Page 1

Habilitações Académicas Cursos/Workshops:

2010/2011: Curso “Digital Advertising” na LisbonAdSchool 2010: Curso M - WEB DESIGN na LXSchool 2009: Workshop de Photoshop Criativo I (GIZ) 2008: Mini Curso de Introdução ao Flash CS3 (Pós Gráficos) 2003: Licenciatura em Design Gráfico no IADE – (14,38 V).

Dados Curriculares

Actualmente: Coordenadora de Arte na Beprofit (2006)

Joana Lança Coelho 29 anos Designer de Comunicação/Gráfico - Coordenadora de Arte Queluz Telf: 96 118 20 60 E-mail: coelhjoana@gmail.com http://joanalancacoelho.blogspot.com/

Coordenação do Departamento de Design: Garantir que o trabalho dos clientes é impresso com qualidade, por isso, tenho experiência e responsabilidade em Produção. Sendo muitas vezes o departamento a resolver vários problemas de Artes Finais. Paginação: Trabalhei as revistas: Delícias da Culinária, Mundo do CD-Rom, CD-Rom Fácil, Fotoplus e Mais Brasil. Criação gráfica das revistas Delícias da Culinária e Mais Brasil, e no redesign das revistas Mundo do CD-Rom e Fotoplus. Coordenei o nascimento da revista Be4Kids, o redesign da revista CD-Rom Fácil e a criação do projecto gráfico da revista Magic4Kids. Paginei revistas como a Lifestyle, OQ, Jóias de Familia, participei também na paginação de Livros (Vasco Bobone); Brochuras; Catálogos (Câmara de Comércio Luso-Alemã e Ordem dos Engenheiros)... Comunicação e Design: Na principal área do meu trabalho destaco os sites das empresas (Beprofit, MD Group e Stampaview), catálogos e brochuras dos nossos clientes, flyers e promoção dos produtos e revistas da empresa.


Revistas

Nos trabalhos realizados no último ano destaco uma brochura da Beprofit e uma brochura da Prosegur, a imagem da Stampaview (logo, estacionário, site). Newsletters semanais, banners publicitários, páginas de publicidade da empresa e dos nossos parceiros. Tenho desenvolvido também alguns trabalhos na área dos Eventos, e da fotografia.

Outros Dados Experiência a nível de informática em Mac e PC nos programas: InDesign CS5 Photoshop CS5 Ilustrator CS5 Flash / Fireworks / Dreamwever CS5 Quarkxpress 7 Corel Draw FreeHand Word, Excel e Power Point

Alguns exemplos de páginas de miolo da revista fotoplus. Toda a coordenação gráfica da revista estava a meu cargo e 60 a 80% era mesmo feita por mim.


Revistas

Esta revista era gerida editorialmente pela economista Teresa Coutrim, o projecto gráfico já vinha feito mas levou algumas alterações quando foi feito por mim, em comum acordo com a editora.

A paginação deste número 19 foi-nos encomendado pela própria Torres Joallheiros. Sem dúvida uma revista com seriedade, design e glamour. Estão aqui alguns exemplos das aberturas de artigo de cada marca. A capa foi realizada num atelie à parte.


Revistas

Ao longo dos anos estas duas publicações foram sofrendo alterações gráficas de forma a estarem equiparadas com a evolução tecnológica. Estão aqui alguns exemplos disso e o interior das actuais imagens gráficas.


Revistas

Gerida editorialmente pelo Grupo Pestana o projecto gráfico desta revista foi criado por mim e pelo meu director, na altura. Foi tendo pequenas alterações. Hoje é feito fora da Beprofit.

Foram paginadas 2 ou 3 edições desta revista, por isso, o projecto não levou grandes alterações sobre o original. Tentámos inovar na utilização dos titulos juntamente com as imagens e em algumas brincadeiras com as mesmas.


Revistas

A Be4Kids é uma revista inteiramente criada pela nossa equipa, editorial e gráficamente. O projecto tem-se mantido actual e por isso não tem levado grandes reformulações gráficas ao fim de 40 edições mensais.


Revistas

Desporto Entrevistas Profissões Actividades Planeta Viagens Calendário Moda

A Magic4Kids é uma revista para crianças, um projecto onde tenho participado em várias àreas: projecto gráfico, parte editorial e fotografia. Uma projecto diferente e muito aliciante.


