Page 1


A Maria Mellow é um recém-projecto de divulgação artística que, reunindo um vasto conjunto de artesãos, dá os primeiros passos na divulgação online de artesanato, com o objectivo de encontrar soluções adequadas para quem procura e adquire os mais variados produtos artesanais. Pretendemos dar a conhecer o que de melhor se produz em Portugal, pelo que reunimos e temos a honra de vos apresentar notáveis criadores em diferentes artes e ofícios. Sendo o projecto, ele próprio, uma aposta familiar, confiamos na criatividade e no dinamismo de todos nós, acreditando que esta iniciativa será, dentro em breve, um sucesso de visitas, de modo a contrariar e combater o pessimismo veiculado pelas notícias com que passámos a ser bombardeados a toda a hora. Embora defendendo e valorizando a produção nacional, não vamos ficar alheios ao artesanato internacional até chegaram à Maria Mellow propostas de artesãos europeus interessados em divulgar as suas criações. Por tal motivo, iremos dar-lhes oportunidade para que apresentem os seus trabalhos na nossa página. Em época de crise, a Maria Mellow será um exemplo de empreendedorismo e perseverança, investindo na promoção dos artesãos que lutam, a maior parte das vezes sem sucesso, para dar a conhecer ao grande público a qualidade e originalidade das suas obras. A Maria Mellow dá-vos as boas vindas e convida-os a avaliar e a disfrutar do conceito! (Nota: Todos os valores apresentados incluem portes de envio)


Este mês de maio o parceiro da Maria Mellow é o projeto Associação Animais de Rua, que existe desde 2005. Um grupo de amigos juntou-se com o propósito de angariar fundos para esterilizar uma colónia de gatos de rua, que vivia em muito más condições na cidade do Porto. «A diferença visível e notória na qualidade de vida desses animais (antes magros e feridos por causa das lutas territoriais e ninhadas sucessivas e agora bem-nutridos e saudáveis) incutiu naquele grupo a vontade de poder melhorar dessa mesma forma as vidas de mais animais de rua. Nesse mesmo ano, foi criado um grupo de trabalho para esterilização e tratamento de animais de rua e de animais que vivessem com pessoas em situação de carência económica extrema». Contra o abate e captura dos animais de rua, a Associação pretende minorar o sofrimento destes animais, vitimas frequentemente de maus tratos. Com o programa CDE (CapturarEsterilizar-Devolver) espalhado um pouco por todo o território nacional, o objetivo depois é tentar encontrar famílias de acolhimento para estes seres. Mesmo quando são devolvidos à rua, há um acompanhamento e são alimentados regularmente. Para mais informações pode consultar o site da Associaçãowww.animaisderua.org.


"O poleiro da Maria Mellow continua por outras terras, que não esta onde se fala português. E desta vez, sobrevoamos o imenso Atlântico para ir ao encontro da chilena Victoria Picon, uma das mais promissoras e completas artesãs que já passaram pelo poleiro. Victoria é uma ‘one-woman-show’, ou em bom português, uma mulher dos sete oficios. É ela que produz a matéria prima a que dará forma no processo seguinte: a confeção. Todas as suas peças são construidas através do método japonês Saori, que a fascinou num dia de primavera em Nova Iorque. Um dia, na cidade que nunca dorme, foi enfeitiçada por várias peças tecidas à mão. Era o primeiro contacto com aquilo que viria a ser a sua vida. Foi aí, depois de ser convidada a entrar na tenda, que descobriu o seu companheiro para a vida: o tear Saori. Cor, vida, o contacto com o principio da criação, tudo isso se pode encontrar nesta artesão do outro lado do Mundo. A Maria convida-o a conhecer Victoria Picon. " (in criador da semana em 28 de Fevereiro de 2012)


