Issuu on Google+

Pequena Ant贸nia, Grande Guerreiro

Manual de Normas Gr谩ficas de Identidade Visual Roteiro da Cidade de Aveiro 2008 . 2009


Universidade de Aveiro

Departamento de Comunicação e Arte Design 1ºano

Joel Enes 45786

Joana Carvalho 46211

Pedro Araújo 46682


Índice Introdução Justificação do Conceito A Marca Construção do Logótipo Área de Exclusão Dimensões Proporcionais Tipos de Letra Cores Versão Monocromática e a Preto e Branco Versão Alto Contraste e Variação dos Fundos Marca sobre Fundos de Imagens Integridade da Imagem de Marca Estudos para Aplicação da Marca


4

Introdução A marca Pequena Antónia, Grande Guerreiro, assim como este caderno de normas, surge a partir da necessidade de criar uma imagem apelativa e consistente em torno do conceito do roteiro sobre Antónia Rodrigues. Aqui iremos expor toda a informação e detalhes acerca da representação da marca gráfica, área de protecção, tamanhos, paleta de cores entre outros elementos. Elementos estes que contribuirão para a criação da imagem de marca clara que pretendemos.


5

Justificação do Conceito O conceito da marca Pequena Antónia, Grande Guerreiro surge representado graficamente por um bigode. No entanto, sem um adereço fundamental, apenas o bigode em si não teria qualquer significado...


6

Justificação do Conceito O adereço consiste em duas tiras de fita-cola (adesiva) representando assim um bigode postiço, elemento este que é utilizado normalmente em situações em que é necessário disfarçar, ou mudar de identidade. O bigode e a fita acabam assim por caracterizar simbolicamente a fronteira entre homem e mulher, fronteira que, como demonstrou Antónia, é mais fácil de transpor do que se pensa.


7

A Marca Seguindo do contexto simbólico, surge então a marca do bigode, apresentada em dois formatos ligeiramente diferentes: o formato completo (logótipo), com os três elementos que o compõe (bigode, fita-cola e denominação textual) e a versão simplificada irredutível, em que apenas está presente o símbolo.

Logótipo

Símbolo


8

Construção do Logótipo A grelha de construção criada vem ajudar a perceber a composição dos vários elementos que constituem a imagem de marca, nomeadamente alinhamentos, proporções, disposições e organização dentro do espaço limite. Sendo esta grelha composta por várias linhas oblíquas, é fundamental o seu uso para necessidades de ampliação. Logótipo

Símbolo


9

Área de Exclusão A grelha de construção criada vem ajudar a perceber a composição dos vários elementos que constituem a imagem de marca, nomeadamente alinhamentos, proporções, disposições e organização dentro do espaço limite. Sendo esta grelha composta por várias linhas oblíquas, é fundamental o seu uso para necessidades de ampliação.

x x

A A - Altura total x - 1/8 de A

x


10

22mm

14mm

Dimensões Proporcionais Um dos aspectos mais relevantes a manter na imagem de marca, ou seja, no bigode, é a sua legibilidade e fácil leitura de cada um dos elementos. Existe um tamanho mínimo para a reprodução do logótipo e esse mesmo deve ser respeitado. No entanto, em certos casos de reprodução, elementos como a denominação escrita poderão ser suprimidos. Quanto ao nível de aumento, ele é infinito, desde que se respeite sempre a área circundante exclusiva.

6mm dimensões mínimas Símbolo

10mm dimensões mínimas Logótipo


11

Tipos de Letra A tipografia, tamanho e disposição dos caracteres, joga mais uma vez com a dupla identidade de Antónia Rodrigues. Nas quatro palavras que compõem a parte textual do logótipo, as duas primeiras (Pequena Antónia) encontram-se com o tipo de letra Arsenal White, imitando a caligrafia infantil remetendo para os tempos de Antónia como criança. Quanto às restantes duas palavras (Grande Guerreira), escritas em Uglyqua, com serifas, evidenciamos o aspecto mais robusto, agressivo e sóbrio dos seus dias como guerreira, após a mudança de identidade. Estas fontes tipográficas devem ser sempre respeitadas e nunca trocadas de ordem, correspondendo sempre cada uma à denominação predefinida. Existe ainda um terceiro tipo de letra, o Gill Sans, utilizado para grandes textos corridos, visto ser uma tipografia não serifada, de fácil leitura, versátil e eficaz. Esta tipografia foi escolhida para contrastar com a Uglyqua, que também deve ser usada nos títulos de textos refentes à marca.