Revistas

Suplemento Especial Cozinhas que saiu com a Revista A21

vive e caracteriza o mercado nacional como «cada vez mais competitivo, com um leque cada vez maior de marcas e soluções». Segundo a responsável de Marketing do grupo, Katya Oliveira, é um «mercado que não cresce». «Também ao nível dos canais de distribuição, muitas têm sido as mudanças que ocorreram nos últimos anos, o que tem exigido uma consequente adaptação das marcas», explica. Por outro lado, «a dependência relativamente ao sector da construção tem sido também um factor determinante para a evolução do negócio, pela grande permeabilidade que existe e pelas graves consequências que acarreta em tempos de crise, não só em volume de negócio, como também financeiramente», uma vez que todos os “players” envolvidos têm «sofrido problemas de liquidez, de crédito…» Contudo, a responsável da Teka não deixa de ter em conta que «a cozinha é, cada vez mais, um espaço de referência na casa dos consumidores» e, por este motivo «as expectativas em torno dos electrodomésticos são crescentes». Relativamente ao último exercício, Katya Oliveira refere que «foi um período complicado, na medida em que o sector da construção abrandou o seu ritmo de crescimento, e em que a maioria dos mercados internacionais viveram, também eles, uma época de conturbada recessão». Para fazer face a esta situação, a Teka direccionou a exportação «para mercados emergentes» e procedeu à «procura de novos clientes para conseguir fazer face à capacidade industrial instalada». Quanto ao exercício corrente, «foi marcado pelo início da comercialização da marca Küppersbusch» no país, o que proporcionou ao grupo «acesso a um novo segmento do mercado, com muito potencial» e também pela apresentação de uma nova gama de fornos «que dá primazia a uma excelente relação preço/qualidade» e que está, ao mesmo tempo, a ajudar o grupo a «minorar o impacto da redução do poder de compra» consequente da conjuntura económica». A satisfação e consequente fidelização do cliente é agrupada com a procura de novos clientes, «quer em termos industriais, quer em termos comerciais» no lote de peças chave da estratégia da Teka para este ano, um lote onde também reside a focalização na qualidade dos produtos, «numa boa assistência pós-venda e numa estratégia de comunicação consistente». «Para este ano pretendemos consolidar a nossa rede de distribuição, com a correcta definição e protecção de canais para as nossas marcas Küppersbusch, Teka e Thor», revela Katya Oliveia, que declara também que o grupo definiu «como prioridade para este ano, o trabalho

«a grande maioria dos clientes procura design e funcionalidade, mas também uma boa relação preço-qualidade»

«a cozinha é, cada vez mais, um espaço de referência na casa dos consumidores»

junto dos prescritores» das suas marcas, como «arquitectos, projectistas e promotores». «Para além de um plano de comunicação dirigido a eles, reforçámos recentemente a nossa equipa com pessoas que trabalharão especificamente este público-alvo e lhes darão todo o apoio necessário ao nível da informação sobre as nossas soluções e serviços», remata a responsável. No que diz respeito aos consumidores, Katya Oliveira refere que «a grande maioria dos clientes procura design e funcionalidade, mas também uma boa relação preço-qualidade», factor que varia «consoante o poder de compra de cada um». Em termos de novos produtos, a Teka lançou, para 2009, «mais de 30 novidades», que compreendem «fornos, microondas, placas, chaminés, lava-loiças, misturadoras, máquinas de lavar roupa e loiça e frigoríficos», estando a receber um «feedback muito positivo», tanto por parte dos seus clientes directos, «como por parte dos inúmeros profissionais que passaram pelo espaço Teka na Tektónica», onde o grupo marcou presença. Com o lançamento da marca Küppersbusch, foi apresentada uma «nova gama com cerca de 150 referências» de produtos. De acordo com Katya Oliveira, os produtos desta marca «dão a descobrir uma estética que junta individualidade e funcionalidade, em perfeita harmonia», às quais se juntam «design de vanguarda, funcionalidade perfeita, facilidade de utilização e produtos excepcionais na sua aparência».

Fornos, lava-loiças, armários e…ecrãs? Na Teka, destacam-se, como novidades, os fornos HE, da linha Excellence. Esta linha é composta por fornos refrigerados através de um sistema de ventilação dinâmica, com uma moderna estética em aço inoxidável anti-mancha, disponível nas cores preto e branco. Esta gama integra vários equipamentos, como fornos multifunções total com relógios digitais. Fica completa com fornos pirolíticos e com as versões polivalentes com ligação electrónica para comando da placa (ligação ES). Também neste segmento, nota para o forno Combo, que contém duas cavidades independentes e um nicho standard de 60 centímetros. A Zeroxline, um conjunto de lava-loiças que vem complementar a gama Blanco, é a novidade da Frasa. Estes produtos dispõem de uma geometria rectangular e «formas surpreendentes e únicas de infinitas combinações». Esta gama proporciona um leque de múltiplas variações que poderão ser combinadas em diferentes tamanhos e configurações, enquanto que a nova dupla bacia da Blanco cria uma ligação na área de

Especial A21 - Cozinhas - 5

Especial Esp Es speci e al A21 - Coz ec Cozinhas ozinh iinh nhass - 1 n

Este pequeno projecto tinha como principal linha de trabalho a simplicidade seguida na revista A21. Tentei dar importância às imagens bonitas e as linhas simples de uma cozinha.