“Os criadores desta semana são "nuestros hermanos", a Teresa e o Miguel. Vêm de Barcelona e trazem a Ovejita Be!. Uma licenciada em Belas Artes juntou-se a um Engenheiro de Telecomunicações e juntos criaram este projeto. «Ambos temos muita imaginação e ovelhas na cabeça e não podemos viver um sem o outro». Eis Teresa e Miguel. E lá por casa as tarefas são dividas. «Eu desenho, recorto, coso, publico no blog, ou seja, ocupo-me de quase tudo. O Miguel é a “cabeça pensante” e ajuda-me em muitas coisas: como melhorar o empecotamento, a distribuição das coisinhas nas feiras, novas ideias para criar pin’s (alfinetes de peito) e dá-me a sua opinião sincera (e normalmente acertada) sobre se algo irá ou não resultar. Também é o fotógrafo oficial». A Ovejita Be! trabalha com retalhos de feltro e tecido, faz coisas em croché, tricô e «tudo o que aparece». Os trabalhos são coloridos, vivos e únicos. A Maria Mellow dá as boas-vindas ao projeto Ovejita Be! e espera que gostem tanto como nós gostamos.” (Criador da semana em 3 de Abril de 2012)


"Simplesmente, Ana. O poleiro da Maria dá esta semana destaque à bijuteria, depois de umas incursões pelos tecidos. Há 15 anos, mais coisa menos coisa, era moda entre as adolescentes fazer colares de missangas. Quem era ‘teen’ na década de 90 com certeza terá memória das corridas à Casa Batalha para encontrar o fio de nylon e as contas coloridas para dar vida aos pescoços, pulsos e dedos. A Ana também teve essa fase. Depois parou. «Há três anos o bichinho voltou a acordar», conta. A maturidade dos 25 anos trouxe «uma evolução enorme» às peças que hoje cria, «não só no aspeto final, mas também nas matérias primas utlizadas». Sem inibições, as suas criações adaptam-se a vários estilos e gostos. A Maria convida-o a conhecer esta jovem e as suas peças." (Criador da semana em 21 de Março de 2012)


"Era uma vez…. um projeto familiar de cariz utópico e artesanal que procurava a adoção de bonecas, animais, monstrinhos e outras criações em tecido». Assim se apresenta o criador desta semana. Sirigitus. O projeto nasceu em 2010 e está no início. E o que distingue estes bonecos dos outros? Para começar, a originalidade. Cada um é único e cheio de personalidade. Primam por serem «bonecos feitos manualmente com algodão, feltro, sarja e outros tecidos e com enchimento anti-alérgico e sempre que possível com preferência de feltros produzidos através da reciclagem de outros materiais». Acima de tudo, têm dois ingredientes secretos: são feitos com amor e alegria. Adote um boneco. Veja na Maria Mellow como pode fazer isso!" (criador da semana em 29 de Janeiro de 2012)


"Esta semana a Maria Mellow volta à reciclagem. De madeira, desta vez. António Guerreiro é o criador de serviço e o Bicho da Madeira o seu projeto adorado, «parte de um pequeno sonho e de uma grande vontade de realizar». Como o próprio nome indica, António recicla madeira. O material é reaproveitado, tratado e gera «um conceito sustentável», que foge ao ‘mainstream’. Recuando aos tempos em que os brinquedos ainda eram de madeira, o projeto pretende trazer de volta a ideia de que «o que é lúdico sempre é capaz de entreter, de surpreender, de cativar». Para que isso aconteça, veja no poleiro o Bicho da Madeira e diga-nos se não temos razão" (criador da semana em 17 de Janeiro de 2012)


"Quem nunca fez um piquenique? Se não fez, é difícil nunca ter pensado não o fazer. Esta semana trazemos-lhe uma sugestão de toalha no chão, no meio das folhas. A Sara tem 31 anos, é designer gráfica, e gosta de piqueniques. Por isso, resolveu «criar o picnisete. Tradicional, mas adaptado ao século XXI. O kit é composto por toalha, pratos de papel, copos de papel e talheres. O básico para conseguir comer ao ar livre, debaixo de uma sombra, quando o sol ilumina, mas também queima. De que está à espera? Dê um pulo ao Maria Mellow e conheça os picnisetes da Sara.” (criador da semana em 16 de Fevereiro de 2012)


"Depois de viagens por Itália e pelo Chile, a Maria Mellow está de regresso a terras lusas, com Pó de Feltro. Por trás deste projeto, 100 por cento criado à mão, está a Carla Almeida. Para além de tudo ser feito à mão, Carla tem mais uma imposição no seu trabalho: «cada peça é original e única. Tenho o cuidado antes de idealizar uma nova peça de procurar na internet, em blogues e lojas on-line se existem iguais». A Pó de Feltro é o refugio de Carla Almeida. Coser é «relaxante» e é «a forma mais natural de exprimir a imaginação». O poleiro da Maria Mellow convida-o a vir espreitar mais um projeto totalmente criativo." (criador da semana em 10 de Março de 2012)


