Page 1

Portfolio Jo達o Soares


Apresentação Nascido a 14 de Novembro de 1991, cresci em Braga, na freguesia de S.Vicente onde passei toda a minha infância e juventude. Ingressei no Ensino Secundário na área de Artes Visuais onde aperfeiçoei o desenho geométrico e à mão livre, duas técnicas que me ajudaram muito quer no Ensino Superior como na vida profissional. Entrei em 2009 no Instítuto Politécnico de Viana do Castelo, no curso de Design do Produto, área que sempre desejei e que me fascinou logo desde o primeiro ano de curso. O design sempre me despertou interesse, principalmente devido à sua capacidade comunicativa, ao seu carácter interdisciplinar, da adaptação ao meio envolvente, isto, aliado ao facto de que o design é um grande motor de desenvolvimento económico e social. Foi durante a licenciatura que realizei os meus principais projectos de design e onde tive o meu primeiro contacto com o mundo empresarial.

1


Projectos Seleccionados Pรกg.

Once Upon a Bosch

3

Oficina da Imagem- OI

4

El Ponchito

5

LEGOAr

6

Ali Chair

7

Light Chair

8

2


Once Upon a Bosch

Once Upon a Bosch, é uma pop-up store que, tal como nome indica, leva-nos para o mundo das histórias infantis, envoltas em mistério, fantasia onde o principal cenário é a floresta. Esta incere-se numa floresta, cruzando o driver “responsabilidade” incutido pela Bosch com a Green(ing) Food e a Glo(cal) Food. Transforma-se assim numa simbiose entre a sazonalidade e camuflagem em que o ser e o parecer se confundem numa falsa aparência, despertando a curiosidade do público, criando uma forte ligação entre o espaço e o consumidor. É um sistema de produto constituído por quatro módulos distintos, que se juntam criando varias configurações adaptando-se ao espaço para si confinado, tendo como base formas orgânicas. O espaço pode ser sempre alterado. Os módulos onde estão inseridos os electrodomésticos (cogumelos gigantes) podem ser movidos, assim como os troncos que sustentam os electrodomésticos micro. Somente os troncos estruturais permanecem conforme estipulado inicialmente. Todo este cenário materializa-se através de troncos, cogumelos gigantes, e folhas em feltro, que se adaptam sempre ao país onde se encontra a pop-up. É através da junção destes elementos que se consegue a ilusão de uma floresta.

Este trabalho foi realizado no 2º semestre do ano curricular 2011/2012 na Licenciatura em Design do Produto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo em conjunto com os discentes Nuno Cunha, Tânia Rocha e Vânia Silva.

3


Oficina da Imagem - OI

O stand Oficina da Imagem pretende mudar a forma de agir dos beauty services presentes nos centros comerciais, criando parcerias com as lojas presentes no mesmo, pretendendo não só potencializar o seu serviço, mas também todos os outros. O stand OI (oficina da imagem) é inteiramente modular e contempla dois tipos de espaço e serviços distintos. OI inspirou-se nos materiais e nas formas sóbrias do design escandinavo, para criar um espaço rústico-elegante com o objectivo de criar um ambiente familiar onde os clientes se possam sentir-se em casa. Os serviços oferecidos, consultas de aconselhamento de imagem e manicure/arranjo de cabelo rápido levaram-nos à escolha de um espaço com duas divisões.

Este trabalho foi realizado no 1º semestre do ano curricular 2011/2012 na Licenciatura em Design do Produto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo em conjunto com os discentes Joana Vieira e Pedro Ribeiro.

4


El Ponchito

El Ponchito surgiu de um projecto em que o principal objectivo era transmitir uma mensagem de alerta aos países do primeiro mundo sobre problemas quer sociais, económicos ou até religiosos dos países do terceiro mundo, através de um objecto. Foquei-me na America Latina e, com base numa pesquisa, detectei uma grande lacuna relacionada com o abandono escolar por parte das crianças, pelos mais diversos motivos. Tráfico de droga e fabrico da mesma, mão de obra para ajudar as famílias, trabalho infantil e falta de apoios por parte dos governos. A mensagem que pretendia transmitir seria o abandono escolar. Tendo como categoria a seguir o transporte de materiais, resolvi desenhar uma mochila escolar que se identificasse com a cultura da America Latina de modo a que esta fosse reconhecida pelos países mais desenvolvidos. Os elementos escolhidos para fazer a ponte entre este dois mundos completamente diferentes, foram os ponchos, confeccionados pelos antigos gaúchos do Brasil espalhando-se por toda a America Latina até ao México. Deste modo e, de forma a eternizar a cultura material do povo gaúcho, surge uma mochila vestida por um poncho, fabricado artesanalmente,

