Issuu on Google+

Exercício 1: Problema de Pesquisa e Operacionalização de Conceitos

Figura 1 - Fonte: https://espalhafactos.com/2012/04/30/internet-um-novo-media/

Discente: Joana Venceslau de Sousa, nº 219816 Licenciatura em Ciências da Comunicação Unidade Curricular: Metodologia das Ciências Sociais Docentes: Profª Marina Pignatelli e Profª Maria da Luz Ramos Ano Letivo 2016/2017


Numa era em que a Internet vigora nos mais simples atos do nosso quotidiano, torna-se relevante analisar a influência desta num contexto cultural, nomeadamente no jornalismo. O jornalismo digital e online é cada vez mais frequente nos dias que correm. Indissociável a esta forma de jornalismo (online), surge o consumo de notícias online. 1. Problema de Pesquisa: Qual o comportamento, em 2016, dos alunos do curso de Ciências da Comunicação, lecionado no ISCSP-UL, perante a utilização das notícias online? 2. Objetivos específicos: o Verificar a relação entre os alunos do curso de Ciências da Comunicação do ISCSP (Universidade de Lisboa) e as notícias online; o Identificar o nível de interesse dos alunos pelas notícias online; o Apresentar os motivos que conduzem os alunos à utilização das notícias online. 3. Conceito-chave: Notícias online. 4. Dimensões: 4.1.

Contexto Social, na medida em que se procura entender a influência social que os alunos poderão sofrer no que toca ao consumo de notícias online.

4.1.1. Indicadores - Contexto Social: Número de notícias consumidas online diariamente pelos grupos de pares; Tipo de gadget mais utilizado para consumir notícias pelos grupos de pares; Grau de relevância das partilhas nas redes sociais para o consumo de notícias online;

2


Frequência de discussões no círculo de amigos e familiares motivadas por notícias online. 4.2.

Dimensão Pessoal, na medida em se procura compreender as opções pessoais dos alunos enquanto indivíduos.

4.2.1. Indicadores - Dimensão Pessoal: Número de notícias consumidas online diariamente pelos próprios alunos. Horas diárias despendidas no consumo de notícias online. Número de plataformas jornalísticas diferenciadas (jornais online) utilizadas para o consumo de notícias. Identificar o jornal online considerado mais confiável. Importância dada à utilização do online para a atualização diária da informação.

4.3.

Contexto Tecnológico, uma vez que se torna pertinente analisar a relação entre o consumo das notícias online e o panorama tecnológico.

4.3.1. Indicadores – Contexto Tecnológico: Tipo de gadget mais utilizado para o consumo de notícias online (telemóvel, tablet, smartphone). Número de aparelhos com acesso à internet dentro do agregado familiar. Preferência do aparelho (com internet) destinado ao consumo de notícias. Número de apps que detém nos gadgets com acesso à Internet. Grau de relevância da utilização de uma app de notícias para a atualização diária da informação.

3


MCS - Exercício nº1 - Problema de Pesquisa e Operacionalização de Conceitos