aspeto gráfico pretendido a solução passou pela combinação de duas texturas. A primeira define o ambiente da aplicação e a segunda marca as principais áreas selecionadas. Considera-se assim, que estas texturas são parte integrante da identidade da marca.

R188 G190 B192 C0 M0 Y0 K30 #BCBEC0

R255 G255 B255 C0 M0 Y0 K0 #FFFFFF

TEXTURAS


SISTEMA TIPOGRテ:ICO PT SANS / REGULAR

ABCDEFGHIJKKMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijkkmnopqrstuvwxyz 0123456789!?#%&$@(/ |\)

QUICKSAND / BOOK

ABCDEFGHIJKKMNOPQRSTU VWXYZ abcdefghijkkmnopqrstuvwxyz 0123456789!?#%&$@(/ |\)

1. QUICKSAND REGULAR 15PT #FFFFFF

1. menu

2. PT SANS REGULAR 12PT #4D4D4D

2. voltar atrテ。s

3. PT SANS REGULAR 16PT - SMALL CAPS #FFFFFF 4. PT SANS REGULAR 13PT #FFFFFF

3. tテュtulos 4. corpo de texto

11


ARGUMENTO

interatividade

descoberta

nostalgia

campus UA

experiência

Argumento: A marca UAW apresenta-se como uma experiência que proporciona um percurso ao utilizador onde pode (re)descobrir o campus da UA, a sua história e a cidade de aveiro, por recurso à interação através do gesto. Desta experiência de informação e entretenimento, surge a novidade. Para determinados utilizadores acrescenta-se, ainda, o sentimento de nostalgia.

percurso

entretenimento

novidade

aveiro

informação

história


ESTRUTURA DE IDENTIDADE

Estrutura de identidade: A UAW adopta uma estrutura monolítica, sendo uma marca descendente da conceituada marca/instituição Universidade de Aveiro UA. Todo o processo de identidade é fundamentado na imagem desta instituição, privilegiando assim o posicionamento da marca e do produto em causa. Desta forma, a UAW estabelece uma relação com os valores e o estilo de vida dos seus utilizadores/consumidores, estabelecendo assim uma ligação de proximidade com todos aqueles que se encontram ligados a esta instituição. 11


IMAGINÁRIO


IMAGINÁRIO

15


PRODUTO

O produto apresentado pela marca UAW está diretamente ligado à tecnologia. Apresenta-se como uma plataforma que proporciona o envolvimento na Universidade de Aveiro e a respetiva cidade. Oferece informação, entretenimento e nostalgia a quem experimentar. Disponibiliza diversas atividades, jogos e ainda a possibilidade de percorrer a evolução histórica da UA. Trata-se, assim, de uma parede interativa, onde o utilizador é o comando, interagindo com recurso ao movimento do corpo.


PRODUTO

17


SUPORTES IMPRESSOS

Os suportes impressos são maioritariamente documentos de cariz informativo e complementar, como relatórios, manuais e respetivos anexos, como ilustra a imagem. Todas as caraterísticas de identidade são mantidas, sendo os documetos anexos sempre identificados pelo logótipo da aplicação. É também possível, se necessário, uma fácil adaptação de forma a criar cartazes, flyers ou merchandising para fins de comunicação e/ou publicidade.


SUPORTES DIGITAIS

O produto resultante deste projeto consiste, por si próprio, numa aplicação que tem por base uma interface digital - no entanto, esta já foi abordada no ponto anterior. Posto isto, o principal suporte (digital) a este projeto é o blog do grupo. Este serve de diário de bordo - sempre atual - onde são lançadas todas as etapas de evolução da aplicação e novidades relativas ao trabalho desenvolvido pelo grupo.

19


AMBIENTE

Toda a identidade da marca foi criada para se enquadrar de forma natural no contexto onde irá ser apresentada ao público. Toda a envolvente do edifício da reitoria auxiliou a criação da metáfora para a identidade desta marca e principalmente do seu produto - que é a razão de ser deste trabalho.


AMBIENTE

21


CONCLUSテグ


CONCLUSÃO

Conclusão: A marca UAW surge em contexto universitário, no decorrer da unidade curricular de Projeto. Como foi apresentado ao longo deste manual de identidade, procura servir um cliente que, de alguma forma, se encontre ligado à Universidade de Aveiro. Servindo-se de uma tecnologia inovadora e de um conceito diferenciador, o produto UAW pretende alcançar o maior número de utilizadores e para isso, nada melhor do que apostar numa imagem forte e cativante, provocando de imediato uma boa primeira impressão a quem experimenta. 23



UAW!