com o intuíto de alertar as nossas crianças de que a escola é uma mais valia e em alguns casos chega a ser um privilégio.

Este trabalho foi realizado no 2º semestre do ano curricular 2010/2011 na Licenciatura em Design do Produto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

5


LEGOAr

No âmbito do projecto “Árvore de Natal como objecto de Design”,foi proposto criar uma árvore de natal com menos de 10kg, com mais de 60 cm de altura, de montagem fácil e que fosse capaz de ser transportada numa caixa dos CTT com 50x32x16 cm. A LegoAR surge como uma árvore de natal destinada ao público infantil que, juntamente com os pais, farão com que o momento de montar a árvore de Natal se torne num jogo familiar em que todos participam. LegoAR emerge do conceito dos legos, constituida por 19 ripas de pinho, polidas e pintadas com as cores tradicionais das peças Lego e ainda 2 peças em ferro que irão sustentar toda a estrutura. Esta pode ser confugurarada de várias formas e tem ainda a mais valia de poder ser utilizada durante todo o ano devido ao seu caracter lúdico.

Este trabalho foi realizado no 1º semestre do ano curricular 2009/2010 na Licenciatura em Design do Produto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo em conjunto com o colega Pedro Ribeiro.

6


Ali Chair

O projeto "Uma cadeira para..." consistiu na restauração de uma cadeira inutilizada de maneira a adaptá-la a uma das 100 personalidades mais relevantes do Séc. XX, sendo a cadeira o reflexo d pessoa em questão. A personalidade escolhida foi Muhammad Ali, considerado por muitos o melhor pugilista de sempre. A cadeira representa um dos cantos de um ringue de boxe, mais precisamente, pretende retratar o momento em que um pugilista se senta no banco nos intervalos do combate para descançar e receber assistência. A sensação ao sentar é muito parecida devido ao canto que ela faz com as cordas. As cores utilizadas remetem para o equipamento por ele utilizado, a aproximação mais clara à personalidade faz-se numa das pernas em que se pode ler "Float like a butterfly, sping like a bee", frase com que Muhammad Ali se identificava. A cadeira original sofreu poucas alterações. Foi-lhe acrescentada uma perna mais elevada, retirou-se o encosto e colocaram-se as cordas.

Este trabalho foi realizado no 2º semestre do ano curricular 2009/2O1O na Licenciatura em Design do Produto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

7


Light Chair Esta cadeira foi desenvolvida na Unidade Curricular de Modelação Avançada I e os objectivos da proposta consistiam na concepção de uma cadeira com braços, estrutura metálica e assento e costas de madeira laminada, material poroso e tecido, ou então plástico. Além disso era necessário ter em conta outros conceitos tais como ergonomia, peso, tamanho e estabilidade. A cadeira desenvolvida pelo grupo foi inspirada na cadeira “Hal” do Jasper Morrison, produzida pela Vitra. A estrutura é em alumínio e o assento em prolipropileno. O material do assento faz com que este seja flexível, evitando uma posição estática e proporcionando um maior conforto. Dimensões do produto Largura: 490 mm Profundidade: 500 mm Altura: 760 mm Largura do assento: 370 mm Profundidade do assento: 430 mm Altura do assento: 360 mm Peso total: 2,9 kg Peso do assento: 0,3 kg Peso da estrutura: 2,6 kg

Este trabalho foi realizado no 1º semestre do ano curricular 2011/2012 na Licenciatura em Design do Produto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo em conjunto com a colega Sara Silva.

8


Jo達o Soares (+351) 919395966 joao-nds@hotmail.com

Portfolio João Soares  

Portfolio pessoal

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you