«um novo género de cozinhas» trabalho. Combinados com acessórios desenvolvidos particularmente para si, os Zerox proporcionam uma «grande variedade de soluções», tal como um recipiente para o lixo e um escorredor com rebordos rectangulares que podem ser inseridos nas bacias de várias maneiras. Estes novos lava-loiças possuem ainda uma tábua de corte de vidro temperado, que desliza sobre as bacias, criando um espaço de trabalho adicional. Na SieMatic, nasceu «um novo género de cozinhas», com a criação da SieMatic S2. «Como os inventores originais da cozinha sem puxadores SieMatic – como continuação lógica da SieMatic S1 – deixamos agora um novo marco com a SieMatic S2», havia declarado o director-geral da marca Ulrich W. Siekmann aquando do lançamento desta gama. Esta ocasião serviu também para apresentar um novo sistema interior de em carvalho, finalizado com elementos de porcelana branca. O contexto do design da cozinha em si é caracterizado por «personalidade e singularidade», bem como por uma «interacção de contrapontos e de desvios do que está estipulado no design convencional». A SieMatic S2 incorpora elementos funcionais da sua antecessora S1, tais como as componentes multimédia, os cabos de reentrância vertical e o sistema de gavetas. «Para a SieMatic 2 adoptámos as emoções que foram atribuídas à S1», conclui o director-geral. O desenho cúbico e linear continua a tradição iniciada em 1960 com a SieMatic 6006,

também sem puxadores. Esta nova cozinha combina «aquela ênfase horizontal com os elementos verticais que são dominantes na versão anterior», contendo novas cores e acabamentos, bem como as conjunções de materiais de primeira como verniz, vidro, pedra e madeira. «Um bom exemplo da versatilidade da SieMatic S2 é o recém-desenvolvido sistema de prateleiras inferior extensível.» Os responsáveis da SieMatic descrevem, como exemplo, o modelo S2 LM, que combina o verniz mate com vidro, calcário e madeira. O armário alto tem integrado um ecrã amovível e um sistema multimédia. Os armários em painel, sem puxador, com vidro colorido na frente, e um fundo de 25 centímetros proporcionam espaço de armazenamento adicional. A21


www

Newsletters promocionais de vรกrios produtos

Newsletters Boas Festas (2007 e 2008) Newsletter Revista Magic4Kids


Site Fotoplus (n達o foi desenvolvido)

Site Passatempo Fotoplus

Exemplos de paginas site Beprofit (www.beprofit.pt)

www


www

Projecto de desenvolvimento do site para a cadeia de hóteis MD Group. Um dos prncipais objectivos deste site era a realização de reservas online. Era preciso ter cuidado com o layout porque a qualquer altura a cadeia de hóteis pode reduzir ou aumentar. Este projecto não avançou por diferentes questões e está neste moemnto a ser adaptado a outros hotéis.


Group

Group

Coordenadora de Arte

Avenida das Robíneas, 10 - Rinchoa, 2635 - 545 Rio de Mouro - PORTUGAL Telf.: (+351) 219 198 210 Fax: (+351) 219 171 053

(+351) 219 198 210

www.stampaview.pt

Group

joanacoelho@stampaview.pt

Avenida das Robíneas, 10 - Rinchoa, 2635 - 545 Rio de Mouro - PORTUGAL Telf.: (+351) 219 198 210 Fax: (+351) 219 171 053

Avenida das Robíneas, 10 - Rinchoa, 2635 - 545 Rio de Mouro • PORTUGAL Telf.: (+351) 219 198 210 - Fax: (+351) 219 171 053

Avenida das Robíneas, 10 - Rinchoa, 2635 - 545 Rio de Mouro • PORTUGAL • Telf.: (+351) 219 198 210 - Fax: (+351) 219 171 053 Matriculada na Conservatória de Sintra com o nº 508 918 383 - Capital Social: 5.000,00 Euros - Cont. Nº 508 918 383

www.stampaview.pt

A Beprofit resolveu mudar de nome, logo mudar também de imagem. Um dos requesitos era manter alguma ligação com a imagem anterior. Resolvi manter o tipo de letras e a utilização de cinzentos. Aqui vemos alguns elementos do estacionário, uma PUB e a imagem Home do novo site.