“Aliar a consciência ecológica à arte. Este é o objectivo da criadora desta semana no poleiro da Maria Mellow. Edna Matos, uma artesã nascida em Angola em 1972 e residente agora no quente Algarve propõe-se a dar vida ao que para muitos já a perdeu. O lixo. Todo ele tem arte a borbulhar em sim. «O ano passado, 2010, tive uma famíla de amigos, com 5 filhos, a passar uns meses em nossa casa. A Mãe, Debby, foi a inspiração que precisava.. foi quem "clicou no interruptor".. Não mais parei..Ensinoume a fazer o croché com sacos de plástico e eu adorei», conta Edna, cuja paixão pelo crochet, pelo tricot ou pelo bordado vem dos tenros nove anos. Um gosto que lhe chegou pela avó. Desde que descobriu naquilo que os outros deitavam fora uma nova vida, Edna já não consegue encarar com os mesmos olhos o lixo. Discos de vinil que viram relógios de parece, papel de jornal que vira vaso para colocar na varanda, abajours e uma infinidade de coisas. «Quando olho por exemplo para a minha fruteira e penso.. isto: era papel de jornal !.. quando olho para o meu cinto que todos elogiam e digo " É feito de Sacos de Plástico :-) " Adoro !». Por isso esta semana, venha reciclar a sua forma de ver as coisas e conheça a infinidade de artesanato que se pode fazer com tão pouco. A Maria Mellow dá as boas vindas à criatividade da Edna Matos responsavél pela marca Kioka, artesanato urbano.” (criador da semana em 12 de Dezembro de 2011)


Diz o ditado popular que as conversas são como as cerejas. No caso da Filipa, as ideias são como as cerejas, «há sempre espaço para mais uma». O projeto Cerejas e Coisas nasceu da necessidade de Filipa, 37 anos, exprimir ideias e sentimentos. Começou por ser feito de objetos de cariz religioso, Filipa não resistiu ao ‘apelo’ da natureza humana. «Hoje interessa-me descobrir os objectos que fazem as pessoas sorrir, e procuro ir ao encontro do que as pessoas precisam de obter dos objectos que adquirem ou usam... podem precisar apenas de se sentir reconfortadas ou acompanhadas ou bonitas...», explica a criadora. Tudo feito à mão, Filipa e as suas companheiras de aventura, Joana e Rosarinho, criam acessórios, desde pulseiras, passando por colares e brincos. O limite é a imaginação e por isso mesmo fazem todo o sentido no poleiro da Maria Galinha. Bem vindas, Cerejas e Coisas! (criador da semana em 5 de Desembro de 2011)


"O poleiro da Maria Mellow ganhou asas e estendeu-se a outros países. Neste caso, a Itália. À Itália da moda, do ‘belissimo’. Monica Marescalchi é italiana. Feminina e prática são duas das características que estão subjacentes às suas criações. «Os vestidos são divertidos, fáceis de usar e femininos…Cada peça é perfeita para uma ida a uma galeria de arte, um almoço de domingo, para passear o cão, sempre com um toque de humor». Inspirada pelo vintage, muito em voga nos tempos que correm, pela fotografia, pela roupa de criança e pelos trajes tradicionais, é a própria quem dá vida às suas pequenas obras de arte. «Adoro desenhar, cores e moda…e gosto de misturar tudo. Alguns vestidos têm as minhas ilustrações bordadas ou impressas. Como ilustradora, trabalho com tinta ou lápis». De entre os vários motivos estão animais, maquinaria antiga, bem como carros. E também mulheres sensuais, lábios, olhos…Muitas vezes, tudo se mistura. A Maria Mellow dá as boas vindas à Monica e deixa-lhe o convite para descobrir esta ragazza cheia de ideias. (criador da semana em 23 de Fevereiro de 2012)


