Linguagens Ensino Médio

Page 30

MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS COMPETÊNCIA 1

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE ÁREA 1 OBJETOS DO CONHECIMENTO (conteúdos, conceitos e processos relacionados à habilidade) » Condições de circulação e recepção de discursos e atos de linguagem. » Recursos expressivos das diferentes linguagens da área e seus efeitos de sentidos. » Fruição estética. » Apreciação (avaliação de aspectos estéticos e políticos em textos e produções artísticas e culturais etc.). » Réplica (posicionamento responsável em relação a temas, visões de mundo e ideologias veiculados por textos e atos de linguagem). » Relações entre produções artísticas e culturais e discursos.

HABILIDADE

MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS COMPETÊNCIA 1

SUGESTÕES PARA AS PRÁTICAS (como poderá ser ensinado e sugestão para acompanhamento da aprendizagem) Esta habilidade diz respeito à capacidade de identificar crenças, saberes, valores, ideologias e interesses expressos explícita ou implicitamente em atos de linguagem (o que se produz por meio das diferentes linguagens, em contextos situados). Seu desenvolvimento passa pelo exercício da leitura crítica dos atos de linguagem (artigos, comentários, debates, obras de arte, performances, práticas corporais). A contextualização e a análise desses atos permitem reconhecer quem os produz, de que lugar, a quem se endereçam e com que propósito, identificando seus posicionamentos e valores. Seu desenvolvimento pode ocorrer em processos de fruição, leitura e discussão de diferentes atos que tragam posicionamentos variados sobre temas complexos, como racismo, estereótipos de gênero e de sexualidade e violência. O desenvolvimento desta habilidade pode evidenciar-se na capacidade crítica e argumentativa do estudante, com respeito à diversidade de opiniões e combate a situações de preconceito. Assim, o trabalho em todas as linguagens da área propicia a ampliação cultural do estudante, sua capacidade de sustentar seus posicionamentos e intervir em seu meio de forma colaborativa e ética, de acordo com as Competências Gerais 1, 3 e 9. Essas vivências éticas promovem o autoconhecimento, associado à Competência Geral 8, e contribuem para conscientização do que querem ser e viver.

(habilidade relacionada a essa competência) (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (o que deverá ser aprendido) Sugestões de objetivos de aprendizagem, considerando os objetos de conhecimento:

» Relacionar atos de linguagem ao contexto em que foram produzidos. » Reconhecer as intencionalidades dos produtores de atos de linguagem (reportagens, anúncios publicitários, campeonatos esportivos, peças teatrais). » Identificar pontos de vista e valores em atos de linguagem e relacioná-los a padrões ideológicos e discursivos. » Reconhecer como recursos expressivos (verbais, visuais, sonoros, corporais, teatrais e audiovisuais) realizam a intencionalidade de seus produtores. » Identificar preconceitos de qualquer natureza, bem como estereótipos associados às práticas corporais e às manifestações artísticas e literárias. » Posicionar-se de forma contrária a preconceitos de qualquer natureza em suas práticas de linguagens.

58

Pode-se observar, portanto, como cada componente possibilita o desenvolvimento desta habilidade:

» A Língua Portuguesa pode sugerir a leitura de notícias, artigos de opinião, anúncios

publicitários, cartas do leitor ou comentários que tratem de temas complexos, propondo momentos de contextualização e análise de como os recursos verbais, e outros que possam vir a compor o texto, expressam sua intenção e seus valores. Pode propor também a produção de debates ou de comentários, em articulação com as habilidades EM13LGG104, EM13LGG204 e EMLP1353, por exemplo, que possibilitem ao estudante expor e sustentar posicionamentos. » A Língua Inglesa, da mesma forma, pode propor a leitura crítica de textos que combinem diferentes modos de expressar (verbal, visual, ...), como anúncios impressos ou em vídeo. » A Arte pode propor processos de fruição de produções artísticas que discutam os temas gênero, religião e raça e discutir como certas escolhas comunicam valores e visões sobre a diversidade. » A Educação Física pode tematizar como suas práticas reiteram ou rejeitam esses mesmos preconceitos.

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.