www.stampaview.pt

Group

Aven nida das Robín bíneas eas nº10 - Rincchoa 2635-5 5-545 Rio de Mouro - Port ortugal

Group

www/Comunicação

Joana Lança Coelho


Comunicação

Eventos - Lonas para decoração do Stand das Feiras da Expo Criança (2008, 2009 e 2010)

Os eventos tinham quase sempre o mesmo objectivo, trazer as crianças ao nosso stand para que os pais pudessem conhecer a Be4Kids. Em 2010 tinhamos já a revista Magic para as próprias crianças. Nestas fotografias podemos ver o aspecto geral do Stand. Simples, só com e Lonas na decoração, cheio de balões e de cores. Em todas as feiras era feito um passatempo para recolher informação.


Comunicação Promoção do evento Festival da Criança que se realizou na Charneca da Venda do Pinheiro. Os 2 roll-ups ao lado fizeram parte da decoração do evento que teve o patrocinio das publicações Magic4Kids e Be4Kids.


Comunicação

Imagem Gráfica do Evento de Fotografia

Comunicação dos Eventos

Publicidade promocional Beprofit


Comunicação

Cliente: Disfaport Projecto: Capas A4 + alteração de Logótipo A Disfaport é uma empresa de Distribuição de produtos farmacêuticos. Em 2009 pediu uma actualização da imagem das suas capas A4, das quais eu destaco esta à esquerda. Mais tarde, o cliente pediu também propostas para a sua imagem corporativa com alteração do logotipo.

Numa 1ª fase pediram a utilização de roxo e verde (cores farmacêuticas) e dos ícones (cruz e cobra). Depois quiserem quebrar totalmente com esses ícones, e esta foi a minha proposta.


Comunicação

Proposta de Mudança de Imagem Beprofit Em 2007 a Beprofit precisava de uma nova imagem, mais moderna e ligada à sua área de negócio. Esta foi a minha proposta. Bem como alguns elementos do estacionário proposto.


Comunicação Flyer triptico com cortante e acabamentos especiais de vernizes (UV, UV Localizado, UV Glitter)


Estacionário da marca Rotuconta

Comunicação

Brochura de Responsabilidade Social Prosegur (Não avançou) Esta brochura tem uma forma especial porque o seu objectivo é ser especial mantendo a seriedade do assunto em questão.


Publicidade


Publicidade

Trabalho: Concurso Inpar (Oceanário e CCP) Briefing: O tema escolhido para o desenvolvimento das propostas baseia-se no facto de a água ser um dos recursos mais ameaçados no planeta e um bem essencial para todas as formas de vida. Objectivo: Sensibilizar para o consumo sustentável da água. Consciencializar para a escassez da água. Título: Gota a Gota Descrição: “Gota a Gota” parte da urgência de um número: a cada 3 segundos morre uma criança por falta de água. Em média um português gasta 120 litros de água por dia, quando sóprecisa de 40 litros. A nossa forma de utilizar água potável precisa de alterações drásticas e cada gota conta. A nossa campanha pretende aproximar o público desta fria estatística, colocando nas suas mãos o poder e a responsabilidade para a alterar. A ideia é simples: mesmo na rotina do dia‐a‐ dia podemos ter um impacto global. Projecto de: Joana Lança Coelho, Verónica Leitão e Nuno Menezes Simões


Publicidade

“PICK ONE. Leave something for the future.” CONCEPT Shop Responsibly. ROLE OF THE COMUNICATION As we were kids, we were told several times that we couldn’t have it all. As adults we are no longer tied to those times of imposed restraint. We are presented with millions of product choices every day and started behaving like spoiled children. We need to be reminded that the act of consumption has severe consequences on the future of our planet. We need to just “pick one”. In this campaign we want to convey an idea of self restraint and simplicity when facing multiple product choices and start a movement of responsible consumerism. Or our kids will be the ones presented with no choices at all. LOGO A warning sign of shopping cart carrying number 1 and the words “shop responsibly”. COMMUNICATION CHANNEL Print: We decided to use a double press page, a billboard and an outdoor for our campaign. (Campaign with 3 executions)

Members: Verónica Leitão, Nuno Menezes Simões, Joana Lança Coelho


Obrigada

Portfolio Teste  

Porfolio de Design Gráfico

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you