Arsenal White Regular

ABCDEFG 1234567 H I J K L M N 890 OPQRSTU VWXYZ Uglyqua Regular

ABCDE F G H I J K L M N OPQRS TUVW XYZ

abcdefg hijklmn opqrstu vwxyz

1234567 890

abcdefg hijklmn opqrst uvwxyz

1234567 890

Gill Sans MT

ABCDE FGHIJK LMNOP Q R ST UV W XY Z


12

Cores A escolha cromática pretende reforçar o conceito de dupla identidade da Antónia Rodrigues, utilizando para isso o cor-de-rosa e o azul, culturalmente associados às raparigas e aos rapazes, mas de forma invertida. A palavra no feminino deve manter-se assim em azul e o contrário com a palavra masculina. As cores da marca Pequena Antónia devem ser preferencialmente reproduzidas com tintas Pantone, de modo a obter maior fiabilidade. Em última instância poderá utilizar-se impressão em quadricomia, respeitando os valores apresentados, que são aproximações possíveis às cores directas.

Nota: As cores presentes neste manual são meras representações e podem não demonstrar fielmente as cores finais do logótipo.

Pantone Blue C C100% M8,5% Y0 K6% R0 G153 B216

Pantone 213 C0 M100% Y30,5% K0 R237 G13 B110


13

Pantone Black 5C 2x C38% M0 Y0 K100%

(Cores originais)

Cores A imagem de marca final apresentada dispõe de uma série de variantes em termos de cores. Para além da versão básica, o bigode e “Grande Guerreiro” a cor-de-rosa e a fita-cola e “Pequena Antónia” a azul, existem várias alternativas disponíveis em: cor laranja, verde, azul, amarelo, sem esquecer por fim o preto. É importante referir que se deve manter sempre a associação entre o bigode e “Grande Guerreiro” de forma a não alterar o significado. Esta distinção cromática volta mais uma vez a reforçar a ideia da identidade e jogo de aparências. A paleta diversa de cores tem um objectivo pedagógico: suscitar e estimular as crianças criativamente através de diferentes cores vivas; ajudar ao desenvolvimento da personalidade definindo gostos e preferências.

Pantone 376C C56% M0 Y100% K0

Pantone 108C C0 M3% Y100% K0

Pantone 158C C0 M60% Y94% K0

Pantone 485C C0 M100% Y91% K0


14

Versão Monocromática e a Preto e Branco A versão monocromática e a preto e branco da imagem de marca foi criada para momentos de excepcionalidade onde não é possível a reprodução nas cores pré-definidas, como em fotocópias, faxes, ou outras superfícies.

Os níveis de preto usados são de 30% e 70%. Na versão monocromática os níveis de cor mantém-se com as mesmas percentagens.

Fundo Branco

Fundo Preto

Monocromático Fundo Cores


15

Versão Alto Contraste e Variação dos Fundos 100% preto

0% preto

90% preto

10% preto

80% preto

20% preto

70% preto

40% preto

51% preto

50% preto


16

Marca sobre Fundos de Imagens No caso do fundo por detrรกs do logรณtipo ser uma imagem, independentemente da figura, tanto em caso de cores fortes, como em caso de cores suaves, deve-se sempre usar a moldura de cor branca adjacente aos limites do bigode e dos restantes elementos, de forma a garantir a fรกcil legibilidade dos mesmos.


17

Integridade da Imagem de Marca É indispensável que, ao olhar para o logótipo, as audiências reconheçam imediatamente o que ele representa. Para isso, devem ser evitadas todo o tipo de modificações na imagem de marca que venham a comprometer a sua integridade visual singular. Todos os elementos que formam a composição do logótipo devem ser reproduzidos apenas segundo as normas descritas neste documento, de forma a criar uma imagem consistente, mantendo a identidade que se pretende comunicar e por fim e evitar alterações de terceiros para vias de contrafacção.

Não alterar espaçamentos

Não trocar as cores

Não condensar

Não aplicar outline

Não trocar tipografia

Não alterar posição dos elementos

Não expandir

Não associar elementos gráficos

Não aplicar na vertical

Não aplicar texturas


18

Estudos para Aplicação da Marca



Caderno de Normas - Pequena Antónia, Grande Guerreiro