Issuu on Google+

Projecto em Design III > 2010.2011 Proposta de trabalho 1

ret贸rica e figuras de linguagem


a retórica

Meyer concebe a retórica como a negociação da distância entre os sujeitos; negociação que tem lugar através da linguagem (ou de uma linguagem) e que tem sempre a sua raiz num problema.


a retórica

A retórica, diz ainda Meyer, é “o encontro entre os homens e a sua linguagem na exposição das suas diferenças e das suas identidades”.


a retórica

Ao substituir o fenómeno da adesão pelo da negociação como centro da retórica, Meyer dá elementos decisivos para a compreensão da comunicação, nomeadamente no modo como se articulam a argumentação, a sedução e a manipulação.


retórica [subdivisões] As partes da retórica são: 1. a invenção 2. a disposição 3. a eloquência * Cícero


1. A invenção É, como o nome indica, uma pesquisa. Introduz-se uma questão, um problema, e esforçamo-nos para encontrar os elementos favoráveis para conquistar a adesão. Esta pode ir da persuasão até à sedução – já que se quer uma resposta favorável ao problema posto. Que fazer quando esta resposta é encontrada? É preciso expô-la.


2. A disposição … cumpre esta função. Põe em ordem as ideias e estrutura-as segundo um espaço plausível ou racional. Na disposição já não se trata da exposição de um problema mas sim da resposta. Assim, resta apenas passar à acção: à transformação das ideias em projecto.


3. A elocução Ou narração, em que o estilo é determinante.


em síntese:

1. a invenção consiste no tratamento da questão; 2. a disposição, na exposição da resposta; 3. a elocução, em fazê-la passar.


em síntese:

1. a invenção consiste no tratamento da questão; 2. a disposição, na exposição da resposta; 3. a elocução, em fazê-la passar.


Figuras de estilo O termo figura, designa todos os procedimentos de estilo num determinado enunciado, ou seja: todas as formas expressivas de usar a linguagem que alteram o sentido literal (denotação) criado na mente do leitor, que recebe ideias acessórias com significados contíguos. A mudança varia em função da figura de estilo utilizada, e pode oscilar entre a mera sugestão ou a substituição so sentido convencional.


Figuras de estilo A figura é “todo o fragmento de enunciado cuja configuração aparente não está conforme a sua disposição real e que resulta desde logo numa transgressão do próprio código (fónico, gráfico, semântico, sintáctico, textual, lógico”.


Figuras de estilo São também chamadas figuras de linguagem ou figuras de retórica. Situam-se a 3 níveis: – nível fónico – nível sintáctico – nível semântico


Nível sintáctico diz respeito à gramática, aos elementos de construção 1. Paralelismo Consiste na repetição da estrutura de uma frase. Serve para memorizar e destacar ideias.


Nível sintáctico diz respeito à gramática, aos elementos de construção 2. Gradação Consiste na apresentação de vários elementos segundo uma ordenação, que pode ser ascendente ou descendente.


Nível sintáctico diz respeito à gramática, aos elementos de construção 3. Pleonasmo Consiste no emprego de uma palavra ou palavras que reforçam uma ideia que já está expressa. O pleonasmo transmite, geralmente, uma ideia de intensificação, de reforço.


Nível semântico diz respeito ao sentido 4. Hipérbole Consiste no emprego de termos que exageram a realidade, amplificando aquilo de que se fala.


Nível semântico diz respeito ao sentido 5. Perífrase Consiste em dizer por muitas palavras o que poderia dizerse por poucas. Também pode ser usada para enfatizar o que se diz.


Nível semântico diz respeito ao sentido 6. Paradoxo Consiste na atribuição de termos contraditórios à mesma realidade.


Nível semântico diz respeito ao sentido 7. Oximoro É a intensificação da antítese. Com dois termos que se excluem, expressa-se uma verdade profunda , incapaz de ser dita por conceitos vulgares.


Nível semântico diz respeito ao sentido 8. Ironia Consiste em exprimir uma ideia dizendo o contrário.


Nível semântico diz respeito ao sentido 9. Metonímia Consiste em designar uma realidade por meio de um termo referente a outra realidade relacionada com a primeira, por contiguidade ou proximidade.


Nível semântico diz respeito ao sentido 10. Antítese Consiste em apresentar um constraste entre duas ideias ou coisas.


retórica