Page 1

O recordar dos Descobrimentos 3 exemplos de viagens inesquecĂ­veis


Sumário Nesta edição decidimos falar do tema “os descobrimento s portugueses“. Escolhemos três cidades bastante importantes para o desenvolvimento dos portugueses tanto a nível comercial como cultural. Com esta edição esperamos apelar-vos para experimentarem viajar mas desta vez com o pensamento no passado.


Descobrimentos Orientais

"A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguĂŠm pensou." - A. Szent-Gyorgyi


China

梯

O mestre disse:

meu braço dobrado como a


“Mesmo com arroz mau para comer, com agua para beber e o

almofada; Ainda tenho a alegria no meio destas coisas.�


A Viagem

Malaca

Jorge Álvares Foi um explorador português, o primeiro europeu a aportar na China, por via marítima (1513) .


Ilha Nei Lingding:

Mais tarde esta ilha tornouse uma base para os traficantes (1821).

É uma ilha no estuário do Rio das pérolas na províDesde 1984,parte da ilha cia chinesa de Guangdong. Era conhecida como o anco- forma uma reserva natural. radouro exterior para os navios europeus que viajavam para Cantão. Onde os navios teriam que parar para fazer a avaliação da carga pelos oficiais chineses . Região do Delta do Rio das Pérolas

É um rio localizado no sul da República Popular da China , que desagua no mar do Sul da China.

No seu delta, localizamse Macau e Hong-Kong, duas cidades e portos de grande importância económica para a República Popular da China.


Rafael Perestrelo Rafael Perestrelo foi um navegador português, cavaleiro fidalgo da Casa real . Ficou conhecido por ter sido o primeiro a aportar nas costas sul da China continental, para comerciar em Cantão.

Cantão É uma cidade da República Popular da China, capital e maior cidade da província de Guangdong. Localizada no sul do país, a cidade é um importante centro de portuário do país.


Produtos da ĂŠpoca dos Descobrimentos :


Na Actualidade : Pequim

Cujo nome em mandarim signi fica, Capital do Norte, foi durante séculos, a mais populosa cidade do mundo. Pequim é famosa pela Cidade Proibida um conjunto de palácios dos imperadores chineses construído no século XV.


Xangai Curiosidades: 里 É o maior país da Ásia

Hong Kong

Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, cerca de um sétimo da população da Terra; 里 Em função da elevada

população, o governo chinês criou uma lei determinando que cada casal só pode ter um filho; 里 A China possui a maior

Cantão

construção do mundo, a Muralha da China; 里 É comum o hábito do arrotar durante a refeição;

Na China os idosos são muito valorizados em função das experiências de vida e cultura que possuem;


Macau “Outrora território português volta para a sua origem.”


O território de Macau localiza-se a sul da China, no delta do rio Cantão. Leonel de Sousa, foi um fidalgo natural do Algarve, que se notabilizou como segundo capitãomor de Macau (1558), após ter sido o responsável por um acordo com as autoridades locais de Cantão , conhecido como o primeiro acordo LusoChinês de 1554 .

A cidade portuguesa foi construída a partir do porto interior e cresceu entre a Praia Pequena e a Praia Grande, o Monte e a Penha. Com o objectivo de defender a cidade dos insistentes ataques holandeses, em 1623 ficou concluída a muralha que veio substituir a primitiva cerca de madeira.

Internamente, a estrutura urbana seiscentista desenvolveu-se respeitando o modelo de cidade portuguesa, onde os edifícios públicos, religiosos, comerciais e administrativos .


Da presença portuguesa em Macau, subsistem em essência duas tipologias construtivas: a militar e a religiosa.

Forte de D. Maria II Forte da Guia

Forte do Monte Porta do Cerco


Arquitetura Religiosa

Macau é dotada de uma grande diversidade de religiões, como o Budismo, o Confucionismo, o Taoísmo, o Catolicismo, o Protestantismo, o Islamismo e a Fé Bahá'í, que se coexistem harmoniosa e pacificamente.


Património Português

Aeroporto

Gruta de Camões

Hospital de São Rafael

Correios

Bairro de São Lázaro


Mudanças Macau foi colônia portuguesa durante 400 anos.

A regiĂŁo voltou a ser administrada pela China em Dezembro de 1999. Macau goza de autonomia administrativa.


As principais atividades econômicas de Macau são o turismo e o jogo.

Uma das línguas mais falada de Macau é o nosso português. É comum encontrar ruas, praças e outras localidades de Macau com nomes em português.

Devido a mistura de tradições religiosas, os macaenses comemoram tanto o Ano Novo Chinês quanto o Natal, tanto o Dia de Buda quanto a Páscoa.


Japão

“Quando próximo, finja estar longe; quando longe, finja estar próximo. “ Sun Tzu


O Japão era conhecido desde o tempo de Marco Polo, que lhe chamou Cipango. Põe-se ainda hoje a questão de saber quem foram esses primeiros portugueses . Os comerciantes portugueses desde logo começaram a negociar com o Japão. Em 1557 graças ao estabelecimento dos portugueses em Macau viria a ajudar o comércio com o Japão. Fernão Mendes Pinto

Através dos missionários os portugueses chegam finalmente a Nagasáqui .

São Francisco Xavier


Nagasáqui Cidade do Japão situada na costa ocidental da ilha Kyush. Importante porto de comércio desde a época dos descobrimentos. Depois de Hiroxima, Nagasáqui foi a segunda cidade a ser alvo de um ataque nuclear através de uma bomba lançada a 9 de Agosto de 1945 que provocou a destruição de grande parte da cidade. É na atualidade um importante centro industrial.


Trocas de Produtos


Cultura A língua portuguesa foi, no início, omeio de comunicação dos estrangeiros com o Japão. Ainda hoje há inúmeros vocábulos de origem portuguesa. kappa

合羽

capa

biidoro

ビードロ

vidro

botan

ボタン・釦・鈕 botão

Foi com os portugueses que entrou no Japão a imprensa de tipos metálicos, sendo ummissionário português quem escreveu a pri meira gramática da língua japonesa.

Os portugueses introduziram no Japão as armas de fogo, além de novos conheci mentos nos domínios da medicina, astronomia, matemática, além de ensinarem a arte da navegação dos portugueses.


Tóquio É a capital e uma das 47 províncias do Japão.Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago . Embora Tóquio seja considerada o maior e mais importante centro financeiro do mundo ela não é, tecnicamente, uma cidade. Não há no Japão uma cidade chamada "Tóquio". Na verdade, Tóquio é designada como uma metrópole .


Destinos

Parque de Ueno

Torre de T贸quio

Ginza

Rainbow Bridge


Edição: Carolina Mourão Textos de : Joana Lopes Design: Filipa Patrone

VD edição especial  

Os Descobrimentos Portugueses e o mundo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you