Page 1

Área de Projecto Ano Lectivo 2010/2011

Turmas: 12º J e L Professora: Patrícia Porto

COMO SE FAZ UM DOSSIER DE PROJECTO O dossier de projecto é constituído pelo conjunto de documentos recolhidos/produzidos pelo grupo e que reflectem o trabalho desenvolvido para se concretizar o projecto. Deve reflectir o processo de desenvolvimento do trabalho produzido desde o primeiro esboço do projecto até à sua apresentação final. Assim, a sua produção e organização decorrem ao longo do ano à medida que o grupo progride no seu trabalho. O dossier de projecto não se limita à recolha de materiais recolhidos e produzidos: inclui os registos das diferentes evoluções, crises e desenvolvimentos. Assim, devem constar deste dossier: 1. Evolução do projecto . o processo de selecção do tema do projecto; . os planos de investigação; . as diferentes versões do projecto; . as razões das reformulações; . os documentos produzidos pelo grupo (materiais – flyers, posters, powerpoints, sites, páginas de facebook, vídeos… - várias versões e respectivas reformulações); . discriminação das tarefas de cada elemento do grupo; . registo das actividades não realizadas e respectiva justificação.

2. Calendarização . calendarização das diferentes etapas; . cronogramas semanais e mensais; . cumprimento/incumprimento da calendarização com justificação.

3. Materiais produzidos . fichas de leitura das várias fontes – livros, revistas, jornais, Internet…; . questionários, inquéritos, entrevistas, grelhas de observação…, devidamente registados e justificados; . fichas com a identificação dos recursos utilizados, dificuldades sentidas e formas de as superar;


. ficha de registos de contactos: pessoas, instituições, empresas…(devem constar as cartas, mails…enviados e telefonemas efectuados).

4. Avaliação . auto-avaliação – cada elemento regista sua auto-avaliação descrevendo os elementos mais relevantes do trabalho que fundamentam a sua apreciação (documento 1); . heteroavaliação – avaliação feita por cada elemento relativamente aos colegas (documento 2). Pode integrar comentários registados por outros elementos que colaboraram ou acompanharam, de algum modo, o projecto.

APRESENTAÇÃO DO DOSSIER DE PROJECTO A apresentação do dossier de projecto é muito importante: o aspecto dever ser cuidado e organizado de modo a ser fácil a sua consulta. Assim, . deve integrar na folha de rosto a identificação: escola, disciplina, nome do Professor, tema do projecto, membros do grupo, logótipo e data; . as diferentes componentes do dossier do projecto devem estar claramente definidas: índice, introdução, secções, conclusão, bibliografia; . as secções devem ser imediatamente reconhecidas, por exemplo, através de separadores identificados (tal como no portefólio individual); podem incluir uma secção com anexos; . o texto deve ser produzido com a letra ARIAL, tamanho 12, deve ter uma apresentação sóbria, as páginas numeradas, os títulos e subtítulos hierarquizados.

O dossier de projecto será apresentado sob a forma digital, permitindo a facilidade de consulta.

Outras indicações  

O dossier de projecto não se limita à recolha de materiais recolhidos e produzidos: inclui os registos das diferentes evoluções, crises e de...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you