85690598 paulo falso apostolo mentiroso copia copia

Page 89

Felix continua indeciso sobre Paulo, mas o entrega à sua mulher Drusila, que se mostrou interessada nos discursos do apóstolo. (É de se perguntar se ele contou sobre os tempos antigos quando Paulo cegou o mago, essas histórias certamente surpreenderiam a Felix e sua mulher). Paulo, apesar de sua "inocência", começa um período de dois anos de prisão, terminando apenas quando Felix é substituído por Festo. O novo procurador retoma de imediato a célebre causa. Por quê? É difícil acreditar que um judeu radical preso fosse a questão mais premente na agenda do novo governador. A afirmação é, tipicamente, apenas cristã de autoengrandecimento. No mundo real e registrado por Josefo, Festus herdou um país devastado pela crise em que o procurador estava executando "impostores" diariamente. Cesareia era uma das zonas mais problemáticas e não por causa de Paulo, mas devido a conflitos entre os judeus e as comunidades gregas que tinham custado aos judeus seus direitos civis no ano 60. Em Jerusalém, as pessoas estavam sendo aterrorizadas pelos sicários e bandidos por motivos religiosos. Quero falar com Nero! Em um evento estranho e improvável, o apóstolo prisioneiro se recusa a enfrentar os judeus em um julgamento em Jerusalém (Atos 25:9). Mas em qualquer caso, Festus já tinha chamado o Sumo Sacerdote e os seus homens em Cesareia para um novo julgamento de Paulo. Neste ponto Paulo diz seu famoso "apelo a César" (Atos 25:11). Por acaso foi Nero, que em 59 ordenou o assassinato de sua mãe Agripina e sua tia Domitia. O apóstolo cristão prefere a justiça do decadente tirano romano do que tentar a sorte com o governador da corte de Jerusalém!  

O realmente ridículo é que Paulo interponha um recurso antes mesmo que seu caso seja ouvido? E por que há necessidade de transferência a qualquer lugar?

O acusado, o “ministério público” e o juiz reuniram-se em Cesareia e o juiz decidiu: “(18) nenhuma coisa apontaram daquelas que eu suspeitava”... (26) Do qual não tenho coisa alguma certa que escreva ao meu senhor... (27) Porque me parece contra a razão enviar um preso, e não notificar contra ele as acusações. “(Atos 25:18, 26, 27)”. Festus precisa de uma segunda opinião e o rei judeu Agripa II e sua irmã Berenice estão casualmente na cidade. A sua presença permite a Paulo outra oportunidade para colocar em prática a sua útil rotina de conversão em Damasco (que é uma atuação estelar, porque Agripa é "quase certo” de querer ser cristão: Atos 26:28). O rei concorda que Paulo não merece "nem a morte, nem a prisão”. Na sequência vem o mais ridículo abuso do processo judicial romano As palavras que se colocam na boca do rei Agripa ao declarar: "E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César." (Atos 26:32) Somos convidados a acreditar que, porque Paulo pronunciou as palavras mágicas "Eu apelo a César" é posto em movimento um processo que nem o governador da província ou rei pode parar, mesmo que não haja nenhum crime para relatar!

89


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.