"O poleiro esta semana abre as portas a gente muito feia, muito torta e muito má! Não, não se assuste, não estamos a falar de política. Estamos a falar de uns bonecos que no fundo são amorosos (mas lá bem no fundo). Este foi o mote para Joana Ferrão começar a criar, com o que lá por casa ia encontrado, muita bonecada. E a isso dar uso à boa máquina de costura que lhe ofereceram. Diz que é muito desajeitada, mas a verdade é que cada um dos feios criado tem vida. Em cada boneco há uma personalidade, um sentimento. Não é por acaso que cada um tem nome, que cada um é singular. Há a Hermenegilda Fatilda, a Alice Carolice, o Afonso Temeroso, o Eduardo Pardo e mais uma montanha de gente torta. A Joana é uma criativa por natureza. Não consegue estar parada cinco minutos. Não consegue deixar de ter a cabeça sempre a fervilhar. Convidamolo a dar uma espreitadela nesta comunidade tão sui generis. Assuste-se, adote. A Maria recebe de braços abertos a Joana Ferrão." (criador da semana em 18 de Abril de 2012)


"A Maria Mellow entrou em 2012. E começa o novo ano com algo que ainda não tinha passado pela criação da semana: a pintura de motivos tradicionais em faiança! Milú e Jorge Saraiva criaram a Oficina da Formiga. Há 20 anos que dão ‘pinceladas’, ora as da cerâmica tradicional, com os motivos populares, ora as criativas. Mas como a primeira era mais fácil, optaram por este tipo de pinturas. Atualmente, a Oficina da Formiga tem mais de 250 motivos diferentes em mais de 30 formatos de peças. Há muito por onde escolher! O projeto já tem certificação da Unidade Produtiva Artesanal e o registo da marca foram preponderantes para a consolidação da tão portuguesa arte da cerâmica artesanal. A Maria dá-lhe as boas vindas a 2012. Espreitem a Oficina da Formiga!” (criador da semana em 4 de Janeiro de 2012)


"Matemática na arte! A matemática, ao contrário do que muito se pensa, pode não ser um bicho de sete cabeças. Que o diga a Maria. O nome simples, tão português, contrasta com o gosto pela ciência complicada dos números. Mas foi da junção do simples com o lógico que Maria fez nascer o projeto. «A matemática dentro de mim encontra uma grande realização na aplicação concreta de padrões geométricos ao artesanato», diz a artesão sobre sim mesma. Maria descobriu esta nova vocação com a filha. A provar que por mais velhos que sejamos estamos sempre a aprender. À menina ofereceram um kit para fazer pulseiras e aquilo que seria um mero passatempo familiar, tornou-se um caso sério. Maria pôs mãos à obra. Agora a criação de pulseiras é a forma que encontra de dar arte à matemática. Bem vinda Maria ao poleiro mais português de Portugal!" (criador da semana em 28 de Novembro de 2011)


"A Maria na Maria. Esta semana é assim. E a Galinha dos muitos ovinhos volta a sair de terras lusas. Destino: Espanha, mesmo aqui ao lado. Numa semana em que se volta ao vestuário, às lãs. Fotografia e moda juntaram-se na vida de Maria Bellido . Formada em Londres, na área do Marketing e da Comunicação, foi na capital inglesa, uma miscelânea de cores e pessoas, que se lançou na moda. Inspiração: nas suas viagens pelo Mundo, no mágico e caprichoso de épocas passadas e nos seus momentos literários favoritos. E isto tudo é ‘cosido’ à mão, na mais pura forma artesanal. Assim, foi com naturalidade que no ano passado deu vida a Bow Belle: A Rainha do Bege, uma coleção de 200 peças, únicas e especiais. Venha connosco até ao norte de Espanha conhecer esta artesã e viajar no tempo." (criador da semana em 10 de Abril de 2012)


"A Lúcia adora coisas. É assim que se apresenta. E nós gostamos que a Lúcia Custódio goste de fazer coisas. «Aquilo de que precisava era de ter quatro braços e duas cabeças com muitos olho, para poder fazer mais, pensar melhor e ver tudo», diz a artesã que tem o curso de web design. O grande objetivo de Lúcia é «adornar o mundo». Desde pregadeiras, a colares, num estilo muito feminino e ‘vintage’, termo muito em voga, de rendas e fazenda. Mas também as há pintadas/ilustradas à mão. Sempre cheias de cor, «do céu e do luar». «O meu trabalho é feito à mão, mas quem o levar leva consigo uma parte do meu coração». Curiosos?! Espreitem em Maria Mellow o trabalho da criativa desta semana. Não se vão arrepender!" (Criadora da semana em 19 de Dezembro de 2011)


Catálogo Cinco de 2012  

Ovinhos de Maio, Maduro Maio!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you